Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2017


Rolisus

Posts Recomendados

Até tenho medo da reação do "Wiwiblogs" (blog / página estrangeira no youtube em que comentam e comparam as musicas para a Eurovisão) quando lançarem o video com a reação após ouvir 30 segundos de todas as canções da semi-final. Aposto que deverão ter alguma reação positiva sobre o Salvador e a dos Vila La Diva, até porque eles não vêm as atuações apenas avaliando a voz e musicalidade. ;) Se tiverem curiosidade, acompanhem. Até para a semana!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o vídeo da actuação do Salvador já vai quase com 15 mil visualizações no Youtube, sendo que o do Fernando está em 2º lugar e ainda nem chegou às 13,500 mil. Estou surpreendida com a adesão dos fãs estrangeiros à música do Salvador. E é que nem é só à música. É também à postura de "cute dork". Nunca esperei que nos fóruns internacionais ficassem tão rendidos a uma música tão "falada" numa língua que não entendem. Estou mesmo surpreendida! :O

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou ser rígida, mesmo harsh com esta crítica. Fica o aviso. Quem gostou do Festival da Canção, pare aqui, STOP: é melhor nem ler, pois tenho a sensação que vamos discordar em inúmeros pontos. Ainda assim, caso queiram arriscar, façam-no. Estão avisados.
 

Depois de ter visualizado este tão belo Festival, eu não consegui exprimir nenhuma opinião. Por muito que queria, fiquei sem palavras. Fi-lo porque adormeci no meio. Efetivamente, comecei a dormir lá por um dos 104 medleys. Logo eu - uma pessoa que adora a Eurovisão. Ainda para mais, quando se está a selecionar a canção do meu país. E isto demonstra o ponto da situação, se bem que - confesso - estivesse cansada. No entanto, o espetáculo foi de tal modo monótono, amorfo, sem ritmo, que me deixou ensonada e sem qualquer vontade de o continuar a visualizar. 

E agora, podiam contra-argumentar: Foste só tu, eu adorei os 104 medlyes e as 89 peças sobre a história do Festival da Canção! Muito bem, mas isto é a minha opinião, vale o que vale. Mas enfim, prosseguindo: para quê que isto serve? TODOS OS SANTOS ANOS EM QUE HÁ FESTIVAL DA CANÇÃO, EM TODOS, TEMOS DE RECORDAR O PASSADO? É assim tão importante para escolher uma canção para ir à Eurovisão? Eu compreendi quando foi os 50 anos, foi uma data simbólica; agora, sempre, todas as edições, sempre a bater no ceguinho? Não faz sentido algum. Se ainda fosse uma peça de 3 minutos, não me importava, mas agora 1 hora com isto? Por favor. A RTP Memória já está na TDT, não é necessário recordar os tempos idos. 

Seguidamente, vou comentar algumas afirmações que eu adorei. Depois da 64ª repetição de uma canção qualquer do passado, um senhor disse que a Eurovisão era um antro político e Portugal, apesar de ter mandado boas canções, nunca conseguiu ganhar nada porque os europeus estavam mais interessados em dar pontos aos países envolvidos em conflitos. De certo modo, eu até compreendo este argumento: o UK ficou com 0 pontos em 2003 e até a mesmo a Jamala, ainda o ano passado, pode ser uma vitória vista do prisma político. Mas agora, nós tivemos insucesso ao longo de todos estes anos por causa da situação política? Nós somos um pequeno, pobre país, que não se mete em confusões, meu Deus! Se ainda fôssemos um Reino Unido, tudo muito bem. No entanto, nós somos um jardim à beira mal plantado, ninguém nos odeia, ninguém deixa de votar em nós só por ver o rodapé a dizer Portugal. Entendido, RTP?! Esta não é a causa do nosso falhanço.

Outra desculpa: os países de Leste votam uns nos outros e é por isso que ganham todos os anos! Adoro. Adoro, sinceramente. Isto não passa de uma balela. Em 2012 e em 2015, a Suécia ganhou. Num espaço de três anos. E vamos ver dois factos simples: praticamente não tem diáspora; tem relativamente poucos vizinhos (a Noruega, a Finlândia e a Dinamarca). E ganharam. Duas vezes. Nesta década. :yes: Bom, e nem vamos falar do fenómeno Austrália. Um país localizado no outro do mundo (não vou discutir sobre se a presença australiana é boa ou má), não tem diáspora nem vizinhos, chega ao ESC e consegue logo um 5º lugar, sendo que - um ano depois - consegue um 2ºlugar, algo que Portugal nunca conseguiu. Porquê? Porque sabem o que é o ESC. Isto entristece-me: como é que uma nação localizada a milhares de km daqui percebe mais da Eurovisão do que nós, que já participamos há 51 anos. Logo, isto é só mais uma desculpa esfarrapada para juntarmos à lista. Infinita, como se deduz. 

Sabem, honestamente, o que isto estas teorias da conspiração me lembram? De uma criancinha que tem más notas e culpa o sistema escolar por isso. Os professores e o sistema de avaliação é que está mal, nós é que somos os pobrezinhos coitadinhos, não somos os culpados. :crying:  Vou dar outro exemplo ilustrativo de um país que pensava assim: a Holanda. Foram 9 anos sem passar à Final, foi muito tempo. No entanto, as cabecinhas pensadoras de Amesterdão, desde 2013, perceberam a fórmula de sucesso no ESC e já conseguiram um 2º lugar, um 9º e um 11º lugar. Um país que tem 3 vizinhos (o Luxemburgo é, mas não participa) e não tem Diáspora. ;)

Isto levou-me a uma simples conclusão: é que a RTP não consegue acompanhar os tempos modernos. Infelizmente. Porque nós temos bons artistas, boas vozes, alguns bons compositores, mas não há vontade. Ou quando há, é direcionada de uma forma errada. Nós não nos devemos preocupar com mostrar a música portuguesa. Eu não sou contra isso, aliás, defendo um programa semanal em que isso se faça. Não pode ser é no Festival da Canção! Não pode! OK? O nosso objetivo deve ser: ficar num bom lugar. Isto se quisermos continuar a participar, porque não vale a pena pagar tanto dinheiro para ficarmos pela semi-final ano após ano. Uma ou duas vezes pode acontecer, mas constantemente não vale a pena.

Para este objetivo, temos de lutar para o atingirmos. Como? Vamos observar processos de seleção de toda a Europa e perceber como é que eles têm bons resultados. A Letónia, ainda em 2015, fez isso. Renovou a sua final nacional. Resultado - 6º lugar na Final do ESC, tendo sido a primeira desde 2009 que passavam à final. Porque não introduzir jurados internacionais e valerem 50%? Porque não criar uma app para estrangeiros votarem? A música é para nos representar, certo, mas o objetivo principal é agradar a muitos europeus, não só a portugueses nem a emigrantes. Isto é uma premissa que tem de estar bem patente. Ou falharemos. Redondamente. 

Afunilando um pouco mais, vamos ao nosso formato: a divisão 50% júris/50% televoto está bem feita. Sob a opinião dos telespectadores, nada a criticar. Agora, vendo o painel de júris, gostaria de perguntar há quanto tempo é que não assistem ao Festival Eurovisão da Canção. Pois, eu acho que muitos já não o vêem desde 1990...

Enfim, não vale a pena o esforço se a nossa mentalidade com a Eurovisão mudar. É inútil. Por isso, mais vale não gastar dinheiro e ficar em casa. 

Quanto às canções: não gostei muuuuito de nenhuma. Salientava a 6, que eu gostava, mas também não desgosto da canção do Salvador, do Fernando e do Salvador. Ainda assim, não as estou a ver com estofo para competir numa semi-final que será - ao que tudo indica - fortíssima. :P 

Por fim, vou referir os pontos positivos. Ainda que em menor escala, também os houve. Assim sendo, o grafismo era muito bonito, os apresentadores estiveram bem (especialmente a Sónia) e o palco era bom. :P Pena foi o que se passou lá...

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Viva La Diva e o Salvador foram mesmo os melhores de ontem - ficaria satisfeito se um deles fosse a Kiev

O mesmo não posso dizer do Fernando Daniel: foi a menos boa desta semi, assim como é a pior canção que já ouvi do Feist. Ainda assim, e sem supresa alguma, conseguiu chegar à Final (o que foi supreendente, e ainda bem que isso aconteceu, foi o facto de não ter tido uma grande pontuação, Porém, não se sabe o que vai acontecer daqui a duas semanas). Espero que não ganhe

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, TheSecret disse:

Como é que têm um Fernando Daniel e uma Deolinda e dão-lhes músicas daquelas? Fico chocado, juro! 

Porque os compositores continuam a pensar internamente em vez de pensarem que isto nos representa externamente. Realmente, eu olho para as vozes de um e outro e penso "que desperdício". O potencial é tão grande que nota-se que uma música certa nas vozes de um e outro era o suficiente para um bom resultado. Mas não, vamos lá mandar baladas super comuns que em nada se destacam. :banghead: 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando a RTP diz que há compositores que fizeram músicas não a pensar na Eurovisão, mas sim para "partilharem" mais um pouco de música portuguesa, não há mais nada a comentar. É o que já disse: voltem com o formato de candidaturas. Organizam um grupo de jurados de abranja todas as idades. Convidem o Agir, o Diogo Piçarra, sei lá, gente mais nova que entende de música. Depois coloquem alguém com mais experiência, para também não ser tudo novo. Deixem que os portugueses façam música e participem entre si, só assim podemos ter propostas que sejam mais ESC related. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de um dia de digestão do tormento que foi a semifinal, há duas canções que se destacam, ainda que infimamente: a dos Viva la Diva e a da Márcia. Há que realçar a inexistência de uma canção de destaque. Foi tudo meio melancólico e com um olhar no passado e não tanto no propósito do Festival. Gostei dos grafismos e do palco. Tudo o resto me pareceu mais do mesmo.

Para a segunda semifinal, estou confiante no Toli César Machado, que escolheu o David Gomes. Sou grande fã dos GNR e o Toli compôs algumas das canções deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já viciei :haha: Juro! :haha:

Isto soa tão bem! A música tem um power, uma magia, não sei, qualquer coisa de fantástico! Um hino, pelo menos para mim! :blush:  Noto umas vibes de The Gift e da "Senhora do Mar" :blush: Espero que ganhe (pelo menos é a minha favorita das primeiras 8). É tão clássica, forte, harmoniosa... Acho realmente que tem hipóteses de chegar à final europeia :P

Em relação ao festival, espero realmente que a RTP se esteja a marimbar para as audiências (fez 13 de share :S ) e que para o ano volte com este evento e com este empenho técnico todo! Adorei o estúdio e o grafismo! A parte do conteúdo tem de ser melhorada, mas 1000 vezes como está do que não haver como no ano passado ;)

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Tiago João disse:

Já viciei :haha: Juro! :haha:

Isto soa tão bem! A música tem um power, uma magia, não sei, qualquer coisa de fantástico! Um hino, pelo menos para mim! :blush:  Noto umas vibes de The Gift e da "Senhora do Mar" :blush: Espero que ganhe (pelo menos é a minha favorita das primeiras 8). É tão clássica, forte, harmoniosa... Acho realmente que tem hipóteses de chegar à final europeia :P

Gosto tanto desta como a do Salvador - mas seria ainda melhor se eles conseguissem arranjar melhor as harmonias (às vezes, é uma certa confusão), assim como uma pequena melhoria (a canção teria de seria editada de qualquer forma, pois a canção na sua forma original excede e muito os 3 minutos permitidos pela UER). Mesmo assim, não sei se nos dará um qualificação para a Final

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, agora numa hora mais decente (que ontem já era um bocado tarde), também vou dar os meus 50 cents... Vale o que vale...

A primeira memória que tenho da eurovisão é de 2003, e desde daí nunca mais parei. Consigo lembrar-me bem daquilo que era o FdC da canção por essa altura (2003-2007). Era mesmo péssimo! Tentou-se de tudo: Selecção interna com artistas da OT, submissão aberta de músicas, convites. Nada funcionou, e posso dizer que haviam edições de não se aproveitar 1 única música, nem 1. As músicas que levámos eram tão boas, que enquanto a regra de ficar de fora em caso de mau resultado vigorou, era ano sim ano não. Diria que em 2008 começou uma mudança, no entanto, no ano em que levamos a nossa melhor música, ainda a EBU andava com experimentalismos de modelos... Azar o nosso. Nos anos seguintes tentou-se tudo: Com júri, sem júri, online, submissão aberta. Nada funcionou. 

Chegamos a 2017. Infelizmente não pude ver a semi em directo, mas vi as actuações no YT. No global, tenho de elogiar o esforço de mudança da RTP. Houve vontade em fazer diferente e fazer melhor, e isso é sempre de louvar. No entanto, se por um lado se melhorou bastante a estética (Grafismo, palco, luzes), musicalmente voltámos a assistir a um mau espectáculo. E na possível causa deste desaire musical que discordo da maioria das pessoas e não acho que a culpa seja da RTP. A RTP não compõe músicas e, como disse no primeiro parágrafo, tentou todos os modelos possíveis sem nunca ter qualquer resultado de qualidade. Muitos dirão que a culpa é da RTP porque convidou maus compositores para uma música eurovisiva, mas na realidade, o leque de compositores que foi convidado era bom e tinha a obrigação de fazer muito, mas muito melhor. Para além disso, temos de perceber uma coisa: Portugal não é a Suécia. O melodifestivalen atrai os melhores dos melhores e os artistas sabem que se estiverem bem, provavelmente vão ter sucesso interno e externo. Para além disso existe muito suporte de muitas grandes editoras a alguns compositores (Warner, Sony). Nada disto acontece em Portugal, porque cá o festival é visto como uma rampa para cantores a iniciar carreira e com sorte corre bem. 

Face a tudo isto, a minha conclusão é de que é algo português e da forma como encaramos o festival. Para além disso, se virmos bem o género musical da maioria das músicas com sucesso na eurovisão, facilmente constatamos que não são géneros de todo com grandes referências em Portugal, e as que existem, não estão interessadas. 

 

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, LAboy 456 disse:

Gosto tanto desta como a do Salvador - mas seria ainda melhor se eles conseguissem arranjar melhor as harmonias (às vezes, é uma certa confusão), assim como uma pequena melhoria (a canção teria de seria editada de qualquer forma, pois a canção na sua forma original excede e muito os 3 minutos permitidos pela UER). Mesmo assim, não sei se nos dará um qualificação para a Final

Parece-me que as massas europeias, mesmo não sabendo a letra, devem gostar. O grande ponto forte é a sonoridade e a força que transparece. Mas sim, todas as melhoras são bem-vindas :)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Salvador com a canção mais vista no Youtube e com menos 'dislikes' do que Vila la Diva e Fernando Daniel.

Vejo um potencial 'Senhora do Mar' na música dos Viva la Diva. Mas há ali muito trabalho a fazer... 

A polémica está instalada, RTP tem recebido imensas críticas à custa disto:

fc2017_coment.jpg

Nada que me espante. Ontem viu-se que continuam a viver no mundo do mofo e naftalina, não fazendo a menor ideia nem se importando com o que é actualmente o ESC. 

Editado por ZDK
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo a RTP, a música portuguesa é feita para adormecer os bebés. :lol: Aquelas músicas de ontem, ninguém vai ouvir, ouvem agora mas nunca mais vão ouvir.

Sabem, porque razão que a Catarina nunca foi ao ESC? Porque aos olhos do júri e da RTP, a música é demasiado rápida para os cérebros deles. Esta administração disse que ia mudar, mas não mudou nada, a mesma seca, a mesma tecla acho que o FdC está morto e só daqui.

Mesmo com estes compositores, a seca foi igual.

 

Será a culpa dos compositores ou a culpa é da RTP que manda os compositores comporem músicas para mercado interno e sem qualquer interesse para representar o país lá fora?

Então, os apresentadores foram uma vergonha, eu tinha vergonha de fazer aquela triste figura, que renovação, que evolução, que fenomenal, ai credo a renovação foi tanta que até adormeci, que nem um bebé. :lol:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...