Jump to content

Regras da Comunidade

As regras que se seguem são aplicadas a todos os foristas, sem exceção. Para além de regras, constam aqui procedimentos que tanto membros, como moderadores, devem seguir e guiar-se nas mais diversas situações. Este conjunto de regras e procedimentos, bem como as respetivas punições pela não aplicação dos mesmos, terá efeito imediato.

 

1. TÓPICOS

a) Informações Gerais:

Caso seja preciso, deve usar a pesquisa do fórum para ver se não existe nenhum tópico com o mesmo conteúdo ou com conteúdos semelhantes que anulem a criação de um outro tópico para esse efeito. Deve também assegurar-se que o conteúdo do tópico se adequa à secção onde pretende publicar o mesmo.

O título deve ser adequado ao conteúdo do tópico, não devendo conter erros ortográficos que dificultem a sua pesquisa.

b) Nomenclatura:

Para evitar nomenclaturas diferentes em diversos subfóruns, a nomenclatura a utilizar deverá ser a seguinte:

Nomenclatura Geral:

Os títulos deverão ter todas as palavras em maiúsculas, exceto palavras como “a”, “de”, “e”, entre outros…

Uso de barras verticais ( | ) em vez de barras normais ( / ) quando se tratam de programas diferentes ou canais diferentes, com um espaço antes e depois da utilização do caracter (por exemplo, RTP Açores | RTP Madeira ou The Voice Brasil | The Voice Kids).

Uso de parêntesis retos ( [ ] ) caso sejam necessários para acrescentar algo ao título do tópico.

Nomenclatura Específica:

SUBFÓRUNS DA RTP1, RTP2, SIC E TVI:

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA CUJA ESTREIA ESTÁ MARCADA PARA O ANO SEGUINTE:
… [estreia em 2018] 
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia em [ano de estreia]”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA CUJA ESTREIA ESTÁ MARCADA PARA UM MÊS DEFINIDO DO ANO:
… [estreia em novembro] 
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia em [mês de estreia, de acordo com o novo acordo ortográfico]”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA CUJA ESTREIA TEM DIA MARCADO:
… [estreia dia 8 de novembro]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia dia [dia e mês de estreia, de acordo com o novo acordo ortográfico]”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA SEM DATA DE ESTREIA DEFINIDA:
… [brevemente]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “brevemente”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA COM TEMPORADAS:
… [T2]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “T [número da temporada]”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA EM REPETIÇÃO:
… ®
Título, seguido do símbolo ®

SUBFÓRUM TV BRASILEIRA

•    CANAL:
… [… | Globo] ou … [Globo]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia em…”, “estreia dia…” ou “brevemente” | nome do canal
OU título, seguido de parêntesis retos a dizer [nome do canal]

•    TÓPICO GERAL:
… [tópico geral]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “tópico geral”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA CUJA ESTREIA ESTÁ MARCADA PARA O ANO SEGUINTE:
… [estreia em 2018 | …] 
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia em [ano de estreia] | [nome do canal]”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA CUJA ESTREIA ESTÁ MARCADA PARA UM MÊS DEFINIDO DO ANO:
… [estreia em novembro | …] 
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia em [mês de estreia, de acordo com o novo acordo ortográfico] | [nome do canal]”

•    NOVELA/SÉRIE/PROGRAMA CUJA ESTREIA TEM DIA MARCADO:
… [estreia dia 8 de novembro | …]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer “estreia dia [dia e mês de estreia, de acordo com o novo acordo ortográfico] | [nome do canal]”

SUBFÓRUM SÉRIES

•    CANAL:
… [ABC] ou … [ABC/Freeform]
Título, seguido de parêntesis retos a dizer [nome do canal]
OU título, seguido de parêntesis retos a dizer [nome do canal/nome do outro canal], em casos onde há uma parceria entre canais

•    OUTRAS INFORMAÇÕES:
Informações adicionais como o mês de estreia não deverão constar no título do tópico
Ao criar-se um tópico, este deverá conter sempre, caso exista, a sinopse (em português) da série em questão. Caso essa sinopse ainda não exista, deverão constar informações suficientes (um artigo, por exemplo) para que outros membros percebam do que se trata o tópico

SUBFÓRUM AUDIÊNCIAS

•    PORTUGAL:
Audiências de 6ª feira – 20-10-2017
Audiências de [dia da semana] – [dia]-[mês]-[ano]

•    BRASIL:
Audiências de sexta-feira [20/10/2017 | São Paulo]
Audiências de [dia da semana], seguido de parêntesis retos a dizer “dia/mês/ano | São Paulo”

•    ESTADOS UNIDOS:
Audiências de sexta-feira [20/10/2017]
Audiências de [dia da semana], seguido de parêntesis retos a dizer “dia/mês/ano”

Em caso de dúvidas acerca da nomenclatura a utilizar, qualquer membro poderá falar um moderador através de mensagem privada.

c) Arquivamento:

Tópicos de novelas, séries ou programas nos subfóruns de canais irão para o arquivo três dias após o término desses mesmos formatos.

Projetos de ficção de vários episódios irão para o arquivo uma semana (sete dias) após o término dos mesmos.

Subfóruns de concursos irão para o arquivo cinco dias após o término dos mesmos. 

Na eventualidade dos tópicos manterem-se no subfórum principal e não no arquivo após o prazo, qualquer membro poderá alertar um moderador denunciando o post inicial e escrever que o tópico é para ser arquivado ou criar um post a mencionar um ou mais moderadores para este ser arquivado. Esse post será depois apagado uma vez estando o tópico no arquivo.

2. POSTS

a) Deve estar ciente que todos os utilizadores têm o direito de exprimir livremente os seus gostos, ideias e opiniões, desde que as mesmas não infrinjam as regras aqui presentes, nem interfiram com a liberdade dos restantes utilizadores nem com o bom ambiente no fórum.

b) Deve estar consciente que o conteúdo é público e, como tal, deverá ter o cuidado de não manter conversas pessoais no fórum. É sempre aconselhável o uso do sistema de mensagens privadas para esse efeito.

c) Cada tópico tem um tema e, deste modo, deve evitar o surgimento de Off-Topic (OT). A definição de OT tem a ver com um conteúdo que nada tem a ver com o tópico, como estar a falar do programa Y no tópico X, a não ser que para fins comparativos faça sentido. 

d) Antes de publicar um post, tenha a consciência que o fórum não é um chat, sendo, portanto valorizada a articulação das opiniões de forma objetiva, coerente e que promova o debate de ideias.

e) Esteja ciente que não serão tolerados quaisquer tipos de provocações ou ofensas a qualquer membro do fórum e/ou a terceiros, que de alguma forma possam afetar o bom ambiente no fórum, no presente ou no futuro.

3. CONTAS

a) O número de registos por pessoa está limitado a um. A criação de múltiplas contas no fórum tem como consequência a eliminação das contas, bem como a saída definitiva do fórum. Qualquer conta criada posteriormente a um membro ser banido será igualmente banida.

b) Em caso de alguém permitir o uso da conta a membros suspensos e/ou banidos, sem autorização prévia da moderação/administração, sob qualquer circunstância, a conta do membro em questão será igualmente banida. 

c) Se, por algum motivo, um membro é obrigado a criar uma nova conta, esse membro deverá imediatamente contactar, via mensagem privada, um membro da moderação/administração (preferencialmente coloque mais que um membro da equipa na mensagem privada) para explicar a situação. A não notificação da situação levará a que ambas as contas sejam banidas.

d) É expressamente proibida a utilização no nickname (nome da conta) do fórum de siglas associadas a canais de televisão (tais como RTP, RTP1, RTP2, SIC, TVI, entre outros…) e também nomes que contenham apenas sinais de pontuação e/ou números.

e) É dever de um membro notificar um moderador ou administrador acerca de contas criadas há anos atrás e das quais ainda se lembra, ou de outros contextos como graus de parentesco próximos a utilizarem o mesmo IP, para evitar situações incómodas como a suspensão definitiva da conta ou contas visada/s.

f) Qualquer conta criada há mais de três anos e que não contenha um post será eliminada. Esta medida visa a promover uma maior participação de todos os membros que se registaram no fórum.

4. SISTEMA DE ALERTAS, PUNIÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES

•    PONTOS DE AVISO

a) Reset de pontos de aviso:

Todos aqueles que têm atualmente um ponto de aviso ou que receberam unicamente pontos de aviso por OT, ou outras situações não graves (isto é, excluindo todas aquelas que são por comportamento impróprio ou linguagem inapropriada), terão um reset desses mesmos pontos de aviso (isto é, deixarão de os ter). 

Serão mantidos apenas os pontos de aviso dados de 2016 em diante, pelo que qualquer membro que tenha recebido pontos de aviso entre 2008 e 2015 deixará de os ter, independentemente da situação pelo qual os recebeu. 

Ressalva-se o facto de que isto tem de ser feito manualmente a cada membro, logo caso haja algum esquecimento por parte da equipa de moderação, os membros podem (e devem) pedir para que os pontos de aviso sejam retirados.

Membros que foram banidos por terem ultrapassado o limite de pontos de aviso entre 2008 e 2015 continuarão, obviamente, a ser considerados banidos e a sua entrada, ou reentrada, continuará proibida.

b) Sistema de Pontos de Aviso:

O sistema de pontos de aviso implementado no fórum visa servir de aviso aos membros do fórum em função das suas ações no fórum, no sentido de contribuir para melhorar o ambiente.

O novo sistema de pontos de aviso estará divido em primeiros e segundos avisos, pelo que as mensagens privadas irão deixar de ser utilizadas pelos moderadores para avisar. Os primeiros avisos serão dados quando um moderador viu a mesma situação acontecer mais que uma vez e/ou recebeu mais que uma denúncia acerca de um comentário ou uma situação semelhante relacionada com um só membro. 

Após esse primeiro aviso, basta a mesma situação repetir-se mais uma vez para o moderador poder passar para os segundos avisos, utilizando a escala em baixo.

A nova escala voltará a ser de 0 a 10 pontos de aviso.

Primeiros Avisos:

0 Pontos – 1° aviso sobre uma situação específica não gravosa
1 Ponto – 1° aviso sobre uma situação específica gravosa

Segundos Avisos:

1 Ponto – OT/Spam
1 Ponto – Outra situação não gravosa
2 pontos – Situação não gravosa pela 3ª vez
2 Pontos – Comportamento Impróprio
3 Pontos – Linguagem Imprópria
3 Pontos – Outra situação gravosa
4 Pontos – Situação gravosa pela 3ª vez ou mais
4 Pontos – Situação não gravosa pela 4ª vez ou mais

c) Situações de Pontos de Aviso:

SITUAÇÕES NÃO GRAVOSAS 
OT, spam, uso inadequado de Caps Lock, tamanhos de letra diversificados ou mesmo cores, que de alguma forma possam ser pouco agradáveis para os leitores, assinaturas e/ou avatares desadequados, divulgação de projetos alheios ao “A Televisão” ou publicidade a terceiros sem o consentimento prévio da administração do fórum, entre outros…

SITUAÇÕES GRAVOSAS 
Criação de discussões, demonstração de qualquer tipo de fanatismos que resultem em provocações, publicação de pornografia ou pirataria, calúnias e/ou difamações claras a alguém, discriminação clara para com um membro, entre outros… 

COMPORTAMENTO IMPRÓPRIO
Criação de discussões, fanatismos, provocações e/ou tentativas de provocar através de posts que servem como indiretas a um ou vários membros, uso inadequado de reações que provoque desconforto em um ou vários membros, comportamento desadequado e que causa mau ambiente dentro do fórum, entre outros…

LINGUAGEM IMPRÓPRIA
Insultos claros a um membro da moderação/administração e/ou a outros membros, com utilização de linguagem extremamente ofensiva.

d) Considerações:

Não serão utilizados primeiros avisos para os casos de linguagem imprópria, uma vez que há uma demonstração clara de mau comportamento para com um outro membro do fórum.

Caso um membro tenha recebido pontos de aviso com o motivo “Situação Não Gravosa” ou “Situação Gravosa”, o moderador deve especificar qual o caso dessa mesma situação, utilizando o ponto [c] como guia. O mesmo se aplica aos primeiros avisos.

e) Guias de Bom Comportamento:

Após 12 meses, membros que levaram apenas um ponto de aviso (isto é, que estiveram envolvidos numa situação não gravosa ou levaram um primeiro aviso sobre uma situação gravosa específica) podem pedir a um moderador que retire esse ponto de aviso. A sugestão será analisada pela restante equipa de moderação e administração, e só será aceite caso a pessoa em questão não tenha estado envolvida em nenhum outro caso em que tenha levado, ou um aviso, ou outros pontos de aviso pela mesma ou outras situações e tenha melhorado o seu comportamento de forma clara. Uma vez aceite, o ponto de aviso em questão será removido do sistema.

Para aqueles que estiveram envolvidos em situações gravosas, à exceção daqueles que envolvem linguagem imprópria, poderão pedir a um moderador para analisar o vosso caso 18 meses após terem recebido os pontos de aviso. Ressalva-se, no entanto, que casos mais graves serão sempre mais difíceis de serem anulados pela equipa de moderação.

•    SUSPENÇÕES

a) Escala de Suspensões:

1 ponto – Sem punição
2-3 pontos – 1 dia
4-5 pontos – 3 dias
6-7 pontos – 5 dias
8-9 pontos – 7 dias
10 pontos – Banido

b) Em caso de segunda ou mais incidências (excluindo os avisos) nos casos não gravosos e gravosos a punição pode ser aumentada para um mínimo de uma semana a um máximo de um mês.

c) Durante suspensões alargadas, isto é, de sete ou mais dias, o membro é transferido para os Inativos, perdendo acesso a mensagens privadas, uso de reações, entre outros aspetos, durante o tempo da suspensão. 

d) Um membro deverá ser sempre notificado, através do sistema de pontos de aviso, com a razão pelo qual foi suspenso pelo moderador. Caso contrário, o membro deverá falar com um outro moderador ou administrador e mencionar que não foi notificado, pelo que a suspensão tornar-se-á nula.

•    AVISOS GERAIS

a) As contas criadas unicamente para fazer spam (os chamados bots) serão banidas. É também considerado spam a publicação do mesmo conteúdo em diversos tópicos ou a criação de vários tópicos cuja necessidade é nula ou fora do contexto.

b) A utilização do sistema de menções de forma abusada (menções a membros em posts sem qualquer necessidade ou a menção [massiva ou não] de membros para promoção de projetos de forma muito regular ou regular) é igualmente considerada spam e tratada de acordo com o sistema de pontos de aviso em cima.

c) O Off-Topic (OT) é permitido se este não se prolongar de forma regular e continuadamente, isto é, que se prolongue por vários posts e, potencialmente, páginas ou, em alternativa, que se prolongue por vários dias através de mensagens relacionadas com situações hipotéticas que em nada têm a ver com o tópico em questão (por exemplo, conversas contínuas num tópico Y sobre situações hipotéticas e descabidas de ator/apresentador X por causa de fotos publicadas no Instagram desse ator/apresentador). Posts constantes, feitos em diversos tópicos e que desviem o tema central do tópico para outro alheio ao tópico, a criticar um canal/diretor/apresentador/ator/… também serão considerados como OT.

d) A utilização de linguagem provocatória para referir-se a um canal ou programa está proibida. Termos que utilizem palavras que visam provocar um ou vários membros ou que têm o claro intuito de denegrir ou rebaixar um canal, dignas de causar provocações e tudo o que isso acarreta, muitas vezes motivadas pelo fanatismo do membro que está a provocar, serão consideradas situações de comportamento impróprio e punidas como tal. 

e) Outras situações consideradas como OT e/ou dignas de aviso:

  • Posts que contenham unicamente um emoticon ou um gif, salvo exceção (ver secção dos gifs/emoticons)
  • Publicação de vários emoticons e/ou gifs num post, independentemente do seu tamanho
  • Alteração do nome dos tópicos sem consentimento da moderação
  • Utilização imprópria dos subfóruns de Concursos e Ficção de forma contínua, sem respeito pelas regras dos respetivos subfóruns
  • Contínua nomenclatura errada nos tópicos após aviso da moderação acerca do assunto
  • Uso dos tópicos das novelas, séries e/ou outros programas para comentar o programa em direto, em vez dos tópicos “RTP1/RTP2/SIC/TVI em Direto”

•    GIFS/EMOTICONS

a) Posts que contenham apenas um gif são permitidos desde que estes sejam publicados pelos próprios canais em redes sociais ou no site oficial e estejam totalmente relacionados com o tópico em que irão ser publicados. 

b) Caso isso não se verifique, todo e qualquer post que contenha unicamente um gif, seja como resposta a um membro, seja como post em si, é considerada OT e o post será apagado por um moderador. Em tópicos como o “Cantinho do Off-Topic” ou nos subfóruns de concursos e ficção, posts que contenham apenas um gif poderão ser mantidos, devendo ser apagados apenas quando o uso se torna exagerado.

c) É considerado spam o uso exagerado de gifs, independentemente do tópico, seja através do uso de gifs em praticamente todos os posts, o uso de vários gifs no mesmo post ou a resposta a um gif com outro gif. Apela-se ao bom senso a todos os membros da comunidade para que utilizem os gifs com moderação e também que utilizem gifs de tamanho reduzido e fáceis de carregar, de modo a não prejudicar a correta visualização dos tópicos a nenhum membro.

d) Se um moderador entender que o gif não acrescenta em nada ao post em questão, ou até mesmo ao tópico, qualquer comentário que utilize gifs não relacionados com o tópico poderá ser, a qualquer momento, editado por esse mesmo moderador. O comentário só poderá ser apagado se, e só se, o conteúdo escrito estiver intrinsecamente ligado ao gif em questão. Caso contrário, o conteúdo escrito do post mantém-se, sendo apenas apagado o gif. Se um membro usar gifs deste género com demasiada frequência, aplicam-se as mesmas punições escritas na alínea c).

e) Gifs provocatórios, que visam o desconforto de um ou vários membros ou gerar situações semelhantes àquelas mencionadas no ponto D da aba “Avisos Gerais”, serão igualmente considerados comportamento impróprio e os membros que os publiquem serão punidos como tal.

f) O uso exagerado de emoticons também é considerado spam e posts que os contenham unicamente serão apagados pela equipa de moderação.

•    DENÚNCIAS

a) O fórum inclui um sistema que permite membros do fórum denunciar conteúdo feito por outros membros que considerem que esteja a violar a regras do fórum. É nosso entender que são também os membros que devem ter um papel ativo não só na precaução de possíveis situações em que as regras mencionadas acima sejam infringidas, mas também na identificação das infrações reais. 

b) Para isso, basta apenas clicar no botão “Denunciar post” e, caso queiram, escrever uma razão pelo qual acham que o post deve ser denunciado.

c) A equipa de moderação procurará agir em conformidade com a maior brevidade possível. Poderão também contactar um moderador via mensagem privada para obterem informações sobre denúncias, entre outros aspetos relacionados com o assunto.

•    SISTEMA DE REAÇÕES

a) O uso inapropriado do sistema de reações é considerado comportamento impróprio e punido como tal. Por isso, pede-se a que todos os membros saibam utilizar o sistema de reações de modo a não causar desconforto em um ou mais membros.

b) Posts que visam unicamente a obtenção de mais reações de modo a contribuir para a Leaderboard ou para a reputação desse membro é considerado spam.

c) O número máximo de reações que um membro poderá dar é de 200 reações/dia, podendo o número ser reajustado posteriormente.