Jump to content

Línguas/Idiomas


Ambrósio

Posts Recomendados

"Sufá" é a maneira correta de se pronuciar "sofá", isto porque a sílaba tónica da palavra é o "fá", e não o "so", logo o "so" não tem qualquer acentuação, lendo-se "su". :P 

Eu ás vezez em vez de "ok", num chat, digo "hóquei" só pela piada :haha: 

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/01/2018 at 19:32, iBoy disse:

@Tiago João Tu que és também de Torres Vedras, também tens sotaque saloio? :lol:

Eu vivo em Mafra há 14 anos, tenho 19, e só notei que tinha um pouco do sotaque saloio quando fui agora estudar para Lisboa... muitos me disseram que quando estou mais à vontade tenho tendência para falar mais alto e assim... :ph34r: já houve amigos até que disseram que eu e a Cristina Ferreira temos uma maneira de falar muito parecida :lol:

  • Gosto 1
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Eu tenho uma dicção mais normalizada mas eu ainda insisto em dizer "drógado". Para mim, ouvir "treuze" é heresia linguística, pois para mim já é arcaico.

No Norte não é costume ouvir dizer "treuze". Isso é mais para Lisboa, penso.

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, D007 disse:

No Norte diz-se "drógado". :ph34r:

Uma vez uma amiga minha disse "drógado" numa apresentação e a professora passou-se :haha:

há 7 horas, Tiago João disse:

"Sufá" é a maneira correta de se pronuciar "sofá", isto porque a sílaba tónica da palavra é o "fá", e não o "so", logo o "so" não tem qualquer acentuação, lendo-se "su". :P 

Eu ás vezez em vez de "ok", num chat, digo "hóquei" só pela piada :haha: 

Segundo a nossa queiridíssima Paula Bobone, sófá é o termo correto, uma vez que surge do francês :ph34r: Enfim, coisas de tia. 

  • Haha 4
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, SIM disse:

Uma vez uma amiga minha disse "drógado" numa apresentação e a professora passou-se :haha:

Segundo a nossa queiridíssima Paula Bobone, sófá é o termo correto, uma vez que surge do francês :ph34r: Enfim, coisas de tia. 

Se calhar a professora é que estava "drógada". :angel:

Se calhar a Paula Bobone não sabe que já existe a palavra em português. :angel:

  • Obrigado 1
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, アンドレ disse:

“dezóito” :P Para mim “dezôito” parece muito errado :haha: Mas estes dias já ouvi muitas vezes dessa maneira por causa do ano novo :haha:

Pois, foi por isso que perguntei xD Mas mesmo antes disso já ouvi muita gente dizer, soa-me mal. :S Espero não ouvir muitas vezes "dezôito" durante este ano. :haha:

 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ruben Fonseca disse:

Eu digo "dezóito" e também digo "drógado", por acaso. :mosking: Outras coisas como "tajaver" (de forma mais "leve", porque há sempre gente que carrega imenso no j) ou o "vou a comer" também digo, aliás, é quase regra geral por estas bandas.

Tal e qual como eu, tirando o "vou a comer". :mosking: O facto de dizerem assim está relacionado com estarem mais próximos de Espanha, já que os espanhóis dizem: "voy a comer", "voy a dormir"... :P

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, BBFF disse:

Isto ultrapassa tudo! @AGUI, diz à Carla que eu a amo. Fui! :suicide:

E já vi pessoas a escreverem “à 1 atrás” que é o que de tudo de mau pode haver numa frase... Mas não me espanta ainda na sexta-feira vi a Sandra no Você na TV, gosto muito de a ouvir e do que ela escreve, e de facto as pessoas andam a escrever cada vez pior, não é que eu seja o expoente máximo da língua, mas há coisas tão básicas...

Editado por Fabien S.
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...