Jump to content

Línguas/Idiomas


Ambrósio

Posts Recomendados

há 2 minutos, BBFF disse:

Filhós. Mas o singular é filhó!

O "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa" tem a mesma opinião, embora diga que, segundo alguns dicionários, pode dizer-se filhós e filhoses, singular e plural, respetivamente. É mais habitual ouvir: "Vou comer um filhós e tu comes duas filhoses."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Televisão 10 disse:

O "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa" tem a mesma opinião, embora diga que, segundo alguns dicionários, pode dizer-se filhós e filhoses, singular e plural, respetivamente. É mais habitual ouvir: "Vou comer um filhós e tu comes duas filhoses."

Pois é. Mas o Ciberdúvidas e os linguistas aconselham filhó (sing) e filhós (pl).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

O "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa" tem a mesma opinião, embora diga que, segundo alguns dicionários, pode dizer-se filhós e filhoses, singular e plural, respetivamente. É mais habitual ouvir: "Vou comer um filhós e tu comes duas filhoses."

As pessoas dizem vou comer uma filhós, não um filhós.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, Ambrósio disse:

Na terra dos meus avós diz-se "filhoses" (e até já vi escrito com "z") e sempre me habituei a dizer assim por causa deles, soa-me mal "filhós" no plural xD

Na minha terra também se diz filhoses e no masculino. Tal como no teu caso, é estranho para mim dizer filhós no plural.

Estas diferenças tornam a língua portuguesa mais interessante.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 26 minutos, アンドレ disse:

Eu sou de aí perto e tenho um bocadinho :haha:

  Ocultar conteúdo

Quando me irrito :ph34r:

 

#orgulhosaloio :giveheart:

Também, mas nota se mais quando estou com pessoas mais velhas. :biggrin:

Mas uma coisa que me irrita é quando as pessoas tentam falar bem, neste caso uma tia minha, diz "peixe" porque não quer dizer "pexe" que é como os saloios falam peixe, eu sei que é o correto, mas faz me confusão. :D

Editado por iBoy
  • Gosto 1
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, iBoy disse:

@Tiago João Tu que és também de Torres Vedras, também tens sotaque saloio? :lol:

Não :haha: Os meus avós/mãe é super, aliás, um Lisboeta que venha cá é capaz de pensar que isto é um derivado qualquer do português com a quantidade de acentos circunflexos que são usados na pronúncia xD Eu pouco tenho, só ás vezes quando estou a falar com os meus avós ou então quando falo muito rápido. Nos jovens está a perder-se um bocado :P

Eu antes, quando andava na primária, estava sempre a corrigi-los e eles diziam que falavam assim porque se falassem bem "as outras" chamavam-lhes "senhoras/nariz empinado/diziam que tinham a mania" :haha::rolleyes:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...