Jump to content

Línguas/Idiomas


Ambrósio

Posts Recomendados

há 1 hora, アンドレ disse:

Aqui um artigo interessante a explicar a origem de "feira" nos dias da semana :P 

https://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/por-que-os-dias-da-semana-tem-feira-no-nome/

Na língua japonesa usa-se uma mistura de astrologia com elementos da Terra e acabam por usar algo parecido ao nome "feira" (曜日) :P 

http://www.aprendendojapones.com/2009/03/20/dias-da-semana-em-japones/

Só podia ter sido num concílio em Braga. :smoke:

Sai demónio chinês!

1M8Bn4B.gif

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, アンドレ disse:

Mas a maior parte do trabalho é recadinhos e ficar em filas secantes da conservatória e afins. 

E fazer gatafunhos. :smoke:

há 9 minutos, アンドレ disse:

Agora sim, a patroa está fora :mosking:

Bom proveito. :ph34r:

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 5 horas, joanna disse:

o goucha e a cristina até podiam falar razoavelmente inglês, que isso não chegaria. cá à muito a mania que quem não tem um pronúncia 100% correta já é para ser gozado à força toda. :rolleyes:

Movi para aqui. :)

Infelizmente é verdade. Eu sei o que isso porque a minha pronúncia é um bocado má, embora diga bem as palavras. Por exemplo, em "Thanks", custa-me um bocado dizer o "Th". 

____________________________

Outra coisa, que vem a propósito do tópico: Por estes dias ouvi o meu primo falar em "gunas" (ele vive no Porto), e não fazia ideia o que era isso, só depois percebi que se tratavam de "mitras"/"chungas". :haha:  Pelos vistos no norte diz-se guna e no centro e sul(?) das outras maneiras. Engraçado ver estes regionalismos xD

  • Gosto 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Ambrósio disse:

Movi para aqui. :)

Infelizmente é verdade. Eu sei o que isso porque a minha pronúncia é um bocado má, embora diga bem as palavras. Por exemplo, em "Thanks", custa-me um bocado dizer o "Th". 

____________________________

Outra coisa, que vem a propósito do tópico: Por estes dias ouvi o meu primo falar em "gunas" (ele vive no Porto), e não fazia ideia o que era isso, só depois percebi que se tratavam de "mitras"/"chungas". :haha:  Pelos vistos no norte diz-se guna e no centro e sul(?) das outras maneiras. Engraçado ver estes regionalismos xD

Sim, é verdade. Não é que aqui não se diga mitra ou chunga (agora ouço este muitas vezes), mas de há uns 5/6 anos para cá que se usa muito guna, acho que devido ao Alexandre Santos :haha:

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, SIM disse:

Sim, é verdade. Não é que aqui não se diga mitra ou chunga (agora ouço este muitas vezes), mas de há uns 5/6 anos para cá que se usa muito guna, acho que devido ao Alexandre Santos :haha:

O que é que chunga tem a ver com mitra e guna? Uma coisa chunga é uma coisa má.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, D007 disse:

O que é que chunga tem a ver com mitra e guna? Uma coisa chunga é uma coisa má.

Chunga também pode ser usado para uma pessoa reles, lá está tipo guna. Tem também a ver com a forma que te vestes, viver num bairro social, fazer parte de um gang, etc :P 

A forma mais usada cá no Porto é mesmo guna, sempre ouvi (e disse) esta expressão. Um dos grupos mais conhecidos do Porto é os gunas da Areosa :haha: que aterrorizavam os estudantes do pólo da Asprela, Universidade do Porto. E até há uma página do Facebook a denunciá-los e a expo-los https://pt-pt.facebook.com/GunasdaAreosa/

Cá no Porto também já ouvi chunga e mitra, sinónimos de guna, mas Guna é mesmo a expressão mais usada :P

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D007 disse:

O que é que chunga tem a ver com mitra e guna? Uma coisa chunga é uma coisa má.

Depende de ondes vives. Obviamente não existe uma expressão mais certa ou errada. Para mim uma pessoa chunga é exatamente o que o @Ivo descreveu como guna, embora agora esteja mais generalizado e é mais aplicado à forma como te vestes.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Jota disse:

Depende de ondes vives. Obviamente não existe uma expressão mais certa ou errada. Para mim uma pessoa chunga é exatamente o que o @Ivo descreveu como guna, embora agora esteja mais generalizado e é mais aplicado à forma como te vestes.

Sim, em alguns casos a pessoa até pode não andar aí a roubar ou a fazer algo de mal, mas pela forma de vestir e assim (idêntica aos verdadeiros gunas), é chamada de guna :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Jota disse:

Depende de ondes vives. Obviamente não existe uma expressão mais certa ou errada. Para mim uma pessoa chunga é exatamente o que o @Ivo descreveu como guna, embora agora esteja mais generalizado e é mais aplicado à forma como te vestes.

Não era bem a isso que eu me referia. Simplesmente, costumo ouvir mais a expressão "chunga" associada a situações e não propriamente a pessoas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, D007 disse:

Não era bem a isso que eu me referia. Simplesmente, costumo ouvir mais a expressão "chunga" associada a situações e não propriamente a pessoas.

:yes: Também pode ser usada para situações. Cá no Porto usa-se para situações e para pessoas :P onde vives pode ser mais usada para situações, depende de onde vives, como disseram :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, D007 disse:

Não era bem a isso que eu me referia. Simplesmente, costumo ouvir mais a expressão "chunga" associada a situações e não propriamente a pessoas.

Eu oiço para as duas situações :haha:

Há a expressão para uma pessoa chunga, da maneira de se vestir, andar, falar etc. 

E a "não sejas chunga", basicamente não "sejas cortes/chato" :haha:

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Outra diferença que existe entre o Norte e o Sul do país é no nome dos bolos. Penso que no Norte chamam Napoleão ao mil-folhas, por exemplo.

Aqui na minha zona existe os dois e são diferentes. O Napoleão é um bolo com cobertura de chocolate em cima e o mil-folhas é uma cena mais "cremosa".

Spoiler

Napoleão para mim é isto:

68496.jpg

E um mil-folhas isto:

MFrusso.jpg

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, D007 disse:

Aqui na minha zona existe os dois e são diferentes. O Napoleão é um bolo com cobertura de chocolate em cima e o mil-folhas é uma cena mais "cremosa".

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Napoleão para mim é isto:

68496.jpg

E um mil-folhas isto:

MFrusso.jpg

 

Nunca vi esse com chocolate, tem bom aspeto. Penso que também a pata de veado tem outra denominação na região Norte.

E aquilo que tu mostraste como mil folhas, aqui chama-se “Russo”. O mil folhas tem mais massa folhada...

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...