Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 1 ×

Cantinho do Off-Topic


Rodolfo

Posts Recomendados

1 hour ago, Phoenix said:

Relativamente ao tempo, vocês não sentem que ele está a passar mais rápido do que antes? Não estou a falar daquele fenómeno de sermos crianças e de querermos que o tempo passe rápido, nem do fenómeno de estarmos aborrecidos e parecer que o tempo nunca mais passa. Estou a falar literalmente do tempo passar mais rápido. Por exemplo, se estiverem 10 minutos a olhar para a parede, hoje em dia esse tempo passa mais rápido do que há 5 anos.

Além disto, também senti um esbatimento na passagem do tempo em sítios rurais. Antes uma hora na aldeia parecia que eram duas horas em comparação com o tempo urbano. Agora já não se nota tanta diferença (e não, não é porque ando sempre com o telemóvel nem nada do género; falo mesmo da forma como o tempo passa enquanto se fazem as coisas que se faziam antes).

Eu já pensei/senti algo semelhante, mas acredito que seja em grande parte consequência de estar a ficar mais velho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Phoenix disse:

Relativamente ao tempo, vocês não sentem que ele está a passar mais rápido do que antes? Não estou a falar daquele fenómeno de sermos crianças e de querermos que o tempo passe rápido, nem do fenómeno de estarmos aborrecidos e parecer que o tempo nunca mais passa. Estou a falar literalmente do tempo passar mais rápido. Por exemplo, se estiverem 10 minutos a olhar para a parede, hoje em dia esse tempo passa mais rápido do que há 5 anos.

Além disto, também senti um esbatimento na passagem do tempo em sítios rurais. Antes uma hora na aldeia parecia que eram duas horas em comparação com o tempo urbano. Agora já não se nota tanta diferença (e não, não é porque ando sempre com o telemóvel nem nada do género; falo mesmo da forma como o tempo passa enquanto se fazem as coisas que se faziam antes).

Eu também tenho essas impressões, completamente! Às vezes, chego a pensar se os nossos físicos não são capazes de encontrar uma justificação científica para estas sensações, porque, como disseste, até ficar a olhar para as paredes parece ser mais rápido do que há alguns anos atrás! Não é uma simples sensação de que o tempo mais rápido quando estamos distraídos, de todo! Então eu fico a pensar se o sistema solar está a passar por algum lugar do universo em que o espaço-tempo é diferente. Ora, às lentes dos nossos satélites, não se observa nada de anormal, portanto poderia isto ser explicado por algo que não se sabe mesmo do que se trata?

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Duarte com D disse:

Mas é mesmo o estarem a ficar mais velhos e andarem sempre nas redes sociais.

Somos a geração estimulo-resposta, constantemente está a chamar a nossa atenção, uma live nas redes sociais, uma mensagem no whatasap, um tweet no Twitter, desculpem no X...

Isto. Eu dou por mim a pensar no quanto dez anos entre 1994 e 2004 foram imenso tempo para mim, mas dez anos entre 2014 e 2024 já estão a passar a correr e parece que nem fiz nada de especial. Quando estamos mais velhos também estamos absorvidos com mais coisas, como trabalho, e os dias acabam a passar a correr. Quando trabalhei a primeira vez em 2014, o tempo custava-me a passar. Agora, se me faltarem duas horas para um prazo e faltarem-me umas míseras 50 palavras para entregar um projecto, começo a entrar em pânico porque parece que nem vou ter tempo.

Editado por JDaman
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, JDaman disse:

Isto. Eu dou por mim a pensar no quanto dez anos entre 1994 e 2004 foram imenso tempo para mim, mas dez anos entre 2014 e 2024 já estão a passar a correr e parece que nem fiz nada de especial. Quando estamos mais velhos também estamos absorvidos com mais coisas, como trabalho, e os dois acabam a passar a correr. Quando trabalhei a primeira vez em 2014, o tempo custava-me a passar. Agora, se me faltarem duas horas para um prazo e faltarem-me umas míseras 50 palavras para entregar um projecto, começo a entrar em pânico porque parece que nem vou ter tempo.

E entre 2004 e 2014 também parece ter demorado imenso tempo. 

Para mim o mês de julho parece que passou a correr. E agora estamos quase a meio de Agosto. Este ano o tempo tem passado a voar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, D91 disse:

E entre 2004 e 2014 também parece ter demorado imenso tempo. 

Para mim o mês de julho parece que passou a correr. E agora estamos quase a meio de Agosto. Este ano o tempo tem passado a voar. 

O tempo passa depressa e... Para Sempre ainda não acabou...

  • Gosto 1
  • Haha 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente, acho que a quantidade de coisas que tem acontecido no passado recente nos fez + a constante exposição que temos a outras realidades, e desejos, faz com que tenhamos sempre a mente mais ocupada, a pensar em mil e uma coisas, mesmo que seja simplesmente ao estar 10 minutos a olhar para uma parede. Inconscientemente, não só há uma vontade interior de ocupar melhor o nosso tempo (especialmente depois de uma experiência como o confinamento - que acho que deixou este trauma da passagem do tempo a muita gente), como também há muito mais em que ocupar o tempo, seja em atividades ou só em pensamentos. E acho que uma vez ganhando a noção real do tempo, é difícil perdê-la.  

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Diogo O. disse:

Eu, por acaso, tenho a mesma sensação. 

Entre 2015 e 2018 parece ter demorado imenso tempo a passar, enquanto isso entre 2019 e 2023 parece que foi tudo a correr. :haha:

Também tenho essa impressão, mas acho que é devido, em grande parte, aos dois anos de quarentena que tivemos. Parece que não vivemos, que não existiram, Eestiveram lá, mas ao mesmo tempo parece que não os vivemos e que os passámos à frente. Então tu olhas para trás e vês que já se passaram alguns anos e ficas chocado com a velocidade do tempo

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também sinto o mesmo, e é um bocado aflitivo, mas tem tudo a ver com o estilo de vida que adotámos, com excesso de coisas para fazer. Como estamos sempre a fazer coisas, os dias/semanas/meses passam depressa, há a garantia que nunca estamos em tédio com milhares de opções, até o meio televisivo é isso, milhares de ofertas de filmes/séries/novelas/documentários/várias opções de streaming, centenas de canais, puxar a box para trás, etc.

Também sinto que 2012-2016 demorou imenso tempo a passar, enquanto 2019-2023 passou num instante, eu sinto (no meu caso) que é porque passamos demasiado tempo em redes sociais/fóruns/telemóvel/scrolls eternos. O tempo passa depressa porque estamos com muitos mais estímulos exteriores e de distração, se repararem, se tirassemos a internet e a televisão de casa, os dias iam demorar a passar novamente. 

Como vivemos numa sociedade de velocidade e de pressa, e a nível laboral e de aulas também é assim, o tempo aparenta passar mais depressa.

Não é por acaso que há imensa gente a ficar com depressões e com adições às redes sociais a fazer detoxs digitais e a desinstalar apps, porque já não se vive uma vida lenta. Passamos horas agarrados ao telemóvel, basta entrar num metro ou num autocarro, tenho tido essa consciência. 

Editado por Patiño
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Patiño disse:

Também sinto que 2012-2016 demorou imenso tempo a passar, enquanto 2019-2023 passou num instante, eu sinto (no meu caso) que é porque passamos demasiado tempo em redes sociais/fóruns/telemóvel/scrolls eternos. O tempo passa depressa porque estamos com muitos mais estímulos exteriores e de distração, se repararem, se tirassemos a internet e a televisão da vossa casa, os dias iam demorar a passar novamente. 

Também sinto o mesmo. Eu ando a passar DEZ horas por dia no telemóvel. Logicamente que não é normal, mas é a única forma que tenho de não me manter totalmente sozinho. A semana passada foi ótima em termos de utilização de telemóvel, consegui usar apenas 3 horas por dia - o que é um excelente índice face aos dias anteriores. :haha: As JMJ fizeram com que convivesse mais e largasse um pouco este mundo. Também no ano passado, tive um Acampamento Nacional de uma semana, onde usava o telemóvel, no máximo dos máximos, 1 hora e meia por dia (e não era nas redes sociais). :cryhappy: Faz bem a abstenção do digital.

  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Phoenix disse:

2012, o ano em que a Loreen venceu a Eurovisão pela 1ª vez e ficou a 15 pontos do recorde do Rybak! Grande ano!

2012 foi perfeito na Eurovisão, nem tanto pela vencedora, havia muitos ícones (não tou a falar de Portugal, claro...)

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2012 foi quando aterrei no forum :cryhappy: To be honest, I don't miss it at all. 2022 foi o melhor ano da minha vida, de longe :read: Também gostei de 2019.

O resto, sempre cheirou a declínio nas coisas que gostava (em termos de música e televisão). E fora disso, havia pouca coisa que gostava. Há uma nostalgia da escola, porque gostava de ser aluno, e acho legítimo ter saudades da relação aluno-professor, de uma certa falta de independência, de perceber os meus gostos, dos espaços da escola que eram ótimos, mas em termos de experiências foi um vazio. Fui a poucas festas, andei sempre com o mesmo grupo de amigos (que gosto muito), mas que era um grupo um bocado à parte de tudo o resto, não tive nenhuma experiência realmente amorosas/sexual (tive 2 crushes mostly). Foi imenso tempo, mas que olhando para trás, foi muito pouco preenchido. Tenho algumas saudades dessa falta de preenchimento e ritmo, mas sei que se lá voltasse, não ia gostar.

2022 foi tudo o que eu sempre quis. 2023 é um ano de partir pedra e de algum sofrimento, até, na esperança de o pós-2024 ser melhor e voltar a ser o que 2022 foi. Está a ser um ano de tentar fechar umas portas, abrir outras... Mas é um sofrimento anunciado, que planeei desde o início, para seguir alguns passos estruturais na minha vida.

  • Gosto 4
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 9 minutos, Fernando disse:

Estás a uma pessoa da Cristina Ferreira, qualquer dia és convidado para entrar no círculo de amigos

:abismado1:

cristina-ferreira-are-you-serious.gif

*Cristina a ligar-me porque estou atrasado para a "escapadinha" na comporta porque passo o tempo todo no fórum a comentar a noite das estrelas*

  • Adoro 1
  • Haha 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...