Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2024


Ruben

Posts Recomendados

Finalmente a thread onde posso dizer que com toda a certeza que esta edição não irá ocorrer no Globen/Avicii Arena. A arena vai estar fechada em 2024 para obras de forma a reajustar as linhas de visão do público para jogos de hóquei no gelo, de forma a demolirem o Hovet (uma arena mais pequena que fica perto do Globen) e tanto o AIK como o Djurgårdens passarem a jogar lá regularmente e só irá reabrir em 2025. Dos últimos grandes eventos que a arena irá acolher serão 2 jogos da NHL no início da temporada 2023/2024.

Por outro lado, não sei até que ponto as alternativas em Estocolmo ou Solna estarão disponíveis, dado que a Allsvenskan e a Damallsvenskan jogam-se em ano civil e na altura estas duas ligas já têm jogos a decorrer, o que tornará complicado reorganizar calendários para deixar a Friends Arena ou a Tele2 Arena disponíveis durante 2 a 3 semanas para o ESC.

Cheira-me que a solução poderá passar por Malmö na Malmö Arena (que recebeu o ESC 2013). Nessa altura já tanto a temporada 2023/24 da SHL terminou e a arena ficará completamente livre para receber o ESC. Outra solução poderia ser Gotemburgo com o Scandinavium, mas a arena vai ser demolida e reconstruída e não sei até que ponto estará pronta para receber o ESC a tempo. Outras soluções em cima da mesa são cidades com Örnsköldsvik (a casa do MoDo Hockey, equipa representada no meu avatar neste momento) e Sandviken, mas duvido sequer que sejam "escolhidas" para uma segunda fase, dado serem cidades relativamente pequenas e com pouca oferta de serviços como hotelaria ou acesso directo a nível de transportes.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Taktak disse:

Os heteros que vao à merda e metam se a jogar no campo do parque da cidade. A Eurovisao é mais importante. 

Obrigado, jovem, mas sou hetero e vejo tanto ESC como desporto. Além disso, não se vai jogar para o parque da cidade competições profissionais de futebol, tanto masculino como feminino e o Globen já está a pedir obras há anos, até porque o Hovet vai ser demolido para se criar habitação e escritórios naquela área. Organizar um evento destes num sítio relvado irá causar danos ao mesmo que irão demorar algum tempo até serem reparados (e quem paga a reparação?). Malmö tem uma arena disponível para o mês de Maio (e a julgar pela qualidade do hóquei dos Redhawks, até já poderá estar disponível em Abril lol) e a cidade tem todas as condições para se realizar um ESC. Dá perfeitamente para ser em Malmö sem qualquer tipo de stress.

Editado por JDaman
  • Gosto 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Taktak disse:

Quero lá saber. O futebol que se mude para Malmo. 

O ESC movimenta muito mais pessoas na Suécia. 

Acho que a realidade não quer saber propriamente da tua opinião, porque é muito mais fácil organizar o ESC numa cidade com um pavilhão já prontamente disponível, do que causar problemas e gerar despesas extra sem necessidade nenhuma só para se fazer em estádios de 45 mil lugares em Estocolmo/Solna. A Malmö Arena funciona perfeitamente para o ESC (aliás, até já funcionou para o ESC 2013), tal como funcionaria o Globen se estivesse disponível na altura, além de que Malmö dispõe de todas a infraestruturas necessárias para se realizar um ESC. A Suécia não é só Estocolmo, que eu saiba.

há 19 minutos, bacalhaucomnatas disse:

por mim a Eurovisão sofria um "downsize" e voltava a ser apenas num grande auditório ou teatro, como até meados dos anos 90, sem o grande público irritante aos gritos com as bandeiras etc

era também uma forma de no futuro países pequenos mas esforçados como Chipre ou Islândia poderem organizar... 

A partir do momento em que a Suécia escolheu o Globen em 2000, já não há grande volta a dar, para ser honesto. Criaram o patamar que agora todos têm de seguir e qualquer "downsizing" pode implicar perda de receitas, tanto para a emissora anfitriã como para a UER (mais para a UER, diria).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Fernando disse:

Dado que Estocolmo foi a escolha em 2016, poderão escolher outra cidade, não me surpreenderia. 

Para ser sincero, não fossem as obras do Globen e seria lá o ESC este ano, sem sombra de dúvidas. O Globen nem é popriamente a arena mais moderna da Suécia, mas tem um certo estatuto já adquirido. Mas ficam bem servidos com Malmö (cuja arena abriu para aí em 2008, acho eu) e mesmo Gotemburgo não seria mal-pensado, apesar do Scandinavium original (o que vai ser agora demolido) ser ainda mais antigo que o Globen.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, bacalhaucomnatas disse:

Malmö não é demasiado próximo da Dinamarca? diz que da última vez que organizou a Eurovisão os visitantes só foram lá para ver o ESC, o resto do tempo fugiram de lá :mosking:

Sim. Aliás, até há uma ponte que faz o Estreito de Öresund e que liga Malmö a Copenhaga (ponte essa que já teve direito a série nordic noir).

Editado por JDaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, rlazarini64 disse:

A Eurovisão tornou-se totalmente política, tinha-se músicas fixes, este ano, e não ficaram em primeiro lugar, penso que a Eurovisão devia mudar os moldes, e adaptar-se ao século XXI

Se achas que o ESC é político agora, nem queiras saber daquela vez que os países bálticos andaram a dar pontuação máxima à Suíça por ser representada por uma banda estónia...

A questão é que o block voting e voto da diáspora sempre haverá. Tem é que se arranjar forma de re-equilibrar a balança e durante anos o voto do júri foi capaz disso. Mas este ano ficou um cheiro muito péssimo no ar. Se calhar vamos estar nesta discussão aqui como se estivéssemos a discutir o sexo dos anjos, mas ver o júri a dar 12 pontos de forma massiva a uma actuação que não era nada do outro mundo quando tivemos actuações que poderiam funcionar bem com o júri e foram flops sem qualquer tipo de explicação aparente (cof cof Espanha cof cof), e depois com a final a abrir da forma que abriu, ficou com um péssimo aspecto no ar. Não me lembro de ver um ESC onde fizeram o que fizeram na abertura e que acabasse com o público a tentar apanhar o metro antes do espectáculo acabar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Taktak disse:

A RTP prepara-se para fazer mudanças no FdC em 2024. 

Ouvi dizer que estao a planear fazer apenas uma final numa arena algures no pais. 

Acho um erro acabarem com as semifinais, já que até têm boas audiências. Por outro lado, assim, só teriam de montar um palco, a não ser que também fizessem as semifinais na arena, na semana da final, como aconteceu em 2010.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://eurovoix.com/2023/06/07/eurovision-2024-stockholm-submits-expression-of-interest-in-hosting/

Parece que a câmara de Estocolmo quer mesmo abrir guerra com os clubes de futebol e não estou a ver isto a acabar bem se a SVT e a UER acabarem por escolher Estocolmo como cidade organizadora.

Estou a ver que Estocolmo adora ser a versão sueca de Lisboa: ficar com tudo, mesmo quando não há necessidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/05/2023 at 02:06, rlazarini64 disse:

A Eurovisão tornou-se totalmente política, tinha-se músicas fixes, este ano, e não ficaram em primeiro lugar, penso que a Eurovisão devia mudar os moldes, e adaptar-se ao século XXI

Eu também não estou muito confortável com o rumo que a ESC tomou de há uns anos para cá.

Ainda assim prefiro dar prioridade a uma canção bem escrita e produzida, independentemente de estar ou não conotada com algum movimento social ou político, do que aos "cha cha chas", "phenomenales" e "galinhas a cacarejar" que por lá têm passado recentemente...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Luís Dias disse:

Eu também não estou muito confortável com o rumo que a ESC tomou de há uns anos para cá.

Ainda assim prefiro dar prioridade a uma canção bem escrita e produzida, independentemente de estar ou não conotada com algum movimento social ou político, do que aos "cha cha chas", "phenomenales" e "galinhas a cacarejar" que por lá têm passado recentemente...

Cha Cha Cha é bem produzida. A heresia :beee: E a própria letra é boa :beee: 

E tem o plus de ser super contagiante, nem todas as que se propõe a isso o conseguem fazer bem, pelo contrário. Esta tem imenso mérito. A Unicorn pronto, claramente é a atuação. A Toy gosto, mas não a coloco no mesmo patamar de Cha Cha Cha, acho que tanto a produção, como a letra, como o impacto da música propriamente dita no público ficam abaixo de Cha Cha Cha - eu acho esta mesmo boa, a atuação podia ter 0 investimento, 0 iconicidade, mas continuaria a contagiar o público da mesma forma porque a música é realmente bem feita.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...