JDaman Posted June 8, 2023 Posted June 8, 2023 há 4 horas, Taktak disse: Mas qual abrir guerra? Estocolmo ve o ESC como um potencial polo de atraçao de turistas. O futebol que se mude por umas semanas. Temos pena. Para além que o futebol lá nao tem grande força. O futebol tem tão pouca força na Suécia que tanto o AIK, como os clubes que jogam na Tele2 Arena têm sempre boas assistências nos estádios... Isto quanto se tenta falar do que não se sabe sai monumental caca. A média de assistências para estas equipas na época passada davam conta de que ficavam a 10 000 lugares de terem uma média de lotação esgotada para os respectivos jogos em casa, um fenómeno que se observa também nos nossos três, onde as médias de assistências de Porto e Benfica também ficavam uns 6 000 a 10 000 lugares abaixo de uma época com lotação esgotada (o Sporting conseguia a proeza de estar a cerca de 25 mil lugares lol). A Allsvenskan joga-se no ano civil, logo, a não ser que uma das equipas esteja dois meses a jogar jogos fora, algo que reduz a balança da competição a favor dos adversários, ao fazer com que a equipa ande constantemente em deslocações, não tens forma de ter o ESC em Estocolmo. Temos pena. O ESC que vá para Malmö onde em finais de Abril e todo o mês de Maio têm uma arena completamente disponível para receber isto e sem andar às turras com ninguém. 1 Quote
Fernando Posted June 8, 2023 Posted June 8, 2023 (edited) Acho Malmö e Estocolmo escolhas fracas e previsíveis porque foram escolhidas muitas vezes nos últimos anos, Estocolmo em menos de 25 anos já recebeu duas vezes o ESC, por exemplo. No entanto, também não conheço muito das infraestruturas suecas para saber se há outras cidades com capacidade para receber o ESC, mas amava uma escolha menos previsível. Edited June 8, 2023 by Fernando 1 Quote
Televisão 10 Posted June 8, 2023 Posted June 8, 2023 (edited) Acho que muitos eurofãs não gostam de Malmö, por ter sido uma cidade que ficou associada a uma edição da Eurovisão mais económica. No entanto, devo dizer que foi uma edição que me agradou. Há um aspeto em que os suecos costumam ser exímios na organização da Eurovisão: na componente gráfica. Espero que continuem a ter bom gosto neste aspeto e que regressem os grafismos mais elaborados, pelo menos mais do que os deste ano. Edited June 8, 2023 by Televisão 10 2 Quote
JDaman Posted June 8, 2023 Posted June 8, 2023 há 29 minutos, Fernando disse: Acho Malmö e Estocolmo escolhas fracas e previsíveis porque foram escolhidas muitas vezes nos últimos anos, Estocolmo em menos de 25 anos já recebeu duas vezes o ESC, por exemplo. No entanto, também não conheço muito das infraestruturas suecas para saber se há outras cidades com capacidade para receber o ESC, mas amava uma escolha menos previsível. A questão é que infelizmente a escolha não é muita, a não ser que queiras fazer downsizing do evento. Curiosamente, apesar de ter sido o operador que começou com este tipo de megalomania em 2000, a SVT até procedeu a um downsizing em 2013 depois dos custos ridículos das edições de 2011 e 2012 (tenho ideia da de 2010 também não ter sido propriamente barata). Haverá possivelmente outras candidaturas de cidades mais pequenas, mas a oferta de serviços e acessibilidades será também muito menor. Eu sinceramente não vejo como é que será possível receber o ESC em Estocolmo para o ano. Por acaso tenho que investigar isso, mas a juntar aos factores que referi, a Allsvenskan poderá fazer pausa no período de Junho-Julho por causa do Europeu de Futebol. A única forma da Friends Arena e da Tele2 Arena estarem disponíveis seria a liga fazer pausa durante um mês entre finais de Abril e o final do ESC, algo que não deverá ser possível se a liga pausar em Junho-Julho por causa do Euro. Eu não consigo compreender como é que alguém lança uma candidatura para receber um evento sem ter um sítio amplamente disponível para o receber. Não faz qualquer sentido. 1 1 Quote
Taktak Posted June 9, 2023 Posted June 9, 2023 há 12 horas, JDaman disse: O futebol tem tão pouca força na Suécia que tanto o AIK, como os clubes que jogam na Tele2 Arena têm sempre boas assistências nos estádios... Isto quanto se tenta falar do que não se sabe sai monumental caca. A média de assistências para estas equipas na época passada davam conta de que ficavam a 10 000 lugares de terem uma média de lotação esgotada para os respectivos jogos em casa, um fenómeno que se observa também nos nossos três, onde as médias de assistências de Porto e Benfica também ficavam uns 6 000 a 10 000 lugares abaixo de uma época com lotação esgotada (o Sporting conseguia a proeza de estar a cerca de 25 mil lugares lol). A Allsvenskan joga-se no ano civil, logo, a não ser que uma das equipas esteja dois meses a jogar jogos fora, algo que reduz a balança da competição a favor dos adversários, ao fazer com que a equipa ande constantemente em deslocações, não tens forma de ter o ESC em Estocolmo. Temos pena. O ESC que vá para Malmö onde em finais de Abril e todo o mês de Maio têm uma arena completamente disponível para receber isto e sem andar às turras com ninguém. Sim, o Melodifestivalen enche arenas nas 6 noites de gala. Vence todos os anos as audiencias em termos globais. É uma instituiçao na Suécia, tal como a Eurovisao. Os clubes de futebol que se arranjem. O evento do ano é o ESC. Temos pena. Quote
JDaman Posted June 9, 2023 Posted June 9, 2023 agora mesmo, Taktak disse: Sim, o Melodifestivalen enche arenas nas 6 noites de gala. Vence todos os anos as audiencias em termos globais. É uma instituiçao na Suécia, tal como a Eurovisao. Os clubes de futebol que se arranjem. O evento do ano é o ESC. Temos pena. Comparar 6 noites com 15 jogos do Campeonato+jogos da Taça... Além de que estamos a falar do ESC e não do Melodifestivalen, que na altura em que acontece (entre Fevereiro e Março) tem quase tudo o que é estádio de futebol disponível sem jogos a acontecer. Só de rir com esta magnífica argumentação. Eu sinceramente nem sei porque estás a embirrar tanto com Estocolmo, quando há claramente alternativas disponíveis e prontas a receber o evento. Parece que estou a falar com uma criança que quer um chupa-chupa à força toda apesar de ter acabado de sair do dentista. Não sei se já reparaste, mas é muito mais difícil para os clubes de futebol arranjarem alternativa do que a SVT. A SVT tem uma alternativa pronta a usar. Os clubes de futebol não. Temos pena. Se a Finlândia ganhasse pouco provável também que fosse possível fazer em Helsínquia. O que tens a dizer acerca disso? 1 Quote
DanielLuis Posted June 9, 2023 Posted June 9, 2023 há 13 horas, JDaman disse: A questão é que infelizmente a escolha não é muita, a não ser que queiras fazer downsizing do evento. Curiosamente, apesar de ter sido o operador que começou com este tipo de megalomania em 2000, a SVT até procedeu a um downsizing em 2013 depois dos custos ridículos das edições de 2011 e 2012 (tenho ideia da de 2010 também não ter sido propriamente barata). Haverá possivelmente outras candidaturas de cidades mais pequenas, mas a oferta de serviços e acessibilidades será também muito menor. Eu sinceramente não vejo como é que será possível receber o ESC em Estocolmo para o ano. Por acaso tenho que investigar isso, mas a juntar aos factores que referi, a Allsvenskan poderá fazer pausa no período de Junho-Julho por causa do Europeu de Futebol. A única forma da Friends Arena e da Tele2 Arena estarem disponíveis seria a liga fazer pausa durante um mês entre finais de Abril e o final do ESC, algo que não deverá ser possível se a liga pausar em Junho-Julho por causa do Euro. Eu não consigo compreender como é que alguém lança uma candidatura para receber um evento sem ter um sítio amplamente disponível para o receber. Não faz qualquer sentido. É óbvio que Estocolmo vai tentar chegar a algum tipo de acordo com uma das equipas para ceder a arena, como Dusseldorf fez em 2011 com o Fortuna Dusseldorf, que também andava a encher o estádio mas lá arranjou maneira de viabilizar o acordo para sair durante 2 meses. Não há de ser assim tão dificil chegar a um consenso para as duas equipas partilharem o mesmo estádio durante os 2 meses por exemplo, e o outro fica para o ESC. Não era nenhum fim do mundo. 1 Quote
JDaman Posted June 9, 2023 Posted June 9, 2023 há 58 minutos, DanielLuis disse: É óbvio que Estocolmo vai tentar chegar a algum tipo de acordo com uma das equipas para ceder a arena, como Dusseldorf fez em 2011 com o Fortuna Dusseldorf, que também andava a encher o estádio mas lá arranjou maneira de viabilizar o acordo para sair durante 2 meses. Não há de ser assim tão dificil chegar a um consenso para as duas equipas partilharem o mesmo estádio durante os 2 meses por exemplo, e o outro fica para o ESC. Não era nenhum fim do mundo. A questão de Düsseldorf é que foi possível fazê-lo porque a 2. Bundesliga estava já nas últimas jornadas, em vez de estarem a meio do campeonato, nem a 2BL iria parar a meio do Verão por causa de uma competição de selecções. Aliás, a média de espectadores do Fortuna Düsseldorf na época 2010/2011 foi mais baixa que qualquer uma das equipas suecas aqui visadas. E não são duas equipas, mas sim três. O AIK joga na Friends Arena, o Hammarby e o Djurgårdens jogam na Tele2 Arena. Não é possível com três equipas fazer isto. Uma opção mais plausível que me lembrei agora seria uma das equipas jogar no Estado Olímpico de Estocolmo, mas isso implicaria perderia receitas de bilheteira, visto que é um estádio com 15 mil lugares. A média de espectadores destes três clubes ronda os 30 mil. A não ser que um ou dois clubes seja(m) ressarcido(s) financeiramente por possíveis receitas de bilheteira perdidas, parece-me algo completamente desnecessário andar-se em arranjos destes quando há alternativas mais que livres noutras cidades. Quote
DanielLuis Posted June 9, 2023 Posted June 9, 2023 há 52 minutos, JDaman disse: A questão de Düsseldorf é que foi possível fazê-lo porque a 2. Bundesliga estava já nas últimas jornadas, em vez de estarem a meio do campeonato, nem a 2BL iria parar a meio do Verão por causa de uma competição de selecções. Aliás, a média de espectadores do Fortuna Düsseldorf na época 2010/2011 foi mais baixa que qualquer uma das equipas suecas aqui visadas. E não são duas equipas, mas sim três. O AIK joga na Friends Arena, o Hammarby e o Djurgårdens jogam na Tele2 Arena. Não é possível com três equipas fazer isto. Uma opção mais plausível que me lembrei agora seria uma das equipas jogar no Estado Olímpico de Estocolmo, mas isso implicaria perderia receitas de bilheteira, visto que é um estádio com 15 mil lugares. A média de espectadores destes três clubes ronda os 30 mil. A não ser que um ou dois clubes seja(m) ressarcido(s) financeiramente por possíveis receitas de bilheteira perdidas, parece-me algo completamente desnecessário andar-se em arranjos destes quando há alternativas mais que livres noutras cidades. Com três equipas fica mais complicado, mas ainda assim, acho que é fácil chegarem a algum acordo caso a SVT queira mesmo fazer em Estocolmo, nem que seja exatamente pagar alguma coisa à equipa que ficar deslocada. Em termos de alternativas não há assim tantas quanto isso, sejamos honestos. É só mesmo Malmo. A arena de Gotemburgo tem um teto demasiado baixo e que não atinje os requisitos minimos para o peso necessário para a Eurovisão hoje em dia, aliás, já tinha sido esse o problema falado em 2013/2016. Tanto está desatualizada para a realidade atual que a arena vai ser demolida e reconstruida. As outras para além de Malmo e Gotemburgo são demasiado pequenas. Quote
JDaman Posted June 9, 2023 Posted June 9, 2023 há 1 minuto, DanielLuis disse: Com três equipas fica mais complicado, mas ainda assim, acho que é fácil chegarem a algum acordo caso a SVT queira mesmo fazer em Estocolmo, nem que seja exatamente pagar alguma coisa à equipa que ficar deslocada. Em termos de alternativas não há assim tantas quanto isso, sejamos honestos. É só mesmo Malmo. A arena de Gotemburgo tem um teto demasiado baixo e que não atinje os requisitos minimos para o peso necessário para a Eurovisão hoje em dia, aliás, já tinha sido esse o problema falado em 2013/2016. Tanto está desatualizada para a realidade atual que a arena vai ser demolida e reconstruida. As outras para além de Malmo e Gotemburgo são demasiado pequenas. Não acho que a Malmö Arena seja demasiado pequena. Tendo em conta que a escolha nº1 seria o Globen se não estivesse em obras, vemos facilmente que para um evento como o ESC conseguem ter praticamente o mesmo público no Globen ou na Malmö Arena. Outra pergunta é saber até que ponto é que a UER quer voltar a subir demasiado a fasquia ao ponto do ESC ser um evento demasiado caro de acolher para países com menos possibilidades. Já o ESC 2018 foi alto milagre tendo em conta o estado de "contas congeladas" em que a RTP se encontra. Vamos mesmo querer ver ESCs onde apenas um ou dois países se esforçam minimamente porque são os que têm capacidade financeira para andar a acolher ESC em estádios e com produções megalómanas? Se puseram um travão nisso em 2013, vão ter que o considerar agora também. Receber isto em estádios é muito giro e tal, mas tem o problema que sobes demasiado a fasquia e fica algo impossível de acolher para a maioria dos países a concurso e não estou com grande vontade de estar a ver sempre os mesmos a ganharem. Sejamos realistas: Estocolmo receber isto na situação em que se encontra só tem inconvenientes. Há soluções mais simples e prontas a receber o evento. Quote
Phoenix Posted June 9, 2023 Posted June 9, 2023 Não se esqueçam que será a celebração dos 50 anos da vitória dos ABBA. Certamente que não quererão fazer o ESC em Linköping ou algo do género. Quote
JDaman Posted June 9, 2023 Posted June 9, 2023 há 2 horas, Phoenix disse: Não se esqueçam que será a celebração dos 50 anos da vitória dos ABBA. Certamente que não quererão fazer o ESC em Linköping ou algo do género. Goza, mas olha que pelas fotos, há sítios em Linköping que ainda mandam grande pinta. Agora se fosse Ornsköldsvik ou assim só ias ver fábricas. lol Quote
Televisão 10 Posted June 9, 2023 Posted June 9, 2023 Gotemburgo vai apresentar uma candidatura para receber a edição do próximo ano: https://www.escportugal.pt/2023/06/esc2024-gotemburgo-confirma-candidatura.html?m=1 Quote
Phoenix Posted June 9, 2023 Posted June 9, 2023 (edited) há 3 horas, JDaman disse: Goza, mas olha que pelas fotos, há sítios em Linköping que ainda mandam grande pinta. Agora se fosse Ornsköldsvik ou assim só ias ver fábricas. lol Eu lembrei-me de Linköping porque fazem lá semis do MF. No entanto, o ESC não é uma semi do MF e é preciso mais do que uma arena com condições para acolher um evento desta dimensão. Sei que já fizeste o estudo todo do calendário dos jogos do campeonato sueco, mas isso acaba por ser um evento doméstico em comparação com o que é o ESC. Até as próprias audiências televisivas na Suécia mostram isso. O MF e o ESC aparecem nos primeiros lugares e os eventos desportivos vêm abaixo. Parece que estás a partir do princípio que a sociedade sueca é movida pelo desporto (sobretudo futebol) como a portuguesa e que mexer no local de realização dos jogos pode levar a um cenário de caos e destruição causado por adeptos ferrenhos na Praça do Marquês de Pombal lá do sítio. Sim, provavelmente os clubes pediriam (e com razão) indemnizações pela mudança dos locais de realização dos jogos, mas a questão ficava-se por aí (e não nos vamos esquecer de que o ESC consegue ser uma enorme fonte de receita). Além disso, vamos medir o peso dos argumentos: um organizador do ESC diz, por exemplo, "Isto tem de ser na Friends Arena por causa da capacidade da arena, da possibilidade de colocar certos props, de usar certos efeitos e fazer certos ângulos de câmara, etc...", enquanto que o presidente do clube de futebol diz "Não queremos jogar num relvado sintético." Já agora, outra questão de que falas é a da UER querer ou não voltar a subir a fasquia "ao ponto do ESC ser um evento demasiado caro de acolher para países com menos possibilidades". Como é que a UER sobe a fasquia ao ponto de ser um evento demasiado caro de acolher para países com menos possibilidades? Não é pelo facto de um país mais "rico" ter feito algo para além do considerado necessário à realização do espectáculo em condições que se vai condicionar tudo para os restantes. Quem te ouve dizer isso até fica a pensar que pelo facto da Rússia ter tido aquele palco gigante em 2009, que todos os que organizaram o ESC a partir daí tiveram de ter um palco maior e com mais LEDs e que o mesmo seria exigido a uma Moldávia se ganhasse o ESC hoje em dia! A UER só exige as condições mínimas. Quererem entrar em grandezas "megalómanas" já é mais uma escolha do país organizador do que propriamente da UER. P.S.: E, já agora, nunca se sabe quanto um país "pobre" está disposto a investir para mostrar o seu país ao mundo ao organizar um evento como o ESC. Edited June 9, 2023 by Phoenix 1 Quote
JDaman Posted June 10, 2023 Posted June 10, 2023 há 13 minutos, Phoenix disse: Eu lembrei-me de Linköping porque fazem lá semis do MF. No entanto, o ESC não é uma semi do MF e é preciso mais do que uma arena com condições para acolher um evento desta dimensão. Sei que já fizeste o estudo todo do calendário dos jogos do campeonato sueco, mas isso acaba por ser um evento doméstico em comparação com o que é o ESC. Até as próprias audiências televisivas na Suécia mostram isso. O MF e o ESC aparecem nos primeiros lugares e os eventos desportivos vêm abaixo. Parece que estás a partir do princípio que a sociedade sueca é movida pelo desporto (sobretudo futebol) como a portuguesa e que mexer no local de realização dos jogos pode levar a um cenário de caos e destruição causado por adeptos ferrenhos na Praça do Marquês de Pombal lá do sítio. Sim, provavelmente os clubes pediriam (e com razão) indemnizações pela mudança dos locais de realização dos jogos, mas a questão ficava-se por aí (e não nos vamos esquecer de que o ESC consegue ser uma enorme fonte de receita). Além disso, vamos medir o peso dos argumentos: um organizador do ESC diz, por exemplo, "Isto tem de ser na Friends Arena por causa da capacidade da arena, da possibilidade de colocar certos props, de usar certos efeitos e fazer certos ângulos de câmara, etc...", enquanto que o presidente do clube de futebol diz "Não queremos jogar num relvado sintético." Já agora, outra questão de que falas é a da UER querer ou não voltar a subir a fasquia "ao ponto do ESC ser um evento demasiado caro de acolher para países com menos possibilidades". Como é que a UER sobe a fasquia ao ponto de ser um evento demasiado caro de acolher para países com menos possibilidades? Não é pelo facto de um país mais "rico" ter feito algo para além do considerado necessário à realização do espectáculo em condições que se vai condicionar tudo para os restantes. Quem te ouve dizer isso até fica a pensar que pelo facto da Rússia ter tido aquele palco gigante em 2009, que todos os que organizaram o ESC a partir daí tiveram de ter um palco maior e com mais LEDs e que o mesmo seria exigido a uma Moldávia se ganhasse o ESC hoje em dia! A UER só exige as condições mínimas. Quererem entrar em grandezas "megalómanas" já é mais uma escolha do país organizador do que propriamente da UER. P.S.: E, já agora, nunca se sabe quanto um país "pobre" está disposto a investir para mostrar o seu país ao mundo ao organizar um evento como o ESC. O meu ponto sobre Linköping era mais para a piada. Sei perfeitamente que não poderá ser lá. haha Quanto ao segundo ponto, nunca referi nada do que tu disseste e conheço bem o fenómeno que é o MF e o ESC na Suécia. Tive uma fase de suecofilia em miúdo que me levou a ver alguns MFs e no primeiro que vi (2009) apercebi-me logo que para eles MF e ESC eram "negócio sério". Aliás, tirando eventos desportivos como Europeus/Mundiais de Futebol e Mundiais de Hóquei no Gelo, só o MF e o ESC é que conseguem ser "programação consensual" na TV sueca, o que diz muito do gigantesco fenómeno de popularidade que são. Não conheço mais nenhuma final nacional com o impacto que o MF tem na população local e é facilmente um dos formatos de renome da história da SVT, mesmo tendo esta criado outros (como o Allsang pa Skansen, o Pa Sparet, o Survivor, etc.) ou criado versões de outros formatos mais conhecidas que as versões originais (como a adaptação deles do The Lyrics Board) que deixam ou deixaram um rasto positivo no panorama televisivo sueco. Ainda me lembro de há valentes uns anos ler uns zunzuns de como a TV4 estava interessada no ESC e como terem a participação sueca do JESC podia servir como "cavalo de Tróia" para tal (óbvio que sem grande fundamento, visto que a TV4 até acabou por sair da UER há uns anos). É impossível não falar da TV sueca e não falar do MF. Portanto, sei perfeitamente não seria um cenário de revolta popular capaz de destruir governos se o AIK deixasse de jogar na Friends Arena durante umas semanas. Contudo, não vejo como é que isso contradiz o meu ponto de "há uma solução disponível e de fácil acesso e que não implica negociações nem chatices com ninguém". Tenho que referir que, contudo, a Friends Arena não pertence ao (nem é explorado pelo) AIK, mas sim à Federação Sueca de Futebol e um punhado de empresas como a Fabege. Admito que se para estes for mais conveniente arranjar uma solução que tenha os interesses das duas partes em conta, que possa acontecer um ESC no Friends Arena. O AIK vai facilitar nessa questão? Duvido imenso. Pode-se atingir um consenso, até porque há tempo para se mexer calendários para a temporada de 2004. Sim. É mesmo, mesmo, mesmo necessário o ESC ser na Friends Arena, quando há arenas que podem servir esse mesmo propósito sem problemas? Não. A produção de 2013 na Malmö Arena foi boa, a de 2016 no Globen (que tem uma dimensão semelhante) também foi. Ganha-se assim tanto em espectáculo televisivo ao passar-se para um estádio que com os lugares todos abertos pode rondar os 50 mil lugares? 2001 e 2011 dizem que não. Continuo sem perceber o porquê se achar que tem que ser na Friends Arena só porque sim. Aliás, esta discussão toda começou quando um utilizador decidiu utilizar linguagem discriminatória para fazer uma birra e redobrar na birra sem apresentar grande argumentação que sustente a total necessidade de ter que ser mesmo na Friends Arena. Em 2018 eu até compreendi porque fizeram em Lisboa e malhei na malta toda "anti-centralista" que achava que devia ser em Santa Maria da Feira (lolei forte com essa na altura). Agora para 2024 temos alternativas e alternativas que já provaram terem funcionado para dar um excelente produto televisivo. Não consigo entender o porquê mesmo de ter que ser na Friends Arena e de ter que se criar meandros e soluções para problemas que nem precisam de existir. Falei das questões megalómanas porque a situação que se viu em 2013 foi mesmo a próprio pedido da UER, depois dos exageros cometidos entre 2009 e 2012 (de lembrar que 2010 forçou a NRK a fazer cortes orçamentais para esta poder produzir o ESC, mesmo não tendo sido nenhum luxo carregado de LEDs e pirotecnia). Sim, ninguém é obrigado a fazer ESCs em sítios com 20 mil lugares e LEDs por toda a parte. A RTP reduziu e bem nisso e a edição de 2018 em termos de produção não deixou de ser espectacular a meu ver. Não que não tenha deixado de ser um milagre fazer um ESC quando estão literalmente com a CAV congelada há anos e com receitas comerciais possivelmente piores do que uns anos antes, mas reduziram no que foi preciso e funcionou. Agora, nem todos os SPs têm o engenho da contabilidade criativa da RTP, que por admissão do próprio administrador, teve funcionários a trabalharem horas extras na produção que nunca foram remuneradas. Quando um país realiza um ESC num sítio que recebe 50 mil pessoas, o que é que achas que muito do público vai estar à espera de ver em edições seguintes? Basta passar em tópicos do ESC, seja neste fórum, seja noutros sítios da Internet, e o que não faltam são piadas constantes a palcos de finais nacionais ou de ESCs antigos, porque não cumprem o padrão Melodifestivalen a que a SVT habituou toda a gente desde 2000. Eu nem sou daqueles que acha que isto devia voltar a serem em teatros ou sítios do género. É um programa de TV, vejo para me entreter e se tiver bons padrões de produção de TV (que uma sala de espectáculos mais tradicional nem sempre consegue dar) fico ainda mais entretido. Agora uma coisa são bons padrões de produção. Outra é ter que fazer birra para receber um evento quando não tem sítio disponível e está a tentar fazer birra para conseguir um desses sítios para si sem grande necessidade. Em relação ao teu último ponto, a não ser que sejas uma ditadura com petróleo e gás natural à fartazana e que pretende lavar a sua imagem em relação aos abusos de direitos humanos (cof cof Azerbaijão cof cof), não vejo como é que é possível um "país pobre" receber isto. Nem uma Islândia, quanto mais, por isso, nem vou pegar em Moldávias, ou até mesmo nos Bálticos. A parada está tão elevada, que ou a UER mete um travão e os pés na terra ou então tem que nascer já com cheat codes. Isso ou contratas os administradores da RTP e ninguém recebe horas extra e tens a versão lituana d'"O Sábio" a passar com episódios divididos. xD 2 Quote
Televisão 10 Posted June 21, 2023 Posted June 21, 2023 Na impossibilidade de uma das arenas da cidade não poder receber o evento, a imprensa local avança que Estocolmo poderá construir uma arena temporária para receber a Eurovisão 2024. https://www.escportugal.pt/2023/06/esc2024-estocolmo-podera-propor.html 2 4 Quote
JDaman Posted June 21, 2023 Posted June 21, 2023 (edited) há 4 horas, Televisão 10 disse: Na impossibilidade de uma das arenas da cidade não poder receber o evento, a imprensa local avança que Estocolmo poderá construir uma arena temporária para receber a Eurovisão 2024. https://www.escportugal.pt/2023/06/esc2024-estocolmo-podera-propor.html Por acaso não é a primeira que acontece algo "parecido". Na edição de 2014, apesar de não ser edifício temporário, realizaram o ESC naquilo que em tempos foram armazéns de uma lota. É uma solução para um problema que nem precisava de existir, mas é sempre melhor que andarem às turras com quem não precisam. Além de que isto pode-se encaixar nos planos da SVT de fazerem uma edição mais "pequena". Li há dias que planeavam reduzir a duração da final para umas mais saudáveis 3 horas, em vez das 4 deste ano. Edited June 21, 2023 by JDaman 1 Quote
bacalhaucomnatas Posted June 21, 2023 Posted June 21, 2023 (edited) se querem reduzir a duração da final, que acabem com o estúpido desfile das bandeiras ao início Edited June 21, 2023 by bacalhaucomnatas 2 Quote
Fernando Posted June 21, 2023 Posted June 21, 2023 1 hour ago, bacalhaucomnatas said: se querem reduzir a duração da final, que acabem com o estúpido desfile das bandeiras ao início Não me parece que isso seja o mais problemático das finais. 5 Quote
JDaman Posted June 21, 2023 Posted June 21, 2023 Não me parece que isso seja o mais problemático das finais.O ESC tem a duração actual ridícula que tem mais por causa dos interval acts. Tem sido com cada exagero nos últimos anos. Se cortarem forte nisso, devem conseguir chegar pelo menos às 3h30min de duração. 3 Quote
bacalhaucomnatas Posted June 21, 2023 Posted June 21, 2023 mas os interval acts justificam-se para dar mais tempo para o televoto (€€€) e contagem Quote
Televisão 10 Posted July 2, 2023 Posted July 2, 2023 Um jornal sueco garante que a cidade anfitriã da próxima edição da Eurovisão se vai conhecer na próxima semana. https://www.escportugal.pt/2023/07/esc2024-cidade-anfitria-do-festival.html 1 Quote
Fernando Posted July 2, 2023 Posted July 2, 2023 49 minutes ago, Televisão 10 said: Um jornal sueco garante que a cidade anfitriã da próxima edição da Eurovisão se vai conhecer na próxima semana. https://www.escportugal.pt/2023/07/esc2024-cidade-anfitria-do-festival.html Bem, pelo menos, não vai ser o engodo que foi no ano passado, que demorou uma eternidade até se saber, foram quase 6 meses 1 Quote
AndreRob Posted July 2, 2023 Posted July 2, 2023 há 6 horas, Fernando disse: Bem, pelo menos, não vai ser o engodo que foi no ano passado, que demorou uma eternidade até se saber, foram quase 6 meses Dado que Malmo e Estocolmo já organizaram mais que uma vez acho que a opção deveria ser Gotemburgo ou Örnsköldsvik devia ser a opção, esta ultima é uma cidade menos conhecida talvez até fosse boa ideia para promover como destino turistico. Mas sinceramente acredito que vai ser em Malmo. Quote
Recommended Posts