Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

há 5 horas, João Fernandes disse:

Vocês tanto querem simplicidade nos grafismos das nossas televisões que depois quando alguma arrisca só criticam... Eu tenho de admitir que adorei estas novidades, a RTP1 é atualmente a televisão que dá mais gosto ver em termos estéticos, sem dúvida um excelente trabalho.

Simplicidade não é a mesma coisa que fazer mal, peço desculpa LOL Tens muito que aprender, se achas que aquilo está assim tão "excelente":..

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, brunosh disse:

Gosto da simplicidade do logotipo, o problema destes DOG's monocromáticos é que em fundos brancos desaparecem. Sinceramente não estou a ver solução para quando isto acontece.

Não há solução :P. Aliás, a RTP2 também teve um DOG totalmente branco entre 2002 e 2015. No ano passado é que resolveu colorir as pestanas :D.

Na minha opinião, o ponto forte da mudança de segunda-feira foi mesmo a informação. Ainda assim, vai ser complicado voltar a atingir o dinamismo e a qualidade que a RTP apresentou entre 2008 e 2011. Aliás, os cenários virtuais do Porto provam isso mesmo :).

Quanto ao DOG da RTP1, não tenho muito a apontar. A mim não me faz confusão não estar lá escrito RTP. Ainda assim, têm de uniformizar as cores do directo, da estreia, do especial e do 887. Como nunca gostei do DOG que esteve em uso entre 2013 e 2016, até gosto deste :)... Mas o melhor de todos continua a ser o de 2002. E o que esteve em uso entre 2007 e 2013 também era muito bom. Gostava muito daquela rotação do azul para o branco.

Quanto à identidade propriamente dita... Não gosto. Por exemplo, não entendo por que motivo adoptaram este tipo de letra. E por que motivo tinham de mexer no lettering da RTP? 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até gosto do novo grafismo da RTP1 mas podiam ter-se inspirado nos separadores do antigo, que eram muito bons... Podiam ter-se baseado no de 2013 que tinha as excelentes timelapses e as imagens dos separadores de publicidade.

On 2016-3-8 at 18:58, Fábio Barbosa disse:

Alguém sabe quem se pode contactar para alertar acerca da mudança de tipografia para a fonte Roboto?
É para mim um dos poucos, e o maior, problema com este novo grafismo. Numa identidade visual deste género, a tipografia é um elemento fundamental para imprimir um carácter único à marca. E não é com fontes gratuitas da Google que isso acontece. Além de não ser lá muito legível no ecrã. Porque será que mudaram da fonte que tinham já aplicada na RTP3?

X2, mázinha é também a falta de coordenação da RTP sobre que versão utilizar, nos oráculos e em todos separadores e autopromoção utilizam a primeira versão (nota-se muito a diferença no R, no G e no 1), nos textos que aparecem nos ecrãs do Telejornal utilizam a segunda versão e nos textos nos ecrãs do Jornal da Tarde (cenário virtual no Porto) usam a Calibre. Nesta nova imagem do grupo RTP acho que o melhor era terem seguido tudo o que foi encomendado à empresa de design (vejam um dos vídeos no canal da RTP no YT com a apresentação desta linha gráfica) ou então uma custom font, aqui adequava-se perfeitamente, um pouco à imagem da BBC One, que no fundo é só o logo e o texto em cima de um fundo vermelho animado, aqui destacava-se e era facilmente identificado como sendo da RTP. Assim pode ser a Google, pode ser a TVI, pode ser uma infindável lista de empresas que usam a Roboto.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de identidades minimalistas, a minha referência máxima hoje em dia é esta. Sonoplastia incluída. Além de que pelo que pude observar os separadores da DR2 são sempre interligados com o grafismo do genérico que lhes segue, seja qual for o estilo.

O restante grupo Danmarks Radio não foge muito disto, também.
 

 

 

há 1 hora, David disse:

Eu até gosto do novo grafismo da RTP1 mas podiam ter-se inspirado nos separadores do antigo, que eram muito bons... Podiam ter-se baseado no de 2013 que tinha de muito bom as timelapses e as imagens dos separadores de publicidade.

X2, mázinha é também a falta de coordenação da RTP sobre que versão utilizar, nos oráculos e em todos separadores e autopromoção utilizam a primeira versão, nos textos que aparecem nos ecrãs do Telejornal utilizam a segunda versão e nos textos nos ecrãs do Jornal da Tarde usam a Calibre. Nesta nova imagem do grupo RTP acho que o melhor era terem feito/pedido uma custom font, aqui adequava-se perfeitamente, um pouco à imagem da BBC One, que no fundo é só o logo e o texto em cima de um fundo vermelho animado, aqui destacava-se e era facilmente identificado como sendo da RTP.

No começo da RTP3 e da RTP Memória usavam a fonte da imagem abaixo em todas as aplicações (o que ainda pode ser visto no lettering da marca da Memória). Ainda não descobri o nome, mas vem muito na tendência do que se pratica hoje em dia com sans-serif grotesques herdeiras de fontes como Helvetica e Futura. Muito superior a Roboto, e obviamente e o que mais importa, distintivo.

rtp3.jpg

Editado por Fábio Barbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Fábio Barbosa disse:

Em termos de identidades minimalistas, a minha referência máxima hoje em dia é esta. Sonoplastia incluída. Além de que pelo que pude observar os separadores da DR2 são sempre interligados com o grafismo do genérico que lhes segue, seja qual for o estilo.

O restante grupo Danmarks Radio não foge muito disto, também.

No começo da RTP3 e da RTP Memória usavam a fonte da imagem abaixo em todas as aplicações (o que ainda pode ser visto no lettering da marca da Memória). Ainda não descobri o nome, mas vem muito na tendência do que se pratica hoje em dia com sans-serif grotesques herdeiras de fontes como Helvetica e Futura. Muito superior a Roboto, e obviamente e o que mais importa, distintivo.

 

Já não me lembrava do grafismo da DR, está muito bom, é dos que melhor explora a simplicidade e a tipografia.

A fonte inicial da RTP3 e da RTP Memória é a Calibre da Klim Type Foundry que citei no post anterior com o link.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, David disse:

Já não me lembrava do grafismo da DR, está muito bom, é dos que melhor explora a simplicidade e a tipografia.

A fonte inicial da RTP3 e da RTP Memória é a Calibre da Klim Type Foundry que citei no post anterior com o link.

Ao tempo que andava à procura dela! Obrigado! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora o relógio na RTP1 ficou simples demais. Porque é que andam a mexer tanto? Porque é que na RTP3 agora ficou melhor e na RTP1 não metem igual? Mais valia voltar ao antigo grafismo... :dry: Quando a SIC mudou em outubro de 2015 só alteraram uma vez os oráculos e mais tarde só o genérico do Jornal da Noite.

E porque é que o genérico do Bom Dia Portugal Fim de Semana não tem imagens do Porto, já que é feito a partir do Porto?

há 11 horas, Ambrosio Silva disse:

Deviam pensar em voltar a colocar a meteorologia em rodapé no Bom Dia Portugal... dava imenso jeito!

Terça feira passada (dia 08) pelas 07h30 estiveram a testar para o trânsito. Mas ao que parece a animação estava encravada e colocaram o rodapé normal por cima. :haha:

pNxA3l8.jpg

Editado por mavb98
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O BdP é feito em Lisboa.

Ainda bem que ainda resta esperança da meteorologia voltar ao rodapé :D Para além de estar constantemente a aparecer (o que é excelente, para quem toma o pequeno almoço em menos de 10min), a nova meteorologia passa demasiadamente rápido e é preciso estar com muita atenção para se perceber os ícones do tempo (pois usam aqueles rectângulos com cores muito monocromáticas, o que torna a identificação um pouco mais demorada). E vá-se lá saber, mostram a zona Centro durante um segundo, e no Norte fica praí o triplo do tempo LOL :huh:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Magazine disse:

O BdP é feito em Lisboa.

Ainda bem que ainda resta esperança da meteorologia voltar ao rodapé :D Para além de estar constantemente a aparecer (o que é excelente, para quem toma o pequeno almoço em menos de 10min), a nova meteorologia passa demasiadamente rápido e é preciso estar com muita atenção para se perceber os ícones do tempo (pois usam aqueles rectângulos com cores muito monocromáticas, o que torna a identificação um pouco mais demorada). E vá-se lá saber, mostram a zona Centro durante um segundo, e no Norte fica praí o triplo do tempo LOL :huh:

Não percebo a mudança do mapa também. Se o azul de 2008 já era pesaroso, este de 2016 é ainda mais. Eu gostava de ver algo na linha dos mapas de 2002 e 2007.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O BdP ao fim de Semana é sempre feito no Porto. E os genéricos não têm nada que ser com imagens de Lisboa ou do Porto dependendo da origem, os jornais são feitos para todo o país! Só concordo com o que fazem na RTP3 com o cenário de fundo de uma ou outra cidade, genéricos não.

Como é que vão resolver a mixórdia de tipos de letra? O do Jornal da Tarde (original da RTP3) é muito mais agradável que o novo do Telejornal... espero que recuem.

Editado por canal7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, canal5 disse:

O BdP ao fim de Semana é sempre feito no Porto. E o genérico não têm nada que ser com imagens de Lisboa ou do Porto dependendo de onde é feito, os jornais são feitos para todo o país! Só concordo com o que fazem na RTP3 com o cenário de fundo de uma ou outra cidade, genéricos não.
Como vai ficar a mixórdia de tipos de letra? O do Jornal da Tarde (original da RTP3) é muito mais agradável que o novo do Telejornal... espero que recuem

Mas só ter imagens de Lisboa não está correto. Portugal não é só Lisboa! É igual a RTP Açores fazer um grafismo que mostre imagens só de Ponta Delgada/São Miguel, e as outras ilhas? Vá lá, pelo menos o Jornal da Tarde e o Telejornal mostram outras imagens. :)

Acerca da meteorologia, faz falta aparecer no rodapé, bem como o trânsito. O mapa podia estar mais bem elaborado.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, mavb98 disse:

E agora o relógio na RTP1 ficou simples demais. Porque é que andam a mexer tanto? Porque é que na RTP3 agora ficou melhor e na RTP1 não metem igual? Mais valia voltar ao antigo grafismo... :dry: Quando a SIC mudou em outubro de 2015 só alteraram uma vez os oráculos e mais tarde só o genérico do Jornal da Noite.

E porque é que o genérico do Bom Dia Portugal Fim de Semana não tem imagens do Porto, já que é feito a partir do Porto?

Terça feira passada (dia 08) pelas 07h30 estiveram a testar para o trânsito. Mas ao que parece a animação estava encravada e colocaram o rodapé normal por cima. :haha:

pNxA3l8.jpg

O Trânsito assim em rodapé ficava bem, tal como o tempo.

Os novos mapas da meteorologia são muito cinzentos não gosto, o que estava desde 2011(?) era muito bom, assim como a sonoridade:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu preferia dez mil vezes o anterior :O. Estava muito mais bem feito... Aliás, acho que foi o melhor mapa que a RTP1 alguma vez teve...

Esse mapa estava em uso desde 2008. O Nuno Santos não mexeu nele nas mudanças de 2011. Agora, é destruir tudo o que estava para trás...

Editado por pedrodepinto
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já repararam num dos separadores em que aparece um carrossel? Eu hoje vi-o pela primeira vez e parecia um bocado sinistro, tinha uma musica de carrossel junto com a musica inicial dos separadores antes de aparecer o azul com o logotipo. Não estou a dizer que achei assustador :P Mas parecia uma coisa de filme de terror com um parque de diversões abandonado xD 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...