Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

há 1 minutp, ruio1999 disse:

O estúdio esta 5 estrelas. drooling.gif

Só isso safa-se.

E o Telejornal continua egoísta. E a música é bem americana.

Deviam ter feito um genérico algo cinematográfico para o Telejornal. Como o que acontecia nas Filipinas, por exemplo:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os estúdios estão espetaculares. Os melhores em Portugal. Já o grafismo... Aquele da publicidade é um desastre. Mesmo os oráculos (da informação) acho que são demasiado grandes e feios (já achava o mesmo dos da RTP3). Enfim, primeiro estranha-se depois estranha-se. PS: o DOG está enorme... Ponham-me aquilo mais pequeno sff

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 47 minutos, TaniaM disse:

O site está mais funcional acho, o resto não sei se gosto muito...

o site só me parece que o destaque de entrada das notícias está enorme demais, podiam colocar várias notícias sem ser só uma foto gigante... mas de resto o site até ficou mais agradável.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que dizer da nova imagem da RTP1? Muito boa mesmo. Destaque para a informação. O estúdio está muito bom é mesmo o melhor que existe em Portugal. Encosta as privadas a um canto e faz mossa a muitos estúdios de informação das congéneres europeias. O grafismo vai de encontro as minha expectativas, ou seja na linha da RTP3. Por lado, acho bem. Pede-se coerência. Quanto ao grafismo do canal. Não desgosto. É diferente, sem dúvida. Primeiro estranha-se e depois entranhas-se. Quanto ao DOG, gosto bastante, mas concordo que está grande. Deverão corrigir isso nos próximos dias. Assim foi  a quando da estreia da RTP3. No geral penso que foi uma mudança bastante positiva e para melhor claro. :)

Editado por Fernando Costa
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Fernando Costa disse:

O pessoal está um pouco negativo, porque adora ser do contra. A RTP fez um bom trabalho, que as privadas deviam de corar de vergonha. My opinion...

A SIC também faz um bom trabalho nos grafismos. Normalmente com mais competência que a RTP (no sentido das coisas saírem bem à primeira).
O que a TVI faz é que não merece sequer comentário.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro o cenário e o grafismo de informação. Estão excelentes! Só não entendo (e acho que só acontece em Portugal) porque é que no Telejornal temos que ver a redação atrás do apresentador... devia ser como no Bom Dia Portugal!

Quanto ao logótipo adoro e dizem que o DOG está grande... eu acho que está perfeito! Acham o da RTP3 melhor, mas eu acho que esse está muito grosso e parece que tem dois DOGs, um em cima do outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Rmeteora disse:

Bem, acho-vos um pouco negativos por aqui. :happy:

Na minha opinião, o grande ponto positivo é a renovação na informação.
Sem dúvida uma grande melhoria em comparação com o anterior, tanto a nível de estúdio como de grafismo. :)
Acabaram-se os fundos vermelhos e brilhantes e os oráculos amadores, agora temos um estúdio moderno como deve ser em 2016 com grandes videowalls e contrastes de azuis e branco. Quanto ao grafismo em si, adaptaram o bom design da RTP3 com algumas personalizações para a RTP1. Os oráculos estão também agora mais legíveis.
E pelo menos no Telejornal gostei muito o dinamismo da realização esta noite. ;)

No que diz respeito ao grafismo da RTP1 em si, estou um pouco mais dividido.
Já se sabia que, ao privilegiar a coerência transversal das identidades dos diferentes canais da RTP, infelizmente o novo grafismo ia ser inferior ao grafismo de 2013 que podia ter durado ainda muitos anos com alguns ajustes, tal como sucede na BBC por exemplo. Estou curioso aliás por ver como esse uniformidade toda vai envelhecer, se não enjoaremos de tanto azul daqui um ano. Mas não está assim muito mau também, se calhar por não ter havido muitas surpresas.
A grande novidade deste novo grafismo eram os novos separadores de canal "by Vhils". São originais, mas não me parecem muito bem encaixar com o perfil que se deu até agora ao canal RTP1, há aqui uma certa falta de conceito e de dinamismo para um canal generalista como a RTP1. Pergunto-me até se não teriam feito melhor de os guardar para o próximo grafismo da RTP2, canal mais cultural e de nicho.
De notar que ainda há alguns restos que se notam do grafismo de 2013, como o relógio (não falo daquele monstro que apareceu às 13h :happy:), a janela dos patrocínios, ou até a vinheta de produção.

Em relação ao novo site, como previsto está bonito e até bem optimizado para consulta em dispositivos móveis. E como previsto também, a forma torna-se muito mais importante do que os conteúdos. Agora é quase preciso fazer scroll à 1/3 da página para encontrar a programação dos canais.
Mas o único ponto mesmo negativo é a impossibilidade de aceder aos vídeos/livestream com dispositivos móveis, de resto a mudança no geral é positiva. O site da RTP entrou para 2016. ;)

Estava a pensar exatamente o mesmo. Acabei por gostar mas acho que se adequariam melhor na RTP2. No entanto, fico feliz que arrisquem em coisas diferentes do habitual.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Rmeteora disse:

Bem, acho-vos um pouco negativos por aqui. :happy:

Na minha opinião, o grande ponto positivo é a renovação na informação.
Sem dúvida uma grande melhoria em comparação com o anterior, tanto a nível de estúdio como de grafismo. :)
Acabaram-se os fundos vermelhos e brilhantes e os oráculos amadores, agora temos um estúdio moderno como deve ser em 2016 com grandes videowalls e contrastes de azuis e branco. Quanto ao grafismo em si, adaptaram o bom design da RTP3 com algumas personalizações para a RTP1. Os oráculos estão também agora mais legíveis.
E pelo menos no Telejornal gostei muito o dinamismo da realização esta noite. ;)

No que diz respeito ao grafismo da RTP1 em si, estou um pouco mais dividido.
Já se sabia que, ao privilegiar a coerência transversal das identidades dos diferentes canais da RTP, infelizmente o novo grafismo ia ser inferior ao grafismo de 2013 que podia ter durado ainda muitos anos com alguns ajustes, tal como sucede na BBC por exemplo. Estou curioso aliás por ver como esse uniformidade toda vai envelhecer, se não enjoaremos de tanto azul daqui um ano. Mas não está assim muito mau também, se calhar por não ter havido muitas surpresas.
A grande novidade deste novo grafismo eram os novos separadores de canal "by Vhils". São originais, mas não me parecem muito bem encaixar com o perfil que se deu até agora ao canal RTP1, há aqui uma certa falta de conceito e de dinamismo para um canal generalista como a RTP1. Pergunto-me até se não teriam feito melhor de os guardar para o próximo grafismo da RTP2, canal mais cultural e de nicho.
De notar que ainda há alguns restos que se notam do grafismo de 2013, como o relógio (não falo daquele monstro que apareceu às 13h :happy:), a janela dos patrocínios, ou até a vinheta de produção.

Em relação ao novo site, como previsto está bonito e até bem optimizado para consulta em dispositivos móveis. E como previsto também, a forma torna-se muito mais importante do que os conteúdos. Agora é quase preciso fazer scroll à 1/3 da página para encontrar a programação dos canais.
Mas o único ponto mesmo negativo é a impossibilidade de aceder aos vídeos/livestream com dispositivos móveis, de resto a mudança no geral é positiva. O site da RTP entrou para 2016. ;)

Concordo completamente. Com estes separadores para um canal mais "comercial" como a RTP1 é muito díficil a RTP2 inovar (pela lógica deve mudar lá para o aniversário) e ser a imagem de um canal mais alternativo, com muito respeito pelo Vhils parece que afinal não é muito adequado e seria muito mais bem recebido na 2.
Acho que me vou demorar a habituar a um separador de publicidade tão seco em contraste com a variedade do antigo... E aquele genérico do Bom Dia Portugal só com imagens de Lisboa não lembra a ninguém... já nem falo de ser um jornal para o país, os genéricos nunca deviam ser tão simples como os da RTP3.
Só uma coisa @Rmeteora, o livestream está disponível através das aplicações RTP e RTP Play, pelo menos no Android (as rádios é que não funcionam muito bem).

 

há 9 minutos, miguelalex23 disse:

Não será o Pedro Marques da M80, que também faz a Hora da Sorte?

Não deve ser, o Pedro Marques faz o painel 17-20 na M80 e seria muito em cima. Parece mesmo que já ouvi-  como foi dito- esta voz na Antena 1, não sei o nome.

Editado por canal7
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No geral concordo convosco: as boas novidades surgiram na informação e não tanto no grafismo da RTP1...

Comecemos pelo primeiro passo: 6h30. Mais uma vez, tal como em 2013, a RTP1 volta a falhar. Às 6h30 arranca o Bom Dia Portugal com novo genérico, com novo cenário e com novos oráculos... Mas permanece tudo na mesma: tanto o relógio como o DOG. Acordo às 6h38 para ver tudo na mesma.

Gosto bastante das alterações efectuadas na informação. A minha mesa mantém-se! Ao contrário do que dizem, acho que aquela mesa é um elemento que deve ser preservado e valorizado. E o cenário está muito bem feito. Nota-se que não partiram o estúdio todo... Pelo menos aproveitaram o que já estava bem feito... Ou seja, as rotações da mesa e aquele "poço" continuam vivos.

Entretanto, aparece um novo DOG às 8h00. Mas os problemas mantêm-se... Para começar, não entendo por que motivo o 885 está com fundo cinzento claro, enquanto o directo está com fundo cinzento escuro. E o especial com fundo azul?! Além disso, quando o DOG está alinhado à direita, o especial deveria aparecer do lado direito, não?

Entretanto, quanto ao grafismo em si, não sei por que motivo foi preciso esperar 5 meses para ver as alterações da RTP3 replicadas na RTP1. O grafismo da informação é exactamente igual, à excepção das cores no canto inferior esquerdo!

Quanto às vinhetas do canal... A da publicidade é exactamente igual à da RTP3. Mais uma vez, por que motivo foi preciso esperar tanto tempo? E não se arranjava nada melhorzinho? Continuo a achar que a identidade de 2007 está a milhas desta... 
As vinhetas principais são horrorosas! Não gosto nada. O relógio também ficou praticamente igual... Já estava na hora de mudar aquele tipo de letra (usando o que está na RTP África, por exemplo). O relógio que apareceu às 12h59 antes do Jornal da Tarde foi um fail tremendo.

O Jornal da Tarde foi no Porto? A adaptação ao cenário de Lisboa não parece muito má... Mas a melhor continua a ser a de 2010.

Locutores de continuidade? Indiferente. 

Emissão dos 59 anos? O especial que fizeram entre as 10h e as 18h deixou muito a desejar. Nem parece que a RTP faz anos hoje. Salvou-se a BRILHANTE Fátima Campos Ferreira no início do Prós e Contras.

Realmente, é estranho deixarem o Portugal em Directo de fora das mudanças... Mas, à excepção do Nuno Santos (em 2011), todos os directores sempre trataram o Portugal em Directo como um programa à parte. Basta dizer que teve os mesmos oráculos de 2005 a 2011, embora a informação tenha mudado em 2008 na RTP1 e na RTPN... 

Conclusão: não posso dizer que tenha sido decepcionante, porque já estava à espera... Mas isto vem provar que a RTP continua no caminho errado (na minha opinião). Salva-se a mudança positiva da informação.

Editado por pedrodepinto
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, Ambrosio Silva disse:

A voz off vai continuar? Espero que sim. Podiam fazer separadores de continuidade como na SIC também.

Por falar em voz off, a Isabel Angelino apareceu hoje entre A Praça e o Jornal da Tarde.

E quantas mais vezes vejo o separador da publicidade mais acho que aquele som podia ser perfeitamente o do Windows 10 a iniciar :haha:

Editado por canal7
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...