Jump to content

Televisão [Tópico Geral]


_zapping_

Posts Recomendados

A minha preocupação vai ser com o próprio conteúdo e não o facto de ser uma novela já repetida. Há um par de páginas deixei uma deliberação com algumas das cenas que eram mais puxadotas: uma delas era uma nova dança no Bataclan. Cortar cenas a torto e a direito, para uma novela que costumava começar às 22:20, e que era 12AP, fazem com que a novela perca todo o sentido.

A promo diz que é "estreia". Estará a SIC a sofrer um ataque de amnésia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Maciel disse:

O ADN do canal é mutável. 

Peguem no Somos Portugal. Enquadra-se no ADN atual da SIC? Não. Enquadra-se no ADN da SIC dos anos 90? Sim! 

A ficção nacional na sic ja existe de forma praticamente contínua (tiveram alguns meses parados em 2008)  desde 2006. Já lá vão 12 anos. Aliás em 2007 a SIC chegou a ter no ar 3 novelas portuguesas em simultâneo. Uma às 19h, outra às 21h e outra às 23h.

 

Eu não disse que não era mutável, porque é. O ADN é, para mim, aquilo que toda a gente associa ao canal. Neste caso a SIC ainda não conseguiu mudar o ADN. Abandonou o antigo, mas ainda não emplacou o 'novo' no público. Daí ter dito que achava que o canal estava numa espécie de "crise de identidade" porque está a tentar mudar para um ADN ao qual o público não adere.

Acho que um ADN implica sempre uma aderência do público. A TVI esteve os seus primeiros 5 anos com entretenimento/séries internacionais/novelas latinas e não acho correto dizer que isso chegou a ser um ADN, porque ninguém queria saber da grelha, sendo que muita gente a desconhecia. A partir do momento em que o público em geral não reconhece um ADN a um canal, e até repugna a sua oferta, não podemos dizer que se instaurou um ADN. A SIC anda a tentar impingir um ADN de novelas portuguesas, mas parece-me que ainda não o conseguiu, porque o público não o aceitou, apenas teve alguns sucessos (DD e MS) e outras que correram bem (CDO e SDI), mas de resto o público não consegue reconhecer que novelas portuguesas são o ponto central da SIC, mesmo que sejam a sua principal aposta. É a minha opinião :P  

Editado por tjspy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, tjspy disse:

Eu não disse que não era mutável, porque é. O ADN é, para mim, aquilo que toda a gente associa ao canal. Neste caso a SIC ainda não conseguiu mudar o ADN. Abandonou o antigo, mas ainda não emplacou o 'novo' no público, daí ter dito que achava que o canal estava numa espécie de "crise de identidade" porque está a tentar mudar para o ADN ao qual o público não adere. Acho que um ADN implica sempre uma aderência do público. A TVI esteve os seus primeiros 5 anos com entretenimento/séries internacionais/novelas latinas e não acho correto dizer que isso chegou a ser um ADN, porque ninguém queria saber da grelha, sendo que muita gente a desconhecia. A partir do momento em que o público em geral não reconhece um ADN a um canal, e até repugna a sua oferta, não podemos dizer que se instaurou um ADN. A SIC anda a tentar impingir um ADN de novelas portuguesas, mas parece-me que ainda não o conseguiu, porque o público não o aceitou, apenas teve alguns bons sucessos sucessos (DD e MS) e outras que correram bem (CDO e SDI), mas de resto o público não consegue reconhecer que novelas são o ponto central da SIC, mesmo que sejam a sua principal aposta. É a minha opinião :P  

Estás a esquecer-te de Vingança, que foi um grande sucesso de audiências. Laços de Sangue apesar de não ter sido um sucesso gigante (mas teve boas audiências), foi uma ótima novela que até foi premiada com um EMMY e muita gente tem um grande carinho pela novela. Floribella (uma novela juvenil) também foi um grande êxito e toda a gente na altura falava dela. A SIC tem feito um ótimo trabalho na ficção portuguesa. Não esquecer que o canal tem ficção de forma contínua há menos tempo do que a TVI e mesmo assim teve várias novelas de sucesso e premiadas. É verdade que as últimas novelas têm sido um flop, mas a própria TVI também já passou por uma grande crise de audiências em várias novelas de forma consecutiva. Acho injusto dizerem que as novelas portuguesas não fazem parte do ADN do canal, mas é a minha opinião.

  • Gosto 6
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ivo disse:

Estás a esquecer-te de Vingança, que foi um grande sucesso de audiências. Laços de Sangue apesar de não ter sido um sucesso gigante (mas teve boas audiências), foi uma ótima novela que até foi premiada com um EMMY e muita gente tem um grande carinho pela novela. Floribella (uma novela juvenil) também foi um grande êxito e toda a gente na altura falava dela. A SIC tem feito um ótimo trabalho na ficção portuguesa. Não esquecer que o canal tem ficção de forma contínua há menos tempo do que a TVI e mesmo assim teve várias novelas de sucesso e premiadas. É verdade que as últimas novelas têm sido um flop, mas a própria TVI também já passou por uma grande crise de audiências em várias novelas de forma consecutiva. Acho injusto dizerem que as novelas portuguesas não fazem parte do ADN do canal, mas é a minha opinião.

Já teve esses sucessos, sim, mas daí só a Floribella teve bastante impacto no público e não é bem uma novela tradicional. Entre Floribella e LDS pouco marcou. Vingança não me lembrava de que tinha tido boas audiências :P LDS levantou a ficção na SIC, mas não foi assim tão badalada como isso, só depois, com o emmy! De LDS para cá as pessoas lembram-se de DD e de MS, talvez algumas se lembrem de CDO e SDI, o resto está muito afastado do público em geral. 

Talvez tenhas razão, talvez. Mas continuo a achar que as pessoas não ligam muito SIC a novelas e apenas a sucessos mais esporádicos :P 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, tjspy disse:

Já teve esses sucessos, sim, mas daí só a Floribella teve bastante impacto no público e não é bem uma novela tradicional. Entre Floribella e LDS pouco marcou. Vingança não me lembrava de que tinha tido boas audiências :P LDS levantou a ficção na SIC, mas não foi assim tão badalada como isso, só depois, com o emmy! De LDS para cá as pessoas lembram-se de DD e de MS, talvez algumas se lembrem de CDO e SDI, o resto está muito afastado do público em geral. 

Talvez tenhas razão, talvez. Mas continuo a achar que as pessoas não ligam muito SIC a novelas e apenas a sucessos mais esporádicos :P 

 

Não é bem assim, MS, DD, SdI e CdO estão no top 5 das novelas mais vistas da década. Ou seja, a TVI tem apenas uma novela no top 5 desta década.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Não é bem assim, MS, DD, SdI e CdO estão no top 5 das novelas mais vistas da década. Ou seja, a TVI tem apenas uma novela no top 5 desta década.

Mas nem sempre as novelas com maior média tem mais impacto :P AUM teve imenso impacto mas a média ficou baixa devido à T3 que deu às 23h :P 

Mas podes ter razão, é só a perceção que eu tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, tjspy disse:

Mas nem sempre as novelas com maior média tem mais impacto :P AUM teve imenso impacto mas a média ficou baixa devido à T3 que deu às 23h :P 

Mas podes ter razão, é só a perceção que eu tenho.

Isso depende de cada faixa etária, região do país, alturas,... Na minha perspetiva, Mar Salgado e DD foram as que mais marcaram nesta década, A Única Mulher só via alguma repercussão neste fórum. Análises com base na rua, nos cafés ou na paragem de autocarro apenas da vila ou da cidade não são de todo as mais elucidativas. Mas, pelas audiências gerais ao longos de 7/8 anos de ficção na SIC, acho que é inegável o seu impacto e inserção no ADN. As audiências, apesar de tudo, ainda são o espelho de repercussão mais confiável.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, AGUI disse:

Isso depende de cada faixa etária, região do país, alturas,... Na minha perspetiva, Mar Salgado e DD foram as que mais marcaram nesta década, A Única Mulher só via alguma repercussão neste fórum. Análises com base na rua, nos cafés ou na paragem de autocarro apenas da vila ou da cidade não são de todo as mais elucidativas. Mas, pelas audiências gerais ao longos de 7/8 anos de ficção na SIC, acho que é inegável o seu impacto e inserção no ADN. As audiências, apesar de tudo, ainda são o espelho de repercussão mais confiável.

Tens razão, tudo depende do meio onde estamos inseridos! Na minha perspetiva, DD foi sem dúvida a mais falada da década, mas AUM teve mais impacto que MS - é subjetivo. Acho que podem ter razão, sim. Mas a SIC ainda precisa de mais para afirmar este novo ADN, na minha opinião :P 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, tjspy disse:

Mas nem sempre as novelas com maior média tem mais impacto :P AUM teve imenso impacto mas a média ficou baixa devido à T3 que deu às 23h :P 

Mas podes ter razão, é só a perceção que eu tenho.

Mas MS e DD para mim foram as que mais marcaram nesta década, a par com AUM... De todas acho que DD até foi a que teve mais impacto.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, tjspy disse:

Mas nem sempre as novelas com maior média tem mais impacto :P AUM teve imenso impacto mas a média ficou baixa devido à T3 que deu às 23h :P 

Mas podes ter razão, é só a perceção que eu tenho.

Imensas novelas da TVI nos ultimos 10 a 15 anos começaram no 1º horário e foram empurradas sucessivamente. Aliás era uma das estratégias da TVI que foi muito comentada e criticada. E todas elas com médias muito prejudicadas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, skizzo disse:

Imensas novelas da TVI nos ultimos 10 a 15 anos começaram no 1º horário e foram empurradas sucessivamente. Aliás era uma das estratégias da TVI que foi muito comentada e criticada. E todas elas com médias muito prejudicadas

Exato. Se fossemos ver as suas médias no horário das 21h30 ou mesmo das 22h30 seriam médias bem altas. A emissão às 23h30 matou várias médias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Ivo said:

Estás a esquecer-te de Vingança, que foi um grande sucesso de audiências. Laços de Sangue apesar de não ter sido um sucesso gigante (mas teve boas audiências), foi uma ótima novela que até foi premiada com um EMMY e muita gente tem um grande carinho pela novela. Floribella (uma novela juvenil) também foi um grande êxito e toda a gente na altura falava dela. A SIC tem feito um ótimo trabalho na ficção portuguesa. Não esquecer que o canal tem ficção de forma contínua há menos tempo do que a TVI e mesmo assim teve várias novelas de sucesso e premiadas. É verdade que as últimas novelas têm sido um flop, mas a própria TVI também já passou por uma grande crise de audiências em várias novelas de forma consecutiva. Acho injusto dizerem que as novelas portuguesas não fazem parte do ADN do canal, mas é a minha opinião.

Vingança não foi "um grande sucesso". Tinha resultados aceitáveis na altura, mas não foi um grande sucesso nem aqui nem na China... ;)

Fonte

Outra cena, dizes que a TVI já passou por uma grande crise de audiências em várias novelas, e isso também não é bem verdade.

Tá certo que houveram novelas nos últimos anos, como Louco Amor e Destinos Cruzados que perderam pra SIC e permitiram que ela crescesse com a sua ficção, mas mesmo essas estão muito longe de serem flops como as últimas que a SIC tem tido.

A única crise pela qual a TVI passou foi mais por ter tido novelas que perdiam quer para as da SIC como para as da Globo, mas mesmo essas na sua grande maioria tinham bons resultados. ;)

Editado por Harry Cameron
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achar que as novelas da SIC estão mal no canal apenas porque os resultados não têm sido os melhores, o que é perfeitamente normal quando se repetem flops de há nem 5 anos atrás e as próprias originais são novelas fraquíssimas é de uma estupidez atroz. Quase tão estúpido como achar que o ADN de um canal é impermutável e que não pode mudar de acordo com aquilo que dá mais lucros e tem mais procura. A identidade da SIC é aquela que a SIC achar que dá mais lucro, ponto. Se uma novela der mais lucro que um Salve-se Quem Puder às 21.30h, é uma novela que devem meter, quer gostem, quer não. A SIC nunca ameaçou verdadeiramente o poderio da TVI no HN com entretenimento e acham que agora é que vai? Isso é só ridículo. Mais, daqui a 30 anos vão dizer o quê acerca do ADN? Novelas de 300 episódios e Somos Portugal continuam a ser a identidade da TVI? A TV está em constante mudança, coisas que resultaram antes, já não resultam hoje. Isso é óbvio. E sim, embora a TVI esteja associada a novelas portuguesas, não é só isso que garante um bom resultado. ADN não é sinónimo de que mais pessoas fiquem a ver o canal, principalmente em canais generalistas, principalmente numa altura onde tens imensa escolha e cada vez mais as pessoas vêm o que acham interessante e não o que dá no canal X (como devia ser, na realidade). A TVI também é conhecida por ter reality-shows e o produto de entretenimento que mais sucesso teve nos últimos anos foi um... Pesadelo na Cozinha. E antes que respondam com falta de meios e mais não sei quê, só estão a dar-me mais razão, pois estão a assumir que o que importa é a qualidade, mesmo que isso implique um canal só de ficção ou um só de entretenimento. Foi precisamente após a SIC ter ameaçado o poderio da TVI no HN realmente a sério com DD, depois de já ter ficção há vários anos consecutivos, que a TVI foi obrigada a largar as novelas massivas e enfadonhas que ia fazendo, umas praticamente iguais às anteriores. Os problemas da ficção da SIC são estes, não é por terem ficção portuguesa no HN. Há ficção e ficção, mas isso já é outro assunto, também muito batido por aqui.

A SIC faz 15/16% diários porque o daytime também está na lama, não é só o HN. Ironicamente, quem acha que se deve principalmente a isso (ou dá a entender) quer um daytime exatamente igual ao da TVI, mas com a desculpa de que às 14h está uma brasileira em vez de uma portuguesa. Se bem que nesse caso, há muito que a lógica é "se tem sucesso, é por sorte, se flopa é por culpa de tudo e mais alguma coisa vinda da SIC", isto é havendo uma lógica, porque normalmente é só mesmo um poço de contradições constantes.

  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Lanço um debate:
Acham que as nossas generalistas deviam acabar com o modelo de um único intervalo de 15min por fora (sim eu sei que existem os mini-breaks) e passar a dar mais intervalos curtos por hora colando sempre um programa ao seguinte, como se faz na maioria dos países lá fora, ou manter o esquema?

 

 

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Maciel disse:

Lanço um debate:
Acham que as nossas generalistas deviam acabar com o modelo de um único intervalo de 15min por fora (sim eu sei que existem os mini-breaks) e passar a dar mais intervalos curtos por hora colando sempre um programa ao seguinte, como se faz na maioria dos países lá fora, ou manter o esquema?

 

 

O meu modelo de eleição seria mesmo o de intervalo de 15 minutos sem qualquer tipo de mini-break, no entanto, como atualmente já existem os mini-breaks, não me importaria se adotassem o modelo de muitos intervalos de curta duração.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, HugoMiguel disse:

O meu modelo de eleição seria mesmo o de intervalo de 15 minutos sem qualquer tipo de mini-break, no entanto, como atualmente já existem os mini-breaks, não me importaria se adotassem o modelo de muitos intervalos de curta duração.

Lanço este tema pelas quebras de público que devem acorrer em intervalos tão grandes, que acho que no HN são evidentes. Os programas das 23h e 00h caem abruptamente em relação aos antecessores. 
 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Maciel disse:

Lanço este tema pelas quebras de público que devem acorrer em intervalos tão grandes, que acho que no HN são evidentes. Os programas das 23h e 00h caem abruptamente em relação aos antecessores. 
 

Sim, isso é verdade, no entanto acredito que a quebra entre as 22h/23h e as 23h/00h só iria decrescer se dessem os programas "colados" porque mesmo com mini-break o público é capaz de fugir. É uma situação complicada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Maciel disse:

Lanço um debate:
Acham que as nossas generalistas deviam acabar com o modelo de um único intervalo de 15min por fora (sim eu sei que existem os mini-breaks) e passar a dar mais intervalos curtos por hora colando sempre um programa ao seguinte, como se faz na maioria dos países lá fora, ou manter o esquema?

 

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

 

Passar para os mini-break-only e já!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Maciel disse:

Lanço um debate:
Acham que as nossas generalistas deviam acabar com o modelo de um único intervalo de 15min por fora (sim eu sei que existem os mini-breaks) e passar a dar mais intervalos curtos por hora colando sempre um programa ao seguinte, como se faz na maioria dos países lá fora, ou manter o esquema?

 

 

Para mim, e tendo em conta a maneira como vejo televisão, dá-me muito mais jeito os intervalos de 15 minutos. Posso ver o programa em diferido sem ter que ter aquela preocupação constante de avançar na transmissão. O mesmo não acontece, por exemplo, nos canais por cabo, especialmente na Globo. Há intervalos com regularidade e muitas vezes um pouco longos  (no caso da Globo) e isso torna tudo muito chato.

O ideal deviam ser intervalos curtos, no entanto, pois acaba por ser mais proveitoso, tanto para a estação, como para os telespetadores em geral. Nem sei como em Portugal não acontece já isso. Deve ser mais lucrativo 5 minutos às 19:00, 5 às 19:20 e 5 às 19:40, o que torna a publicidade muito mais abrangente, do que apenas 15 minutos às 19 horas. Não sei, mas muito em breve, deve ser algo generalizado. Pequenos intervalos de 3-4 minutos, do que os os habituais 15 :)

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Maciel disse:

Lanço um debate:
Acham que as nossas generalistas deviam acabar com o modelo de um único intervalo de 15min por fora (sim eu sei que existem os mini-breaks) e passar a dar mais intervalos curtos por hora colando sempre um programa ao seguinte, como se faz na maioria dos países lá fora, ou manter o esquema?

 

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

 

Sempre achei que os mini-breaks fossem uma maneira de ir habituar o público a isso, mas os anos vão passando e os intervalos longos continuam. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente acho que em programas curtos (de 45 minutos, como as novelas, séries, etc) é preferível dar tudo de seguida, com o intervalo de 15 minutos. Mas depois naqueles programas mais longos, com mais de uma hora, os intervalos longos acabam por ser maçadores e nesses casos se calhar seria menos chato 2 ou 3 intervalos espalhados.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como já disseram, eu como espectador se estiver a assistir em direto preferia que fizessem pequenos intervalos, torna-se menos aborrecido do que ter de esperar por um intervalo gigante. Por outro lado, se estiver a assistir em diferido é mais agradável passar logo o intervalo inteiro à frente de uma vez.

Para os canais, deve ser mais fácil fazer a montagem colando os anúncios todos uns aos outros, mas penso que as próprias empresas tinham mais a ganhar se as pessoas vissem 1 anúncio delas entre 10 anúncios de outras empresas durante um intervalo de 5 minutos do que ver 1 anúncio delas e outros 40 de outras empresas.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...