Jump to content

Televisão [Tópico Geral]

_zapping_

Recommended Posts

• Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Maciel

Como o ano está a acabar acho que podiamos fazer um balanço deste ano em que tanto mudou na TV portuguesa.  Vou lançar algumas categorias: PROGRAMAS (inclui novelas, talks, ...) - O sucesso do ano - O flop do ano - A surpresa do ano (algum programa que nem davamos muito mas surpreendeu) - A desilusão do ano (não sendo mau/flop, esperava-se mais) - O injustiçado do ano (programa bom que foi um nao teve os resultados pretendidos) - Já deu o que tinha a dar (

miguelalex23

PROGRAMAS  - O sucesso do ano: Casados à Primeira Vista Também podia ser a surpresa do ano, mas quis fazer referência a outro programa nessa categoria. Mesmo não sendo o programa de entretenimento mais visto, acho que é o programa do ano, tal como Pesadelo na Cozinha foi em 2017.  - O flop do ano: Alma e Coração É um "prémio" que podia ser partilhado com Valor da Vida. Sim, eu sei que VdV é líder de audiências e que AeC até nem tem estado muito longe, mas para mim o flop do ano é a

afonsogageiro

Como alguns sabem, chamo-me Afonso Gageiro, e possuo uma grande coleção de material gravado da TV. Algum já circula pela internet, mas a vasta maioria não (e o que circula é maioritariamente devido a trocas feitas com outros). For the record, nunca enviei nada para o LUSITANIATV (vi alguém a mencionar isso algures no fórum). Antes de mais, queria só clarificar uma coisa: eu nunca fui um dos privilegiados que possuía um gravador nos anos 70/80, até porque não era nascido na altura (bem longe

9 hours ago, AGUI said:

O ADN da SIC sempre foram as novelas, muito mais do que qualquer entretenimento. E nem falo das portuguesas, mas sim das brasileiras, embora nesta década as novelas portuguesas sejam a sua maior identidade, ela criou este ADN e não é por ser relativamente recente que deixa de fazer parte dele. Existe espaço para tudo, a SIC pode muito bem ter novelas como produtos de não-ficção. O dia tem 24 horas, não precisam de ser ocupadas só com ficção e ou só com outro tipo de entretenimento, existe tempo de programação para tudo.

As audiências têm dito precisamente o contrário, mas se preferem fechar os olhos e continuar a acreditar nisso enfim, já nem digo mais nada... :sleep:

8 hours ago, Televisão 10 said:

E ainda bem que assim é, a meu ver. Há que dar trabalho aos nossos profissionais.

Exato! A SIC como canal privado tem mais é que continuar a dar uma de "Santa Casa da Misericórdia" e ver a sua média a cair a pique de ano para ano. :rolleyes:

Daqui a 10 anos o canal já nem 10% de share diários deve fazer, mas desde que continue a dar trabalho aos nossos profissionais é o que interessa...

7 hours ago, Maciel said:

O ADN do canal é mutável. 

Peguem no Somos Portugal. Enquadra-se no ADN atual da SIC? Não. Enquadra-se no ADN da SIC dos anos 90? Sim! 

A ficção nacional na sic ja existe de forma praticamente contínua (tiveram alguns meses parados em 2008)  desde 2006. Já lá vão 12 anos. Aliás em 2007 a SIC chegou a ter no ar 3 novelas portuguesas em simultâneo. Uma às 19h, outra às 21h e outra às 23h.

Mas esse ADN já existe no canal ao lado praticamente desde o seu nascimento (sim porque a TVI só existe praticamente desde que o Moniz foi pra lá em 1998) por isso não faz sentido algum teimarem em aplicá-lo na SIC, quando as evidências mostram que o público se está a afastar cada vez mais do canal.

A SIC já foi o canal dos jovens, do entretenimento, do humor...mas perdeu tudo isso em detrimento dos caprichos de certos diretores que insistem que a SIC tem que ser igual á TVI para lhe "roubar" a liderança, quando os números nos têm mostrado precisamente o contrário... :sleep:

E por aqui me fico. Gostaria de vos pedir para não me citarem neste tópico relativamente a esta conversa porque já vi que é escusado insistir neste assunto. Está tudo bem com a SIC e ela tem mais é que continuar a apostar em novelas, i get it...

há 25 minutos, Harry Cameron disse:

A SIC já foi o canal dos jovens, do entretenimento, do humor...mas perdeu tudo isso em detrimento dos caprichos de certos diretores que insistem que a SIC tem que ser igual á TVI para lhe "roubar" a liderança, quando os números nos têm mostrado precisamente o contrário... :sleep:

É um tanto hipócrita dizeres isso, quando encheste páginas de tópicos a defender que as tardes da SIC deveriam ter o mesmo modelo que as da TVI. Coerência 0.

• Thanks 1

3 minutes ago, AGUI said:

É um tanto hipócrita dizeres isso, quando encheste páginas de tópicos a defender que as tardes da SIC deveriam ter o mesmo modelo que as da TVI. Coerência 0.

A TVI não tem novelas da Globo há tarde... Além disso quem começou com os talk shows há tarde foi a SIC, não a TVI. ;)

A SIC andou a imprimir nas suas tardes o mesmo modelo da TVI durante anos com a reposição de novelas portuguesas recém acabadas. O que mudava era o acesso ao prime time, com novelas da Globo mas até aqui fizeram a borrada histórica que fizeram... 7

Já pedi para não me citarem mais sobre este assunto aqui no forum. Agradecia que não o fizesses mais por favor.

há 10 horas, Maciel disse:

Peguem no Somos Portugal. Enquadra-se no ADN atual da SIC? Não. Enquadra-se no ADN da SIC dos anos 90? Sim! 

A ficção nacional na sic ja existe de forma praticamente contínua (tiveram alguns meses parados em 2008)  desde 2006. Já lá vão 12 anos. Aliás em 2007 a SIC chegou a ter no ar 3 novelas portuguesas em simultâneo. Uma às 19h, outra às 21h e outra às 23h.

É  mutável, sim, mas há mutações que ajudam o organismo a adaptar-se, outras que não interferem nada e outras que são uma desvantagem para o meio, que provocam doenças... No caso de uma estação de televisão, há mutações que a podem ajudar nas audiências, outras que não aquecem nem arrefecem e outras que a fazem definhar aos poucos. Eu penso que as últimas mutações provocaram uma fuga de público da SIC para o cabo e outras plataformas.

Mas, prontos, agora estamos para ver se o Daniel será a cura de tais mutações. Só acho que "Gabriela" devia estrear quando uma delas, a reposição de dois produtos com 2-3 anos de separação da sua exibição original, estivesse totalmente eliminada.

• Like 2
  • Thanks 1

há 17 horas, Forbidden disse:
há 18 horas, João 94 disse:
Eu acho é que o vosso problema é perceber que tanto a SIC como a TVI são duas empresas privadas que não têm que fazer serviço público nem caridade uma em detrimento da outra, que estão aqui para vender e ganhar dinheiro e estão-se as duas nas tintas para qual é o canal das novelas, das séries, dos filmes, etc, desde que consigam gerar o máximo de receitas/lucros. 

Hidden Content

Sign in or sign up to see the hidden content.
/uploads/emoticons/ATV_yes.gif">
O que nós podemos querer ver em antena isso sim já é outra conversa... e isto já é

Hidden Content

Sign in or sign up to see the hidden content.
/uploads/emoticons/ATV_offtopic.gif">.

Se eles se estão nas tintas para o público só se prejudicam, pois são eles que dependem do público e não o contrário. É por a SIC não ouvir o seu público que está na lama. A mim é-me igual. As pessoas hoje em dia são mais exigentes e não gostam de ser feitas de otarias.

Exatamente.

há 17 horas, Harry Cameron disse:

Desculpa mas não. Todos os canais têm/criaram o seu próprio ADN, e a identidade da SIC sempre foi o entretenimento, tal como as novelas portuguesas o são na TVI, esta sim detentora dos maiores marcos de sempre da ficção nacional quando se trata de novelas, quer se goste quer não.

A SIC, ao deixar o entretenimento para último plano acabou por rejeitar todo um público completamente avesso ás novelas da TVI e até mesmo á oferta da RTP, para no fim estar a definhar nos 15%/16% de share diários e com as suas duas principais novelas em prime time (e que ainda por cima são excelentes de acordo com as opiniões gerais) a floparem forte e feio, isto para não falar do day time e do horário nobre ao domingo que estão uma vergonha sem precedentes.

Óbvio que não defendo uma SIC 100% Globo, se bem que ás vezes tenho dúvidas se não estaria melhor assim do que está agora. :rofl:

Isto é um facto.

E agora todo OT que se gerou aqui neste tópico foi inútil, as novelas reposição estão mal, as inéditas estão mal, logo as novelas estão mal no canal e deveriam tentar outras apostas para subir resultados, que é o mesmo que agradar o publico, e assim ter mais lucros para como empresa privada conseguir alcançar os seus objetivos, já que o que as audiências de facto mostram é isto, nem sei porque é que alguns querem dar a volta ao texto.

"A SIC tem direitos de ter novelas" xau aí :sleep:

• Like 3

A minha preocupação vai ser com o próprio conteúdo e não o facto de ser uma novela já repetida. Há um par de páginas deixei uma deliberação com algumas das cenas que eram mais puxadotas: uma delas era uma nova dança no Bataclan. Cortar cenas a torto e a direito, para uma novela que costumava começar às 22:20, e que era 12AP, fazem com que a novela perca todo o sentido.

A promo diz que é "estreia". Estará a SIC a sofrer um ataque de amnésia?

há 15 horas, Maciel disse:

Eu não disse que não era mutável, porque é. O ADN é, para mim, aquilo que toda a gente associa ao canal. Neste caso a SIC ainda não conseguiu mudar o ADN. Abandonou o antigo, mas ainda não emplacou o 'novo' no público. Daí ter dito que achava que o canal estava numa espécie de "crise de identidade" porque está a tentar mudar para um ADN ao qual o público não adere.

Acho que um ADN implica sempre uma aderência do público. A TVI esteve os seus primeiros 5 anos com entretenimento/séries internacionais/novelas latinas e não acho correto dizer que isso chegou a ser um ADN, porque ninguém queria saber da grelha, sendo que muita gente a desconhecia. A partir do momento em que o público em geral não reconhece um ADN a um canal, e até repugna a sua oferta, não podemos dizer que se instaurou um ADN. A SIC anda a tentar impingir um ADN de novelas portuguesas, mas parece-me que ainda não o conseguiu, porque o público não o aceitou, apenas teve alguns sucessos (DD e MS) e outras que correram bem (CDO e SDI), mas de resto o público não consegue reconhecer que novelas portuguesas são o ponto central da SIC, mesmo que sejam a sua principal aposta. É a minha opinião :P  

Edited by tjspy

há 1 hora, Ivo disse:

Estás a esquecer-te de Vingança, que foi um grande sucesso de audiências. Laços de Sangue apesar de não ter sido um sucesso gigante (mas teve boas audiências), foi uma ótima novela que até foi premiada com um EMMY e muita gente tem um grande carinho pela novela. Floribella (uma novela juvenil) também foi um grande êxito e toda a gente na altura falava dela. A SIC tem feito um ótimo trabalho na ficção portuguesa. Não esquecer que o canal tem ficção de forma contínua há menos tempo do que a TVI e mesmo assim teve várias novelas de sucesso e premiadas. É verdade que as últimas novelas têm sido um flop, mas a própria TVI também já passou por uma grande crise de audiências em várias novelas de forma consecutiva. Acho injusto dizerem que as novelas portuguesas não fazem parte do ADN do canal, mas é a minha opinião.

Já teve esses sucessos, sim, mas daí só a Floribella teve bastante impacto no público e não é bem uma novela tradicional. Entre Floribella e LDS pouco marcou. Vingança não me lembrava de que tinha tido boas audiências :P LDS levantou a ficção na SIC, mas não foi assim tão badalada como isso, só depois, com o emmy! De LDS para cá as pessoas lembram-se de DD e de MS, talvez algumas se lembrem de CDO e SDI, o resto está muito afastado do público em geral. 

Talvez tenhas razão, talvez. Mas continuo a achar que as pessoas não ligam muito SIC a novelas e apenas a sucessos mais esporádicos :P 

• Like 3

há 8 minutos, tjspy disse:

Já teve esses sucessos, sim, mas daí só a Floribella teve bastante impacto no público e não é bem uma novela tradicional. Entre Floribella e LDS pouco marcou. Vingança não me lembrava de que tinha tido boas audiências :P LDS levantou a ficção na SIC, mas não foi assim tão badalada como isso, só depois, com o emmy! De LDS para cá as pessoas lembram-se de DD e de MS, talvez algumas se lembrem de CDO e SDI, o resto está muito afastado do público em geral. 

Talvez tenhas razão, talvez. Mas continuo a achar que as pessoas não ligam muito SIC a novelas e apenas a sucessos mais esporádicos :P 

Não é bem assim, MS, DD, SdI e CdO estão no top 5 das novelas mais vistas da década. Ou seja, a TVI tem apenas uma novela no top 5 desta década.

• Like 2

Agora mesmo, Forbidden disse:

Não é bem assim, MS, DD, SdI e CdO estão no top 5 das novelas mais vistas da década. Ou seja, a TVI tem apenas uma novela no top 5 desta década.

Mas nem sempre as novelas com maior média tem mais impacto :P AUM teve imenso impacto mas a média ficou baixa devido à T3 que deu às 23h :P 

Mas podes ter razão, é só a perceção que eu tenho.

há 3 horas, tjspy disse:

Mas nem sempre as novelas com maior média tem mais impacto :P AUM teve imenso impacto mas a média ficou baixa devido à T3 que deu às 23h :P 

Isso depende de cada faixa etária, região do país, alturas,... Na minha perspetiva, Mar Salgado e DD foram as que mais marcaram nesta década, A Única Mulher só via alguma repercussão neste fórum. Análises com base na rua, nos cafés ou na paragem de autocarro apenas da vila ou da cidade não são de todo as mais elucidativas. Mas, pelas audiências gerais ao longos de 7/8 anos de ficção na SIC, acho que é inegável o seu impacto e inserção no ADN. As audiências, apesar de tudo, ainda são o espelho de repercussão mais confiável.

• Like 1

há 10 minutos, AGUI disse:

Isso depende de cada faixa etária, região do país, alturas,... Na minha perspetiva, Mar Salgado e DD foram as que mais marcaram nesta década, A Única Mulher só via alguma repercussão neste fórum. Análises com base na rua, nos cafés ou na paragem de autocarro apenas da vila ou da cidade não são de todo as mais elucidativas. Mas, pelas audiências gerais ao longos de 7/8 anos de ficção na SIC, acho que é inegável o seu impacto e inserção no ADN. As audiências, apesar de tudo, ainda são o espelho de repercussão mais confiável.

Tens razão, tudo depende do meio onde estamos inseridos! Na minha perspetiva, DD foi sem dúvida a mais falada da década, mas AUM teve mais impacto que MS - é subjetivo. Acho que podem ter razão, sim. Mas a SIC ainda precisa de mais para afirmar este novo ADN, na minha opinião :P 

há 17 minutos, tjspy disse:

Mas MS e DD para mim foram as que mais marcaram nesta década, a par com AUM... De todas acho que DD até foi a que teve mais impacto.

• Like 2

há 19 minutos, tjspy disse:

Imensas novelas da TVI nos ultimos 10 a 15 anos começaram no 1º horário e foram empurradas sucessivamente. Aliás era uma das estratégias da TVI que foi muito comentada e criticada. E todas elas com médias muito prejudicadas

há 1 minuto, skizzo disse:

Imensas novelas da TVI nos ultimos 10 a 15 anos começaram no 1º horário e foram empurradas sucessivamente. Aliás era uma das estratégias da TVI que foi muito comentada e criticada. E todas elas com médias muito prejudicadas

Exato. Se fossemos ver as suas médias no horário das 21h30 ou mesmo das 22h30 seriam médias bem altas. A emissão às 23h30 matou várias médias.

2 hours ago, Ivo said:

Estás a esquecer-te de Vingança, que foi um grande sucesso de audiências. Laços de Sangue apesar de não ter sido um sucesso gigante (mas teve boas audiências), foi uma ótima novela que até foi premiada com um EMMY e muita gente tem um grande carinho pela novela. Floribella (uma novela juvenil) também foi um grande êxito e toda a gente na altura falava dela. A SIC tem feito um ótimo trabalho na ficção portuguesa. Não esquecer que o canal tem ficção de forma contínua há menos tempo do que a TVI e mesmo assim teve várias novelas de sucesso e premiadas. É verdade que as últimas novelas têm sido um flop, mas a própria TVI também já passou por uma grande crise de audiências em várias novelas de forma consecutiva. Acho injusto dizerem que as novelas portuguesas não fazem parte do ADN do canal, mas é a minha opinião.

Vingança não foi "um grande sucesso". Tinha resultados aceitáveis na altura, mas não foi um grande sucesso nem aqui nem na China... ;)

Fonte

Outra cena, dizes que a TVI já passou por uma grande crise de audiências em várias novelas, e isso também não é bem verdade.

Tá certo que houveram novelas nos últimos anos, como Louco Amor e Destinos Cruzados que perderam pra SIC e permitiram que ela crescesse com a sua ficção, mas mesmo essas estão muito longe de serem flops como as últimas que a SIC tem tido.

A única crise pela qual a TVI passou foi mais por ter tido novelas que perdiam quer para as da SIC como para as da Globo, mas mesmo essas na sua grande maioria tinham bons resultados. ;)

Edited by Harry Cameron

Achar que as novelas da SIC estão mal no canal apenas porque os resultados não têm sido os melhores, o que é perfeitamente normal quando se repetem flops de há nem 5 anos atrás e as próprias originais são novelas fraquíssimas é de uma estupidez atroz. Quase tão estúpido como achar que o ADN de um canal é impermutável e que não pode mudar de acordo com aquilo que dá mais lucros e tem mais procura. A identidade da SIC é aquela que a SIC achar que dá mais lucro, ponto. Se uma novela der mais lucro que um Salve-se Quem Puder às 21.30h, é uma novela que devem meter, quer gostem, quer não. A SIC nunca ameaçou verdadeiramente o poderio da TVI no HN com entretenimento e acham que agora é que vai? Isso é só ridículo. Mais, daqui a 30 anos vão dizer o quê acerca do ADN? Novelas de 300 episódios e Somos Portugal continuam a ser a identidade da TVI? A TV está em constante mudança, coisas que resultaram antes, já não resultam hoje. Isso é óbvio. E sim, embora a TVI esteja associada a novelas portuguesas, não é só isso que garante um bom resultado. ADN não é sinónimo de que mais pessoas fiquem a ver o canal, principalmente em canais generalistas, principalmente numa altura onde tens imensa escolha e cada vez mais as pessoas vêm o que acham interessante e não o que dá no canal X (como devia ser, na realidade). A TVI também é conhecida por ter reality-shows e o produto de entretenimento que mais sucesso teve nos últimos anos foi um... Pesadelo na Cozinha. E antes que respondam com falta de meios e mais não sei quê, só estão a dar-me mais razão, pois estão a assumir que o que importa é a qualidade, mesmo que isso implique um canal só de ficção ou um só de entretenimento. Foi precisamente após a SIC ter ameaçado o poderio da TVI no HN realmente a sério com DD, depois de já ter ficção há vários anos consecutivos, que a TVI foi obrigada a largar as novelas massivas e enfadonhas que ia fazendo, umas praticamente iguais às anteriores. Os problemas da ficção da SIC são estes, não é por terem ficção portuguesa no HN. Há ficção e ficção, mas isso já é outro assunto, também muito batido por aqui.

A SIC faz 15/16% diários porque o daytime também está na lama, não é só o HN. Ironicamente, quem acha que se deve principalmente a isso (ou dá a entender) quer um daytime exatamente igual ao da TVI, mas com a desculpa de que às 14h está uma brasileira em vez de uma portuguesa. Se bem que nesse caso, há muito que a lógica é "se tem sucesso, é por sorte, se flopa é por culpa de tudo e mais alguma coisa vinda da SIC", isto é havendo uma lógica, porque normalmente é só mesmo um poço de contradições constantes.

• Like 1
  • Thanks 2

• 4 weeks later...
  • 4 weeks later...
há 3 minutos, Maciel disse:

Lanço um debate:
Acham que as nossas generalistas deviam acabar com o modelo de um único intervalo de 15min por fora (sim eu sei que existem os mini-breaks) e passar a dar mais intervalos curtos por hora colando sempre um programa ao seguinte, como se faz na maioria dos países lá fora, ou manter o esquema?

O meu modelo de eleição seria mesmo o de intervalo de 15 minutos sem qualquer tipo de mini-break, no entanto, como atualmente já existem os mini-breaks, não me importaria se adotassem o modelo de muitos intervalos de curta duração.

• Like 2