Jump to content

Televisão [Tópico Geral]

_zapping_

Recommended Posts

• Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Maciel

Como o ano está a acabar acho que podiamos fazer um balanço deste ano em que tanto mudou na TV portuguesa.  Vou lançar algumas categorias: PROGRAMAS (inclui novelas, talks, ...) - O sucesso do ano - O flop do ano - A surpresa do ano (algum programa que nem davamos muito mas surpreendeu) - A desilusão do ano (não sendo mau/flop, esperava-se mais) - O injustiçado do ano (programa bom que foi um nao teve os resultados pretendidos) - Já deu o que tinha a dar (

miguelalex23

PROGRAMAS  - O sucesso do ano: Casados à Primeira Vista Também podia ser a surpresa do ano, mas quis fazer referência a outro programa nessa categoria. Mesmo não sendo o programa de entretenimento mais visto, acho que é o programa do ano, tal como Pesadelo na Cozinha foi em 2017.  - O flop do ano: Alma e Coração É um "prémio" que podia ser partilhado com Valor da Vida. Sim, eu sei que VdV é líder de audiências e que AeC até nem tem estado muito longe, mas para mim o flop do ano é a

afonsogageiro

Como alguns sabem, chamo-me Afonso Gageiro, e possuo uma grande coleção de material gravado da TV. Algum já circula pela internet, mas a vasta maioria não (e o que circula é maioritariamente devido a trocas feitas com outros). For the record, nunca enviei nada para o LUSITANIATV (vi alguém a mencionar isso algures no fórum). Antes de mais, queria só clarificar uma coisa: eu nunca fui um dos privilegiados que possuía um gravador nos anos 70/80, até porque não era nascido na altura (bem longe

há 5 horas, ATVTQsV disse:

A que é que te referes? Contratos com empresas estrangeiras para fornecer conteúdos?

há 5 horas, ATVTQsV disse:

A que é que te referes? Contratos com empresas estrangeiras para fornecer conteúdos?

Sim, isto mesmo como filmes, séries e realitys

Deixa-me ver o panorama das televisões generalistas:

RTP:
Já teve, em tempos, contrato estável com a Warner Bros., mas os filmes passaram quase todos para a SIC
Sony Pictures Entertainment

SIC:
Disney
Warner Bros.
20th Century Fox (que eu saiba, partilhado com a TVI)
Universal Pictures (partilhado com a TVI também)
CBS Studios (CSIs e afins. Hawai: Força Especial passa na TVI)
Paramount Pictures

TVI:
restos dos catálogos da Universal e 20th Century Fox

• 2 weeks later...

Não sei se este é o tópico indicado para falar nisto mas encontrei este vídeo e achei muito interessante as dicas que a produção e edição de um RS podem dar sobre o desenrolar da competição (algo que os nossos RS ainda não dominam bem). 

PS: Por um lado, é pena que nunca tenha havido pelo menos um/a Bachelor/ette tuga. Mas por outro, o mais provável é que a nossa edição fosse toda secante e low-cost,

gente, o que é isto????

é normal?

TVI
14:41 Mini-Intervalo
14:45 Intervalo 15min
15:18 Intervalo 15min
15:56 Mini-Intervalo
16:00 Intervalo 15min

SIC
15:24 Intervalo 15min
16:02 Intervalo 15min
(não sei se também houve mini-intervalos)

gente, isto não está tudo fora da lei? wtf

Hidden Content

Sign in or sign up to see the hidden content.

• Like 1

há 1 hora, Magazine disse:

gente, o que é isto????

é normal?

TVI
14:41 Mini-Intervalo
15:18 Intervalo 15min
15:56 Mini-Intervalo
16:00 Intervalo 15min

SIC
15:24 Intervalo 15min
16:02 Intervalo 15min
(não sei se também houve mini-intervalos)

gente, isto não está tudo fora da lei? wtf

Hidden Content

Sign in or sign up to see the hidden content.

Não, se reparares só dão 12 minutos de publicidade (tirando auto-promoções) por hora.

Mas isso foi hoje?

há 31 minutos, Magazine disse:

Mas ali não está basicamente 30 minutos de publicidade em 1 hora?

Por hora, quero dizer por faixa horária, das 16h às 17h, ou 21h às 22h, por exemplo.

Entre cada uma das faixas podes ter um intervalo. 

É possível que haja intervalo das 16h45 até às 17h15. Mas significa que das 16h às 18h não haja mais nenhum intervalo.

Não sei se me fiz entender...

• Like 1

há 6 minutos, VascoSantos disse:

Por hora, quero dizer por faixa horária, das 16h às 17h, ou 21h às 22h, por exemplo.

Entre cada uma das faixas podes ter um intervalo. 

É possível que haja intervalo das 16h45 até às 17h15. Mas significa que das 16h às 18h não haja mais nenhum intervalo.

Não sei se me fiz entender...

ah sim, ok

pois, se a regra for mesmo assim...

• Like 1

Está na hora da SIC terminar a exibição de novelas da Globo. 

Com o Canal Globo não faz sentido esta parceria. Mais quando os horários de exibição de novelas da globo pela SIC têm concorrência de outras novelas no Canal Globo.

Nem isso acautelaram o pessoal da SIC.

Outra coisa, o canal Globo é certamente parte da razão da diminuição das audiências das novelas portuguesas na SIC e TVI. Foi buscar público noveleiro às generalistas, provavelmente mais à SIC.

• LOL 1

há 3 minutos, JJS disse:

Claro! :D Apostar em Rainha das Flores a substituir Mar Salgado e depois Amor Maior a substituir Avenida Brasil. Rumo aos 30% share diários. :cryhappy:

Tens noção do que disseste? A Globo é uma parte essencial e histórica da SIC, faz parte do seu ADN, da sua essência. Sim tem um canal privado, mas isso é a Globo a tentar conseguir os maiores lucros e a SIC também faz o mesmo, logo aí eles são concorrência. A SIC tem é de gerir bem onde pôr as suas novelas brasileiras para dar lucro suficiente ao canal generalista, ou seja audiências.

Tirar as novelas é de longe a solução. Aliás até às 18h a SIC deve manter esse rotina pois é a diferença e já está a crescer até com novelas repetidas.

E tu tens noção do que é o futuro, do que é a evolução televisiva?

E não tens de colocar às 14h45 novelas em repetição, existem outras soluções! Menos ainda às 18h!

Existem outros formatos e outras fórmulas para a programação! Continuar a insistir em modelos ultrapassados é aceitar a continua degradação dos níveis audimétricos das generalistas. É aceitar que uma generalista possa ser líder em 2019 sem ultrapassar os 20% de share anual!

Acredita que eu fui um defensor acérrimo das telenovelas da Globo na SIC, mas a realidade evoluiu e a SIC deixou-se ultrapassar, nomeadamente com este Canal Globo. Não sou contra a sua existência, mas as duas questões poderia ser conciliadas, como não foram, agora é tarde.

Há que pensar o futuro e noutros caminhos, e para mim agora passa por deixar de vez a Globo.

Um formato que a TVI e SIC ainda não perceberam que seria uma excelente aposta é a SITCOM. Uma sitcom é o ideal para chamar às generalistas aquele publico mais volátil que está no cabo, e é um produto que tanto dá para as 19h30 como para as 21h30.

Depois é um produto barato, permite repetição pelo meio da exibição original, pois os episódios são genericamente independentes, e permite repetição noutros horários. Muito mais rentável que as telenovelas. Mas enfim, vamos ter que esperar que se faça luz na cabecinha de algum director.

• Like 1

Agora mesmo, JJS disse:

Quem dera nunca sejas diretor de uma televisão filho. 

Uma sitcom é bem-vinda sim, para os sábados à noite. Nunca diariamente às 19h. Longe vão os anos 90 quando essas séries batiam nos 50% share. A realidade mudou e ninguém vai ficar parado na TV para ver uma sitcom. Infelizmente é a realidade.

As telenovelas brasileiras não estão ultrapassadas, porque se estivessem o canal da Globo não seria neste momento o 5º canal mais visto, apenas atrás da CMTV, nem Avenida Brasil mantinha um horário mais que morto para a SIC há anos e anos.

Sim novelas em repetição às 14h40 resultam muito melhor que programas flops sem interesse nenhum. As pessoas preferem rever um bom produto de ficção do que propriamente um programa tipo Dr. Saúde (que foi completamente rejeitado). Esta é a realidade. Sim há vários formatos que podem ser adaptados e usados para aumentar as audiências, e dinheiro? Esse há pouco, muito pouco. E para vir um Gosto Disto! ou "A Família Mata" às 19h dispensamos pois não queremos 7% share às 19h novamente. :) E sim este último era uma sitcom. Em repetição sim, mas não interessa era uma sitcoma e nem por isso aumento sequer o horário em 1%.

Escusas de gastar o teu latim com esse sujeito, é como falar com uma parede :read: Ele é o dono da razão

• Like 3

há 2 horas, Paulo_1984 disse:

Com o Canal Globo não faz sentido esta parceria. Mais quando os horários de exibição de novelas da globo pela SIC têm concorrência de outras novelas no Canal Globo.

Outra coisa, o canal Globo é certamente parte da razão da diminuição das audiências das novelas portuguesas na SIC e TVI. Foi buscar público noveleiro às generalistas, provavelmente mais à SIC.

Percebendo o que dizes, tens dois exemplos recentes que contrariam a tua tese: Gabriela e O Outro Lado do Paraíso. Sim, OLdP beneficiou da pífia concorrência da TVI e não dava num horário em que a Globo fosse muito forte, mas teve um trajecto notável. E às vezes ainda concorria com a Tieta a fazer 4% de share e não era por isso que flopava. O mesmo para Gabriela, claro que com alguma ajuda de dar antes do Casados, mas num horário que era até há pouco tempo dos mais fortes da Globo (é certo que com um produto diferente, a Malhação).

É compatível haver novelas nos dois canais, de preferência com complementaridade, claro. Assim haja interesse das duas partes, o que já é outra questão. Da SIC há todo o interesse em manter os produtos da Globo.

• Like 3

há 8 minutos, Paulo_1984 disse:

Eu falo de uma Sitcom de jeito... E não de algo como A Família Mata! LOL 

E como sabes se a próxima sitcom não sai igual à Família Mata? Uma sitcom para ter sucesso tem de ter várias variáveis juntas para fazer sucesso. É mesmo muito difícil. O Aqui Não Há Quem Viva foi prova disso. Foi só na repetição que fez sucesso, mesmo porque várias variáveis se juntaram e levaram-na aos céus.

Agora? Tem de ser aposta ao sábado às 21h30 para ver como se porta. E pronto. E criar alguns pilotos. Não é só pôr lá e esperar que cresça.

há 11 minutos, JJS disse:

E como sabes se a próxima sitcom não sai igual à Família Mata? Uma sitcom para ter sucesso tem de ter várias variáveis juntas para fazer sucesso. É mesmo muito difícil. O Aqui Não Há Quem Viva foi prova disso. Foi só na repetição que fez sucesso, mesmo porque várias variáveis se juntaram e levaram-na aos céus.

Agora? Tem de ser aposta ao sábado às 21h30 para ver como se porta. E pronto. E criar alguns pilotos. Não é só pôr lá e esperar que cresça.

Se escolheres uma sitcom estrangeira já finalizada que seja adaptável à nossa realidade ajuda. Pegares em algo avulso e achar que vai resultar fica mais difícil. é um produto complicado, tem que cair no gosto do público. 

Por outro lado, tens imensas telenovelas que são um FLOP e estiveram meses a fio no ar, e algumas foram retiradas. Neste momento tens 2 flops inéditos no ar e têm que aguentar meses a fio...

Para não falar de outros formatos diários flopados como Nós Por Cá, Linha Aberta e o mais recente O Carro do Amor que parece estar a caminhar no caminho do flop num momento que a SIC está a subir.

Uma Sitcom é mais flexível, é uma carga mais ligeira!

Edited by Paulo_1984

há 2 horas, Paulo_1984 disse:

volta e meia levas com Ganância às 18

• LOL 3

há 6 minutos, Paulo_1984 disse:

Se escolheres uma sitcom estrangeira já finalizada que seja adaptável à nossa realidade ajuda. Pegares em algo avulso e achar que vai resultar fica mais difícil. é um produto complicado, tem que cair no gosto do público. 

Por outro lado, tens imensas telenovelas que são um FLOP e estiveram meses a fio no ar, e algumas foram retiradas. Neste momento tens 2 flops inéditos no ar e têm que aguentar meses a fio...

Uma Sitcom é mais flexível… 

Se eu apresentar aqui as sitcoms que não resultaram, muitas delas são desde 2005 para a frente. Logo isso não é bom.

Uma sitcom sim é mais flexível, mas é algo que mesmo só durante 1 mês, cansa rápido (porque cansa), enquanto numa novela pode-se sempre mudar o roteiro. E para não falar dos custos nos cenários. Uma sitcom deve ter no máximo uns 30 episódios por temporada por exemplo, esgotava em 1 mês? E depois outra temporada? Não tens uma sitcom, tens uma novela cómica. Logo tem de ser transmitido semanalmente, tal como as sitcoms nos EUA são. E apostar logo depois de um mês, noutra sitcom, é quase impossível, porque não há dinheiro para estar sempre a mudar cenários, atores e outros aspetos.

Se for algo para ser aposta semanalmente, isso sim já é rentável. Diariamente não. 

Continuo a referir que entretenimento seria muito mais flexível e melhor garantia de resultados do que propriamente sitcom.

Edited by JJS
  • Like 3

Mas a ideia é mesmo essa pegar numa sitcom e exibi-la durante 6 meses a 1 ano e depois lançar outra, e assim sucessivamente.

Daí a vantagem de pegar em sitcoms com +de 150 episódios... 

Sempre a mudar de cenários e atores?! Uma sitcom corresponde a um núcleo de uma novela no máximo. Quantos núcleos tem uma novela? Portanto a quantas sitcoms corresponde uma novela?

E como disse o mais importante é trazer um NOVO público para as generalistas.

E nem tudo se pode resolver com entretenimento, como nem tudo com informação, nem tudo com novelas, etc.

É preciso usar o máximo de formatos de modo a não cansar, atrair vários publicos, ser sustentável no tempo, etc.

há 3 minutos, Paulo_1984 disse:

Mas a ideia é mesmo essa pegar numa sitcom e exibi-la durante 6 meses a 1 ano e depois lançar outra, e assim sucessivamente.

Daí a vantagem de pegar em sitcoms com +de 150 episódios... 

Sempre a mudar de cenários e atores?! Uma sitcom corresponde a um núcleo de uma novela no máximo. Quantos núcleos tem uma novela? Portanto a quantas sitcoms corresponde uma novela?

E como disse o mais importante é trazer um NOVO público para as generalistas.

E nem tudo se pode resolver com entretenimento, como nem tudo com informação, nem tudo com novelas, etc.

É preciso usar o máximo de formatos de modo a não cansar, atrair vários publicos, ser sustentável no tempo, etc.

Isso não é uma sitcom é uma novela cómica. Nunca na vida isso seria uma sitcom. E ter "piada" durante 150 episódios seguidos é muito mas muito difícil. ANHQV tinha uns quê? 30?  e mesmo assim  havia de vez em quando alguns momentos "secantes", o que é normal.

Estou a imaginar esse produto, depois de 2 meses no ar, a cair que nem pardo nas audiências com menos de 15% share.

E já sei o que vais dizer: Ai mas Modern Family já tem uns 100 e tal e aguenta-se bem, sim mas descansa e dá semanalmente. Dá mais que tempo para planear as temporadas com cuidado e mesmo assim há sempre episódios fracos.

Não vou andar a discutir isto em círculos, cada um com a sua opinião. Estou habituado a estar contra a corrente. 

Foi assim quando defendia Globo na SIC, foi assim quando fui contra as 2 telenovelas portuguesas no horário nobre da SIC, etc.

E lembro que fui contra a contratação da Cristina Ferreira pela SIC. Fui e sou. Mais pelos custos associados, apesar do retorno que trás, e porque era possível chegar à liderança sem a CF.

Quando vemos que continuam a colocar a Júlia Pinheiro num formato como o Júlia…

Eu fui defensor do fim do talk-show das manhãs e apostar num programa de variedades nas tardes a partir das 14h45. Mas pronto isso já lá vai. Agora a CF está na SIC, é tirar o máximo proveito e buscar outras soluções para os restantes horários.

Quem muda deus ajuda. E quem inovaprimeiro também!

há 1 minuto, JJS disse:

Isso não é uma sitcom é uma novela cómica. Nunca na vida isso seria uma sitcom. E ter "piada" durante 150 episódios seguidos é muito mas muito difícil. ANHQV tinha uns quê? 30?  e mesmo assim  havia de vez em quando alguns momentos "secantes", o que é normal.

Estou a imaginar esse produto, depois de 2 meses no ar, a cair que nem pardo nas audiências com menos de 15% share. 

E já sei o que vais dizer: Ai mas Modern Family já tem uns 100 e tal e aguenta-se bem, sim mas descansa e dá semanalmente. Dá mais que tempo para planear as temporadas com cuidado e mesmo assim há sempre episódios fracos.

Eu já assisti séries diariamente meses a fio e não cansou.

Por exemplo, assisti Friends, assisti Everybody Loves Raymond, etc. Claro que são séries que duraram anos a fio, estamos a ver anos de uma série em poucos meses. Mas pronto.

Já tiveste novelas com núcleos cómicos fortes na SIC a dar todos os dias e meses a fio. E a manter o sucesso, o momento.