Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2018


DanielLuis

Posts Recomendados

há 19 minutos, Ana Maria Peres disse:

Ainda não consegui processar aquilo que vivi na noite de sábado. Foi uma das melhores noites da minha vida. Tanta alegria, tanta apoteose, tanta dança... Será inesquecível, tenho a certeza. Foi tudo tão perfeito, que eu ainda me pergunto se foi realidade. 

O ambiente na arena era brutal. Embora fosse uma competição, tudo estava sintonizado em passar uma boa temporada e divertir-se. Do lugar onde estava, conseguia visualizar a green room e uma das provas daquilo que vos conto foi a grande fraternidade existente láPor exemplo, quando chegou o dinamarquês, o mesmo foi abraçado pelos franceses e por muitas outras delegações, que vieram dar-lhe os parabéns. Nunca pensei que isto fosse assim, mas é. Sempre tive em consideração que haveria rivalidades, mas não - é realmente uma grande celebração.

Podia escrever um testamento. No entanto, prefiro ainda assimilar tanta informação. Foi demasiado grande. :haha: 

Ainda assim, quero dar a minha palavra sobre os resultados. Começo assim por dizer que adorei a vitória de Israel. Sempre gostei da música, sempre a achei a mais irreverente - para mim, era a que tinha um instrumental extraordinário, assim como uma voz de alguém que a sabe usar -, por isso fiquei muito contente. A Netta esteve magnífica no palco e a energia que se viveu na Arena, quer quando cantou pela primeira vez, quer quando venceu, foi avassaladora - todos cantavam, dançavam e aplaudiram. Do mesmo modo para Chipre. Foi o momento em que mais gente dançou! :haha: De resto, houve grandes ovações à SuRie (que, coitadinha :(), à Austrália (pelo menos, onde estava, viveu-se com uma grande intensidade), a Estónia, entre outros.

Distanciei-me um pouco do assunto, ai. Prometo estar de volta. Como já disse, achei a canção que mais se destacava a israelita; ainda assim, como performance, quem ganha o meu coração é Chipre. Que animal de palco, que carisma! Magnífico. Assim que estava entre estas duas: ganhasse a que ganhasse, ora que eu ficava radiante. E não podia ter sido um deleite para mim ver que as minhas duas preferidas ficaram nos melhores lugares. :wub: Isto nunca me tinha acontecido e já sigo isto a um par de anos - ora é a minha predilecta que perde, ora é o segundo lugar que não me agrada... Enfim, isto foi para a completa euforia. Também torcia pela Áustria: inicialmente estava muito reticente que iria ter boa pontuação, mas não é que arrasou nos jurados? :giveheart: Até nem importava que tivesse ganho, porque adoro a música! :D Portanto, olhem, para mim o pódio foi escolhido a dedo, nem eu faria melhor. :mosking: 

Prosseguindo, fiquei felicíssima com o quarto lugar alemão. Eu fiquei completamente vidrada na atuação do Michael - não estava à espera de gostar tanto. Contudo, conquistou-me e considero esta posição magnífica para a Alemanha - que ficou em últimos dois anos seguidos. :D O quinto lugar é que eu não tenho um apoio incondicional ao mesmo: quer dizer, eu adorei a mensagem que Itália trouxe, porém, musicalmente, a proposta não me conquistava. :( Mas pronto, compreendo e aceito. :mosking: 

No restantes lugares, nota mais que positiva para a República Checa. Quando disserem que o ESC é política, lembrem-se que um país cujo melhor lugar havia sido um 25º acabou em sexto. Quase sem vizinhos, ahn, apenas confiou numa performance gira (se bem que não tenha gostado muito, mas enfim). A Suécia decepcionou imenso no televoto - fiquei chocada. Eu adoro a canção, logo esperava mais, ainda que o lugar tenha sido justo. Nada a referir senão a justeza do lugar da Estónia. Já quando ao nono e ao décimo, não gostei - sou franka, como a cantora. :haha: A Dinamarca ter acabado assim tão alto não contava, nem queria. Honestamente, ao vivo, a performance ganha outra magia, mas, mesmo assim, trocá-la-ia por um par de nações. Enfim. Pior mesmo foi o 10º lugar. Ai que giro, a Moldávia trouxe umas portas! Entreteve, mas a música era péssima. Tantas críticas a Israel, no entanto, isto nem uma recebe? xD Para mim, teriam acabado no bottom, mas olhem, não deu, paciência, perdoo um equívoco ou outro. 

Falando das desilusões: a Bulgária não merecia. :cray: Um 14º lugar? Com aquele hino vanguardista? Europa - mas isto é para os jurados que deviam de ter dado mais cobertura a isto -, porquê é que lhes deste esta baixa classificação? O mínimo era um lugar no top10! :nono: Que ultraje! Também fiquei super decepcionada com o lugar dos Madame Monsieur, que tinha direito a uma classifcação claramente melhor. Sem dúvida que, desde do meu ponto de vista, foram as duas mais subvalorizadas em todo o certame. Além disso - falando agora das surpresas -,  nunca esperei que a Noruega  flopasse tanto. Juro que contava que fosse arrasar, mas parece que o regresso do Rybak não lhe trouxe sorte. Foi um lugar merecido. Pessoalmente, também expectava que a Hungria fosse arrasar no televoto - sei lá, os apoiantes de metal iam canalizar todo o seu esforço para aquela canção. Afinal não. A Ucrânia não merecia ter sido arrasada daquela forma pelos jurados, sendo que ainda assim compreendo as reservas. xD Para acabar, nunca - em nenhuma aparição -, me acreditaria num lugar tão risonho para a Albânia.

Sinceramente, relativamente aos restantes, foi tudo justo. Espanha não conquistou, Irlanda teve o lugar que a meu ver mereceu, Lituânia bem, Eslovénia ok... Nada mais a comentar, à excepção do meu país, cujo qual tive muita pena. Não merecíamos o último lugar: não digo isto porque sou portuguesa; digo isto, enquanto apreciadora de música. O Jardim era uma produção moderna, com um instrumental muito giro, e com uma mensagem lindíssima. Pese embora o palco. Isto é que foi o real problema. Eu nem sequer me lembro de um segundo da performance (as cores e tudo o mais) - e estive na arena! Fomos completamente engolidos, ainda para mais seguido de um intervalo e de um louco ter entrado e roubado o microfone à SuRie. E isto é uma crítica, sim, mas custa-me dizer isto, pois gosto imenso da canção. :( A simplicidade resultou em 2017 com o Salvador, mas já havia provas que este ano tudo o que fosse simples estava a ter um mau resultado. E acabou assim. Tristemente. :( 


Enfim, foi isto os meus comentários quanto aos lugares do ano que amei mais - do mais especial, para mim. Palavra ainda para dizer que espero que Israel tenha em conta que o espetáculo e que não transforme isto numa arena política. A vossa sobrevivência enquanto estado-nação não passa por acolher a Eurovisão. Tiveram (a meu ver e da Europa) a melhor música, mas isto não quer dizer que tenha sido passado um cheque em branco e possam fazer tudo o que lhes der na real gana. Que levem isto em consideração. De igual modo, também fico chocada com a quantidade de ódio que vi nos últimos dias. Fiquei horrorizada em ver partidos que se dizem avançados socialmente, do século XXI, a fazerem também manobras duvidosas, a distribuírem papéizinhos a dizer "Israel 0 pontos". Não me venham cá com tretas, que isto tem um nome: puro ódio. Não é um movimento de contestação: é dar o mote para que se comece a odiar pessoas apenas com base pura e simplesmente da sua nacionalidade. Apenas por representarem Israel. Nem se fala aqui do talento (ou falta do mesmo) é apenas um deitar abaixo repugnante, a meu ver. E já vimos onde é que isto leva. 

Para acabar, vamos ter uma edição conturbada. 2019 promete ser imprópria para cardíacos. A EBU precisará de tomar cautela, mas se na Ucrânia tudo acabou mais ou menos bem, aqui com mais dinheiro também irá ao sítio. Mas com drama. :haha: 

Acho que a RTP não consegue perceber que Amar Pelos Dois e a performance do Salvador eram simples e não simplistas. E acho que o mini palco foi muito importante no ano passado, proporcionou uma enorme magia à atuação. Não sei se naquele palco grande, com aqueles enormes leds por trás, o nosso resultado fosse tão bom. O staging é muito importante.

Acabou por haver realidade virtual nesta edição? A mim pareceu-me haver na atuação da Lituânia e do Chipre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 6,3k
  • Criado
  • Última Resposta
há 7 minutos, AGUI disse:

Acho que a RTP não consegue perceber que Amar Pelos Dois e a performance do Salvador eram simples e não simplistas. E acho que o mini palco foi muito importante no ano passado, proporcionou uma enorme magia à atuação. Não sei se naquele palco grande, com aqueles enormes leds por trás, o nosso resultado fosse tão bom. O staging é muito importante.

Acabou por haver realidade virtual nesta edição? A mim pareceu-me haver na atuação da Lituânia e do Chipre.

Exatamente. Uma coisa é conseguir criar os condimentos perfeitos para uma atuação simples, mas bem-executada - o Salvador resultou muito bem no palco pequeno. Outra coisa é fazer esquecível, que apenas demonstra inércia em fazer algo criativo, sendo simplista. A RTP tem de entender isto, ou pronto, os lugares vão deste género. :haha: Sem dúvida, 33% da atuação pertence ao staging. A voz e a música são vitais, mas 1/3 é de que forma a música é apresentada.

No palco, não se via nada. :sarcastic: Mas sim, houve em Itália, Lituânia, Chipre e acho que mais alguma que não me lembro. :mosking: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As declarações do Salvador explicadas tim tim por tim tim (ou diria bompom parup!  bompom parup!)
Alguem daqui que adora a música da Netta e que acha que é a melhor música e que tem qualidade já verificou a letra?  Não é preciso, vejam o vídeo e tirem as próprias conclusões. xD    Isto só me faz pensar que aquela música do Festival da Canção em que na letra tinha a lista de supermercado cantada em inglês e com um beat mainstream ainda podia ser válida para a Eurovisão. xD

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Vítor Jardim disse:

 Alguem daqui que adora a música da Netta e que acha que é a melhor música e que tem qualidade já verificou a letra?  Não é preciso, vejam o vídeo e tirem as próprias conclusões. xD

Vou morrer, alguém chame o 112. Quanto tempo me acham que sobram de vida? 10 minutos? Será que a Netta ficou em Portugal? :crying: Eu estou aterrorizada com este cenário, eu não quero morrer. E o meu pecado? Foi gostar de uma música! :crying: Ai, que infâmia, eu deveria de estar numa prisão e ser eletrocutada! :crying: Netta, eu vou fugir de ti e nunca me vais encontrar! Porquê? Vejam:

Citação

Quero que toda a malta que acha esta música boa morra com a Netta a sentar-se em cima das pessoas.

By: Profeta, Intelectual & Culto do Youtube, minuto 7:00. 

Honestamente, prefiro ouvir galinhas. :ph34r: Aplaudamos esta tolerância. :clapping:

Quanto à letra, é engraçada, eficaz e resulta bem neste instrumental mais colorido. Eu aceito quem diga que não é obra-prima, porque realmente é não é, mas dentro do género consegue ser altamente eficaz - passa uma mensagem incrível de empoderamento para todos quer-se queira, quer não. Utiliza várias referências da cultura pop - transversais a todos os que vivemos na Europa e que criam estereótipos (The Barbie got something to say é importante!) -, para se auto-afirmar enquanto ser humano e para dizer que não tolera abusos contra ela. Não percebo qual é o celeuma e acho a mensagem super importante. É a frase a brincar, a brincar, se dizem várias verdades - e aqui é o caso. Traduzir literalmente é só estúpido, é preciso ver o significado por detrás de cada assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, Vítor Jardim disse:

As declarações do Salvador explicadas tim tim por tim tim (ou diria bompom parup!  bompom parup!)
Alguem daqui que adora a música da Netta e que acha que é a melhor música e que tem qualidade já verificou a letra?  Não é preciso, vejam o vídeo e tirem as próprias conclusões. xD    Isto só me faz pensar que aquela música do Festival da Canção em que na letra tinha a lista de supermercado cantada em inglês e com um beat mainstream ainda podia ser válida para a Eurovisão. xD

 

Como "merda de pessoa" que gosta da "merda de música" que é a Toy, não vou comentar se a letra é boa ou má, porque não sou hipócrita como muitos que dizem que isto é mau, mas depois ouvem todo o tipo de músicas mainstream cujas letras não passam do mesmo. Aliás, que me interessa a mim a letra se eu fico viciado na música? Ou para se gostar de uma música as letras têm de ser dignas de um poema do Fernando Pessoa? 

Uma das vantagens do ESC já não ser em Portugal é isto. São estes vídeos. Vão desaparecer porque toda a gente vai retomar o interesse 0 que tinham por isto antes da vitória do Salvador e que só fazem este tipo de vídeos porque é engraçado e dá views. Vai acabar a ignorância generalizada da maioria dos portugueses que pensam que a Eurovisão devia ser apenas para Salvadores e Cláudias, desconhecendo por completo performances que hoje se tornaram ícones da Eurovisão, desde Verkas, a Lordis, a Buranovskiye Babushkis, entre tantos outras canções que fazem da Eurovisão, a Eurovisão. Vão desaparecer comentários de pessoas a dizer que devemos levar o José Castelo Branco ou Maria Leal só porque a Netta ganhou, isto para nem falar das perguntas como "Israel está na EUROvisão porquê?", ou a "O que é que a Austrália está aqui a fazer?", isto para nem falar do já mítico comentário "A Eurovisão é só política", porque Israel está cheio de vizinhos que os adoram e tudo. :giveheart: 

Larguem o melão e deixem a azia de lado, por favor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vítor Jardim disse:

As declarações do Salvador explicadas tim tim por tim tim (ou diria bompom parup!  bompom parup!)
Alguem daqui que adora a música da Netta e que acha que é a melhor música e que tem qualidade já verificou a letra? 

Só o facto ter Pikachu na letra, adoro :giveheart::mosking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Manú Tenry disse:

 Só o facto ter Pikachu na letra, adoro :giveheart::mosking:

Inculto musical. :dry: E se fosses ouvir os discursos do Martin Luther King e se o incluíssemos na música, para te educar musicalmente, han? Isso sim, é que te tornavas um jovem de valor, que ouve boa música e que não precisa de ser assassinado. Assim sendo, não tens alternativa e és mais um para a lista da Netta. Segundo sei, ela passa por Portugal dia 29 de junho, por isso, ainda tens uns dias para aproveitar a tua liberdade enquanto apreciador de canções péssimas. :dry: 
(Isto é super a sério :yes: Estou a brincar! :haha:)

Olhem a gente que recebeu a Netta em Tel Aviv. Loucura completa! ? 

Thousands of people on Rabin Square welcoming Netta back home after her Eurovision victory.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, pedrodepinto said:

Alguém sabe o que significa o número que aparece mais à direita na primeira linha?

Acho que sei. Já agora digo também o que é que eu acho que são os restantes números, caso mais alguém não saiba. Não sou especialista, o que vou dizer é baseado na minha perceção depois de olhar para os vídeos dos ensaios, mas cá vai:

Primeira linha (a de cima):

  • À esquerda: Número de ordem do "plano", começa no 1 (o 1 deve ser a parte onde aparece a arena toda, por isso não aparece no vídeo);
  • Ao meio, com fundo colorido: Número da câmara que está a ser utilizada;
  • À direita: Duração total do "plano", se repararem, o contador que está em baixo começa sempre que o plano muda, e sempre no tempo que está indicado em cima.

Segunda linha (a de baixo):

  • Ao meio: Tempo da música;
  • À direita: Tempo que falta para mudar de plano.
8 hours ago, Ruben Fonseca said:

Como "merda de pessoa" que gosta da "merda de música" que é a Toy, não vou comentar se a letra é boa ou má, porque não sou hipócrita como muitos que dizem que isto é mau, mas depois ouvem todo o tipo de músicas mainstream cujas letras não passam do mesmo. Aliás, que me interessa a mim a letra se eu fico viciado na música? Ou para se gostar de uma música as letras têm de ser dignas de um poema do Fernando Pessoa? 

Uma das vantagens do ESC já não ser em Portugal é isto. São estes vídeos. Vão desaparecer porque toda a gente vai retomar o interesse 0 que tinham por isto antes da vitória do Salvador e que só fazem este tipo de vídeos porque é engraçado e dá views. Vai acabar a ignorância generalizada da maioria dos portugueses que pensam que a Eurovisão devia ser apenas para Salvadores e Cláudias, desconhecendo por completo performances que hoje se tornaram ícones da Eurovisão, desde Verkas, a Lordis, a Buranovskiye Babushkis, entre tantos outras canções que fazem da Eurovisão, a Eurovisão. Vão desaparecer comentários de pessoas a dizer que devemos levar o José Castelo Branco ou Maria Leal só porque a Netta ganhou, isto para nem falar das perguntas como "Israel está na EUROvisão porquê?", ou a "O que é que a Austrália está aqui a fazer?", isto para nem falar do já mítico comentário "A Eurovisão é só política", porque Israel está cheio de vizinhos que os adoram e tudo. :giveheart: 

Larguem o melão e deixem a azia de lado, por favor.

Verdade, o que me indignou mais foi ver pessoas a dizer que Portugal de certeza que ia ganhar novamente. A música é boa, mas logo após Portugal ter ganho no ano passado pensei que não ia ganhar novamente, a não ser que tivesse uma música espetacularmente boa e surpreendentemete diferente (ainda mais que a do Salvador). Simplesmente tem sido difícil para o país anfitrião ganhar na sua própria casa. 

12 hours ago, Vítor Jardim said:

Começam a ser lançados os videos Stand-In.
Este é da Austria com Alfredo Costa:

 

Waylon, representante da Holanda também concorda com o Salvador Sobral:
"Israel é o legítimo vencedor, se falarmos sobre o que sempre falaram do concurso: o circo e a loucura. Mas o que disse não mudará nada... isso acho triste. No ano passado ganhou uma bela canção... Este ano ganhou uma galinha. No passado tínhamos canções maravilhosas... agora são raras".

Representou muito bem a canção da Áustria!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ultimamente tenho estado ausente, cada vez menos tempo para ver televisão mas ainda assim tive um tempinho para ver a final do festival. Digo desde já que foi dos piores festivais de que tenho memória nem sei se o pior foi termos ficado em último ou se foi aquela coisa (se é que se pode chamar de música) a ganhar até me arrisco a dizer que a nossa conseguia ser melhor, para mim tinha ganho a Lituânia, Chipre ou Áustria mas pronto o público votou e isso é o que conta embora tenham muito mau gosto. Para o ano a Eurovisão em Israel nem quero pensar ? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que mais me irrita é que a Netta traz uma canção com uma mensagem de empoderamento feminino e depois as pessoas chamam-na de gorda para fazerem "humor" ou simplesmente insulto gratuito. É tão triste, tão degradante. Eu gostava muito que a eurovisão fosse uma coisa assistida e que os portugueses se unissem e dessem importância, mas para virem com estes comentários mais vale voltar ao que era antes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, RQ7T disse:

Ultimamente tenho estado ausente, cada vez menos tempo para ver televisão mas ainda assim tive um tempinho para ver a final do festival. Digo desde já que foi dos piores festivais de que tenho memória nem sei se o pior foi termos ficado em último ou se foi aquela coisa (se é que se pode chamar de música) a ganhar até me arrisco a dizer que a nossa conseguia ser melhor, para mim tinha ganho a Lituânia, Chipre ou Áustria mas pronto o público votou e isso é o que conta embora tenham muito mau gosto. Para o ano a Eurovisão em Israel nem quero pensar ? 

Então as pessoas só têm bom gosto se gostarem do que tu gostares?!?! E as músicas só têm qualidade se tu gostares?!?!?!

 

Já estou um pouco farto de  comentários como estes, sinceramente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, SecretNavy disse:

Então as pessoas só têm bom gosto se gostarem do que tu gostares?!?! E as músicas só têm qualidade se tu gostares?!?!?!

 

Já estou um pouco farto de  comentários como estes, sinceramente.

Claro que não nem eu disse nada disso apenas fiz como muitos nas redes sociais, limitei-me a manifestar e dar a minha opinião ou isso já não se pode fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca gostei da música israelita (gostos), mas percebo porque ganhou - tinha uma boa batida, é dançável, fica no ouvido, a cantora tem carisma, presença de palco. Desde que foi lançada, gerou um grande falatório, quer pela letra, quer pelo que representava, é o típico falem bem ou mal, o que interessa é falar da música. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...