Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe quem vence o Festival Eurovisão da Canção 2024 ×

Festival Eurovisão da Canção 2018


DanielLuis

Posts Recomendados

há 2 minutos, AGUI disse:

Aliás, o @santos12 também foi aquele que disse que Portugal ia ficar nos últimos lugares com Amar Pelos Dois é que nunca ia a lugar nenhum com a música assim. Até referiu que o Algarve era superior ao resto país por causa da música do Pedro Gonçalves e que nenhuma outra região tinha a genialidade da sua. 

Os franceses têm um ultranacionalismo, para eles próprios são sempre os melhores. Portugal é o contrário, enaltece sempre os outros países e inferioriza o seu (embora, quando ganhamos alguma coisa, dizem que sempre apoiaram e acreditaram). 

E alguém me explique qual é a "parcialidade" por a Carolina Deslandes cantar uma música do concurso e dizer que gosta? Ela faz parte do júri para poder ser acusada de ser "parcial"?

 

há 36 minutos, santos12 disse:

Este país é mesmo ridículo. Aonde existe a parcialidade dum Festival https://24.sapo.pt/vida/artigos/festival-da-cancao-carolina-deslandes-canta-so-por-ela-nas-redes-sociais

:rolleyes:

Aqui, não há crise, nem falsos moralismos, aqui está tudo bem. Levem o Peu e vão festejar o último lugar. Os europeus estão fartos do nosso fadinho, triste e enfadonho, das nossas músicas sem nexo algum. Portugal ganhou ou teve melhores votações quando mostrou algo novo aos europeus e não o fadinho triste ou as músicas enfadonhas.

 

O Diogo Clemente, o produtor da "Só Por Ela", é o marido da Carolina Deslandes. Daí o apoio dela. Não é ser parcial, é apenas apoiar o que o marido dela faz. Ela nem faz parte do júri sequer! ;) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 6,3k
  • Criado
  • Última Resposta
há 41 minutos, Ana Maria Peres disse:

Obrigada pela chamada à atenção. A sério que não estou a ser irónica, porque soei da maneira como disseste - uma inculta no que toca às influências africanas na música portuguesa. Existem vezes que não pensamos nas segundas interpretações que os nossos textos poderão ter. 

Eu não queria expressar aquilo que interpretaste/disse ali, ...Aquilo que queria expressar era que também a diversidade que parece mais longínqua deve ser celebrada. Seja na forma de influências africanas, seja na forma de influências de sons mais norte-americanos, como o Peter trouxe...

Compreendo que tenha havido uma má interpretação, porque o meu texto dá aso para isso e, inconscientemente, faz-se assunções sobre quem escreveu o comentário - justamente, há que o referir. Mas eu penso que haja a noção que há uma bagagem para além daquela que demonstramos num simples espaço de 200 caracteres. :)

E sim, considero a música um flop. Havia formas tão melhores de demonstrar a presença africana em Portugal!

Grato pelo tua clarificação de discurso, feito de forma correcta e cordial. E, em traços gerais, partilho das tuas ideias/pensamentos, agora melhor expressados. E isso inclui a apreciação da canção "Patati, Patatá", que pouco, ou quase nada, me seduz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, santos12 disse:

Este país é mesmo ridículo. Aonde existe a parcialidade dum Festival https://24.sapo.pt/vida/artigos/festival-da-cancao-carolina-deslandes-canta-so-por-ela-nas-redes-sociais

:rolleyes:

Aqui, não há crise, nem falsos moralismos, aqui está tudo bem. Levem o Peu e vão festejar o último lugar. Os europeus estão fartos do nosso fadinho, triste e enfadonho, das nossas músicas sem nexo algum. Portugal ganhou ou teve melhores votações quando mostrou algo novo aos europeus e não o fadinho triste ou as músicas enfadonhas.

 

a diferença que é isto na voz da Carolina. A sério, ele devia ter levado a mulher para cantar. Toda uma outra vibe.

E não, o fado não é a melhor opção. 2012, um FdC todo inspirado no fado porque tinha ganho qql prémio da UNESCO (agora tbm é tudo património imaterial disto e daquilo e da colotro). Levámos isto: 

Uma música fortíssima, e nem à final foi. Portanto, deixem lá o Peu em 2º lugar e peguem no "Jardim", visto que o voo das Cegonhas não passa de Guimarães :cray:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Duarte disse:

a diferença que é isto na voz da Carolina. A sério, ele devia ter levado a mulher para cantar. Toda uma outra vibe.

E não, o fado não é a melhor opção. 2012, um FdC todo inspirado no fado porque tinha ganho qql prémio da UNESCO (agora tbm é tudo património imaterial disto e daquilo e da colotro). Levámos isto: 

Uma música fortíssima, e nem à final foi. Portanto, deixem lá o Peu em 2º lugar e peguem no "Jardim", visto que o voo das Cegonhas não passa de Guimarães :cray:

 

Acho que Só Por Ela é mais acessível que Vida Minha, aliás não acho extraordinária essa música. E como as atenções estão viradas para Portugal, acho que conseguimos um bom lugar e ainda mostrar o nosso principal estilo musical.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje estive a pensar muito nisto, e cheguei à conclusão que o Festival da Canção tem o mesmo percurso que as Barden Bellas no filme Pitch Perfect  :lol:

No filme a líder do grupo quer sempre levar para a competição músicas antigas e recicladas, recusando-se a inovar. NO FdC, houve durante muitos anos (e ainda há) a não aceitação do Inglês nas músicas e tem-se notado (principalmente este ano) que os compositores são quase sempre os mesmos e com os mesmos estilos musicais xD

Vamos lá ver, se tal como no filme, também no FdC abrem os olhos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não gosto nada da letra do "Só por Ela",não me toca. Enquanto que "O Jardim" é mais profundo e a cantora consegue expressar o sentimento nos gestos, coisa que o Peu não faz. Ele é muito pobre na expressão gestual.
Depois temos o caso da Catarina Miranda, que o ar fofinho dela se transmite super bem na música, que eu sou fã :girlsigh:. "O voo das cegonhas"  é pela voz extraordinária da Lili, acho que têm um grande potencial. 



 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, AGUI disse:

Acho que Só Por Ela é mais acessível (...) E como as atenções estão viradas para Portugal, acho que conseguimos um bom lugar e ainda mostrar o nosso principal estilo musical.

Infelizmente, tenho de discordar - "Só por ela" é uma boa canção, mas não me é muto acessível de momento... e o performance que o Peu deu na 1ª Semi não me deu o mesmo sentimento que o Salvador me deu ao longo do ano passado

O que irá realmente acontecer no ESC 2018 é uma incógnita, mas dúvido que consiga top-10 (o Peu teria que me supreender e muito)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas curiosidades de Portugal na Eurovisão:

  • Encontrei, no YouTube, um comentário que parece ser de um senhor que foi com o António Calvário à 1ª edição da Eurovisão em que Portugal participou, em 1964, com a música "Oração". O comentário dizia o seguinte: "Em Copenhaga, depois que o Calvário cantou, um manifestante saltou para o palco, com uma bandeira contra o ditador português, o Prof. Salazar. Foi imediatamente condenado e preso. Calvário ficou tão nervoso que, se acontecesse antes de nós cantarmos, nunca teríamos coragem de atuar". É esquisito que tenha escrito "nós cantarmos", provavelmente estava ligado à orquestra ou então o "nós" referiasse à atuação de Portugal. (A foto de perfil da conta do YouTube é uma foto antiga, onde aparece com uma indomentária verde e uma arma na mão, ou seja, devia ser uma fotografia de quando estava na tropa [obrigatória na altura]). A canção e o cantor foram recebidos friamente e mesmo assobiados devido ao regime ditatorial de Salazar.
  • Ainda falando da 1ª música que levamos ao festival, "Oração", a canção ficou em último lugar, com zero pontos, em 13º lugar, acompanhada pelas músicas da Alemanha, Suécia e Jugoslávia (atual Croácia, Bósnia e Herzegovina, Eslovénia, Macedónia, Montenegro, Sérvia e Kosovo), também com zero pontos.  
Spoiler

Estas são imagens do Festival da Canção (Grande Prémio TV da Canção Portuguesa 1964) e não da Eurovisão. O Festival desse ano teve também a participação de Madalena Iglésias e Simone de Oliveira.

  • Em 1969, Portugal levou Simone e a música "Desfolhada Portuguesa", em Madrid. A canção ficou marcada pela frase "Quem faz um filho, fá-lo por gosto". A censura não entendeu o significado da música, mas Simone de Oliveira diz que o público sim. A canção ficou em penúltimo lugar na Eurovisão, sendo que nessa edição houve 4 países vencedores (Espanha, o país vencedor da edição passada, outra vez em 1º lugar e empatado com mais 3 países). Devido ao penúltimo lugar e ao elevado número de vencedores, Portugal não participou na edição seguinte, como sinal de protesto.
  • Simone veio de comboio, de Madrid, e, numa época em que os meios de comunicação eram poucos e lentos, estavam 20 mil pessoas na Estação de Santa Apolónia à sua espera. Ela esteve mais de 10 horas para conseguir chegar, porque as pessoas estavam em cima da linha do comboio. Acontecimento parecido ocorreu em 2017, com a vitória de Salvador Sobral e de Luísa Sobral, sendo esperados por milhares de pessoas no Aeroporto de Lisboa. 
Spoiler

"Num tempo em que a comunicação não tinha os meios que tem hoje, milhares e milhares de pessoas irem a Santa Apolónia esperar uma cantora que não tinha ganho, mas não era essa a questão, nós estavamos orgulhoso por aquilo que ela tinha feito (referindo-se à canção contra a ditadura que cantou para a Europa, representando todos os portugueses que também queriam e sentiam aquilo que Simone cantou)"-Júlio Isidro

"Nós levámos 10 horas, na fronteira, para chegar aqui, porque as pessoas estavam na linha do comboio, não saiam dali. De Santa Apolónia tinham telefonado para a televisão a dizer: «Vão estar aqui umas pessoas». Vão estar aqui umas pessoas? A gente pensa em 500 e, de repente,... de repente eram 20 mil"-Simone de Oliveira.

Mais informação e imagens no documentário "Sem Fazer Planos Do Que Virá Depois".

 

  • O ano em que a Eurovisão se vai realizar em Portugal (2018), devido à sua vitória, vai ser o 50º ano em que Portugal participa no concurso musical.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Duarte disse:

a diferença que é isto na voz da Carolina. A sério, ele devia ter levado a mulher para cantar. Toda uma outra vibe.

E não, o fado não é a melhor opção. 2012, um FdC todo inspirado no fado porque tinha ganho qql prémio da UNESCO (agora tbm é tudo património imaterial disto e daquilo e da colotro). Levámos isto: 

Uma música fortíssima, e nem à final foi. Portanto, deixem lá o Peu em 2º lugar e peguem no "Jardim", visto que o voo das Cegonhas não passa de Guimarães :cray:

 

Nesse ano, eu queria os Cúmplices, ainda hoje sei a letra de trás para a frente. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Outra curiosidade da música Desfolhada (1969), baseada em outro comentário do YouTube: A Eurovisão 1969 é descrita como uma edição muito política. Foi realizada em Madrid e, devido à ditadura de Franco, vários países não participaram como protesto. Na TV espanhola, o título da música portuguesa foi traduzido para o nome em espanhol, "Deshojada", porque "follar" tem o significado de relação sexual (e o regime era muito conservador e religioso, tal como o regime salazarista).
  • Deixo, em spoiler, várias versões em outras línguas de músicas portuguesas na Eurovisão:
Spoiler

Desfolhada Portuguesa-Simone de Oliveira

Versão original

Spoiler

 

Versão Francesa

Spoiler

 

Versão espanhola

Spoiler

 

Menina-Tonicha

Versão original

Spoiler

 

Versão Inglesa

Spoiler

 

Versão Francesa

Spoiler

 

Versão espanhola

Spoiler

 

Versão Italiana

Sobe Sobe Balão Sobe-Manuela Bravo

Versão Original

Spoiler

 

Versão Inglesa

Spoiler

 

Versão Francesa

Spoiler

 

PlayBack-Carlos Paião

Versão Original

Spoiler

 

Versão Inglesa

Spoiler

 

Silêncio e Tanta Gente-Maria Guinot

Versão Original

Spoiler

 

Versão Finlandesa

Spoiler

 

Bem Bom-Doce

Versão Original

Spoiler

 

Versão Inglesa

Spoiler

 

 

Versão Espanhola

Spoiler

 

Um Grande, Grande Amor-José Cid

Versão Original

Spoiler

 

Versão Francesa

Spoiler

 

Versão Inglesa

Spoiler

 

Versão Sueca (Grande Sucesso na Suécia em 1980)

Spoiler

 

Não Sejas Mau Pra Mim-Dora

Versão Original

Spoiler

 

Versão Inglesa

Spoiler

 

Voltarei-Dora

Versão Original

Spoiler

 

Versão Inglesa

Spoiler

 

Lusitana Paixão-Dulce Pontes

Versão Original

Spoiler

 

Versão Inglesa

Spoiler

 

Amor d'Água Fresca-Dina

Versão Original

Spoiler

 

Versão Francesa

Spoiler

 

Chamar a Música-Sara Tavares

Versão Original

Spoiler

 

Versão Inglesa

Spoiler

 

 

Há mais algumas versões de outras músicas que vou tentar procurar. Também existem outras versões de músicas que publiquei aqui, mas que não estão disponíveis. Ele é Ela de Madalena Iglésias e Sol de Inverno de Simone de Oliveira têm versões em espanhol, mas que não estão na internet.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Duarte disse:

a diferença que é isto na voz da Carolina. A sério, ele devia ter levado a mulher para cantar. Toda uma outra vibe.

E não, o fado não é a melhor opção. 2012, um FdC todo inspirado no fado porque tinha ganho qql prémio da UNESCO (agora tbm é tudo património imaterial disto e daquilo e da colotro). Levámos isto: 

Uma música fortíssima, e nem à final foi. Portanto, deixem lá o Peu em 2º lugar e peguem no "Jardim", visto que o voo das Cegonhas não passa de Guimarães :cray:

 

Devemos ser dos poucos que gostámos dessa música. Eu adorei mesmo :wub:  
Sempre foi muito subvalorizada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Citação

No Parque das Nações, a zona envolvente ao Altice Arena irá estar encerrada a partir de 4 de abril, sendo que o Pavilhão de Portugal já está transformado num "quartel general da organização", sendo a FIL também irá receber alguns eventos paralelos. Na Praça do Comércio e na zona ribeirinha de Belém também irão ter estradas controladas e muita vigilância tendo em conta que irão albergar o Eurovision Village e a Cerimónia de Abertura, respetivamente.

Estamos a duas semanas sensivelmente do prazo para conhecermos todas as 43 músicas deste ano.
O Pavilhão de Portugal está a ser usado para a organização mas a partir do dia 4 de Abril vão começar a movimentar todo o material técnico para o Altice Arena para o evento eurovisivo.
De lembrar que dia 10 de Abril assinala-se o início da montagem do sistema de som e luzes bem como do palco própriamente dito.
Já na última semana de Abril é quando iniciam-se os testes de luz na arena e ensaios de coreografias das atuações testando movimentações de palco com voluntários em estudio a anunciar.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu top 21 encontra-se assim: (houve, entretanto, algumas mudanças nas minhas escolhas, depois de ouvir mais algumas vezes, como é o caso da Sérvia que desceu do meu 3 lugar para 11 e como é o caso da Hungria que subiu do 14 para 12 lugar). 

1- Grécia

2- França 

3- Dinamarca

4- Itália

5- Letónia

6- República Checa 

7- Espanha 

8- Suíça 

9- Alemanha 

10- Ucrânia 

11- Sérvia 

12- Hungria 

13- Malta

14- Eslovénia 

15- Reino Unido

16- Roménia 

17- Arménia 

18- Albânia 

19- Bielorrússia 

20- Montenegro

21- Moldávia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, jgsantos disse:

Este foi, de facto, o comentário que mais gostei. 

Spoiler

« I was quite glad I had a large pile of ironing to do while listening to the 14 finalists, as it gave my mind something else to focus on and stopped me drifting off during many of the performances. However, there was one song that made me put down the iron and watch it all the way though. While “O Jardim” has the ‘non-fast food music’ feel that Portugal seem to want in their entry, it also still feels relatively contemporary unlike many of the other entries. Additionally, although there are a number of ballads in the selection Cláudia is the only one to fully put her emotions into the song, which you can feel even within the first few notes. This would give Portugal the opportunity to show Europe that they can honour their Eurovision winner, but still not be stuck in a cycle of recycling the same thing every year. »

Diz tudo aquilo que eu sinto. Este ano Portugal tem de levar uma coisa completamente diferente dos violinos, daquelas sonoridades típicas portugueses, mas também não deixando de levar algo contemporâneo. E só duas musicas em toda a final correspondem a isto: a Lili e a Cláudia. 

A do Peu, por exemplo, tem uma letra fenomenal, um arranjo muito bom também, mas é mais do mesmo, é estarmos a entrar num ciclo de reciclagem da nossa música vencedora, como diz o comentário em cima e muitos outros também. E depois o artista não tem alma nenhuma, não transmite nada, mas isto é só um exemplo, ha muitas outras. 

Portanto, a nossa representante deste ano vai ser uma mulher e será uma daquelas escritas em cima. Tem de ser. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Vítor Jardim disse:

Mais uma foto do palco da final do Festival da Canção 2018:

 

 

Assim, o palco parece bem melhor. Espero também que os artistas apresentem melhores atuações...

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, a final do Festival não vai ser partilhada com a gala de aniversário da RTP, que nem vai existir. Espero assim que tenhamos uma emissão mais dinâmica...

há 4 horas, Fabien Silvano disse:

Este foi, de facto, o comentário que mais gostei. 

Diz tudo aquilo que eu sinto. Este ano Portugal tem de levar uma coisa completamente diferente dos violinos, daquelas sonoridades típicas portugueses, mas também não deixando de levar algo contemporâneo. E só duas musicas em toda a final correspondem a isto: a Lili e a Cláudia. 

A do Peu, por exemplo, tem uma letra fenomenal, um arranjo muito bom também, mas é mais do mesmo, é estarmos a entrar num ciclo de reciclagem da nossa música vencedora, como diz o comentário em cima e muitos outros também. E depois o artista não tem alma nenhuma, não transmite nada, mas isto é só um exemplo, ha muitas outras. 

Portanto, a nossa representante deste ano vai ser uma mulher e será uma daquelas escritas em cima. Tem de ser. 

Concordo. A música do Peu tem qualidade. No entanto, julgo que o intérprete tem falta de carisma, não cria empatia com o público.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais curiosidades sobre Portugal na Eurovisão:

  • Voltando a falar da censura, a canção Tourada cantada por Fernando Tordo, em 1973, comparava as touradas à decadente ditadura salazarista. Até hoje não dá para perceber como os censores deixaram passar a música. Segundo consta (também baseado em comentários do YouTube), um dos júris que fizeram a escolha das canções finalistas para o Festival da Canção, implicou com o representante da Censura no festival para que este deixasse passar a música de Fernando Tordo com a justificação não tinha nada de "subversivo". Após uma longa discussão, o censor deu a autorização. No vídeo da apresentação da música no Festival da Canção de 1973, Fernando Tordo parece muito nervoso e ofegante, com medo que a PIDE entrasse pelo estúdio e o levasse, devido ao conteúdo da música.
  • Também se diz que esse vídeo é de uma gravação alternativa da atuação, devido à gravação estranha (imagem levemente tremida, a exibição dos fios aos pés do cantor e um só plano usado) e, no final, um senhor com uma câmara a passar à frente da câmara que gravava estas imagens (no spoiler). Existem rumores de que as imagens originais se perderam num incêndio nos arquivos da RTP.
Spoiler

 

  • Em 1996, Lúcia Moniz cantou O Meu Coração Não Tem Cor, obtendo o 6º lugar, o 2º melhor resultado que Portugal obteve. Na sua atuação na Eurovisão, depois de uns segundos de atuação, dá para reparar que a parte de trás do vestido se descoseu e, por essa razão, Lúcia tenha ficado tão quieta na apresentação em frente a toda a Europa. Contudo, só olhares mais atentos repararam no sucedido. Também de destacar o vídeo do discurso de António Guterres, primeiro ministro da altura, a desejar boa sorte aos representantes portugueses, falando apenas em português, antes da atuação.
Spoiler

2:40s

 

  • Em 2005, Luciana Abreu representou Portugal no grupo 2B, com a música Amar. O que pode parecer maus vocais, deve ser, verdadeiramente, falha nos microfones, o que prejudicou imenso a prestação portuguesa e levou a uma pior classificação do que poderia ter tido.
Spoiler

15:07s

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Holanda já escolheu a música que o Waylon vai levar! A escolhida foi a "Outlaw in Em", uma música com misturas de rock e country. Um rock & roll, praticamente.

Confesso que até gosto disto. :) Não vai muito de encontro com o meu estilo musical, mas ouve-se muito bem. E o Waylon arrasa ao vivo. Penso que é uma escolha boa, no entanto não dá a vitória que a Holanda está próxima de a ter. 

Versão estúdio:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...