Jump to content

Amor Maior


Vieira

Posts Recomendados

há 57 minutos, Ambrósio disse:

Já vi comentários no fb a dizer que não devia ter acabado ainda, e que foi a melhor novela de sempre. @tabem.abelha :rolleyes:

Gostos não se discutem. Conheço pessoas que gostavan tanto da novela que, quando não viam, chegavam a casa e viam nas gravações automáticas. Era o seu amor maior...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Free Live disse:

Esqueci-me de referir os separadores, a mostrar pessoas a sorrir ou casais felizes. Achei muito original, sempre fugiu às típicas paisagens (cof cof Impostora) e caiu que nem uma luva no conceito da novela. A própria abertura era muito boa. Nesse aspeto inovaram imenso.

Já eu não gostei disso. Muito parolo e demorava imenso tempo :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Free Live disse:

Esqueci-me de referir os separadores, a mostrar pessoas a sorrir ou casais felizes. Achei muito original, sempre fugiu às típicas paisagens (cof cof Impostora) e caiu que nem uma luva no conceito da novela. A própria abertura era muito boa. Nesse aspeto inovaram imenso.

Detestava esses separadores. Chegavam a ser irritantes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, João 94 disse:

Se há coisa que nesta novela sempre achei muito bom foi o genérico. Muito bem pensado e executado. Ja me fartei de o elogiar aqui várias vezes. Não é como a parolice preguiçosa que são os genéricos de Paixão e da Herdeira. 

O genérico e a própria música, é muito boa. Também gostava muito da música do genérico de CdO, do genérico nem tanto.
O genérico de paixão é uma parolada autêntica.

  • Gosto 2
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, agora que as lágrimas desta grande novela ter acabado (:haha:), está na altura de uma análise do programa no geral. Ou uma rant, mais precisamente.

No geral, esta não foi uma boa novela. Foi uma tremenda desilusão. Das piores de sempre? Talvez não, eu consigo nomear pelo menos umas 7 ou 8 bem piores. Das piores que a SIC já fez? Provavelmente. A pior que a SIC fez no 1º horário em muitos anos? Absolutamente. Sol de Inverno e Dancin' Days estão vindicados em comparação a Amor Maior, ao menos os primeiros 100 episódios dessas duas foram muito bons (especialmente os de DD, que eram viciantes mesmo... só a partir de quando se desviaram da história original da Júlia/Raquel/Mariana é que a novela começou a desabar, apesar das prestações sensacionais da Cristina Homem de Mello e da Sandra Faleiro).

A colaboração SIC/SP caiu numa roda de repetição constante desde que Laços de Sangue quebrou paredes e abriu portas para um Portugal em que a TVI tinha competição a sério no mercado das novelas portuguesas, para além do Emmy que acabou por conquistar. Desde então, quase todas as novelas da SIC têm tido premissas extremamente recicladas umas das outras - normalmente com uma ou mais destas tropes: duas mulheres em guerra por um homem ou pela afeição de filhos/as, núcleos cómicos forçadíssimos (obrigado Armando Coutinho, podes ter sido uma das melhores personagens cómicas de sempre, mas os herdeiros que criaste são péssimos), uma viagem rápida ao estrangeiro e abusos de 300 e tal episódios. Porém, uma novela ainda não tinha caído numa repetição tão brutal como aquela em que Amor Maior se deixou desfalecer. Uma novela com tanto potencial, tanto mesmo, e acabou por ser um degredo.

Agora digo isto: não foi uma novela péssima. Isso não lhe posso chamar. Teve algumas positivas fortes. O Lobo foi uma excelente personagem, e o destaque do núcleo principal de longe, juntamente com as prestações dos três jovens irmãos da Clara (uma delas a grande revelação da novela). Os núcleos secundários foram inteligentes e bem construídos - exemplos: a família da Pilar e do Samora teve alguns bons momentos, e não sofreu tanto como o núcleo principal; a família da Dolores, que se não me engano vinda da mão da Sandra Santos (talvez a melhor autora de comédia em Portugal), sendo o melhor núcleo cómico da SIC desde os Coutinho; a Victória Guerra com uma personagem fascinante, incluíndo as espetaculares cenas dos surtos esquizofrénicos que chegavam a arrepiar; e claro, o da violência doméstica com o Júlio César e o Hugo Tavares, o melhor núcleo da novela. Juntamente com isso tudo, a realização foi extremamente bem feita - tirando o abuso do slowmotion - e a fotografia lindíssima. E a banda sonora, que também costuma ser uma fraqueza das novelas da SIC, acabou por ser muito agradável no caso de AM.

Mas é irónico como as coisas mudam de um dia para o outro. Mar Salgado, a novela de estreia da Inês Gomes, foi muito bem recebida pelo seu núcleo principal brilhante, pelo seu elenco quase perfeito e por um ritmo inigualável para uma novela de 300 episódios, e todos nós estávamos a dizer: "se a próxima novela dela for como MS, mas com bons secundários, vai ser um brilharete do caraças". AM parecia que ia ser mesmo isso, indo pelas promos e trailers bombásticos que prometiam um novo núcleo principal agarrante e histórias secundárias melhor construídas. Mas acabou por ser o contrário de MS: essa teve um bom núcleo principal e uma premissa bem estruturada para 300 episódios, mas secundários fraquitos; esta teve bons secundários mas um principal horrendo e mal estruturado.

A sinopse até era interessante, se clichê. Mas é a execução que mais importa sempre, e a sra. Gomes tinha mostrado com MS que podia pegar numa coisa tão simples e tão óbvia, e torná-la extremamente intrigante. Portanto eu não tinha dúvidas que ela fizesse o mesmo com AM. Mas AM demonstrou que, para minha desilusão, um dos trunfos na manga de MS - a Margarida Vila-Nova e a sua Leonor - não se repetem sempre, e por mais talentosa que a Sara Matos possa ser, ela ficou muito aquém das expetativas em termos de prestação em AM. Mas a péssima personagem que foi a Clara tampouco ajudou, sendo ela uma fraca cobarde em vez da bitch que não levava farpas de ninguém que nos foi prometida. A Sara teve bons momentos, mas no geral, a combinação de uma performance forçada e sonsa e uma personagem forçada e sonsa derrubaram os pilares por debaixo dela.

Já o Fidalgo Fidalgou a novela toda. O que é que isso quer dizer? Foi exatamente o canastrão forçado que ele é estereotipizado como ser. E é porque ele teve a prestação da carreira dele em MS e tudo! De novo, a personagem não ajudou nada. O Manel, para além de um creep, era um péssimo PJ :haha: Mas talvez com um ator mais carismático, ele pudesse ser mais likeable. Não aconteceu.

E depois temos a Inês Castel-Branco. Foi DE LONGE a melhor dos três protagonistas, apesar de eu a achar forçada no início da novela (desde então, encontrou a sua onda). E a Francisca podia ter sido uma ótima vilã - tinha o carisma, tinha a inteligência, tinha a sedução e tinha a maldade para o ser. Potencial não lhe faltava. O problema é que a autora não tinha um pingo de ideia do que fazer com ela. Não passava do mesmo: "Chica mantém Daniela e Marta em cativeiro; Daniela e Marta choram e levam porrada; Clara diz que não permite mas deixa-se levar porrada também e continua a permitir", repete isto 100000 vezes. Vilã boa não é vilã repetitiva. Vá lá que lhe deram um bom final (como ao Lobo).

Nem sequer vamos falar da "prestação" do homem que fazia de Eduardo, por amor aos céus. O regresso da Laura pecou em lógica, tal como vários momentos da história principal que já era má o suficiente (pois, já não bastava ser um deja vu constante). E a repetição também chegou a afetar os núcleos secundários, que perderam a força antes do fim da novela.

No fim de tudo, temos uma novela que podia ter sido excelente, mas acabou por se tornar um exemplo de como, quando não temos boas ideias, mais vale estarmos quietos. A Inês Gomes devia ter tirado mais um anito ou dois de férias da escrita a solo, para formar ideias como deve ser. Amor Maior continua a ser um sonho, porque a novela que tivemos foi tudo menos a bomba prometida.

Editado por Johnman
  • Gosto 12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João 94 disse:

Se há coisa que nesta novela sempre achei muito bom foi o genérico. Muito bem pensado e executado. Ja me fartei de o elogiar aqui várias vezes. Não é como a parolice preguiçosa que são os genéricos de Paixão e da Herdeira. 

Deu tanto trabalho como os outros lol, fizeste o genérico da AH para saberes se foi fácil, e o de Amor Maior não é assim tão complicado, é só gravar pessoas aos beijos, uma dificuldade e originalidade, e meter umas imagens projetadas por cima e está feito, mas está bem executado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, João 94 disse:

Se há coisa que nesta novela sempre achei muito bom foi o genérico. Muito bem pensado e executado. Ja me fartei de o elogiar aqui várias vezes. Não é como a parolice preguiçosa que são os genéricos de Paixão e da Herdeira. 

Parolada estás no teu direito de achar, agora preguiçosa é totalmente errado. Nota-se que há muito trabalho no genérico d'A Herdeira. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O final da Francisca foi muito bom. Tetraplégica e a ser maltratada pelos pais adoptivos. Adorei as cenas na casa dos pais adoptivos. Muito boas. A mãe biológica da Francisca também foi mais vilã do que boazinha neste último episódio na cena em que entregou a filha aos pais adoptivos.

O final da Clara e do Manel foi normal e dentro do que se esperava. Apesar das fases chatas gostei da novela.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já disseram tudo e sinceramente não me apetece fazer um mega resumo como por vezes faço :P porque a novela desiludiu muito :P vou só dizer as prestações que mais gostei, porque isto até teve boas prestações.

A Maria João Luís esteve sublime, se não for a sua melhor prestação da carreira, é seguramente das melhores. A Vitória Guerra arrasou por todos os lados quando tinha aqueles surtos, eu até me arrepiava :O em TV talvez tenha sido onde mais gostei de a ver :yes: e aquelas vozes eram muito realistas, e era uma misto de sentimentos, por um lado ficava um pouco impressionado, por outro tinha piada, não pela situação em si (de esquizofrenia), acho que entendem :P

José Mata esteve sublime como Lobo e provou ser um grande ator, até então era visto como apenas um ator banal :yes: dos protagonistas foi o único que gostei em termos de prestação e de personagem. Não gostei do Fidalgo, Sara Matos e a Inês Castel Branco também não me fascinou muito, mas neste último episódio esteve sublime e redimiu-se um pouco. Também as personagens destes três eram fracas e entediantes.

Amei a Maria João Abreu com a sua Cremilde, sempre muita engraçada :P não é a sua melhor prestação, nem personagem, mas fez um ótimo trabalho e está de parabéns :yes: é uma atriz excelente, super versátil.

Os miúdos Catarina Rebelo, João Maneira e Beatriz Frazão estiveram muito bem e esta última foi uma enorme revelação :O em JP teve uma prestação tão mediana, para não dizer fraca, e aqui :O

O núcleo da violência doméstica foi sublime, muito realista, Júlio César e Hugo Tavares estiveram formidáveis :yes: 

Devo falar também da Sofia Sá da Bandeira que arrasou muito desde que teve o AVC, esteve óptima. Sempre gostei muito dela. Está um pouco gasta, mas a verdade é que tem muito talento.

Gostei das prestações do Rui Unas e Dânia Neto, esta última redimiu-se da sua horrível prestação nas Poderosas. Teve bons momentos com o Tomané e Gisela. É sem dúvida uma boa atriz que teve um percalço nas Poderosas :yes: o casal não foi perfeito, valeu mais pelas prestações, porque estavam sempre a separar-se por tudo e por nada e foi um pouco chato :P

Relativamente à Gisela e Quim, eu até gostava deles, mas começaram a cansar muito :S mas o Hélder Agapito esteve muito bem, que continue a ser aposta, cheguei a rir muito com ele :P

Alexandre Jorge e Madalena Almeida são outros jovens competentes :yes: ainda bem que continuam a ser aposta, estando na Herdeira. A Madalena tem muito futuro.

Carolina Carvalho - Que fez de Joana, foi uma revelação para mim, super competente e natural como bitch :P e claro, uma gata :O que continue a ser aposta.

Miguel Damião é um bom ator e esteve ótimo em algumas contracenas com a filha e mesmo com a namorada :yes: Cleia Almeida, sempre competente, Ana Guiomar teve uma boa personagem até e teve mais uma vez uma boa prestação. A personagem dela também era engraçada :P é uma atriz versátil, conseguiu mostrar um lado cómico, mas também dramático numa só personagem, já merece alguma protagonista ou assim :)

Para acabar, João Jesus, sempre muito natural, João Reis que enquanto "Curador", esteve mais uma vez irrepreensível. Algumas participações curtas agradáveis, como a Sofia Arruda, Inês de Sá Frias, Inês Simões, Joana Balaguer, Teresa Macedo ou Elsa Galvão, por exemplo. Os pais adoptivos da Chica marcaram também. Também gostei do Samuel Alves (Miguel) e a Margarida Carpinteiro ótima como sempre :)

Não queria fazer um testamento, mas acabou por ser, sorry :P Acho que não me esqueci de ninguém que valha a pena mencionar :P 

 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabem a diferença entre MS e AM???

Apesar de ambas clichés, MS tudo acontecia por causa de descobertas e da heroína, em AM tudo acontece por causa dos planos da vilã 

Talvez se a autora tivesse a mesma fórmula esta novela resultasse melhor, até porque muita a gente a considera a melhor novela de sempre e as audiências nem foram muito más

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora, a altura favorita de todos: RANKINGS!

Vou usar as novelas portuguesas da SIC desta década como referência:

  1. Laços de Sangue
  2. Mar Salgado
  3. Coração D'Ouro
  4. Espelho D'Água (até agora)
  5. Dancin' Days
  6. Sol de Inverno
  7. Amor Maior
  8. Rainha das Flores
  9. Rosa Fogo
  10. Dolorosas

Wow, um top 10 perfeitinho. Que giro. Para que conste, AM e RdF são completamente intercambiáveis para mim. Eu escolho AM simplesmente pela força dos núcleos secundários e porque RdF, apesar de não se ver mal, era mais lenta que um caracol e raramente acontecia algo (tipo Santa Bárbara, mas muito menos bom).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço minhas as palavras do @Ivo, disse tudo o que pensava em relação aos atores e a sua prestação.

Eu gostei do final, melhor que o de CdO, aos pontos! Final bonitinho, como de costume, mas com a Francisca a acabar como merecia. Mas tive pena dela quando a mãe adotiva lhe diz que se não fosse pelo dinheiro, ela estaria no fundo do poço :O Sublime a Inês, sem dizer uma única palavra, só com o olhar disse tudo. Ponto negativo foi a queda dela. Ela abriu os olhos muito rápido. Podiam até ter criado suspense ao telespetador, a ver se ela tinha morrido ou não.

No geral, não sei... A verdade é que a novela entreteu-me, e esse acaba por ser o principal objetivo da televisão: entreter as pessoas. Se foi boa ou má? Assim-assim. Safou-se muito pelos núcleos secundários, se bem que cansaram e repetiram as mesmas histórias mais para os últimos 50 episódios.

A audiência do final foi muito boa. No geral, desceu a média de CdO, apesar de ter liderado os meses de outubro, novembro, dezembro e agosto.

Agora está Paixão no ar. Está muito insonsa até agora. A SIC precisa de se esforçar mais nos arranques das novelas. Não me lembro de gostar de nenhum há muito tempo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mal de Paixão é ser mais do mesmo. Aliás não sei como é que a SIC vai aguentar isto até Setembro de 2018! 
Precisam de arriscar, sair da zona de conforto (não sair do país). Com elencos excelentes só produzem bodegas. Ter um quarteto de luxo a protagonizar uma novela que é uma merda devia ar multa da ERC. 

  • Gosto 3
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...