Jump to content

Opiniões e Memórias do Fórum


João

Posts Recomendados

As pessoas vão embora porque aquilo que comentavam aqui vão comentar noutro sítio (a.k.a redes sociais ou vida lá fora) com usuários com quem se davam melhor. E isso é normal acontecer, acho até muito bem que haja isso. Mas já acho menos normal quando a partir daí começam-se a formar grupos, e houve uma altura em que só vinham cá picar e meter indiretas à espera que o peixe mordesse o isco. E os novos usuários como eu que chegavam cá ficavam a olhar para isto feitos parvos, a ler cenas deprimentes e "guerras de divas" a acontecer por todo o lado e provas daquilo que usuário x fez a usuário y e mais não sei quê.

Depois tornou-se cansativo e agora ninguém fala, porque a mínima coisa ou é porque está a engatar, ou porque está a dizer mal de não sei quê, ou porque já o conheço desde há 4 anos e sei que ele é assim e assado... já não se tenta sequer dar oportunidade às pessoas de criar novas conversas. Nem as aldeias onde toda a gente se conhece são assim tão fechadas :rolleyes:

Isto sou eu, mas claro que também já tive muito boas conversas por aqui (e no chat).

 

Isso não é algo de agora, já foi dito por aqui várias vezes. E, mais uma vez, já foi bem mais radical, porque chegava a haver alturas em que se um se zangasse com um elemento de um "grupo", vinham logo todos atrás sem razão específica e depois toda a gente desse "grupo" deixava de falar à pessoa, apenas mandavam bocas que geravam outra discussão e acabava por ser um ciclo, etc...

E sim, dá-se oportunidade às pessoas de criar novas conversas. Há é menos confiança com novos membros (muito por culpa da época de clones), que é algo que sinceramente concordo, até porque há gente que estava aqui uns dias e começava logo com alta confiança para toda a gente, como se já os conhecesse há meses. E claro que quando começam logo "ai, este é um gato/todo bom/etc" carregado de :rolleyes::cool::smoke: e com as típicas conversas que podes ver várias vezes no OT, achas que a opinião é "oh, ele é tão boa pessoa"? Principalmente num meio online, em que não se conhece bem as pessoas, normalmente o tipo de discurso que usa ou aquilo que comenta tem um peso enorme para se formar um opinião temporária, portanto não me admiro minimamente que digam "este já está a ir para o engate", eu mesmo o faço várias vezes nas várias mudanças de nome que dei ao OT, por exemplo.

Não fecha nada! Mas não vamos tapar os olhos e fingir que isto não está a morrer aos bocados. Tudo o que apontaste é normal. Mas vê-se que não há o mesmo interesse em comentar, em partilhar opiniões. Há um ano não era assim. Há dois muito menos. 

Para facilitar-me na moderação, às vezes vou ao "Fluxo de Atividades" para ver os posts. E normalmente são 15 páginas de posts feitos num espaço de 24h (outras vezes menos, outras mais). Nunca contei quantos posts há por página mas presumindo que sejam 20, isso dá 300 posts por dia. Um fórum onde se fazem 300 posts por dia não está a morrer aos bocados. Há uns anos até se podiam fazer mais, mas provavelmente em 400 por dia ou quase 500 por dia, 100 ou 200 eram conversas que com o tempo, as pessoas deixam de ter pelas razões que aqui já foram ditas várias vezes. Como tu disseste, é normal que com o tempo, o interesse em partilhar opiniões se contenha para partilhar tudo e mais alguma coisa como se isto fosse o Twitter para partilhar só aquilo que achamos que merece ser partilhado.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também com o passar do tempo perdi um bocado a vontade de comentar, inclusive afastei-me um bocado disto e muito também por falta de tempo, mas não só. No início gostava muito de dar a minha opinião na boa e dava sobre vários assuntos, agora contenho-me mais porque ou prefiro comentar isso noutro sítio ou porque já não sinto tanto à-vontade e porque é irrelevante.

Está quase a fazer um ano que criei conta como já disse e no início tanto sentia vontade de comentar como por vezes achava que o fórum só tinha grupos (e efetivamente tem) e depois integrei-me. Agora cada um seguiu o seu caminho e tal mas há laços que perduram. Foi um ano de altos e baixos, mas no geral, até gostei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já estou aqui à pouco mais de 3 anos e nota-se sim, muitas diferenças. :P 

Eu acho que em termos de posts as coisas não estão assim tão diferentes, a diferença é que tópicos como o OT antes aquilo era praticamente um chat, o que dava um aspecto de muito movimento. E claro, enquanto as pessoas andavam à volta do OT iam sempre ao tópico Música, Cinema ou outro qualquer enquanto esperavam por "respostas" no OT. Um, puxava os outros... como em tudo na vida.

Com a vinda do chat as coisas mudaram muito, tudo imigrou para lá e quem está no chat ou está lá ou anda pelo fórum, porque em poucos segundos podem ser feitas muitas respostas lá (quando há muita gente activa e conversas activas no chat) e muitas vezes ao invés de irem ao tópico x e dizer "gostaste daquilo que saiu hoje" acabam por ter esse tipo de conversa no chat, digo eu, também raramente lá ia/vou. E depois com a entrada das redes sociais o próprio chat do fórum foi trocado pelo das redes sociais, que talvez seja um tipo de chat mais prático, digo eu e "só entra quem nós queremos". :P 

E claro, com a limpeza de alguns fanáticos (outros ainda resistem ao tempo :rolleyes:) o fluxo de comentários apenas para gerar quantidade diminuiu, em parte... querendo ou não, os fanáticos são essenciais para dar energia aos fóruns (na maioria é da negativa, mas pronto). 

E os fóruns, tais como blog's, redes socais e tal, acho que funcionam um pouco por gerações, estes adolescentes (14-16) anos andam mais virados para Twitter's, Facebooks, Whatsapp's e essas 1001 coisas que existem hoje em dia para trocar ideias... 

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fecha nada! Mas não vamos tapar os olhos e fingir que isto não está a morrer aos bocados. Tudo o que apontaste é normal. Mas vê-se que não há o mesmo interesse em comentar, em partilhar opiniões. Há um ano não era assim. Há dois muito menos. 

E depois tenho de destacar o que está a negrito xD

#dramaqueen 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deprimam tanto! Por muito que o fórum tenha mudado - que o fez - eu creio que é normal. Ficar parado no tempo é mau sinal, eu parece-me, por isso é mais que natural que ocorram certas mudanças. Por um lado, eu creio que os vínculos a nível de amizade entre certos membros ganharam mais força e isso significou a migração de certas conversas para um chat de facebook ou até para o convívio humano. Por outro, eu acho que um dos grandes problemas é que não entra sangue novo, ou seja, cada vez menos aparece menos foristas. É só dar uma olhadela na parte das apresentações; há quanto tempo já não escreve lá alguém? Há imenso (apesar de certas pessoas entrarem no fórum e não o fazerem, bem sei.). E são esses users - os mais recentes - que comentam mais e que são mais ativos. Não me apetece decompor as razões, mas que cada vez menos entra gente nova, é facto. Já os que estão aqui há mais tempo, não o fazem tanto; ou porque já se cansaram ou porque simplesmente não lhes apetece e preferem ter as suas discussões noutra plataforma.
Ainda assim, a meu ver, o fórum talvez tenha ganho qualidade. Perdeu quantidade e perdeu certas características; em contrapartida, ganhou melhores membros. Desde do facto de, como o JoãoM94 disse, certos fanáticos terem saído, desde ter havido um maior controlo sobre off-topic, entre muitos outros fatores. Um bom exemplo é que são cada vez menos as situações de confusão (ou barracos, como lhe queiram chamar). E também não creio que a nível de atividade esteja morto: os tópicos televisivos estão mexidos (ganhando em força às Conversas de Café) e os concursos ainda continuam concorridos. Exemplificando, o Versus teve 30 concorrentes - um número extraordinário -  e até o BB teve 29, ou até o Alohomora que teve mais de 300 páginas, o que demonstra bem que, quando há novidade, há receptividade.

O fórum vai, invariavelmente, morrer. Ou porque nos vamos cansar, ou porque não vamos ter paciência para isto, ou porque estamos fartos. É melhor aceitar isso. E é evidente que a atividade de outrora dificilmente se vai voltar a repetir; claro que 30 páginas do off-topic raramente se vão repetir e muitas discussões (algumas épicas, há que as adjetivar) raramente vão acontecer. Ainda bem ou ainda mal, cada um é que sabe, mas o que fica é que nos cabe nós continuar a construir este espaço, conforme as circunstâncias e ter-nos-emos que adaptar às novas situações.

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu conheço este site desde o tempo do TV Universo mas na altura não vinha ao fórum. Só me inscrevi no ínicio de 2013 que penso que foi o auge do fórum em que comentavam milhares de pessoas e de um momento para o outro algumas pessoas desapareceram do fórum como a Sara L e a Sãozinha.

Eu acho que menos pessoas comentam porque a televisão deixou também de ter tanto interesse como tinha em 2011, 2012 e 2013. A televisão também está numa fase mais secante e o pessoal desinteressou-se. Eu próprio também me interesso mais por outros temas do que por TV. 

Basta ver o número de blogs que havia sobre TV de 2007/2008 até 2011 e o que existe hoje. Houve uma grande mudança...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Eu percebo o que vocês querem dizer, mas não sei a quem se referem em específico, nem a que situação. Já senti também que por vezes havia pessoas que se juntavam para dar em cima dos outros. Atualmente já não sinto tanto isso, mas também já não participo tanto. Falando por mim, quando não concordo com algo, defendo-me a mim e ao meu ponto de vista sozinho. Acho que todos o deveriam fazer e chegar sempre à melhor conclusão, e a que contribua para o melhor ambiente!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não vais embora só por causa de uma gentinha pois não? Ignoro-as, és melhor que eles.

Sim eles são como os cães juntam-se todas para atacar um, e vem metem gosto em tudo só para uma pessoa ser arrasada, mas a serio não dês importancia a isso, continua a tua "vida" aqui normalmente, e deixa-os ladrar.

Já estive mais longe, mas não, eu gosto do fórum apesar disso tudo, reconheço que tem coisas boas :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não vais embora só por causa de uma gentinha pois não? Ignoro-as, és melhor que eles.

Sim eles são como os cães juntam-se todas para atacar um, e vem metem gosto em tudo só para uma pessoa ser arrasada, mas a serio não dês importancia a isso, continua a tua "vida" aqui normalmente, e deixa-os ladrar.

O forum anda morto, houve ali uma polémica e é normal as pessoas quererem ir comentar. Por acaso grande parte delas discordaram contigo, mas acontece, não entendo porque é que estão a levar a cena tão a peito. 

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo o que vocês querem dizer, mas não sei a quem se referem em específico. Já senti também que por vezes havia pessoas que se juntavam para dar em cima dos outros. Atualmente já não sinto tanto isso, mas também já não participo tanto. Falando por mim, quando não concordo com algo, defendo-me a mim e ao meu ponto de vista sozinho.

Eu não gosto quando fazem isso comigo e até com outras pessoas (que se vê por aí). E essas pessoas sabem quem são :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas fazer isto o quê? Mas achas que alguém está a dar likes ou a comentar seja o que for para atacar alguém? Não me parece. Que eu saiba o que se passou ali foi a tentativa de explicar algo... Eu vejo os "likes" uma forma de concordar com o que alguém diz.. Mas enfim, na cabeça de certas pessoas é muito normal chamar p*ta a uma rapariga por tudo e por nada. Hasta, isto está cada vez pior... 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E depois ainda exiges respeito? Está bem...

É uma metáfora, não leves á letra.

O forum anda morto, houve ali uma polémica e é normal as pessoas quererem ir comentar. Por acaso grande parte delas discordaram contigo, mas acontece, não entendo porque é que estão a levar a cena tão a peito. 

Não me importo que discordem de mim, mas falar como se me conhecessem, dizer para me matar, e mais cenas, o tópico era moda, era para comentar sobre moda, eu não falei ali de ninguém em especifico, mas todos tiveram que falar de mim, mas pronto tens razão não devia levar a peito, e se calhar amanhã já me passou, e provavelmente já terei sido expulso por isso não fará muita diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...