Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Melhores novelas de cada autor:

Maria João Mira - Fala-me de Amor, Ilha dos Amores, Flor do Mar (a meias com o barreira) e Doida por ti

João Matos- Mundo ao Contrário e o Beijo do Escorpião (a meias com Barreira)

Barreira - Fascínios, Flor do Mar e O Beijo do Escorpião (as duas últimas a meias)

Manuel Arouca -Tu e Eu e Podia Acabar o Mundo, dois grandes flops, mas considero-as novelas razoáveis/medianas. Filha do Mar não vi muito da novela mas é razoável.

Eduarda Laia e Raquel Palermo - Mulheres

Tozé Martinho - Amanhecer

Sandra Santos e Artur Ribeiro não gostei de nenhuma novela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A TVI tem grandes autores e nem sempre sabe aproveitar o talento dos mesmos. Digam o que disserem, a Sandra Santos na comédia é a número um em Portugal. Todos os núcleos cómicos que ela já criou são credíveis, divertidos e únicos. Em Doce Tentação, por exemplo, foi isso que salvou a novela. Ela tem uma escrita demasiado água com açúcar, mas arrasa nas personagens mais leves e divertidas. O Barreira é brutal a chocar, como já disseram aqui, e a criar histórias mais fora do normal e a arriscar. A intriga principal de Destinos Cruzados era excelente, foi é mal trabalhada, correu tudo demasiado rápido. E ele tem outro problema: nem sempre consegue prolongar as novelas e acaba por estragá-las (apesar da culpa ser do canal, claro). Mas é o autor em que a TVI mais confia, isso sem dúvida, pois ele acaba por fazer milagres (veja-se os Jardins...). O João Matos já mostrou ser muito bom, tem talento que farta e acaba por ser o melhor para criar tramas que agradem os mais jovens. Mundo ao Contrário e O Beijo do Escorpião são excelentes exemplos disso, que fizeram furor. A primeira novela vingou pelo realismo na escrita e pelo elenco fabuloso! O Artur mostrou ser incrível, mas espero um original do autor. Já a Mira, bem, a Mira é provavelmente a autora mais completa do canal. Basta dar uma olhada pelo seu currículo para perceber a excelente autora que é. É romântica, traz mistério, tem personagens coerentes, guerras familiares e segredos do passado e, acima de tudo, realismo. Tem tudo numa dose necessária e nada exagerada.

 

Quanto aos outros, como Tozé ou Arouca, nem vou falar. Palavras para quê? :rolleyes:

Editado por JoãoCruz
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A TVI tem grandes autores e nem sempre sabe aproveitar o talento dos mesmos. Digam o que disserem, a Sandra Santos na comédia é a número um em Portugal. Todos os núcleos cómicos que ela já criou são credíveis, divertidos e únicos. Em Doce Tentação, por exemplo, foi isso que salvou a novela. Ela tem uma escrita demasiado água com açúcar, mas arrasa nas personagens mais leves e divertidas. O Barreira é brutal a chocar, como já disseram aqui, e a criar histórias mais fora do normal e a arriscar. A intriga principal de Destinos Cruzados era excelente, foi é mal trabalhada, correu tudo demasiado rápido. E ele tem outro problema: nem sempre consegue prolongar as novelas e acaba por estragá-las (apesar da culpa ser do canal, claro). Mas é o autor em que a TVI mais confia, isso sem dúvida, pois ele acaba por fazer milagres (veja-se os Jardins...). O João Matos já mostrou ser muito bom, tem talento que farta e acaba por ser o melhor para criar tramas que agradem os mais jovens. Mundo ao Contrário e O Beijo do Escorpião são excelentes exemplos disso, que fizeram furor. A primeira novela vingou pelo realismo na escrita e pelo elenco fabuloso! O Artur mostrou ser incrível, mas espero um original do autor. Já a Mira, bem, a Mira é provavelmente a autora mais completa do canal. Basta dar uma olhada pelo seu currículo para perceber a excelente autora que é. É romântica, traz mistério, tem personagens coerentes, guerras familiares e segredos do passado e, acima de tudo, realismo. Tem tudo numa dose necessária e nada exagerada.

 

Quanto aos outros, como Tozé ou Arouca, nem vou falar. Palavras para quê? :rolleyes:

Foi a Sandra Santos  também criou as pop stars, que a meu ver foram as melhores personagens de todas as séries dos morangos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A TVI tem grandes autores e nem sempre sabe aproveitar o talento dos mesmos. Digam o que disserem, a Sandra Santos na comédia é a número um em Portugal. Todos os núcleos cómicos que ela já criou são credíveis, divertidos e únicos. Em Doce Tentação, por exemplo, foi isso que salvou a novela. Ela tem uma escrita demasiado água com açúcar, mas arrasa nas personagens mais leves e divertidas. O Barreira é brutal a chocar, como já disseram aqui, e a criar histórias mais fora do normal e a arriscar. A intriga principal de Destinos Cruzados era excelente, foi é mal trabalhada, correu tudo demasiado rápido. E ele tem outro problema: nem sempre consegue prolongar as novelas e acaba por estragá-las (apesar da culpa ser do canal, claro). Mas é o autor em que a TVI mais confia, isso sem dúvida, pois ele acaba por fazer milagres (veja-se os Jardins...). O João Matos já mostrou ser muito bom, tem talento que farta e acaba por ser o melhor para criar tramas que agradem os mais jovens. Mundo ao Contrário e O Beijo do Escorpião são excelentes exemplos disso, que fizeram furor. A primeira novela vingou pelo realismo na escrita e pelo elenco fabuloso! O Artur mostrou ser incrível, mas espero um original do autor. Já a Mira, bem, a Mira é provavelmente a autora mais completa do canal. Basta dar uma olhada pelo seu currículo para perceber a excelente autora que é. É romântica, traz mistério, tem personagens coerentes, guerras familiares e segredos do passado e, acima de tudo, realismo. Tem tudo numa dose necessária e nada exagerada.

 

Quanto aos outros, como Tozé ou Arouca, nem vou falar. Palavras para quê? :rolleyes:

A Mira é muito completa... até na comédia que uns tem a mais e outros a menos... vale a pena relembrar... os bifes de Lombo da Mitó...  :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da mesma opinião do Ivo, apesar de não ter visto tantas novelas quanto vocês, mas os meus autores favoritos são o João Matos e a Maria João Mira.

 

 

João Matos - Mundo ao Contrário e O Beijo do Escorpião - consegue fazer novelas com um ritmo alucinante, uma história arrebatadora, ousada e polémica (MaC :wub: ) e com ótimas personagens.

 

Maria João Mira - Doida por Ti e A Única Mulher - é muito versátil, tanto é boa no romance como na ação. Ela consegue fazer histórias com nuances interessantes (segredos e mistérios), personagens ambíguas e histórias equilibradas.

 

Artur Ribeiro - Belmonte - ainda tenho de ver mais dele, não tenho uma opinião muito formada. Mas considero-o brilhante, Belmonte foi um novelão, apesar de não ter acompanhado muito mas o final foi de génio. Adorava uma série no manicómio. :haha:

 

António Barreira - Remédio Santo - apesar de se perder consegue fazer boas novelas e Remédio Santo foi o caso disso, uma novela diferente do habitual que adorei. Os misticismos, a religião, o duelo entre o bem e o mal foi espetacular mesmo. Pecou por ter sido excessivamente esticada contudo acho que não perdeu o ritmo e teve um final muito bom. Ele tem boas ideias apesar do que já tinha referido antes.

 

Sandra Santos - Espírito Indomável e Deixa que te Leve - foram novelas que na altura adorei mas entretanto vieram melhores. A Sandra consegue fazer novelas com um bom ritmo (EI) e ela é excelente nos núcleos cómicos (DT).

 

Eduarda Laia - Mulheres - não conheço bem o trabalho desta autora, só mesmo "Mulheres" e tenho a dizer que gostei muito, uma novela muito boa!

 

 

Gostei também de Meu Amor e Flor do Mar, contudo não são das minhas favoritas.

Editado por João_O
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da mesma opinião do Ivo, apesar de não ter visto tantas novelas quanto vocês, mas os meus autores favoritos são o João Matos e a Maria João Mira.

 

 

João Matos - Mundo ao Contrário e O Beijo do Escorpião - consegue fazer novelas com um ritmo alucinante, uma história arrebatadora, ousada e polémica (MaC :wub: ) e com ótimas personagens.

 

Maria João Mira - Doida por Ti e A Única Mulher - é muito versátil, tanto é boa no romance como na ação. Ela consegue fazer histórias com nuances interessantes (segredos e mistérios), personagens ambíguas e histórias equilibradas.

 

Artur Ribeiro - Belmonte - ainda tenho de ver mais dele, não tenho uma opinião muito formada. Mas considero-o brilhante, Belmonte foi um novelão, apesar de não ter acompanhado muito mas o final foi de génio. Adorava uma série no manicómio. :haha:

 

António Barreira - Remédio Santo - apesar de se perder consegue fazer boas novelas e Remédio Santo foi o caso disso, uma novela diferente do habitual que adorei. Os misticismos, a religião, o duelo entre o bem e o mal foi espetacular mesmo. Pecou por ter sido excessivamente esticada contudo acho que não perdeu o ritmo e teve um final muito bom. Ele tem boas ideias apesar do que já tinha referido antes.

 

Sandra Santos - Espírito Indomável e Deixa que te Leve - foram novelas que na altura adorei mas entretanto vieram melhores. A Sandra consegue fazer novelas com um bom ritmo (EI) e ela é excelente nos núcleos cómicos (DT).

 

Eduarda Laia - Mulheres - não conheço bem o trabalho desta autora, só mesmo "Mulheres" e tenho a dizer que gostei muito, uma novela muito boa!

 

 

Gostei também de Meu Amor e Flor do Mar, contudo não são das minhas favoritas.

 

O Barreira também escreveu O Beijo do Escorpião. Foi uma novela escrita a duas mãos. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. Rui Vilhena - Para mim o 1º era óbvio. Só entre Ninguém Como Tu e Tempo de Viver, já tinha o Vilhena uma vantagem gigante sobre os outros. E depois, Olhos nos Olhos e Sedução para o seu mérito também foram boas, especialmente esta última que virou excelente nos seus últimos meses. Não é difícil de ver porque é que este homem está na Globo.

 

2. João Matos - Todos aqui dão-lhe mérito por Mundo ao Contrário e (parte de) O Beijo do Escorpião, que óbviamente merecem esse mérito (ainda estou chocado que MaC não foi nomeado para os Emmy's), mas ainda tinha outra novela a solo nas suas mãos - Mundo Meu. E se MaC e OBdE já o elevavam para pelo menos o top 5, MM puxou-o para só segundo ao Vilhena como melhor autor da TVI.

 

3. Maria João Mira - Como já disseram, é a mais completa. Faz de tudo um pouco. E tem um historial excelente, c/as minhas preferidas sendo Fala-me de Amor, Ilha dos Amores e Doida Por Ti. Mas Saber Amar, O Teu Olhar, Queridas Feras e Flor do Mar também foram bons trabalhos, Sonhos Traídos e Anjo Meu tiveram os seus momentos, e a mais fraquita do historial dela, Mistura Fina, tb não era má. A Única Mulher está a ser bastante impressionante no topo disso tudo.

 

4. Artur Ribeiro - Acho um pouco injusto julgarmos alguém baseado em apenas uma novela, mas Belmonte foi uma obra prima para não dizer mais. Para além disso, ele já tem provas dadas c/o génio das minisséries que escreveu (O Dom, Redenção).

 

5. António Barreira - Sim, despenhou-se em grande c/Destinos Cruzados, mas depois, Fascínios e Remédio Santo foram bombas, ele foi a mente por detrás da criação da Alicinha Vidal (e tb escreveu OBdE), Meu Amor foi decente e agora ele conseguiu salvar os Jardins de se desabarem em direção ao título de flop do milénio (tal como fez com Tu e Eu, só que em maior escala).

 

6. Eduarda Laia/Raquel Palermo - Mais uma vez, injusto julgar por apenas um trabalho (a não ser que contemos os Morangos, eu sei que a Laia escreveu as últimas séries dos McA), mas Mulheres é boa o suficiente para merecer mérito. Não a acho um espetáculo nem nada, mas tem fortes representações e diálogos, e é geralmente agradável.

 

7. Tozé Martinho - O homem estragou-se completamente c/Sentimentos e Louco Amor. Lástima. Antes disso, ele era dos melhores em Portugal. A Outra e Amanhecer eram incríveis. Todo o Tempo do Mundo e Olhos de Água também foram memoráveis. E Dei-te Quase Tudo tinha os seus momentos.

 

8. Sandra Santos - Não é exatamente uma inovadora, e não sou grande fã nem das melhores novelas que escreveu (Espírito Indomável e a parte boa de Deixa Que Te Leve), mas nenhuma dessas foi má por alguma circumstância. No entanto, Deixa-me Amar e Feitiço de Amor são dos mais lamechas que já vi, e Doce Tentação... tirando a comédia, foi uma autêntica m****.

 

9. Manuel Arouca - Há 10 anos atrás, ele até tinha uma reputação respeitável c/Filha do Mar e os Jardins Proibidos originais. Baía das Mulheres tb não era a pior coisa de sempre. Mas depois estragou-se c/Tu e Eu, e bateu completamente no fundo na sequela dos Jardins (ambas salvas pelos poderes milagrosos do Barreira).

 

10. Patrícia Muller - Ela fez a má parte de Deixa Que Te Leve e Mar de Paixão. Não preciso de dizer mais nada.

 

Não comento na Rosa Lobato de Faria porque não vi nada de Telhados de Vidro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Minha sugestão para uma novela da SIC em 2016 (substituta de Poderosas ou de A Cor do Destino). Junta actores das produções anteriores e de Beirais que deve acabar em 2016.

 

Protagonistas:

António Pedro Cerdeira 

Carla Chambel

Filhos: Afonso Lopes (Hugo de Mar Salgado) e Inês Faria (Inês de Beirais)

 

Vilões

Ricardo Pereira

Maria João Pinho

 

Restante elenco

 

Nuno Janeiro

Oceana Basílio

Duarte Ferreira

Júlio César

Alexandre de Sousa

Margarida Carpinteiro

Mariana Norton

Jorge Mourato

Anabela Teixeira

Francisco Monteiro

Ruy de Carvalho

Elisa Lisboa

Luísa Ortigoso

António Fonseca

João Saboga

Ângela Pinto

Diana Nicolau

Ivo Lucas

Guilherme Filipe

Rosa do Canto

Luís Lourenço

Joana Duarte

Núria Madruga

Rúben Gomes

Ana Padrão

Ricardo Carriço

Inês Aguiar

Maria João Abreu

José Boavida

Sisley Dias

Sara Salgado

Carlos Santos

João Perry

Amélia Videira

Henriqueta Maia

Margarida Cardeal

Filipe Vargas

Manuel Sá Nogueira

Gracinda Nave

Lúcia Moniz

Sofia Aparício

Vera Alves

 

Núcleo Cómico:

 

João Ricardo

Noémia Costa

Custódia Gallego

Luís Aleluia

Joana Figueira

Heitor Lourenço

Joana Santos

Tiago T. Pereira

Margarida Vila-Nova

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão de elenco que para mim é bom e diferente do habitual

 

Nuno Lopes - Protagonista

Daniela Ruah - Protagonista (por isso tinham que lhe dar um papelão)

Susana Mendes - vilã 

Albano Jerónimo 

Mafalda Vilhena

Duarte Guimarães

Gonçalo Waddigton 

Carla Chambel 

Lucia Moniz

Pepe Rapazote

Beatriz Monteiro

Ruben Leonardo

Rosa do Canto

Ana Rocha

Hugo Sequeira

Ivo Canelas

Joana Seixas

João Lagarto

Diogo Martins

Filomena Cautela

Carlos Vieira

Sofia Arruda

Teresa Tavares

Tiago Aldeia

 

Que acham deste elenco? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão de elenco que para mim é bom e diferente do habitual

 

Nuno Lopes - Protagonista

Daniela Ruah - Protagonista (por isso tinham que lhe dar um papelão)

Susana Mendes - vilã 

Albano Jerónimo 

Mafalda Vilhena

Duarte Guimarães

Gonçalo Waddigton 

Carla Chambel 

Lucia Moniz

Pepe Rapazote

Beatriz Monteiro

Ruben Leonardo

Rosa do Canto

Ana Rocha

Hugo Sequeira

Ivo Canelas

Joana Seixas

João Lagarto

Diogo Martins

Filomena Cautela

Carlos Vieira

Sofia Arruda

Teresa Tavares

Tiago Aldeia

 

Que acham deste elenco? 

Um pouco curto e devias ter mais nomes conhecidos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pouco curto e devias ter mais nomes conhecidos...

 

Estava com pressa e tive que sair e decidi apostar assim, o meu objectivo é fazer um elenco sem actores com contratos de exclusividade. 

 

Nuno Lopes - Protagonista

Daniela Ruah - Protagonista (por isso tinham que lhe dar um papelão)

Susana Mendes - vilã 

Albano Jerónimo 

Mafalda Vilhena

Duarte Guimarães

Gonçalo Waddigton 

Carla Chambel 

Lucia Moniz

Pepe Rapazote

Beatriz Monteiro

Ruben Leonardo

Rosa do Canto

Ana Rocha

Hugo Sequeira

Ivo Canelas

Joana Seixas

João Lagarto

Diogo Martins

Filomena Cautela

Carlos Vieira

Sofia Arruda

Teresa Tavares

Tiago Aldeia

Rita Blanco

Miguel Guilherme 

Maria João Abreu

Custódia Gallego 

Rui Mendes

Rui Santos

Pedro Laginha

Paula Luís

Adelaide Sousa

Luis Ganito

Ana Padrão

Maria Emília Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas mesmo com atores sem exclusividade, podias ter um melhor elenco.

 

Joana Solnado

Pedro Granger

Sara Barradas

Pedro Barroso

Adriano Luz 

Marina Mota

Rita Loureiro

Catarina Gouveia 

Margarida Marinho

João Perry

Lia Gama

Luís Esparteiro 

Helena Laureano 

António Capelo

Maya Booth

Joana Seixas

Tiago Costa

Luísa Cruz

Pedro Caeiro 

Rodrigo Soares

Marcantónio Del Carlo

Editado por Pamsf998
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elenco alternativo para uma supernovela rural:

 

Suzana Borges

Maria José Paschoal

Joaquim de Almeida

João Têmpera

Lídia Franco

Evelina Pereira

Isabel Abreu

Gonçalo Waddington

Frederico Barata

Rafael Morais

Sara Aleixo

Daniela Melchior

José Martins

Joana Solnado

João Vicente

Sandra Cóias

Sara Moniz

João Baptista

Lia Carvalho

José Pinto

Vítor Norte

João Maria Pinto

João Saboga

Maria D'Aires

Bárbara Lourenço

Bárbara Magal

Rodrigo Trindade

Luís Lucas

Augusto Portela

Carla Galvão

João Didelet

Eunice Muñoz

António Évora

Carlos Lacerda

Sofia Nicholson

Fernando Ferrão

Angela Ribeiro

Guilherme Filipe

+

3 crianças, uma com Trissomia 21

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual das seguintes novelas representa melhor a actual realidade portuguesa - Mar Salgado ou a Única Mulher?

 

Sinceramente não sei. Não vejo MS para poder comparar.

AUM representa o Portugal de hoje, as relações Portugal-Angola que estão um pouco ressentidas ainda (por parte de algumas pessoas) devido à guerra, o racismo, a xenofobia, o preconceito... temas que outrora nunca foram abordados em novela. Só por isso já é um grande produto!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Existem tópicos destinados aos melhores argumentistas, às melhores novelas....achei que seria interessante criar um para podermos discutir quais as personagens mais emblemáticas das novelas, desde as vilãs às heroínas!

Não sei se isto é para ficar no arquivo ou não, mas se for depois algum moderador logo o transfere para lá! 

Vou deixar aqui o meu TOP 10

  1.  Luiza Albuquerque de NCT (Alexandra Lencastre)
  2. Maria Laurinda de TdV (Margarida Vila-Nova)
  3. Sofia Salgado de Mundo Meu (Maria João Bastos)
  4. Lídia de TdV (Manuela Couto)
  5. Margarida de Fascínios (Alexandra Lencastre)
  6. Aurora de Remédio Santo (Sara Barradas)
  7. Mariana de Ilha dos Amores (Joana Solnado)
  8. Bárbara de Tdv (Dalila Carmo)
  9. Zé de Espírito Indomável (Vera Kolodzig)
  10. Liliane Marise de Destinos Cruzados (Maria João Bastos)

Gostava ainda de destacar a Salomé de Flor do Mar, a Jacinta de Remédio Santo, a Alice de OBDE a Joana Rita de Anjo Meu a Júlia de Sedução e a Paula Neves em Anjo Selvagem

Acho que as personagens femininas se sobrepõem às masculinas, mas gostei dos irmãos de Olhos nos Olhos (Paulo Pires), Moisés do Pedro Teixeira,  do César do Mundo ao Contrário (Pedro Barroso), as personagens de Marco Delgado e José Fidalgo em Tdv, Marco D'Almeida em Tdv, Filipe Duarte em Belmonte, Diogo Amaral em Doce Tentação.....etc.

 

 

Editado por Ruben Fonseca
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...