Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

Tendo em conta todas as novelas portuguesas que acompanhei, para mim:
1. Laços de Sangue (Acho que foi uma novela marcante pelo balanço entre o drama e o humor, com boas histórias nos dois lados, com muito ritmo, suspense e tensão. Marcou o início da caminhada da SIC de uma forma mais séria e competente na ficção nacional de novela. Impossível ficar indiferente.)
2. Dancin' Days (Pode não ser a novela mais marcante em termos de história, mas a novela tinha uma leveza, uma escrita e um desenrolar que deixava-me agarrado. Marca pela simplicidade. Ainda me lembro da brutalidade do primeiro mês, sempre colado à novela para ver o desenrolar da história da Júlia com a filha. Teve um bom ritmo até ao fim, mas seria ideal se tivesse terminado com 1 ano de exibição...)
3. Mar Salgado (É mais uma novela que marca pela sua simplicidade. A prova que nem sempre é preciso morte, violência e sangue em dezenas de episódios para se contar uma boa história. Está muito bem escrita e com uma intriga muito boa. Talvez a coloco em 3º porque as anteriores foram igualmente muito boas, e por este ano ter tido menos tempo para a televisão com a faculdade.)
4. Rosa Fogo (Foi uma novela muito criticada, mais por ser uma novela de quem é. Tinha os seus erros, mas era uma boa novela. Dramática, mas sem ser dura e forte demais. Tinha boas histórias e intrigas, e apesar do ritmo mais lento, os acontecimentos estavam bem doseados. Talvez perdesse qualidades ao ter o Rogério Samora como vilão, mas pronto...)
5. Sol de Inverno (Prometeu muito, e quando se promete muito e não se cumpre, a desilusão é maior. A história era boa, o elenco muito bom, mas faltou um certo seguimento. A novela não estava preparada para tantos episódios e às tantas já não estava a avançar, mas sim em compasso de espera. Não foi de todo uma má novela, mas poderia estar muito melhor. Cumpriu e ainda mostrou grandes momentos.)
6. Poderosas (A novela é realmente fraca. Tem uma história base que dava para muito, mas a autora não soube aproveitar nada. Não existe nenhum núcleo que se diga maravilhas, e alguns estão muito exagerados. Falta muita coisa, pois tudo na novela soa a sem grande ligação. Não digo que a novela prometia muito antes de estrear, mas também nunca pensei que desiludisse tanto. Vê-se na falta de algo melhor, mas será impossível agarrar audiência enquanto não der uma grande volta...)

Falta estrear "Coração D'Ouro", que pelo seguimento, deverei acompanhar, ou pelo menos espreitar os primeiros tempos, mas até agora ainda não me agradou por aí além, por isso não sei não.

 

Para mim as melhores novelas são sem dúvida da Globo, e entre tantas que passam na SIC, torna-se difícil elaborar um top, mas também acho que está a faltar algum "sal" que marque as pessoas. Mais recentemente, na SIC, gostei de: "Senhora do Destino", "Duas Caras", "Amor à Vida", "A Guerreira", "Lado a Lado" e "Império".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Melhor elenco? Sedução

Melhor genérico? A Outra

Melhor banda sonora? Ouro Verde

Melhor história? Vingança

Novela com melhor ritmo de acontecimentos? Tempo de Viver

Melhor personagem? Rita Ryca em Ouro Verde

Melhor vilão? Tomás Gama

Melhor vilã? Diana Silva

Melhores paisagens/exteriores? Ilha dos Amores

E por fim:

Top 10 das minhas novelas favoritas:

1 - Dei-te Quase Tudo

2 - Anjo Selvagem

3 - Tempo de Viver

4 - Ninguém Como Tu

5 - Vingança

6 - Mar Salgado

7 - Ouro Verde

8 - Remédio Santo

9 - O Beijo do Escorpião

10 - Laços de Sangue

 

Piores:

1 - O Último Beijo

2 - Sonhos Traídos

3 - Louco Amor

4 - Doce Tentação

5 - Feitiço de Amor

6 - Destinos Cruzados

7 - Poderosas

8 - Resistirei

9 - Coração Malandro

10 - Mistura Fina

 

TOP 5 de novelas da Globo

- Chocolate com Pimenta (A-D-O-R-A-V-A)

- Páginas das Vida (Regina Duarte, Thiago Lacerda, Ana Paulo Arósio, e a música da Tânia Mara que gosto tanto "Se Quiser")

- Avenida Brasil (Queen Carminha)

- Amor À Vida ("Félix" não é preciso dizer mais nada)

- Caras e Bocas

Editado por Manú Tenry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. Rui Vilhena( Adorei Terra Mãe e Vila Faia 2008 da RTP,NCT, TDV, ONO, Sedução da TVI e BO da Globo) 
2. Artur Ribeiro( Gostei de Belmonte e acho que não é quantidade que importa mas sim qualidade)
3. João Matos( MAC e OBDE definem)
4. António Barreira( OBDE, Fascinios E RS foram muito boas)
5. Aguinaldo Silva/Walcr Carrasco(adorei FE e Cravo e a Rosa, as únicas novelas brasileiras que me prenderam)
6. Maria João Mira( IDA, QF, DPT rendi-me) 
7. Tozé Martinho( gostei muito de AO)
8. Sandra Santos( DQTL,EI e DF foram as que me conquistaram)
9. Pedro Lopes( Dele vi LDS inteiro e dps acompanhei os inicios de DD e SDI) 
10. Manuel Arouca(eu até gostei de "PAOM" mais a partir da entrada do João Reis e a morte do Virgilio Castelo começou a aquecer) 
 

Editado por André Sousa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá falar de novelas a serio. :)

Os Meus Tops do Coração

 

Brasil:

1 - Tieta

2 - Pedra Sobre Pedra

3 - História de Amor

4 - Vale Tudo

5 - Roque Santeiro

6 - Por Amor

7 - Rainha da Sucata

8 - Laços de Família

9 - A Próxima vitima

10 - Xica da Silva

11 - Mulheres de Areia

12 - Força de um Desejo

13 - Vamp

14 - Felicidade

15 - Uga Uga

16 - Barriga de Aluguer

17 - Pantanal

18 - Deus Nos Acuda

19 - Perigosas Peruas

20 - Mandala

 

 

Portugal:

1 - Roseira Brava

2 - Cinzas

3 - A Banqueira do Povo

4 - Ninguém como Tu

5 -  O Olhar da Serpente

6 - Filha do Mar

7 - Jardins Proibidos 2000

8 - Nunca Digas Adeus

9 - Tempo de Viver

10 - Desencontros

11 - Morangos com Açúcar 2

12 - Verão Quente

13 - A Outra

14 -Fascínios

15 - Belmonte

 

 

Venezuela:

1 - Estrela

2 - O Preço da Paixão

3 - Por Amarte Tanto

4 - Lágrimas

5 - Morena Clara

 

México:

1 - Carossel

2 - Usurpadora

3 - Marimar

4 - Maria do Bairro

5 - Prisioneira do Amor  

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim os melhores autores de novelas nacionais são os seguintes: Rui Vilhena; Pedro Lopes ; Inês Gomes; Toze Martinho; Maria João Mira.

Quanto a autores brasileiros, e que é para mim muito difícil de escolher,  cá vai: Aguinaldo Silva ("Senhora do Destino ", "Tieta" e "A Indomada "); Walcyr Carrasco ("Chocolate com Pimenta"); Glória Perez ("América "); João Emanoel Carneiro ("Cobras e Lagartos"); Manoel Carlos ("Por Amor"; "Lacos de Família "; "Páginas da Vida")

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Walcyr Carrasco e o Aguinaldo Silva devem ser os autores do Brasil que mais sucesso fazem em Portugal. Raramente uma novela deles é fracasso em Portugal. As novelas do João Emanuel Carneiro também tem feito sucesso em Portugal, principalmente "Avenida Brasil".

O Walcyr concordo, o Aguinaldo e o João não muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Indomada, Suave Veneno, Senhora do Destino, Fina Estampa, Pedra Sobre Pedra, Tieta, Roque Santeiro...

Sim mas isso são outros tempos, se formos por aí qualquer um tem, até o Manoel Carlos.

Agora desde que a TVI está em força no campo da ficção, Duas Caras por exemplo não foi um sucesso estrondoso assim como Imperio que está quase a roçar no flop.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas Caras veio numa altura em que a SIC já estava a roçar o flop, e durante muito tempo foi a bóia de salvação do canal. Tanto que mal terminou o canal desabou nas audiências. Teve média de 31% de share, um nivel bem satisfatório para uma época onde a TVI dominava completamente.

Império é a única dele que realmente fracassou.

Editado por skizzo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas Caras veio numa altura em que a SIC já estava a roçar o flop, e durante muito tempo foi a bóia de salvação do canal. Tanto que mal terminou o canal desabou nas audiências. Teve média de 31% de share, um nivel bem satisfatório para uma época onde a TVI dominava completamente.

Império é a única dele que realmente fracassou.

Também não está assim tão mal. Não deu luta ao flop que a TVI tinha na altura porque a primeira fase também era muito parada, depois os JP ganharam força com as mudanças e Império também não teve grandes hipóteses... xD Mas segurou-se como pode. Atualmente vai fazendo resultados medianos, não explode como A Guerreira mas lidera confortavelmente, embora em shares tenha andado mais fraca nestes últimos tempos... já fez bem melhor! 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu me recorde o Aguinaldo nunca teve um flop em Portugal. Os portugueses geralmente consomem facilmente as novelas dele. As novelas do Aguinaldo costumam ter histórias e personagens populares e os portugueses gostam disso. Duas Caras começou numa altura em que a SIC já estava a perder muito em horário nobre para TVI e a novela conseguiu safar-se bem. Não foi um grande sucesso mas não esteve mal.

A única que flopou foi Império e mesmo essa não está assim tão mal no horário em que é exibida actualmente.

Editado por LFTV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não está assim tão mal. Não deu luta ao flop que a TVI tinha na altura porque a primeira fase também era muito parada, depois os JP ganharam força com as mudanças e Império também não teve grandes hipóteses... xD Mas segurou-se como pode. Atualmente vai fazendo resultados medianos, não explode como A Guerreira mas lidera confortavelmente, embora em shares tenha andado mais fraca nestes últimos tempos... já fez bem melhor! 

 

É mau, desculpa. Um flop total. Nem dá para comparar com as antecessoras, descambou os horários onde esteve e não foi pouco. Para além de perder mais de metade dos lead-ins que tinha. A que "não foi assim tão mal" foi Duas Caras.

Editado por skizzo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...