Jump to content

Jardins Proibidos


O Informador

Posts Recomendados

A Mariana chegou a parir? E o Dr. Bruno como ficou? E a Teresa acaba a chorar em frente à casa? E a Lena falecida? E o funeral do Vasquinho? E o Aníbal nem se vê o homem atrás das grades?


"Olha acaba-se isto assim, não há pachorra para gravar os finais dos outros gajos"

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Mariana chegou a parir? E o Dr. Bruno como ficou? E a Teresa acaba a chorar em frente à casa? E a Lena falecida? E o funeral do Vasquinho? E o Aníbal nem se vê o homem atrás das grades?


"Olha acaba-se isto assim, não há pachorra para gravar os finais dos outros gajos"

O resto dos finais, imaginamos nós. Simple as that.  :haha: 

Editado por DOCA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho muitas palavras para o quão incrível ficou esta história com o Barreira, e quão me cativou. Um elenco de luxo na literalidade da expressão. Destaques mais que inevitáveis para a grande e fabulosa Maya Booth (uma das grandes e melhores atrizes nacionais) e a sua Lena (magistralmente escrita) e claro para o Fernando Pires e o inesquecível Tomás. Há muito mais a destacar (Diogo Infante, Helena Isabel, ...) mas fico-me por aqui. Ah e também pela Plural, que arrasouz os exteriores desta novela eram deslumbrantes, os assassinatos do Tomás brilhantemente realizados e esta cena do incêndio, sem comentários. Brilhante. Acaba aqui uma grande novela, uma das minhas favoritas. Viva JP :wub: :wub: 

  • Gosto 11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E assim terminou uma das novelas que mais gozo me deu assistir nos últimos anos.

Começando pelo fim, foi pena ter terminado tudo à pressa, depois da cena épica da Lena a arder, podia-se ter feito algo mais cuidadoso e mais completo. Ainda assim, o incêndio foi das melhores cenas que eu já vi na nossa ficção. Tudo perfeito, realização, interpretação dos atores, instrumentais, fantástico. Fiquei completamente vidrado na televisão. Os realizadores de AUM deviam pôr os olhos nesta cena...

Em relação à novela em geral, a partir do momento que o Barreira tomou conta da história, tornou-se numa das minhas novelas preferidas. Teve bastantes clichês, mas ao mesmo tempo interessantes, teve personagens marcantes, como a Lena, Tomas, Simão, entre outras, e teve na minha opinião, a sua maior qualidade, o ritmo absolutamente alucinante que o Barreira conseguiu pôr na história, sempre com acontecimentos à acontecer, todos os núcleos a desenvolverem-se no devido tempo, eu pelo menos tinha sempre vontade de ver o próximo episódio. O ponto alto foi atingido no período entre o casamento do Vasco/Lena e a morte da Rosa. Foram episódios completamente frenéticos e épicos. Depois acalmou um pouco, mas na minha opinião manteve-se sempre muito interessante e as novas personagens foram muito bem introduzidas e resultaram na perfeição. Foi um trabalho fantástico do António Barreira, que conseguiu limpar a má imagem deixada em Destinos Cruzados e que me faz estar confiante na qualidade da sua próxima novela. Para além da história, é preciso destacar o elenco fantástico (apesar de uma ou outra nódoas) e a realização de exteriores que foram muito bem realizadas.

Mas como toda a gente sabe, esta novela teve vários pontos negativos. O principal foram aqueles primeiros meses muito maus, quase ao nível da mediocridade das Floposas, a novela era uma seca autentica e não havia quase nada em que lhe pegasse. Outro ponto negativo foi o excesso de mortes, percebo que era preciso eliminar algumas personagens, mas havia outra outras formas. Por fim, um grande ponte negativo que houve foi o afastamento completo dos Jardins Proibidos originais. Sem ser o nome da novela e de meia dúzia de personagens, não houve nesta novela que a ligasse à novela original. Sendo uma sequela, era preciso manter a essencia na novela original.

Mas temos que perceber que foi a primeira sequela feita em Portugal, nunca se tinha feito nada igual. Foi uma aposta de risco, teve os seus erros, mas eu acredito que a TVI e o Moniz em particular, mais que ninguém aprenderam e perceberam o que correu mal. Eu não tenho duvidas que a haver mais sequelas de outras novelas, muitas coisas serão feitas de maneira diferente. E já agora, espero que daqui a uns anos, venha a sequela da sequela de Jardins Proibidos. :)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deixava de ser bonito. 

 

No Twitter, Belmonte até está nos trends :rofl: Há pessoas a comparar os finais, outras a dizer que é um disparte comparar... ai deus xD

Eu fui irónico xD Claro que o pessoal ia muito mais aderir a esse final, puxava a dita 'originalidade' da 1ª versão, assim não... até podia ser na mesma a Teresa com um bebé ao colo (Lourenço) como na 1ª versão... :) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma cena tão boa como a do carro, mandada para flashback e sem uma explosãozita. Raio. :S

Lena a arder, a lembrar as bruxas do Salém, acho que o Barreira sempre quis isto. :O:mosking:

Vasquinho foi com os porcos. :lol:

Os momentos finais, com o crescimento do filho do Simão e da Jú. :girlwah:

Isto foi uma novela que vinha com grande expectativa, por ser A sequela, que depois não valia uma merda, mas que com a entrada do Salvador da 4 aka. António Barreira, virou completamente. Eu lembro-me de vibrar com a promo do Natal, com a entrada da Maria do Céu e do Infante. Ainda hoje me arrepio. E com o separador "O FINAL DECIDE-SE EM MAIO", e isto a acabar em outubro. Foi a arma da TVI contra a concorrência, teve uma realização fantástica, um tratamento de imagem excelente, momentos de tensão que agarram qualquer um ao ecrã.

Vou ter saudades, e se eu pensasse que ia ter saudades disto há 1 ano atrás, espetava um garvo nos olhos, só do nível de xaropada que isto era.

#JardinsProibidos :girlwah:

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha análise sobre Jardins Proibidos - Sequela:

E lá se foram os Jardins! Uma sequela com um começo atribulado que veio ganhar fulgor à medida dos tempos. Novela de grande interpretações:

Fernando Pires, o psicopata adorado. inicialmente com um personagem super secante de um momento para o outro passou para a melhor. O seu tresloucado Tomás, capaz das maiores loucuras comprovou como Fernando Pires é um talentossímo actor. Interpretou cenas memoráveis, os homicídios, as suas conversas dementes e os seus pensamentos mais sombrios.

Maya Booth...sem palavras! Fez das melhores personagens/vilãs de todos os tempos! A sua Lena acabou de maneira macabra mas majestosa como merecia. De braços abertos que nem o Cristo Rei, com seu vestido branco dominado pelas chamas! Surpreendeu toda gente com a revelação como amante "lesbifofa" de Rosa. Aquela mulher de coração gélido, com sede vingança, o seu verdadeiro amor morta pelas suas mãos.

Joana Seixas,a nova louca. Uma dos últimos reforços que vieram apimentar a história. A sua "Párvara" (como lhe chamava) mostrou como fazer uma boa vilã, teve grandes cenas com o Nico e o Diogo Amaral.

Pedro Granger...filho nem sei o que te diga :S Mais uma morte para o teu "currículo de mortes" :dry: Enfim o Vasquinho passou de bonzinho a vilão (aka pau mandado), enganado duas vezes por mulheres interesseiras, voltou a ser o bonzinho banana. Fiquei mesmo com pena de ter morrido, pelo menos redimiu-se de tudo o que fez (tal como o Gonçalo de Mar Salgado) morreu como um herói!

Vera Kolodzig e a sua Teresa maravilhosa! Apesar de ser a típica boazinha, não era pãozinho sem sal (tipo Filipa Maia) e nem enjoativa (tipo...ah! Filipa Maia). Sempre aquele médica justa, a mãe atenciosa e a mulher maravilhosa que era.

Diogo Infante, o salvador da pátria! Desde que ele a grandiosa Maria do Céu Guerra entraram que aquela pastosa novela passou para novela fantástica. O Simão completamente diferente do Diogo, sarcástico, explosivo, grosseiro mas com um Coração D'Ouro ;) 

Rita Salema, a Tia Jú. Como eu gosto quando a Salema faz personagens com sentido de humor como ela. Sempre amável, preocupada com a família e querida por todos. Fez par com o Infante, o que deu num dos casais mais cativantes e apaixonantes da novela.

Fernando Luís e o seu sempre sarcástico Dr. Aníbal. A personagem que mais me fez rir ao longo da novela, graças à sua ironia e cinismo com os outros personagens. Grande vilão e trapaceiro esse!

Renato Godinho, o inspector com a maior lata do mundo! Surgiu depois da primeira morte causada pelo assassino da seringa, o inspector mais carismático, sarcástico e pouco afável que já vi. Tanto como bandido como agente da autoridade, Renato domina.

Mikaela Lupo e Mafalda Vilhena a dupla mais interesseira do mundo! Maria do Carmo e Carlota (Magda e Delfininha dos tempos modernos) com objectivo delineado desde de inicio de roubar a recente fortuna dos Ávila. A Mafalda arrasa como vilã cómica, a Mikaela mostrou como é versátil nesta sua Carlota que enganou tudo e todos.

Alba Baptista e José Condessa, os adolescentes portentosos. Ela começou muito fraca, irritante até dizer chega mas veio aprumar ao longo da trama. Tornando-se a revelação do elenco jovem dos Jardins. O Rafa que apareceu do nada, mostrou desde que chegou um carisma brutal. Muito promissor, teve grandes cenas com o Diogo Infante, para estreante em novelas parecia ter tanta vocação como um actor mais experiente.

Dina Félix da CostaMadalena Brandão, as irmãs da discórdia. No principio muito cúmplices mas depois da ideia da barriga de aluguer, tudo se estragou! A Dina esteve muito bem ao longo da história, é uma atriz de mão cheia. A Madalena é uma atrizaça, foi um excelente reforço.

Vítor Norte, Maria Emília Correia e Rodrigo Soares, a família alucinada! Nini arrasava com os seus shows rediofónicos, com as suas gralhas constantes, a Ludovina sempre a cascar no Nini por assobiar as "bifas", sempre a disparatar com Carlos Pedro por causa da nora. Uma família maravilhosa, o Rodrigo Soares revelou-se uma surpresa, natural, engraçado, boas contracenas com os seus pais fictícios, esteve mesmo bem.

Leonor Cabrita, a menina prodígio. Ela no começo, conquistou toda gente com a sua doçura e talento, pela cumplicidade que tem com a Vera e com o Granger, mas com o desenrolar da história foi passada por despercebida.O que foi pena, porque se a miúda investir nisto vai-se tornar numa actriz muito promissora.

Pedro Ferreira, o advogado do povo. Como já tinha dito no post mais atrás, achei que o Pedro esteve muito bem no inseguro Mateus. Antes era um mero servo da Lena, depois um rival que conseguiu passar-lhe a perna.

Rita Brutt, Anna Eremin, Sandra Celas, São José Correia, as vítimas que deixaram saudades. Pena a Raquel ter sido eliminada da história, tinha tanto para dar, a rivalidade com a Lena nos julgamentos seria épica. Sandra Celas um actriz excelente que merecia mais do que isto. Sãozinha, (ainda bem que "morreste", está me a dar tanto prazer ver-te em Santa Bárbara)a tua enfermeira sádica deixa saudades. Carol a mais rebelde dos jovens, engraçada, senhora do seu nariz, "não comia gelados com a testa" e dizia as verdades ao Tomás. De todas as mortes, a Carol foi a que mais me revoltou!

Rui Santos e Núria Madruga, os reforços amorosos. Aquele Dr. Bruno foi das melhores personagens que o o Rui já fez, todo aquele sarcasmo, as bocas, todo aquele "divanço" era do melhor. Quando encontrava-se com a Lena melhor ficava! A Telma que entrou na estória para conquistar Carlos Pedro, afinal das contas, a "paz e amor" juntou-se ao "Dr. Estampa"(pensava que ele ficasse com a Marta).

Diogo Amaral, o médico da justiça. O Eduardo foi talvez o papel mais maduro que o Amaral fez, contracenas fantásticas, a maravilhosa cumplicidade com a Vera. a ajuda ao Vasco também foi um ponto interessante na história.

Vítor Silva Costa e Filipa Maia, o casal mais pastoso de sempre! Ele ainda se safa(tem melhorar um bocado nas cenas mais dramáticas) o período que contracenou com o Renato fez-lhe muito bem, ficou mais descontraído. A Lipinha foi mesmo um tiro no escuro não sei o que é a TVI viu nela, mas pronto! Ainda bem que saíram mais cedo.

Helena Isabel, Teresa Tavares, Rui Morrison, João Bonneville, Diana Marques Guerra ou Patrícia Tavares também deram um óptimo contributo à história.

Esta novela teve os seus momentos maus, seus momento bons, momentos mais atribulados, momentos mais "empalhados" com final feito às 3 pancadas (tirando a cena da Lena Labareda que foi absolutamente brutal) mas foi uma boa novela:D.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu detestei o final, mas detestei mesmo, já não bastava a Tomás ter morrido, tinha que morrer a Lena (e outras flopadas até acabadas de parir conseguem fugir do hospital, mas isso são outos quinhentos), é pah se era para a Lena morrer, que morresse a Teresa também, afinal são eternas rivais, e as outras personagens? Enfim que final mais fraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...