Jump to content

Profissionais TVI


Tiago Madeira
Mensagem adicionada por Ruben,

Tópico arquivado. Novos tópicos disponíveis:

Profissionais TVI na Televisão: https://forum.atelevisao.com/topic/14146-profissionais-tvi-na-televisão/
Profissionais TVI nas Redes: https://forum.atelevisao.com/topic/14147-profissionais-tvi-nas-redes/

Posts Recomendados

há 10 minutos, msm0 disse:

Vocês preocupam-se demasiado :haha:  

Então.. Isto é um fórum de televisão. Eu gosto muito de televisão e estas trocas entusiasmam.. Como se fossem clubes de futebol a trocar cromos... No caso um Benfica e um Porto a trocar jogadores importantes (ou será que a TVI é um Sporting em declínio?). 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, miguelalex23 disse:

A base da programação do Daniel é a base da programação da SIC e da TVI nos últimos 15 anos, com uma ou outra nuance. Ir buscar a coexistência Cristina/Júlia no daytime de há 10 anos atrás para discutir o "mérito" do trabalho da SIC (não digo que tenhas sido tu a fazê-lo) não faz sentido.

É claro que há uma sequência de transferências sonantes da TVI para a SIC que ajudam a criar essa imagem de canal que precisa de roubar os trunfos do outro, mas isso é tudo uma conversa sem qualquer sentido de quem, por razões afectivas que são legítimas, preferia que a TVI ainda liderasse.

Eu só acho que o Daniel está a ir pela via mais fácil: tirar os activos da TVI e fazer com eles o que sabe que resulta pois já foram testados nesses horários/tipo de programas. Onde está a evolução da TV assim? Daytime igual à que a TVI já teve.. À noite é só novelas.. Esticadas até mais não com temporadas - coisa que a TVI era criticada até mais não durante anos... 

  • Gosto 7
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, RodrigoMarquês. disse:

Eu só acho que o Daniel está a ir pela via mais fácil: tirar os activos da TVI e fazer com eles o que sabe que resulta pois já foram testados nesses horários/tipo de programas. Onde está a evolução da TV assim? Daytime igual à que a TVI já teve.. À noite é só novelas.. Esticadas até mais não com temporadas - coisa que a TVI era criticada até mais não durante anos... 

Já disseste isso mil vezes só hoje xD

agora mesmo, Duarte disse:

Luíza, neste fórum desperdiçar uma oportunidade de postar gif é crime

LpvG9V8.gif

faça favor de editar o post kkk 

Estou a limpar as portas de entrada para o Daniel, não há tempo -q

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É inegável que a programação atual da SIC é "inspirada" na programação da TVI da década passada.

No day-time, temos a Cristina de manhã e Júlia de tarde. No horário nobre, Nazaré e Terra Brava têm grandes semelhanças com Feitiço de Amor, Deixa Que Te Leve, Espírito Indomável, etc...

A  única verdadeira novidade são as "experiências sociais" que são um conceito diferente dos clássicos reality-shows que a TVI tinha.

Mas isso não significa que o Daniel Oliveira não tenha mérito. Teve a capacidade de aproveitar as fragilidades da TVI, algo que por exemplo a Gabriela Sobral nunca conseguiu. Mas é um facto que não trouxe grandes novidades para a televisão portuguesa.

A TVI agora tem a missão de dar a volta por cima. Aparentemente tem mais dinheiro. Resta saber se o vai saber gastar. Espero e acredito que sim.

Editado por Figo
  • Gosto 6
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bom desta discussão é que aviva memórias. A diferença nestes "roubos" de profissionais, entre o que acontecia antes, e a situação atual da SIC em relação à TVI, é que isto é tudo muito sequencial. O problema maior parece ser mesmo esse: apenas no espaço de um ano, várias caras que constituíam fortemente a identidade da TVI foram embora, para a estação rival. 

Por exemplo, a TVI quando "roubou" o Goucha à RTP, em 2002, já foi numa fase em que ela liderava, há algum tempo, no horário nobre. Com a ajuda da informação sensacionalista ("Boa noite, eu sou a Manuela Moura Guedes, e este é o Jornal Nacional!"), do Big Brother, tal como a Luíza disse, e da ficção nacional. Ficção esta que só começou a popularizar-se com o alavanque do reality show. A versão original dos Jardins Proibidos, apesar de não ser propriamente um fracasso, para os parâmetros (fracos) da TVI, na altura, viu apenas a sua ascenção quando o BB explodiu. 

O programa feito pelo Goucha, logo que entrou para estação, o "Olá Portugal", era uma réplica quase total da "Praça da Alegria". Tinha o cenário típico a imitar uma praça, um "hino" que era cantado sempre no início do mesmo - o que transitou também da "Praça" - e os conteúdos não eram muito diferentes, do pouco que me lembro. 

Neste momento, o que faltou mesmo à SIC foi originalidade, no que diz respeito aos produtos que a levaram novamente à liderança. São todos eles legítimos, claro. E não se pedia que encontrassem a versão de 2019 do BB. Mas um pouco de arrojo faria esta nova liderança ter outro gosto, para mim.

Editado por MerciMerci
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, RodrigoMarquês. disse:

Onde está a evolução da TV assim? Daytime igual à que a TVI já teve.. À noite é só novelas.. Esticadas até mais não com temporadas - coisa que a TVI era criticada até mais não durante anos... 

A evolução está precisamente na qualidade dos programas. Apesar de todos os defeitos possíveis que a TV generalista ainda cultive, só alguém que anteriormente a 2019 não carregou no botão on da televisão é que pode não notar uma evolução. A forma de construção dos programas, o carisma e renovação do seu conteúdo, o impacto de como são apresentados. A televisão virou um evento, todos os dias há notícias acerca da mesma.

há 1 hora, Figo disse:

É inegável que a programação atual da SIC é "inspirada" na programação da TVI da década passada.

No day-time, temos a Cristina de manhã e Júlia de tarde. No horário nobre, Nazaré e Terra Brava têm grandes semelhanças com Feitiço de Amor, Deixa Que Te Leve, Espírito Indomável, etc...

A  única verdadeira novidade são as "experiências sociais" que são um conceito diferente dos clássicos reality-shows que a TVI tinha.

Mas isso não significa que o Daniel Oliveira não tenha mérito. Teve a capacidade de aproveitar as fragilidades da TVI, algo que por exemplo a Gabriela Sobral nunca conseguiu. Mas é um facto que não trouxe grandes novidades para a televisão portuguesa.

A TVI agora tem a missão de dar a volta por cima. Aparentemente tem mais dinheiro. Resta saber se o vai saber gastar. Espero e acredito que sim.

E até para copiar é preciso ter sabedoria. Demorou tantos anos e tantas trocas de equipas para um diretor se lembrar de trazer um programa de daytime com brio e investimento, entretenimento bem feito aos sábados à noite, novelas mais leves e rurais em horário nobre, talk-shows nas manhãs de fim de semana, talk-show antes do talk-show principal da manhã, programas dos canais de cabo para ocupar horários menos importantes,... Tudo isto já tinha sido feito, mas quem o fez nunca se lembrou de refazer nas alturas de necessidade e estagnação.

  • Gosto 6
  • Obrigado 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Figo disse:

Para mim, o melhor talk-show matinal de sempre é o Você na TV com o Goucha e a Cristina. Venha o que vier, nada vai bater aquilo. Momentos épicos e únicos.

Acho que te referes à dupla porque o programa em termos de conteúdos tinha uns muito bons de vez em quando mas não tinha de todo uma linha tão bem delineada e pensada como o PdC, em termos de programa obviamente que a Casa da Cristina é insuperável 

  • Obrigado 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Luíza Albuquerque disse:

O Programa da Cristina é o melhor talk-show matinal português de sempre. Para mim é originalidade suficiente.

Mérito da Cristina não do Daniel. :fancy:

E é assim porque é a Cristina - em termos de qualidade e audiências... Mete lá outra apresentadora da SIC a ver se é tão bom como dizes. O Você na TV também liderava porque vivia da dupla, eles tinham programas em que passavam a primeira hora a falar de nada, zero, e as pessoas viam (e que saudades que tenho...). O Daniel levou a Cristina a audiência foi com ela. Simples, fácil. 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, RodrigoMarquês. disse:

Mérito da Cristina não do Daniel. :fancy:

E é assim porque é a Cristina - em termos de qualidade e audiências... Mete lá outra apresentadora da SIC a ver se é tão bom como dizes. O Você na TV também liderava porque vivia da dupla, eles tinham programas em que passavam a primeira hora a falar de nada, zero, e as pessoas viam (e que saudades que tenho...). O Daniel levou a Cristina a audiência foi com ela. Simples, fácil. 

Mérito do Daniel que lhe deu a oportunidade e as ferramentas para apresentar o seu projecto.

É pena é que a audiência da Cristina seja maior do que a do Você na TV nos últimos não sei quantos anos.

É assim, é tarde e eu tenho mais que fazer do que lhe explicar tudo tim tim por tim tim, sim? Chato.

Editado por Luíza Albuquerque
  • Gosto 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Luíza Albuquerque disse:

Mérito do Daniel que lhe deu a oportunidade e as ferramentas para apresentar o seu projecto.

É pena é que a audiência da Cristina seja maior do que a do Você na TV nos últimos não sei quantos anos.

É assim, é tarde e eu tenho mais que fazer do que lhe explicar tudo tim tim por tim tim, sim? Chato.

Muito fã do Daniel você agora né Luizinha, sua tara de comer o patrão já é antiga!!!

  • Haha 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que é maior, ao público que já lá estava fiel na SIC, ainda que pouco, juntou o seu que veio da TVI, e mais um quanto que vê o programa à noite - que como sabemos o programa é rei em Vosdal. 

Foi a Cristina que foi bater à porta do Daniel para lhe mostrar o projecto. Continuo na minha que tem mais mérito ela que ele. 

Que beta @Luíza Albuquerque a deitar-se tão cedo! :clown:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai meu Deus! A TVI tem mesmo de apostar à séria no Rui Maria! Acabei de ver o podcast dele da Rádio Comercial "Era o Que Faltava" onde entrevistou a Cláudia Raia e o Marido, onde esteve sozinho(a colega estava doente não veio) de forma irrepreensível! Super deliciosa a conversa, a Cláudia no fim lhe teceu os melhores elogios!!

Sou ouvinte assíduo do programa, vocês não têm noção quantas pessoas já foram ao programa por causa de ele ser um dos apresentadores/locutores, o Rui Veloso foi um dos casos! Hoje em dia, é raro ele dar entrevistas! Estes anos na rádio têm permitido mostrar o quão bom profissional ele é, o respeito e admiração pela parte do meio artístico, comunicação e do público. Fico estupefacto como hoje em dia ainda há pessoas que dizem que ele só tem o que tem por ser filho de quem é! É só ridículo!! 

  • Gosto 12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, RodrigoMarquês. disse:

Mérito da Cristina não do Daniel. :fancy:

E é assim porque é a Cristina - em termos de qualidade e audiências... Mete lá outra apresentadora da SIC a ver se é tão bom como dizes. O Você na TV também liderava porque vivia da dupla, eles tinham programas em que passavam a primeira hora a falar de nada, zero, e as pessoas viam (e que saudades que tenho...). O Daniel levou a Cristina a audiência foi com ela. Simples, fácil. 

Se o Daniel não tivesse acreditado no projeto e dado todo o investimento, não terias nenhum Programa da Cristina. Claro que com outra apresentadora não seria tão bom, porque é um programa com a identidade da Cristina (e por alguma razão tem o nome dela no título :clown:). E foram meses e meses antes do programa estrear a preparar terreno para este estrear. Desde toda a parte de promoção até ao Alta Definição, passando pela introdução do Alô Portugal às 9h (uma peça muito importante para a construção da audiência do programa seguinte). É mérito da Cristina, mas, se não fosse a direção do Daniel, este programa não veria a luz do dia e, caso até visse, numa TVI ou com outra direção qualquer da SIC, duvido que lhe dessem o enorme investimento e carta branca para realizar o seu projeto que revolucionou as manhãs.

  • Gosto 8
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, miguelalex23 disse:

A Cristina e a Júlia estiveram nas manhãs/tardes da TVI durante 4 anos (2007-10). Não sei se repararam, a Júlia está na SIC há 9 anos! Toda essa conversa do daytime igual ao da TVI há uns anos é absurda.

Para não falar que o daytime da SIC começou com a Júlia e que a Júlia começou a fazer programas de daytime na SIC... Assim como a Fátima Lopes... 
Nem a lógica de entretenimento/ daytime da TVI é original, como querem fazer parecer. O Você na TV, grande sucesso da última década (essencialmente pela extraordinária dupla que ali se criou), foi totalmente formatado em torno de um conceito que já existia nas manhãs da SIC (ou não fosse a Júlia Pinheiro uma das responsáveis pela formatação dos dois formatos): rubricas de análise criminal (a dada altura, com os colaboradores que já tinham feito parte da equipa das manhãs da SIC), tertúlias cor-de-rosa, histórias de vida, passatempos... Aos poucos, a identidade dos apresentadores foi prevalecendo, é certo... mas a base era a mesma... 

Por isso, não posso concordar com a noção de que o entretenimento da SIC é construído com pouco mérito por parte do canal e, sobretudo, com a ideia de que as caras que dele fazem parte têm origem na estação do lado, que terá criado as estrelas do daytime da televisão portuguesa. Se analisarmos o atual daytime dos três canais, que, a nível de personalidades, nem difere do daytime dos últimos anos, a única grande “estrela” de entretenimento criada a 100% pela TVI é mesmo a Cristina Ferreira :

O programa da Cristina: Cristina Ferreira (TVI)

Júlia: Júlia Pinheiro (SIC, com passagem pela TVI, é certo, mas já tinha feito parte da equipa inaugural da SIC, e vivido o auge dos tempos dos 50/60% de share em Carnaxide)

Você na TV: Goucha (RTP) e Maria Cerqueira Gomes (está em crescendo na TVI, apesar dos números do programa, mas já vai ser “chutada para canto”)

A Tarde é Sua: Fátima Lopes  (SIC)

E fazendo o mesmo exercício em relação à RTP, cujos apresentadores de daytime não têm o mesmo impacto mediático que os das privadas, tirando o Jorge Gabriel (lançado pela SIC), as restantes são caras lançadas pela estação pública.

Ou seja, parece-me pouco refletida e irreal a ideia de que a TVI teve mérito em criar um conceito para o daytime e em lançar as maiores figuras do entretenimento em Portugal, e que a SIC agora se alimenta disso. E se fôssemos analisar o entretenimento de outros horários, chegaríamos à mesma conclusão.

Posto isto, estas mudanças entre canais são boas para dinamizar o mercado televisivo e para por as pessoas a falar e a querer ver o que se faz em televisão. Quanto às figuras que mudam, não esqueçamos que algumas, ao contrário do que vai sendo alimentado, apenas voltam a ser “nómadas” e regressam a estações de televisão onde até já trabalharam. Outras, seguindo a mesma lógica, vão experimentar novos espaços de trabalho, pela primeira vez. Todas sem qualquer vínculo definitivo e inquebrável a qualquer entidade patronal, e com legitimidade para mudar (uns para casas onde já “viveram”, outros para casas onde querem experimentar “viver”). E mudarão novamente, assim que o mercado o permitir, que o contexto se alterar ou que decidam mudar! 

Editado por fab
  • Gosto 13
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Figo disse:

A saída da Xanão é uma pena por causa de todo o legado dela na TVI, mas não acho que vá fazer grande mossa na estação. Ela já não era uma garantia de audiências e acho que estava com a imagem um bocado gasta. É uma situação totalmente diferente da saída da Cristina.

Acaba por ser uma oportunidade para a TVI dar mas oportunidades a outras grandes atrizes da mesma idade e que têm estado mais afastadas do canal.

Sobre a Garnel, tenho mesmo pena que ela não tenha tido condições para desenvolver as suas ideias. Penso que poderia ter sido uma excelente diretora de programas, ou pelo menos uma excelente diretora de conteúdos.

Dizes isso com base em quê? Num projeto flop em 15 anos? 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, Miguel S. said:

:rofl: O disparate. Deves pensar que a SIC e a TVI só nasceram no ano 2000, sinceramente. A SIC criou inúmeras estrelas, tal como a TVI. A SIC teve vários formatos nos anos 90 que foram grandes sucessos e que formaram grandes caras no entretenimento, como a Fátima, a Júlia, a Catarina Furtado, o João Baião ou até a própria Alexandra Lencastre, que chegou a fazer parte da ficção também. Com o tempo, algumas dessas caras acabaram por transitar para outros canais, o que é perfeitamente natural. A Teresa Guilherme foi uma bomba no Big Brother, mas já tinha tido grandes sucessos na SIC. A Fátima foi, durante anos, a grande cara da SIC. A Júlia é uma cara praticamente criada na SIC, mesmo com o grande sucesso que fez na TVI.

É de uma grande falta de noção dizer que o mérito da liderança da SIC é da TVI. O Daniel roubou a Cristina, mas esta também só saiu porque quis. E o programa que está atualmente no ar foi pensado pela mesma, portanto também não vejo qual o mérito da TVI aí. As apostas no horário nobre também não sei onde têm o dedo da TVI. Golpe de Sorte foi uma novela criada de raíz e o elenco era, na sua maioria, muito SIC, até. O que se seguiu - Nazaré e Terra Brava - trouxeram algumas caras que já trabalharam na TVI, mas são apenas atores. O mais natural é transitarem de um lado para o outro, visto que uma Mariana Monteiro não é nenhuma Alexandre Lencastre e que até na RTP1 já fez séries. 

Compreendo quando dizem que atualmente a SIC vence com a Cristina nas manhãs e a Júlia nas tardes, tal como a TVI o fez há uns anos, mas tirando isso, não vejo onde a estratégia é a mesma. São programas diferentes numa época diferente. A Júlia já trabalhou nas estações todas. A Fátima também era uma cara SIC. O Manel era da RTP1. A Maria Cerqueira Gomes era do Porto Canal. O que não falta são "roubos". E ainda bem que acontecem. Muito sofreu a televisão portuguesa nos últimos anos com a falta de mexidas que existiram. E na ficção digo a mesma coisa. A TVI teve os Morangos, que foram realmente uma "escola" para vários atores, mas a SIC também criou alguns, como já disseram. E vamos ser sinceros, a TVI pode ter criado algumas estrelas com os Morangos, mas não foram muitos os talentos que foram descobertos. :cryhappy: 

E quanto à Alexandra, será estranho vê-la na SIC, mas não estou surpreendido. É das caras mais cobiçadas há vários anos e seria parva se não aproveitasse. Nos últimos tempos poucos foram os papéis desafiantes que desempenhou e pode ser que a mudança lhe traga novos desafios. É um rosto muito ligado à TVI e por isso é uma grande perda, mas perder a Cristina foi bem mais grave porque abalava os alicerces da grelha e de vários programas. A Alexandra é uma atriz mediática que dará jeito no entretenimento, mas não tem nem metade do impacto. 

É verdade. Infelizmente o fanatismo por determinado canal (isto vale para todos os fãs quer da SIC quer da TVI) faz com que algumas pessoas só se lembrem daquilo que lhes convém. :|Não nos podemos esquecer que, da mesma forma como a SIC neste momento lidera com a Cristina nas manhãs e a Júlia nas tardes, a TVI também se tornou líder no daytime ao "copiar" a mesma fórmula da SIC do inicio dos anos 2000: Um Talk show nas manhãs, outro de tarde e novela repetida depois do jornal da hora do almoço!

Eu entendo que alguns fãs não gostem e que critiquem os chamados "copianços" e "roubos" que existem entre ambas as partes, mas ambas as estações privadas devem limitar-se apenas a dar ao público o que este quer ver. A SIC tem todo o direito em apostar em reality shows mesmo estes tendo "nascido" na TVI, da mesma forma como a TVI tem todo o direito de apostar em talent shows mesmo estes tendo "nascido" na SIC com o saudoso 'Chuva de Estrelas'. Cada uma pode e deve lutar com as armas que tem, não há mal nenhum nisso!

 

  • Gosto 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
Este tópico está fechado a novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...