Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 11 horas, Televisão 10 disse:

Ando a fazer as escolhas de exames de Geografia A e ainda não houve nenhum em que acertasse as escolhas múltiplas todas, o que não é nada motivador. E o pior é que tenho uma ideia, depois meto outra e a primeira é que estava correta... Além disso, às vezes é complicado saber o que querem nas questões de desenvolvimento. Por exemplo, a questão do grupo V do exame de 2009 (2ª fase): Mencione duas razões explicativas da variação do peso percentual da população com 65 e mais anos, entre 1970 e 2001. Eu menciono a redução da taxa de mortalidade e o aumento da esperança média de vida. Vamos aos critérios e diz:

Em outra questão do mesmo exame diz Apresente duas causas da descida percentual da população com menos de 20 anos, que a pirâmide étaria de 2001 põe em evidência. Eu respondo: Redução da taxa de natalidade e da taxa de fecundidade. Vou aos critérios e dizem:

Alguém sabe como distinguir quando é para escrever o que eu disse e o que o IAVE quer? De qualquer forma, vou perguntar à minha professora na 2ª feira.

@Tiago João, @Francisca

Porque a tua resposta não é uma justificação da variação, apenas mencionas evoluções de indicadores estatísticos que levam a essa variação. Para estar correto tens de explicar porque é que existiu "uma redução da taxa de mortalidade" e um "aumento da esperança média de vida", no primeiro exemplo :P 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/06/2018 at 23:48, Televisão 10 disse:

Isso faz-me lembrar quando no 5° ano quis ir estudar para a Figueira e meti a morada do trabalho da minha mãe. Outros colegas fizeram o mesmo. Não queria ir era para o Colégio de Quiaios, do grupo GPS, que entretanto até fechou. Então depois de um caso de bullying que até veio no jornal...

Mas olha que no meu tempo eram às centenas os que arranjavam uma morada para ir precisamente para o Colégio, para entrar lá era uma complicação, eu que não quis ir para as Alhadas, é a minha freguesia, mas de casa ao Colégio era praticamente a mesma distância de casa à Mário Augusto, já para não falar do transporte gratuito, penso que era a Câmara a pagar,  vi-me à rasca para ter vaga, nesse ano éramos uns 500 na escola, isto para aí em 2009. Quanto a esse caso de bullying foi um caso isolado, a escola era muito mas mesmo muito segura, até em demasia, não dávamos um passo sem sermos vigiados, simplesmente um indivíduo que tem problemas do foro psiquiátrico acabou por se descontrolar num dos poucos momentos em que não existiu vigilância,  e o resto não vale a pena comentar.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/06/2018 at 15:09, André F. 1906 disse:

Mas olha que no meu tempo eram às centenas os que arranjavam uma morada para ir precisamente para o Colégio, para entrar lá era uma complicação, eu que não quis ir para as Alhadas, é a minha freguesia, mas de casa ao Colégio era praticamente a mesma distância de casa à Mário Augusto, já para não falar do transporte gratuito, penso que era a Câmara a pagar,  vi-me à rasca para ter vaga, nesse ano éramos uns 500 na escola, isto para aí em 2009. Quanto a esse caso de bullying foi um caso isolado, a escola era muito mas mesmo muito segura, até em demasia, não dávamos um passo sem sermos vigiados, simplesmente um indivíduo que tem problemas do foro psiquiátrico acabou por se descontrolar num dos poucos momentos em que não existiu vigilância,  e o resto não vale a pena comentar.

Mas esse caso acabou mesmo por manchar a imagem do Colégio, ao ponto de acabar só com 2 turmas por ano. Até falavam que os professores fumavam com os alunos...

Da minha terra, nem há autocarro para as Alhadas, por isso ou era para a Figueira, ou para a Tocha, ou para o Colégio. Além disso, o ensino no Colégio não era grande coisa e falo por colegas meus, que vieram com menos conhecimentos em certas matérias. Salvavam-se as instalações, principalmente o ginásio, onde até os alunos do INTEP vão lá ter aulas, atualmente. Acredito até que o Colégio fosse seguro, até por não ter "tentações" à volta... Nesse aspeto, o Ciclo também era. Estávamos sempre a ser controlados.

 

Entretanto, para os alunos que vão fazer exame, já saíram as vossas notas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Só sou a favor desses contratos quando não existem escolas públicas que sirvam as necessidades da população. Agora, quando existem, acho que o Estado não tem de andar a sustentar os luxos dos outros. Quem quer andar no privado, paga. No meu concelho, por exemplo, com escolas públicas disponíveis, um colégio do grupo GPS fechou depois de perder o contrato de associação. Também já só tinha 2 turmas de cada ano... Agora, dão lá cursos do centro de emprego...

Concordo. Sei que nas Caldas da Rainha havia/há um colégio desses, quando na cidade há escolas públicas que servem as necessidades dos alunos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tiago João disse:

Sim, mas esta serve, possui mais de 1800 alunos, se fechasse eles não iam caber de forma alguma nas outras 2 escolas públicas do concelho, que já estão cheias, e se localizam no centro da cidade, sendo que esta está na periferia e serve uma área sem qualquer escola. Além disto, não é nenhum luxo, a partir do momento é que é aberta ao público (pelo menos neste meu caso), o seu funcionamento é exatamente igual ao de uma escola pública. Não muda nada para o aluno. É como se fosse uma autêntica escola pública. E prejudica um pouco o professor, que é interpretado estatalmente como alguém que leciona numa escola privada, quando tem as mesmas dificuldades ao ensinar de qualquer professor do público.

Então, no teu caso, não condeno o contrato de associação, uma vez que as outras escolas públicas não têm capacidade suficiente. Agora, há escolas que eram exclusivamente privadas e passaram a ter contratos de associação como forma de sobreviverem...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na terra do @japonês há um colégio com contrato de associação (é a única escola que tem ensino do 5º ano ao 12º ano), e o que acontece neste momento (ou acontecia) é que há muitos alunos provenientes dos concelhos vizinhos (Sobral de Monte Agraço, Vila Franca de Xira) e muitos deste só conseguiam vaga através da questão das "falsas moradas". Se há escolas públicas nos respectivos concelhos, não fazia sentido matricularem-se por lá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, jgsantos disse:

Na terra do @japonês há um colégio com contrato de associação (é a única escola que tem ensino do 5º ano ao 12º ano), e o que acontece neste momento (ou acontecia) é que há muitos alunos provenientes dos concelhos vizinhos (Sobral de Monte Agraço, Vila Franca de Xira) e muitos deste só conseguiam vaga através da questão das "falsas moradas". Se há escolas públicas nos respectivos concelhos, não fazia sentido matricularem-se por lá?

Não. Chama-se liberdade individual. 

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Televisão 10 disse:

Mas esse caso acabou mesmo por manchar a imagem do Colégio, ao ponto de acabar só com 2 turmas por ano. Até falavam que os professores fumavam com os alunos...

Da minha terra, nem há autocarro para as Alhadas, por isso ou era para a Figueira, ou para a Tocha, ou para o Colégio. Além disso, o ensino no Colégio não era grande coisa e falo por colegas meus, que vieram com menos conhecimentos em certas matérias. Salvavam-se as instalações, principalmente o ginásio, onde até os alunos do INTEP vão lá ter aulas, atualmente. Acredito até que o Colégio fosse seguro, até por não ter "tentações" à volta... Nesse aspeto, o Ciclo também era. Estávamos sempre a ser controlados.

 

Entretanto, para os alunos que vão fazer exame, já saíram as vossas notas?

O que prejudicou o Colégio foi a mudança de Direção, quando para lá entrei tudo funcionava na perfeição, quando o Diretor que lá estava há alguns anos saiu e para o lugar dele foi a professora de Geografia que fez um péssimo trabalho foi ver o Colégio a vir por aí abaixo, uma medida aberrante foi começarem o ano com 4 turmas no 8°, e passados 2 meses terem escolhido 4 alunos de cada uma dessas turmas para formar uma nova turma do nada, eu fui um dos escolhidos, chamaram-me ao gabinete e disseram-me que ia integrar a nova turma que começava na semana seguinte, acabei por não me chatear porque integrei uma turma com alguns dos meus melhores amigos mas é de um amadorismo atroz.

Outro exemplo,  diz respeito a uma professora de Matemática que felizmente só tive no 9° ano, essa professora tinha a mania de ofender e insultar os alunos com menos capacidades à disciplina, já fazia isso aos anos, eu não incomodava ninguém nas aulas dela, estava no meu canto sossegado e mesmo assim lá vinham as insinuações e insultos todas as aulas, no final do ano e aproveitando a minha saída da escola, acabei por contar aos meus pais o inferno que vivi nas aulas dela, ele foi falar com ela que se mostrou tolamente surpreendida com isso, estamos a falar de uma coisa que acontecia aos anos, que acontecia com variadas pessoas, toda a gente sabia do que essa senhora fazia e a Diretora da Escola não, de forma surpreendente ou não, no ano letivo seguinte essa professora foi despedida. Outra das coisas que a escola sofria era da mudança de ciclo, muita gente ia para a Figueira quando passavam para o 7°.

Quanto a essa do professores a fumarem com os alunos é de rir, eu arrependi-me muita da escolha que fiz, ainda hoje, fez-me perder um ano escolar, estaria aqui um dia inteiro a apontar defeitos à escola, mas isso é uma mentira gigante, poucos eram os alunos que fumavam na Escola pelo menos, não passavam dos 10, e os Professores em momento algum fumavam com os alunos.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, jgsantos disse:

Na terra do @japonês há um colégio com contrato de associação (é a única escola que tem ensino do 5º ano ao 12º ano), e o que acontece neste momento (ou acontecia) é que há muitos alunos provenientes dos concelhos vizinhos (Sobral de Monte Agraço, Vila Franca de Xira) e muitos deste só conseguiam vaga através da questão das "falsas moradas". Se há escolas públicas nos respectivos concelhos, não fazia sentido matricularem-se por lá?

Depende dos casos. Por exemplo, na minha escola há alunos que vêm de freguesias de outros concelhos vizinhas do nosso concelho, por estarem mais perto. Assim, justifica-se.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Televisão 10 disse:

Depende dos casos. Por exemplo, na minha escola há alunos que vêm de freguesias de outros concelhos vizinhas do nosso concelho, por estarem mais perto. Assim, justifica-se.

nos casos que conheço, era apenas por estatuto social - não queriam frequentar as escolas públicas perto de casa, porque era fino estudar no colégio.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, jgsantos disse:

nos casos que conheço, era apenas por estatuto social - não queriam frequentar as escolas públicas perto de casa, porque era fino estudar no colégio.

Na minha escola (que tem contrato) existem imensas pessoas que "fogem" para as públicas por serem no meio da cidade e por haver mais liberdade. Por outro lado, vem para cá quem se quer preparar melhor para o futuro e ter um melhor ensino. Mas aqui também há mais rigidez, portanto também há pessoas que vão para as públicas só para terem notas melhores (e inflacionados - lá a diferença do exame para frequência é enorme, cá não passa de 1/2 valores).

Editado por Tiago João
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Tiago João disse:

Na minha escola (que tem contrato) existem imensas pessoas que "fogem" para as públicas por serem no meio da cidade e por haver mais liberdade. Por outro lado, vem para cá quem se quer preparar melhor para o futuro e ter um melhor ensino. Mas aqui também há mais rigidez, portanto também há pessoas que vão para as públicas só para terem notas melhores (e inflacionados - lá a diferença do exame para frequência é enorme, cá não passa de 1/2 valores).

Pois, o que tenho ouvido é o contrário - notas inflacionadas no privado, e há algum tempo houve notícias sobre o fenómeno - http://expresso.sapo.pt/sociedade/2018-02-03-Ha-cinco-anos-consecutivos-que-16-escolas-inflacionam-as-notas-dos-alunos ; https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/alunos-da-raul-proenca-e-professores-acusam-colegio-de-calda-4615 ; http://gazetacaldas.com/sociedade/quase-os-alunos-do-colegio-rainha-d-leonor-20-na-disciplina-direito/ (são exemplos do fenómeno). Num dos casos analisados (Colégio na cidade de Lamego), as notas de exame e as notas internas tinham uma variação brutal  - "De todas as escolas do país, o caso mais gritante passa-se no Colégio de Lamego, onde a diferença entre as duas notas foi de 5,44 valores numa escala de zero a 20: a média nos exames do ano passado foi de 10,29 valores e a média interna foi de 15,73." - in - https://ominho.pt/ha-5-escolas-que-inflacionam-as-notas-dos-alunos/

Editado por jgsantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, jgsantos disse:

Pois, o que tenho ouvido é o contrário - notas inflacionadas no privado, e há algum tempo houve notícias sobre o fenómeno - http://expresso.sapo.pt/sociedade/2018-02-03-Ha-cinco-anos-consecutivos-que-16-escolas-inflacionam-as-notas-dos-alunos ; https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/alunos-da-raul-proenca-e-professores-acusam-colegio-de-calda-4615 ; http://gazetacaldas.com/sociedade/quase-os-alunos-do-colegio-rainha-d-leonor-20-na-disciplina-direito/ (são exemplos do fenómeno). Num dos casos analisados (Colégio na cidade de Lamego), as notas de exame e as notas internas tinham uma variação brutal  - "De todas as escolas do país, o caso mais gritante passa-se no Colégio de Lamego, onde a diferença entre as duas notas foi de 5,44 valores numa escala de zero a 20: a média nos exames do ano passado foi de 10,29 valores e a média interna foi de 15,73." - in - https://ominho.pt/ha-5-escolas-que-inflacionam-as-notas-dos-alunos/

Sim, e eu não nego que seja o normal, estou apenas a referir que no meu caso é diferente (até porque, lá está, a escola onde ano não é bem privado :P ).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Fernandovisão disse:

Notas melhores e inflacionadas na pública? Nunca ouvi essa, já ouvi o contrário :smoke:

Já eu oiço é mesmo que as notas são melhores na pública, por exemplo. No privado é que nunca ouvi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Fernandovisão disse:

Aqui em Braga, por exemplo, todas as escolas privadas tem a fama de dar notas. Mas aumentar e bem

Eu não vou dizer que em Lisboa é assim, porque, como é lógico, não conheço todos os colégios e escolas, mas as pessoas que eu conheço falam do contrário.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Fernandovisão disse:

Notas melhores e inflacionadas na pública? Nunca ouvi essa, já ouvi o contrário :smoke:

A minha não é propriamente privada, mas as públicas do concelho inflacionam comparativamente com a minha escola! Além disso dão menos matéria (o programa é o mesmo, mas "cortam" certas partes mais difíceis, ou dão a despachar e nem avaliam no teste ou fazem as perguntas de forma mais fácil).

É uma força de disfarçar a incompetência :yes: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago João disse:

A minha não é propriamente privada, mas as públicas do concelho inflacionam comparativamente com a minha escola! Além disso dão menos matéria (o programa é o mesmo, mas "cortam" certas partes mais difíceis, ou dão a despachar e nem avaliam no teste ou fazem as perguntas de forma mais fácil).

É uma força de disfarçar a incompetência :yes: 

Na minha escola também cortam o programa, mas porque estão num processo de autonomia, ou seja, eles selecionam as matérias que querem dar nas disciplinas. Por exemplo, em Português não dei Fernão Lopes nem a História Trágico-Marítima.  Em filosofia, não dei a parte da estética mas já dei alguma matéria do 11º. Há escola e escolas, mas que há imensas privadas que influenciam as notas, isso há. O "externato" aqui de Braga, o Carvalho Araújo, é o que mais influencia e depois nos exames é a vergonha que se vê.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Fernandovisão disse:

O "externato" aqui de Braga, o Carvalho Araújo, é o que mais influencia e depois nos exames é a vergonha que se vê.

A sério? No meu colégio, quase ninguém baixou as notas, com os exames. Maior parte das pessoas subiu.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, BBFF disse:

A sério? No meu colégio, quase ninguém baixou as notas, com os exames. Maior parte das pessoas subiu.

É de admirar :mosking:

E depois há umas públicas aqui em Braga que também gostam de pressionar muito os alunos e expulsa ou faz pressão para sair quando não atingem os resultados propostos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Fernandovisão disse:

É de admirar :mosking:

E depois há umas públicas aqui em Braga que também gostam de pressionar muito os alunos e expulsa ou faz pressão para sair quando não atingem os resultados propostos

É que nem falo só do meu colégio. Nos colégios que conheço, as pessoas só sobem. E toda a gente tem boas notas no exames. (Quando refiro toda a gente, é exagero, claro! 85/90 % das pessoas, por aí…)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...