Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 1 minuto, D007 disse:

Porque basicamente transformaram a disciplina de Português na disciplina de Literatura. E depois chocam-se que os alunos de ciências não gostem de Português. :fancy:

No 10ºAno praticamente foi isso que fizeram. :rolleyes: O 11º e 12º já acho melhor, comparativamente. O que gostei menos no 11º foi Amor de Perdição (felizmente não sai no exame) e no 12º foi a Mensagem e os poetas contemporâneos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Ambrósio disse:

No 10ºAno praticamente foi isso que fizeram. :rolleyes: O 11º e 12º já acho melhor, comparativamente. O que gostei menos no 11º foi Amor de Perdição (felizmente não sai no exame) e no 12º foi a Mensagem e os poetas contemporâneos.

No 11º ano, gostei de todas as obras, exceto da última, de Cesário Verde. No entanto, não conseguimos dar Antero de Quental. Fica para o 12º ano...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

No 11º ano, gostei de todas as obras, exceto da última, de Cesário Verde. No entanto, não conseguimos dar Antero de Quental. Fica para o 12º ano...

Eu gostei de Cesário Verde, por acaso. xD Nós demos Antero de Quental ainda no 11º e acabámos o que faltava dar de Cesário no início do 12º. Mas Antero não sai no nosso exame (penso que no teu já pode sair).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Ambrósio disse:

Eu gostei de Cesário Verde, por acaso. xD Nós demos Antero de Quental ainda no 11º e acabámos o que faltava dar de Cesário no início do 12º. Mas Antero não sai no nosso exame (penso que no teu já pode sair).

Tu gostaste de Cesário Verde mas não gostaste de Fernando Pessoa? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ambrósio disse:

De Fernando Pessoa gostei do ortónimo e dos heterónimos, e também do "Livro do Desassossego" (não se dava no antigo programa). Só não gostei mesmo da Mensagem.

Ah, assim compreendo. Eu adoro Fernando Pessoa. Odiei a forma como a disciplna está organizada e aquelas análises "secas" aos poemas dele. Para mim, os poemas são super subjetivos, e cada um interpreta-os à sua maneira. É essa a genialidade de Fernando Pessoa. O meu heterónimo favorito foi o Álvaro de Campos e o que menos gostei foi o Alberto Caeeiro.

Mas o ortónimo também tem poemas psicaníliticos brilhantemente executados. 

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ambrósio disse:

No 10ºAno praticamente foi isso que fizeram. :rolleyes: O 11º e 12º já acho melhor, comparativamente. O que gostei menos no 11º foi Amor de Perdição (felizmente não sai no exame) e no 12º foi a Mensagem e os poetas contemporâneos.

Eu no 10ºano de obras dei vários tipos de texto e depois só dei um conto de Eça de Queirós e poesia camoniana. 11º dei textos informativos, Sermão, Frei Luís, Os Maias e Cesário. 12º dei Fernando Pessoa e heterónimos, Lusíadas e Mensagem, Felizmente Há Luar e Memorial do Convento. Felizmente já me livrei disso, achava uma seca estudar as obras. Mesmo assim gostei de Fernando Pessoa no geral (menos a Mensagem), o Sermão e o Memorial :) o Felizmente achei uma seca tremenda e Os Maias nem comento...

Editado por João_O
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15/05/2018 at 08:28, Jota disse:

Para mim o mestrado foi bem mais fácil e soft que a licenciatura :rofl: A maior parte das cadeiras deixou de ter exame, o que foi excelente. Tivemos mais trabalhos durante o semestre, mas organizando-se a pessoa vai lá.

Só posso falar pela licenciatura e estou farta dela, estar a ponto de chumbar não é uma boa situação, especialmente para quem se habituou a ser bom aluno (e tem bolsa (o mais preocupante)

Editado por wondercate
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Mr. Robot disse:

Ah, assim compreendo. Eu adoro Fernando Pessoa. Odiei a forma como a disciplna está organizada e aquelas análises "secas" aos poemas dele. Para mim, os poemas são super subjetivos, e cada um interpreta-os à sua maneira. É essa a genialidade de Fernando Pessoa. O meu heterónimo favorito foi o Álvaro de Campos e o que menos gostei foi o Alberto Caeeiro.

Mas o ortónimo também tem poemas psicaníliticos brilhantemente executados. 

Foi o poeta que mais gostei de ter analisado, a minha prof de Português chegou a estar preocupada tamanha era a minha paixão por ele. Acho que me identificava muito com ele e e com toda aquela coisa à volta dele, os heterónimos. Afinal eu era uma pessoa "esquisita", tal como ele... 
Quanto ao gosto pelos heterónimos, o meu favirito era Álvaro de Campos, sem dúvida. Ricardo Reis era o mais aborrecido para mim, Alberto Caeiro com aquela história da simplicidade até se tornava minimamente interessante (mesmo assim, kinda boring...) 

Editado por wondercate
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, wondercate disse:

Era por causa da gramática que tirava "só" 16 a português, isto porque era onde falhava mais, na interpretação e na composição brilhava... Faz sentido, pelo menos no meu cado, porque os melhores alunos focam-se muito na parte que interessa mais (a interpretação e escrita) e esquecem-se da parte chata da gramática!

Quanto ao exame de português, saí do meu a achar que tinha estragado tudo, fui ver as notas e tirei 14,5, o que me permitiu ter acabado com 16...

Eu não costumo errar a gramática nos testes. Falava mais daquelas fichas extra, sobre gramática, compreensão oral...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Ambrósio disse:

Eu gostei de Cesário Verde, por acaso. xD Nós demos Antero de Quental ainda no 11º e acabámos o que faltava dar de Cesário no início do 12º. Mas Antero não sai no nosso exame (penso que no teu já pode sair).

Em outra escola secundária do concelho, também fizeram assim. No entanto, a minha professora achou melhor lermos tudo de Cesário Verde este ano, pois é mais curto, e para o ano dar o Antero de Quental todo seguido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, João_O disse:

Eu no 10ºano de obras dei vários tipos de texto e depois só dei um conto de Eça de Queirós e poesia camoniana. 11º dei textos informativos, Sermão, Frei Luís, Os Maias e Cesário. 12º dei Fernando Pessoa e heterónimos, Lusíadas e Mensagem, Felizmente Há Luar e Memorial do Convento. Felizmente já me livrei disso, achava uma seca estudar as obras. Mesmo assim gostei de Fernando Pessoa no geral (menos a Mensagem), o Sermão e o Memorial :) o Felizmente achei uma seca tremenda e Os Maias nem comento...

Eu no 10º dei Poesia Trovadoresca, uma crónica de Fernão Lopes, Farsa de Inês Pereira, Lírica Camoniana, Lusíadas e ainda História Trágico-Marítima. Muito mais coisas, como podes ver. :haha: No 11º além disso que disseste dei Amor de Perdição e poesia de Antero de Quental e no 12º dei Fernando Pessoa (incluindo Mensagem), dois contos, alguns poemas de poetas do século XX (Miguel Torga, Eugénio de Andrade...) e O Ano da Morte de Ricardo Reis.  O que eu gostei mais foi Frei Luís de Sousa, Fernando Pessoa (tirando Mensagem, como já disse) e ao contrário de ti gostei d'Os Maias. xD E também não desgostei d'O Ano da Morte...

há 3 horas, Televisão 10 disse:

Em outra escola secundária do concelho, também fizeram assim. No entanto, a minha professora achou melhor lermos tudo de Cesário Verde este ano, pois é mais curto, e para o ano dar o Antero de Quental todo seguido.

Mais curto? Eu dei Antero de Quental em duas aulas (se tanto). Só lemos 2 ou 3 poemas. Cesário tem muito mais.

Editado por Ambrósio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Ambrósio disse:

Eu no 10º dei Poesia Trovadoresca, uma crónica de Fernão Lopes, Farsa de Inês Pereira, Lírica Camoniana, Lusíadas e ainda História Trágico-Marítima. Muito mais coisas, como podes ver. :haha: No 11º além disso que disseste dei Amor de Perdição e poesia de Antero de Quental e no 12º dei Fernando Pessoa (incluindo Mensagem), dois contos, alguns poemas de poetas do século XX (Miguel Torga, Eugénio de Andrade...) e O Ano da Morte de Ricardo Reis.  O que eu gostei mais foi Frei Luís de Sousa, Fernando Pessoa (tirando Mensagem, como já disse) e ao contrário de ti gostei d'Os Maias. xD E também não desgostei d'O Ano da Morte...

Mais curto? Eu dei Antero de Quental em duas aulas (se tanto). Só lemos 2 ou 3 poemas. Cesário tem muito mais.

Então, deve ser ao contrário e ela quis deixar o mais curto para o ano...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ambrósio disse:

Eu no 10º dei Poesia Trovadoresca, uma crónica de Fernão Lopes, Farsa de Inês Pereira, Lírica Camoniana, Lusíadas e ainda História Trágico-Marítima. Muito mais coisas, como podes ver. :haha: No 11º além disso que disseste dei Amor de Perdição e poesia de Antero de Quental e no 12º dei Fernando Pessoa (incluindo Mensagem), dois contos, alguns poemas de poetas do século XX (Miguel Torga, Eugénio de Andrade...) e O Ano da Morte de Ricardo Reis.  O que eu gostei mais foi Frei Luís de Sousa, Fernando Pessoa (tirando Mensagem, como já disse) e ao contrário de ti gostei d'Os Maias. xD E também não desgostei d'O Ano da Morte...

Mais curto? Eu dei Antero de Quental em duas aulas (se tanto). Só lemos 2 ou 3 poemas. Cesário tem muito mais.

Os Maias tentei ler um bocado, acho que nem um capítulo inteiro consegui ler... Achava tão seca as descrições :bad: lemos nas aulas e pronto, mas não tirei grande nota nesse teste xD mas vi uma peça de teatro sobre o livro que adorei, das melhores peças de teatro que já vi :wub:

O Frei Luís era acessível de perceber mas era um bocado seca... Fernando Pessoa era interessante, porque ele falava da nostalgia da infância (que me identifico), a solidão interior do eu poético, que por vezes sentimos... Ele tinha uma personalidade estranha e complexa mas eu até gostei xD quanto aos heterónimos o que mais gostei foi o Alberto Caeiro, o Álvaro de Campos gostei da fase mais "maluca" dele e futurista, em que ele estava fascinado com o barulho das máquinas :haha:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, João Fernandes disse:
há 23 minutos, Fernandovisão disse:
Que áreas ou cursos que frequentaram no secundário? Gostava de saber. Qual foram as disciplinas que escolheram?

Humanidades, escolhi Geografia e Literatura Portuguesa no 10 e 11, Psicologia e Aplicações Informáticas no 12. E tu?

Fui para Humanidades e escolhi MACS e Literatura, mas na minha escola não havia Literatura e acabei por ir para Geografia 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Fernandovisão disse:

Que áreas ou cursos que frequentaram no secundário? Gostava de saber. Qual foram as disciplinas que escolheram?

Fui para Ciências Socioconómicas, escolhi Economia A e História B, mas como não abriu esta disciplina, acabei por ir para Geografia A. Depois no 12.º escolhi Psicologia B e Economia C. 

  • Adoro 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, João Fernandes disse:
há 17 minutos, Fernandovisão disse:
Fui para Humanidades e escolhi MACS e Literatura, mas na minha escola não havia Literatura e acabei por ir para Geografia 

Já estás no ensino superior?

Ainda vou no 10º, isso já eu queria kkkkk
e tu?

Editado por EFernando
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, João Fernandes disse:
há 2 minutos, Fernandovisão disse:
Ainda vou no 10º, isso já eu queria kkkkk
e tu?

A sério? Pensei que fosses mais velho. Tem calma, o ensino superior dá-te cabo da cabeça, acredita. Acabei o primeiro ano em Ciências da Comunicação.

Ainda sou jovem e belo KKKK
Eu também quero entrar em Ciências da Comunicação, mas ainda não sei para onde irei. Mas já tenho algumas ideias 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, João Fernandes disse:
há 1 minuto, Fernandovisão disse:
Ainda sou jovem e belo KKKK
Eu também quero entrar em Ciências da Comunicação, mas ainda não sei para onde irei. Mas já tenho algumas ideias 

O melhor é Lisboa, uma boa universidade mas esforça-te porque as médias são altas. Se tiveres dúvidas manda mp.

Muito obrigado, mas eu ainda tenho mais dois anos para pensar para que sitios irei. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, João_O disse:

Os Maias tentei ler um bocado, acho que nem um capítulo inteiro consegui ler... Achava tão seca as descrições :bad: lemos nas aulas e pronto, mas não tirei grande nota nesse teste xD mas vi uma peça de teatro sobre o livro que adorei, das melhores peças de teatro que já vi :wub:

O Frei Luís era acessível de perceber mas era um bocado seca... Fernando Pessoa era interessante, porque ele falava da nostalgia da infância (que me identifico), a solidão interior do eu poético, que por vezes sentimos... Ele tinha uma personalidade estranha e complexa mas eu até gostei xD quanto aos heterónimos o que mais gostei foi o Alberto Caeiro, o Álvaro de Campos gostei da fase mais "maluca" dele e futurista, em que ele estava fascinado com o barulho das máquinas :haha:

Eu não li o livro, simplesmente estudei pelos resumos e íamos lendo alguns excertos nas aulas. E até tirei a melhor nota do ano nesse teste. xD 

Não achei seca por acaso, até gostei da história, ainda ontem estive a rever. :haha: E sei que muita gente gosta, mas achei o Sermão mais secante sinceramente. :S Esses poemas de Álvaro de Campos sobre as máquinas são bué engraçados. :rofl:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...