Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 10 minutos, ZDK disse:

O esforço vale a pena se de facto for aquilo que se gosta. Quantos há que escolhem sem certezas e depois quando contactam com a realidade apercebem-se que afinal não gostam, que estão vocacionados para aquilo? Aí mais vale logo desistir e mudar. 

Sim, isso também acontece. Mas eu referia-me mais àqueles que vão para engenharias só porque "está na moda" e depois chegam lá e percebem que não é pêra doce.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, D007 disse:

Sim, isso também acontece. Mas eu referia-me mais àqueles que vão para engenharias só porque "está na moda" e depois chegam lá e percebem que não é pêra doce.

E depois há aqueles que vão por "obrigação" dos pais, conheço casos desses (não só em engenharias, mas também em medicina, por exemplo) e que se deram bastante mal de seguida, um deles mal demais. :unsure:

É verdade, alguém que esteja para entrar ou que já tenha entrado na faculdade fez aqueles testes que indicam o/os curso/s para os quais temos mais vocação?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ambrósio disse:

E depois há aqueles que vão por "obrigação" dos pais, conheço casos desses (não só em engenharias, mas também em medicina, por exemplo) e que se deram bastante mal de seguida, um deles mal demais. :unsure:

É verdade, alguém que esteja para entrar ou que já tenha entrado na faculdade fez aqueles testes que indicam o/os curso/s para os quais temos mais vocação?

Eu já fiz isso mas essas cenas é cagativo porque as vezes não coincide com aquilo que queres ou pretendes seguir. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Corey Taylor disse:

Eu já fiz isso mas essas cenas é cagativo porque as vezes não coincide com aquilo que queres ou pretendes seguir. 

Pois, é que já ouvi dizer que costumam coincidir na maioria dos casos, mas não sei... Eu cheguei a fazer um no 9ºAno mas esse era diferente, era mais geral e não tão específico. Na altura deu-me nas "preferências profissionais" quatro campos: Saúde; Comunicação, Publicidade e Audiovisual; Informática; Turismo, Hotelaria e Restauração. Portanto, coisas que não têm a ver umas com as outras... a área do secundário que me deu na altura foi a em que estou atualmente: Ciências e Tecnologias. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, Ambrósio disse:

Pois, é que já ouvi dizer que costumam coincidir na maioria dos casos, mas não sei... Eu cheguei a fazer um no 9ºAno mas esse era diferente, era mais geral e não tão específico. Na altura deu-me nas "preferências profissionais" quatro campos: Saúde; Comunicação, Publicidade e Audiovisual; Informática; Turismo, Hotelaria e Restauração. Portanto, coisas que não têm a ver umas com as outras... a área do secundário que me deu na altura foi a em que estou atualmente: Ciências e Tecnologias. 

Eu no curso profissional que meti não precisei disso, eu queria vir para um profissional porque nem pretendo ir para a Universidade e vim para um curso de Turismo, agora no final deste ano talvez possa ir fazer um CETSP de ano meio na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto ou arranjar trabalho aqui em Portugal ou para fora. 

Editado por Corey Taylor
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/09/2017 at 01:16, João F. disse:

Eu já sei desde dia 4 de Setembro. XD

Mestrado - Microbiologia.

Instituto Superior Técnico - Lisboa

Nota de entrada:17

Queria Biotecnologia, mas quem entrou tinha mais afinidade do que eu, que tenho Licenciatura em Biologia.

 

Eu sei que que quem quer entrar na universidade, neste caso numa licenciatura tem de fazer exames (nacionais ou maiores de 23), mas para entrar num mestrado também é preciso fazer exames? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Manuel Silva disse:

Eu sei que que quem quer entrar na universidade, neste caso numa licenciatura tem de fazer exames (nacionais ou maiores de 23), mas para entrar num mestrado também é preciso fazer exames? 

Para maiores de 23, acho que é preciso entrevista e exame.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Manuel Silva disse:

Eu sei que que quem quer entrar na universidade, neste caso numa licenciatura tem de fazer exames (nacionais ou maiores de 23), mas para entrar num mestrado também é preciso fazer exames? 

Eu ainda só agora entrei na Universidade então não sou a melhor pessoa para te esclarecer, mas todos os casos que conheço da seriação da entrada em mestrado (excluindo os integrados, claro) foram feitos só pela média de conclusão de licenciatura.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/09/2017 at 01:15, Manuel Silva disse:

Eu sei que que quem quer entrar na universidade, neste caso numa licenciatura tem de fazer exames (nacionais ou maiores de 23), mas para entrar num mestrado também é preciso fazer exames? 

Eu estou em Mestrado Integrado, portanto não tive de passar por isso, mas colegas meus que acabaram a licenciatura de outro curso e quiseram candidatar-se ao mestrado da mesma área, tiveram apenas de apresentar um certificado de conclusão de licenciatura e fazer uma carta de motivação, se não estou em erro.

Editado por Jota
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 9/12/2017 at 00:15, Manuel Silva disse:

Eu sei que que quem quer entrar na universidade, neste caso numa licenciatura tem de fazer exames (nacionais ou maiores de 23), mas para entrar num mestrado também é preciso fazer exames? 

Tens que ter contigo o diploma de licenciado, e depois depende do Mestrado que escolheres. Tenho casos de amigos meus que quiseram seguir mestrado em Gestão, mas que tiveram que fazer ainda "cadeiras" da licenciatura de Gestão para poderem ter créditos para poderem fazer o mestrado. Depois creio que também depende das médias de licenciatura, caso o número de candidatos for superior às vagas. Não tenho a certeza, though. :) 

On 9/10/2017 at 12:54, Ambrósio disse:

É verdade, alguém que esteja para entrar ou que já tenha entrado na faculdade fez aqueles testes que indicam o/os curso/s para os quais temos mais vocação?

Fiz no 9º ano com objetivo de escolher o curso para o secundário. O teste indicava Humanidades, mas como eu pretendia seguir áreas de gestão, acabei por optar Ciências e Tecnologias (Ciências Sócio-económicas não estava disponível no ano em que matriculei-me no 10º ano). Pessoalmente creio que esses testes não ajudam muito em relação ao que deves escolher como curso superior ou mesmo secundário. Podem avaliar em certa parte as tuas capacidades, mas nunca irão te dizer corretamente aquilo que mais gostas e em que curso vais-te dar mesmo bem. Só a experiência é que te pode comprovar se te sentes bem no curso que escolheste, ou se tiveres já muito bem delineado o que queres da tua vida. Corre mal, tentas outras vez, mas uma vez completamente diferente pois se tentas sempre da mesma forma, o erro estará sempre lá. :P 

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/09/2017 at 00:24, João F. disse:

Para maiores de 23, acho que é preciso entrevista e exame.

 

On 12/09/2017 at 19:42, Francisca disse:

Eu ainda só agora entrei na Universidade então não sou a melhor pessoa para te esclarecer, mas todos os casos que conheço da seriação da entrada em mestrado (excluindo os integrados, claro) foram feitos só pela média de conclusão de licenciatura.

 

On 13/09/2017 at 10:28, Jota disse:

Eu estou em Mestrado Integrado, portanto não tive de passar por isso, mas colegas meus que acabaram a licenciatura de outro curso e quiseram candidatar-se ao mestrado da mesma área, tiveram apenas de apresentar um certificado de conclusão de licenciatura e fazer uma carta de motivação, se não estou em erro.

 

On 13/09/2017 at 20:49, Bloody disse:

Tens que ter contigo o diploma de licenciado, e depois depende do Mestrado que escolheres. Tenho casos de amigos meus que quiseram seguir mestrado em Gestão, mas que tiveram que fazer ainda "cadeiras" da licenciatura de Gestão para poderem ter créditos para poderem fazer o mestrado. Depois creio que também depende das médias de licenciatura, caso o número de candidatos for superior às vagas. Não tenho a certeza, though. :) 

Muito obrigado pelas vossas respostas. Infelizmente só tenho o 12º ano mas tenho alguma curiosidade em saber como estas coisas se processam. Estou a pensar em começar uma licenciatura talvez no próximo ano ou em 2019.  

- Já agora se eu entrasse na universidade como tenho mais de 23 anos iria para uma turma só com gente mais velha ou eles dividem os maiores de 23 pelas turmas normais?

-Há muita gente de 30 ou 40 anos a tirar licenciaturas?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Manuel Silva disse:

 

 

 

Muito obrigado pelas vossas respostas. Infelizmente só tenho o 12º ano mas tenho alguma curiosidade em saber como estas coisas se processam. Estou a pensar em começar uma licenciatura talvez no próximo ano ou em 2019.  

- Já agora se eu entrasse na universidade como tenho mais de 23 anos iria para uma turma só com gente mais velha ou eles dividem os maiores de 23 pelas turmas normais?

-Há muita gente de 30 ou 40 anos a tirar licenciaturas?

 

Acho que irias para uma turma 23+. (Mas não tenho a certeza) Se há muita gente, não faço ideia. Mas ainda devem haver algumas pessoas. 

 

Editado por Faded
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Manuel Silva disse:

 

 

 

Muito obrigado pelas vossas respostas. Infelizmente só tenho o 12º ano mas tenho alguma curiosidade em saber como estas coisas se processam. Estou a pensar em começar uma licenciatura talvez no próximo ano ou em 2019.  

- Já agora se eu entrasse na universidade como tenho mais de 23 anos iria para uma turma só com gente mais velha ou eles dividem os maiores de 23 pelas turmas normais?

-Há muita gente de 30 ou 40 anos a tirar licenciaturas?

 

Eu tive colegas com 30, 40 e talvez mais anos. Não sei se eles estavam a fazer uma licenciatura completa mas não foram postos numa turma à parte, nem nunca ouvi falar de tal coisa. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Manuel Silva disse:

- Já agora se eu entrasse na universidade como tenho mais de 23 anos iria para uma turma só com gente mais velha ou eles dividem os maiores de 23 pelas turmas normais?

-Há muita gente de 30 ou 40 anos a tirar licenciaturas?

 

- Que eu saiba vais para a mesma turma que os outros na grande maioria dos cursos (se não mesmo em todos). Sei de um caso que aconteceu perto de mim, onde um homem com 77 anos (isto serve para a tua pergunta seguinte, também) tinha aulas normalmente com malta que nem 20 anos tinha. De resto único caso específico que eu sei de pessoas mais velhas a irem para uma turma à parte é o curso de Medicina para Licenciados (ou seja, não é um concurso para maiores de 23 ou para pessoas sem curso superior) no Minho, pois os que entram por esta via têm um primeiro ano "alternativo" para poderem aprender de forma mais intensiva uns básicos antes de serem juntados às outras turmas. 

- Sim, há! Aquele exemplo que já te dei que o diga :P Mas claro que este homem não usou profissionalmente este conhecimento, devido à idade, foi só pelo prazer pessoal de prosseguir estudos. Qualquer que seja a tua intenção, ainda vais muito a tempo. Podes ver no Infocursos estatísticas sobre um curso em específico numa dada instituição, e se analisares a distribuição das idades dos alunos, comprovas que há ainda muita gente em plena idade adulta a fazer uma Licenciatura! Há áreas onde pode ser mais fácil entrares que outras dependendo das instituições (Direito na FDUP não abre concurso para maiores de 23, por exemplo, se estivesses interessado tinhas de procurar outra alternativa) e onde possas a vir ter mais colegas (há muita gente que tira cursos como Filosofia ao longo da vida para auto-conhecimento, mas ninguém tira uma Engenharia com esse propósito).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Duarte disse:

Só eu é que já estou farto de ouvir falar em praxe e praxe e praxe? 

E boa sorte para quem vai para a praxe amanhã :)

Não, logo na fila das matrículas atingi o meu ponto de saturação para o curso inteiro :haha:  Mas pelo que me contaram vou pelo menos experimentar estas primeiras semanas.

Se fosse só ir para a praxe... já tenho aulas :( 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...