Jump to content

Memórias TVI


_zapping_

Posts Recomendados

[mention=7472]Rangel[/mention] Segundo uma notícia do Público sobre um apresentador negro (das Caraíbas) no principal noticiário da TF1, ele próprio chegou a ser o apresentador do Jornal Nacional (ou provavelmente do Directo XXI). Se esteve no Jornal Nacional, pode ter sido pela Manuela Moura Guedes não estar disponível.
Em Portugal, o único negro que chegou a apresentar um telejornal das oito (na TVI), está hoje na SIC a apresentar o programa às 6h15 da manhã.
José Mussuaili foi o único pivot negro que alguma vez a televisão portuguesa colocou num telejornal, em 1992, an TVI. "Foi por acaso. Estava em reportagem no Algarve quando me telefonaram a dizer que o Miguel Ganhão Pereira tinha tido um acidente e que eu tinha de o vir substituir no Jornal de Sábado. Foi o pânico. Mas pensei que se conseguisse dizer boa tarde sem me engasgar que ia correr bem. E assim foi", conta Mussuaili, que tinha 25 anos na altura.
A experiência como pivot do jornalista durou cerca de dois anos. "Nunca tive um comentário desagradável. Mas sei que existiram. Na generalidade, as pessoas aceitaram bem e ainda hoje, quando me vêem na rua dizem: "olha o senhor da TVI!" Aquele tempo marcou-me. Quando saí, perguntavam-me o que se tinha passado, e falavam de racismo. Não nego que tenha havido. Mas saí a bem", conta Mussuaili, que se recusa a falar em quotas para as minorias nos media. Actualment, Mussuaili está na SIC a apresentar o programa Etnias às 6h15 da manhã de quarta-feira,
António Monteiro Coelho, porta-voz da TVI afirmou ao PÚBLICO que a única razão para que não apareçam mais casos como os de Mussuaili prende-se com a pouca representatividade de jornalistas negros nas redacções. Na TVI existem três, afirma. E nem sempre reúnem as condições que um pivot exige: "O José Mussuaili tinha presença e boa dicção. Reunia as condições de um bom pivot. Mas há uma grande rotatividade nestas funções. Não há lugares fixos". E acrescenta. "Nunca nos passou pela ideia forçar a situação para apoiar as minorias. Gostamos de apoiar valores novos", garantindo que a cor é um factor que ali não conta.
Mas Mussuaili acha estranho, num país com uma relação tão forte com África, o seu caso ser único: " Ainda existem preconceitos em Portugal na relação com os africanos que não existem em países sem a nossa história em África, como a Alemanha."
https://www.publico.pt/2006/03/18/jornal/principal-canal-frances-escolhe-um-pivot-negro-para-horario-nobre-68926
Ele esteve nos primórdios também, mas segundo o que disse o [mention=6808]Spikey[/mention] esteve numa fase posterior.
No Jornal Nacional relançado em 2000 não me recordo dele; lembro-me obviamente da Manuela Moura Guedes, Pedro Pinto, Henrique Garcia (numa primeira fase), José Carlos Castro, Júlio Magalhães e Ana Sofia Vinhas (estes sobretudo ao fim-de-semana).

Enviado do meu Nokia 7 plus através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, Rangel said:

lembro-me obviamente da Manuela Moura Guedes, Pedro Pinto, Henrique Garcia (numa primeira fase), José Carlos Castro, Júlio Magalhães e Ana Sofia Vinhas (estes sobretudo ao fim-de-semana).
 

Saudades desses pivots!

(Excepto a Manela!)

Tambem gostava bastante do Pedro Bello Moraes.

Acho que e' enjoativo agora ser sempre o Jose Alberto Carvalho no JD8. :defno:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Cable Guy said:

Tambem gostava bastante do Pedro Bello Moraes.

Acho que e' enjoativo agora ser sempre o Jose Alberto Carvalho no JD8. :defno:

O JAC já está 'velho' para isto... está monocórdico, sem teleponto gagueja imenso e em entrevistas está sempre a interromper o entrevistado, com aquele tique irritante de quer acabar as frases.

Desculpa, mas para mim o Pedro Bello Moraes é dos piores pivots que me lembro de ver num telejornal. As gaffes dele eram memoráveis, o que é curioso já que para peças em voz-off é dos melhores que por aí andam. Simplesmente não tinha jeito para pivot.

Editado por Rangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Rangel disse:

Desculpa, mas para mim o Pedro Bello Moraes é dos piores pivots que me lembro de ver num telejornal. As gaffes dele eram memoráveis, o que é curioso já que para peças em voz-off é dos melhores que por aí andam. Simplesmente não tinha jeito para pivot.

Profissionalismo. (é este não é?)

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Spikey disse:

Profissionalismo. (é este não é?)

E também há uma, não sei se está nesse vídeo, que ele diz "cancro do colo e do útero". Havia um vídeo dessa gaffe no YouTube, mas não sei se ainda está disponível.

EDIT: encontrei o vídeo. 

https://youtu.be/eZ58z5Wgbz0

Editado por mavb98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver disso. Mas esse gajo era um fartote.

 

EDIT: Btw, sempre enviei email à Dimensão para perguntar sobre o tal anúncio que estou à procura e que descrevi na página anterior. Surpreendentemente o diretor da empresa atual respondeu-me hoje. Infelizmente ele já não tem acesso ao conteúdo porque a Dimensão como existia antes já não existe, ele ficou apenas com alguns direitos da marca. Basicamente confirma que o anúncio existia, mas disse-me que o Abrunhosa não fazia o jingle, era outro (a) artista que ele já não se lembra. Agora é esperar (anos) que o LusitaniaTV ou outro dude tenha algo da TVI de 2001 em VHS e que ainda não esteja no Youtube.

Editado por Spikey
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amazing Discoveries - Novidades Incríveis - programa que abria a emissão da TVI em 1995. Na Europa o programa era da extinta Quantum (que também fazia televendas na SIC) e, a avaliar pelo nome do aprsentador (Mike Levey), deve ter sido a inspiração para a Melga Shop - primeiro sem Mike no Herman ZAP! e depois com Mike na Herman Enciclopédia. Infelizmente não existem registos da dobragem portuguesa - que inspirou a Melga Shop - para tal resolvi colocar excertos da versão em inglês:

O seu programa viria a durar até 1997, o próprio apresentador faleceu em 2003 devido a um cancro.

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
há 15 horas, fadokimi disse:

Morangos com Açucar (MCA) - Todos os genéricos!!

 

Credo, o genérico da T8 Escolar parece saído da Floribella :haha:

Músicas da T3 - Verão, T4 - Escolar e T7 - Escolar icónicas. Aquele genérico de verão da T7 também coitado :haha:

Fica aqui o genérico da T9

Eu gostava da vibe, mas a história e os atores, pronto :cryhappy:

E morto que também existiu a MissyM :cryhappy:

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, tjspy disse:

morto que também existiu a MissyM :cryhappy:

Como se esqueceu do ícone que até teve direito a festa de apresentação em plena Lisboa? E que tirando o elenco, estavam lá umas dez pessoas? :cryhappy:

E ainda tiveram a coragem de metê-la como antagonista no filme :cryhappy: @FilipaMaia pq choras?

Editado por JoãoCruz
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, tjspy disse:

Credo, o genérico da T8 Escolar parece saído da Floribella :haha:

Músicas da T3 - Verão, T4 - Escolar e T7 - Escolar icónicas. Aquele genérico de verão da T7 também coitado :haha:

Fica aqui o genérico da T9

Eu gostava da vibe, mas a história e os atores, pronto :cryhappy:

E morto que também existiu a MissyM :cryhappy:

Pisou na da maioria da série que não dá para ver nem os créditos.

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, JoãoCruz disse:

Como se esqueceu do ícone que até teve direito a festa de apresentação em plena Lisboa? E que tirando o elenco, estavam lá umas dez pessoas? :cryhappy:

E ainda tiveram a coragem de metê-la como antagonista no filme :cryhappy: @FilipaMaia pq choras?

O jeito dela para o playback encosta na Maria Leal :cryhappy: q

E as cores do logo dela a puxar para o Confessions da Madonna :haha:

 

Editado por tjspy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...