Jump to content

Memórias TVI


_zapping_

Posts Recomendados

Às 20 horas do dia 20 de Fevereiro de 1993, que, tal como em 2020, aproximava-se do Carnaval, entrava no ar pela primeira vez a TVI.

O primeiro programa durou 45 minutos (com intervalos), ambientado em 2003 (numa dimensão paralela onde a TVI continuava a ser da igreja, prometendo uma fusão com o Grupo Renascença e mantendo um pouco da filosofia de nascença, mesmo com algum capital de outras televisões europeias como a Antena 3) e que dava aos telespectadores da altura uma ideia daquilo que o canal iria emitir.

A grelha da TVI era bem diversificada, como qualquer canal privado que estava na fase de fundação. Mas, ao contrário daquilo que era esperado, a TVI não aguentou com a sua estrutura, chegando a ter hipóteses de um possível fecho. No início a TVI tinha capital de empresas como a TF1, Antena 3, RTL e Yorkshire-Tyne Tees Television. Hoje, o capital é outro.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, ATVTQsV said:

Às 20 horas do dia 20 de Fevereiro de 1993, que, tal como em 2020, aproximava-se do Carnaval, entrava no ar pela primeira vez a TVI.

O primeiro programa durou 45 minutos (com intervalos), ambientado em 2003 (numa dimensão paralela onde a TVI continuava a ser da igreja, prometendo uma fusão com o Grupo Renascença e mantendo um pouco da filosofia de nascença, mesmo com algum capital de outras televisões europeias como a Antena 3) e que dava aos telespectadores da altura uma ideia daquilo que o canal iria emitir.

A grelha da TVI era bem diversificada, como qualquer canal privado que estava na fase de fundação. Mas, ao contrário daquilo que era esperado, a TVI não aguentou com a sua estrutura, chegando a ter hipóteses de um possível fecho. No início a TVI tinha capital de empresas como a TF1, Antena 3, RTL e Yorkshire-Tyne Tees Television. Hoje, o capital é outro.

Alguém sabe qual era o nome da série A Saga dos Wilson em inglês? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excertos do primeiro programa infantil da TVI, A Casa do Tio Carlos:

E com isto achei mais um DOG raro do primeiro ano da TVI, vermelho sobre laranja. Ouvi dizer que o DOG mudava conforme ou as horas do dia ou as estações do ano.

Aqui já tinha o DOG normal, amarelo sobre vermelho. O primeiro era transparente. Isto na verdade é de 1994 (dia de Reis talvez?).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, ATVTQsV said:

E com isto achei mais um DOG raro do primeiro ano da TVI, vermelho sobre laranja. Ouvi dizer que o DOG mudava conforme ou as horas do dia ou as estações do ano.

Aqui já tinha o DOG normal, amarelo sobre vermelho. O primeiro era transparente. Isto na verdade é de 1994 (dia de Reis talvez?).

O que eu acho é que era completamente aleatório... 

Depois em meados de 1994 (verão, talvez) tornou-se em definitivo amarelo sobre vermelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Surgiu aqui uma dúvida que talvez ppl aqui do fórum saiba responder. Eu lembro-me que, por volta de 2000 ou 2001, a TVI chegou a ter um pivot de origem africana em alguns dos telejornais, bem antes da Conceição Queiroz. Não me lembro do nome do tipo nem encontro nada na net sobre ele, mas pelo menos a minha mãe tmb se lembra dele, portanto não é confusão minha. Só sei que ele nunca mais apareceu no canal depois disso. Alguém se lembra desse jornalista aqui e do nome dele? Pesquisei um pouco e encontrei menções a um Ernesto Bartolomeu da TPA (Angola), será ele? Por alguma razão associo esse jornalista da TVI ao nome Ernesto. Obrigado a quem puder responder.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Spikey disse:

Surgiu aqui uma dúvida que talvez ppl aqui do fórum saiba responder. Eu lembro-me que, por volta de 2000 ou 2001, a TVI chegou a ter um pivot de origem africana em alguns dos telejornais, bem antes da Conceição Queiroz. Não me lembro do nome do tipo nem encontro nada na net sobre ele, mas pelo menos a minha mãe tmb se lembra dele, portanto não é confusão minha. Só sei que ele nunca mais apareceu no canal depois disso. Alguém se lembra desse jornalista aqui e do nome dele? Pesquisei um pouco e encontrei menções a um Ernesto Bartolomeu da TPA (Angola), será ele? Por alguma razão associo esse jornalista da TVI ao nome Ernesto. Obrigado a quem puder responder.

Acho que o mais perto do que referes é o atual namorado de Marta Atalaya.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, FLP disse:

Acho que o mais perto do que referes é o atual namorado de Marta Atalaya.

 

Pá encontrei menções a um Mário Carneiro, que é companheiro dessa jornalista, mas o gajo é branco. 

Btw, já é o segundo mistério relacionado com a TVI que não consigo resolver (a porrada do Batatoon não conta). O outro mistério é uma publicidade à Dimensão Móveis (uma loja de móveis e design em Alvalade) que me lembro de ver entre 2000-2001 e que me marcou quando era puto, achava o anúncio meio bizarro. Vasculhei os vídeos de publicidade no Youtube entre esses anos e até mandei email ao LusitaniaTV a perguntar sobre isso, mas nada. Creio que o anúncio passava na TVI e de facto os vídeos que vi no Youtube ajudam essa teoria, visto que a TVI era a que passava mais propaganda a produtos nacionais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Spikey Existem outros anúncios da altura que nem sequer estão no YouTube, como um anúncio das bolachas Integral da Proalimentar onde o umbigo da mulher mudava de tamanho (era a barriga a falar), dava em 2002 e tinha medo. Já da mesma altura havia um anúncio a uns produtos de beleza qualquer. O locutor pergunta à mulher: "Seduzida?", sendo que ela responde com "Seduzida não, convencida".

E havia um passatempo no Batatoon (na última fase em que era diário) onde um ecrã estava dividido em 9 ou 16 casas iguais (vi dos dois) e não me lembro exactamente em que é que consistia, lembro-me que era um jogo de perguntas ou algo do género, não sei se as casas tinham prémios de um tal patamar, como nos passatempos dos programas da manhã (se não me engano a Árvore das Patacas foi o primeiro, mas na SIC).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, ATVTQsV disse:

Existem outros anúncios da altura que nem sequer estão no YouTube, como um anúncio das bolachas Integral da Proalimentar onde o umbigo da mulher mudava de tamanho (era a barriga a falar), dava em 2002 e tinha medo. 

wtf, eu lembro-me disso. Mas acho que chegou a dar depois de 2002. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Surgiu aqui uma dúvida que talvez ppl aqui do fórum saiba responder. Eu lembro-me que, por volta de 2000 ou 2001, a TVI chegou a ter um pivot de origem africana em alguns dos telejornais, bem antes da Conceição Queiroz. Não me lembro do nome do tipo nem encontro nada na net sobre ele, mas pelo menos a minha mãe tmb se lembra dele, portanto não é confusão minha. Só sei que ele nunca mais apareceu no canal depois disso. Alguém se lembra desse jornalista aqui e do nome dele? Pesquisei um pouco e encontrei menções a um Ernesto Bartolomeu da TPA (Angola), será ele? Por alguma razão associo esse jornalista da TVI ao nome Ernesto. Obrigado a quem puder responder.
O jornalista que falas é o José Mussuaili, que esteve na TVI desde a fundação do canal. Penso que terá apresentado aqueles noticiários da manhã ou do fim da noite, não me recordo ao certo.

Enviado do meu Nokia 7 plus através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rangel disse:

O jornalista que falas é o José Mussuaili, que esteve na TVI desde a fundação do canal. Penso que terá apresentado aqueles noticiários da manhã ou do fim da noite, não me recordo ao certo.

É ele, sim. Depois disso ainda foi o primeiro apresentador do Etnias na SIC, quando era produzido pela Comunicasom.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Rangel Segundo uma notícia do Público sobre um apresentador negro (das Caraíbas) no principal noticiário da TF1, ele próprio chegou a ser o apresentador do Jornal Nacional (ou provavelmente do Directo XXI). Se esteve no Jornal Nacional, pode ter sido pela Manuela Moura Guedes não estar disponível.

Em Portugal, o único negro que chegou a apresentar um telejornal das oito (na TVI), está hoje na SIC a apresentar o programa às 6h15 da manhã.

José Mussuaili foi o único pivot negro que alguma vez a televisão portuguesa colocou num telejornal, em 1992, an TVI. "Foi por acaso. Estava em reportagem no Algarve quando me telefonaram a dizer que o Miguel Ganhão Pereira tinha tido um acidente e que eu tinha de o vir substituir no Jornal de Sábado. Foi o pânico. Mas pensei que se conseguisse dizer boa tarde sem me engasgar que ia correr bem. E assim foi", conta Mussuaili, que tinha 25 anos na altura.
A experiência como pivot do jornalista durou cerca de dois anos. "Nunca tive um comentário desagradável. Mas sei que existiram. Na generalidade, as pessoas aceitaram bem e ainda hoje, quando me vêem na rua dizem: "olha o senhor da TVI!" Aquele tempo marcou-me. Quando saí, perguntavam-me o que se tinha passado, e falavam de racismo. Não nego que tenha havido. Mas saí a bem", conta Mussuaili, que se recusa a falar em quotas para as minorias nos media. Actualment, Mussuaili está na SIC a apresentar o programa Etnias às 6h15 da manhã de quarta-feira,
António Monteiro Coelho, porta-voz da TVI afirmou ao PÚBLICO que a única razão para que não apareçam mais casos como os de Mussuaili prende-se com a pouca representatividade de jornalistas negros nas redacções. Na TVI existem três, afirma. E nem sempre reúnem as condições que um pivot exige: "O José Mussuaili tinha presença e boa dicção. Reunia as condições de um bom pivot. Mas há uma grande rotatividade nestas funções. Não há lugares fixos". E acrescenta. "Nunca nos passou pela ideia forçar a situação para apoiar as minorias. Gostamos de apoiar valores novos", garantindo que a cor é um factor que ali não conta.
Mas Mussuaili acha estranho, num país com uma relação tão forte com África, o seu caso ser único: " Ainda existem preconceitos em Portugal na relação com os africanos que não existem em países sem a nossa história em África, como a Alemanha."

https://www.publico.pt/2006/03/18/jornal/principal-canal-frances-escolhe-um-pivot-negro-para-horario-nobre-68926

Ele esteve nos primórdios também, mas segundo o que disse o @Spikey esteve numa fase posterior.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Spikey disse:

Muito obrigado pessoal! Realmente esse nome não me diz nada, já foi há imenso tempo, só tinha uns 3/4 anos nessa altura. 

Eu tenho 22 anos (fiz anos na sexta). Da TVI pré-2000 (da fase da "bolinha") lembro-me de tão pouco, uma das memórias que tenho é de um programa musical (eu acho) que tinha uma voz de soprano (ou era isto ou era revista à portuguesa) a cantar, e o meu pai mudou quando ele cantava "vais ver". Ainda não sei o que era bem ao certo.

Ainda me lembro de apanhar uma edição ao calhas do Última Edição em 2002 e de quando o Jornal Nacional acabava com citações dos media.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nasci em 1996 e creio que as minhas memórias vão até 2000. A TVI com bolinha não conheci, sequer. 

Sobre o Mussuaili, realmente disse à minha mãe e ela lembra-se do nome, confirmado. Mas por outro lado li num sítio que ele deixou a TVI em 1998. Isso não condiz com o que me lembro dele, de certeza que não me lembro nada de 1998, era bebé lol. Sobre o anúncio da Dimensão, eu pensava que era a única pessoa que se lembrava do raio do anúncio, mas a minha mãe tmb se lembra! Ela lembra-se que o jingle era qualquer coisa como "Dimensão tem tem tudo, Dimensão" ou wtv. Diz que uma voz off que aparecia no fim tinha uma sonoridade estranha, "mórbida" foi a palavra que ela usou. Melhor de tudo, é que ela tem a sensação que quem cantava o jingle da Dimensão era o Pedro Abrunhosa.

EDIT: Mandei email para a empresa, duvido que tenha novidades, but let's hope.

 

Editado por Spikey
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...