Jump to content

Memórias TVI


_zapping_

Posts Recomendados

Três blocos de intervalos da TVI de Outubro de 1999

https://archive.org/details/intervalotvi001_201912 - Inclui excerto do programa "Ri-te, Ri-te"
https://archive.org/details/intervalotvi002 - Inclui um pequeno teaser de "Todo O Tempo Do Mundo" com uma bem jovenzinha Joana Duarte
https://archive.org/details/intervalotvi003

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Cable Guy disse:

O meu preferido

O meu preferido destes é o último, do final dos anos 90. Mas o primeiro, com a caravela com o logo "4", e a música clássica de fundo, era bem épico :yes::good:

Foi o único separador da televisão portuguesa a ser concebido por uma lenda do design televisivo europeu, Martin Lambie-Nairn. Ele só fez o da caravela - não sei se a versão roxa da Páscoa contava - que também era usado na grelha de programação e como separador de intervalo nos primeiros meses (pelo menos a posição do 4).

 

  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, ATVTQsV said:

Foi o único separador da televisão portuguesa a ser concebido por uma lenda do design televisivo europeu, Martin Lambie-Nairn. Ele só fez o da caravela - não sei se a versão roxa da Páscoa contava - que também era usado na grelha de programação e como separador de intervalo nos primeiros meses (pelo menos a posição do 4).

Obrigado pela info, não fazia ideia!!

Tive a ver agora vários dos logo que esse senhor criou :popcorn:  Boas ideias, sem dúvida!

Off topic:

Spoiler

Preferia o conceito do logo antigo que ele criou para a BBC One, do que o actual:

BBC_One_virtual_globe.jpg  vs   e44f688c0039c9f75d3d9f93a916324f.png

Claro que o antigo tem ar mais... antigo.  Mas estou farto do design ultra-clean e simplístico da era actual :6: Hoje em dia, mete-se umas letras brancas e pronto, está feito um logotipo. Falta mais cor, criatividade. Ainda para mais com a competição da Internet hoje em dia, a TV deveria distinguir-se e impressionar mais a nível de design, em vez de apenas umas letrinhas brancas ou animações que parecem saídas de um template do Adobe Illustrator, que qualquer pessoa pode comprar e fazer a mesma coisa :rolleyes:

 

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/12/2019 at 14:56, Cable Guy disse:

O meu preferido

O meu preferido destes é o último, do final dos anos 90. Mas o primeiro, com a caravela com o logo "4", e a música clássica de fundo, era bem épico :yes::good:

O meu preferido era o que vai dos 38 seg ao 1 minuto, mais ou menos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/12/2019 at 15:12, ATVTQsV disse:

Foi o único separador da televisão portuguesa a ser concebido por uma lenda do design televisivo europeu, Martin Lambie-Nairn. Ele só fez o da caravela - não sei se a versão roxa da Páscoa contava - que também era usado na grelha de programação e como separador de intervalo nos primeiros meses (pelo menos a posição do 4).

 

Mas isto é mesmo verdade? Porque eu não vi nada no antigo site da Lambie-Nairn que fala sobre a tvi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/19/2019 at 3:12 PM, ATVTQsV said:

Foi o único separador da televisão portuguesa a ser concebido por uma lenda do design televisivo europeu, Martin Lambie-Nairn. Ele só fez o da caravela - não sei se a versão roxa da Páscoa contava - que também era usado na grelha de programação e como separador de intervalo nos primeiros meses (pelo menos a posição do 4).

 

Não conhecia esse senhor e a sua obra... o logo do Channel 4 é espectacular, por exemplo.

On 12/26/2019 at 9:16 PM, LAboy 456 said:

Fim de emissão da TVI nos últimos anos da década de 1990:

https://archive.org/details/encontroprogramacaofimemissaotvi

Verão de 1998, quase de certeza. Não havia Batatoon, ainda existia o Encontro... 

Adorava esta mira técnica, com as «caras da estação» - tudo de séries estrangeiras, claro. Não havia dinheiro para produção própria... 

On 12/28/2019 at 1:26 AM, ATVTQsV said:

Informação 4 de 1 de Abril de 1994 (incompleto):

 

https://archive.org/details/tviinformacao1994

 

Muitas saudades desta Quatro e de Anthímio de Azevedo... das primeiras coisas que me lembro de ver na televisão.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Rangel disse:

Verão de 1998, quase de certeza. Não havia Batatoon, ainda existia o Encontro... 

Adorava esta mira técnica, com as «caras da estação» - tudo de séries estrangeiras, claro. Não havia dinheiro para produção própria... 

A TVI na altura era uma televisão de sonhos - longe vão os tempos em que haviam boas séries em horário nobre e muita gente via. Hoje, a tendência é consumir ainda mais conteúdo falado em português do que legendado, pois nos últimos vinte anos passou a haver uma inclinação mais por causa da "proximidade", e até os canais de filmes e séries raramente chegam a ter os seus conteúdos entre os dez programas mais vistos do cabo na semana.

Graficamente a TVI parecia estar numa espécie de "declínio" comparado com a fase SBS, que por esta altura julgo ter terminado. A TVI entre a SBS e o Moniz foi aquilo que se chama de "watershed" - a escalada à liderança e o investimento em Big Brothers e mais telenovelas - o declínio que ajudou muito no aumento da chamada "produção nacional" e uma maneira de fugir ao dinheiro gasto em importações.

  • Gosto 2
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

38 minutes ago, ATVTQsV said:

A TVI na altura era uma televisão de sonhos - longe vão os tempos em que haviam boas séries em horário nobre e muita gente via. Hoje, a tendência é consumir ainda mais conteúdo falado em português do que legendado, pois nos últimos vinte anos passou a haver uma inclinação mais por causa da "proximidade", e até os canais de filmes e séries raramente chegam a ter os seus conteúdos entre os dez programas mais vistos do cabo na semana.

Graficamente a TVI parecia estar numa espécie de "declínio" comparado com a fase SBS, que por esta altura julgo ter terminado. A TVI entre a SBS e o Moniz foi aquilo que se chama de "watershed" - a escalada à liderança e o investimento em Big Brothers e mais telenovelas - o declínio que ajudou muito no aumento da chamada "produção nacional" e uma maneira de fugir ao dinheiro gasto em importações.

Muita gente também não, a maioria delas devia andar na casa dos 12%, o que para um canal comercial é desastroso. Basta lembrar que assim que Moniz mudou um pouco a programação para conteúdos mais popularuchos - Ri-te, Ri-te, Reis da Música Nacional, As Pupilas do Senhor Doutor - a audiência média da TVI subiu logo para 17/18/19%, aproveitando também a erosão da RTP1.

Graficamente concordo contigo, aqui já estavam a «abandalhar» a boa renovação de 1996 feita com a SBS - suponho eu - e agravada depois na primeira fase de Moniz em 1999-2000. 

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excerto de um Jornal Nacional em 2003 (boa parte do vídeo é o Marcelo a falar):

https://archive.org/details/jornalnacionaltvi02

Reparem na locução no fim, menciona a TVI Interactiva (que havia na TV Cabo, numa altura em que todos os canais queriam ter os seus serviços interactivos, mas o sistema caiu em 2004)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...