Lu Bloqueada até 03.08 Postado 24 de outubro 2020 Partilhar Postado 24 de outubro 2020 Quando muda a hora as audiências demoram mais que o habitual para sair? 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Pedro M. Postado 24 de outubro 2020 Partilhar Postado 24 de outubro 2020 há 7 minutos, Lu Bloqueada até 03.08 disse: Quando muda a hora as audiências demoram mais que o habitual para sair? Saem segunda só. 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Lu Bloqueada até 03.08 Postado 24 de outubro 2020 Partilhar Postado 24 de outubro 2020 há 6 minutos, Pedro M. disse: Saem segunda só. Na segunda saem as duas em conjunto? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Miguel 4 Postado 25 de outubro 2020 Partilhar Postado 25 de outubro 2020 há 11 horas, Pedro M. disse: Saem segunda só. Estás a brincar... 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
J0K3R Postado 25 de outubro 2020 Partilhar Postado 25 de outubro 2020 há 11 horas, Lu Bloqueada até 03.08 disse: Na segunda saem as duas em conjunto? As duas em conjunto xD há 15 minutos, Miguel 4 disse: Estás a brincar... Há mil anos que é assim migo 2 2 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Corppiz Postado 25 de outubro 2020 Partilhar Postado 25 de outubro 2020 Amanhã alguém que coloque faz favor as audiências da Eleven 3 Por causa da fórmula 1. 3 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
tjspy Postado 25 de outubro 2020 Partilhar Postado 25 de outubro 2020 As audiências da CMTV causam-me depressão. 2 2 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Diogo O. Postado 25 de outubro 2020 Partilhar Postado 25 de outubro 2020 Se a CMTV estive na TDT, talvez discutisse o 3.º Lugar com a RTP1 1 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Figo Postado 25 de outubro 2020 Partilhar Postado 25 de outubro 2020 (editado) há 2 horas, tjspy disse: As audiências da CMTV causam-me depressão. O problema é passavidade das entidades competentes, nomeadamente a ERC, perante todas as vergonhas que têm acontecido neste canal. Mas esses estão mais procupados com a venda da TVI. Editado 25 de outubro 2020 por Figo 5 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Lu Bloqueada até 03.08 Postado 25 de outubro 2020 Partilhar Postado 25 de outubro 2020 há 8 minutos, Figo disse: O problema é passavidade das entidades competentes, nomeadamente a ERC, perante todas as vergonhas que têm acontecido neste canal. Mas esses estão mais procupados com a venda da TVI. Enfim. Como diria a outra, a culpa também é do legislador. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
thass_hot Postado 25 de outubro 2020 Partilhar Postado 25 de outubro 2020 Já agora (ñ sei onde escrever isto, sinceramente!) - será que vai ser hoje que descobrimos as audiências de ontem ou vamos saber amanhã pelos jornais? Que se passa? Nunca me lembro de terem saído tão tarde. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Lu Bloqueada até 03.08 Postado 25 de outubro 2020 Partilhar Postado 25 de outubro 2020 há 6 minutos, thass_hot disse: Já agora (ñ sei onde escrever isto, sinceramente!) - será que vai ser hoje que descobrimos as audiências de ontem ou vamos saber amanhã pelos jornais? Que se passa? Nunca me lembro de terem saído tão tarde. Tens a resposta nesta página! 2 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
TekClub Postado 26 de outubro 2020 Partilhar Postado 26 de outubro 2020 Audiências TV: SIC e TVI crescem no regresso das competições europeias de futebol A meteorologia, a par dos jogos das equipas portuguesas nas competições europeias, são factos que alavancaram o consumo televisivo, cujo crescimento face à semana anterior foi de quase 23 minutos. Na semana 43, o tempo médio de visionamento diário por indivíduo foi de 5h51m, valor apenas ultrapassado durante o estado de emergência. Na equação do share de audiência, o cabo apresentou uma ligeira descida para os 37,4%. Sentido inverso para os generalistas privados, com a SIC a registar uma subida para os 19%, e a TVI um incremento para os 16,8%. A RTP1, que perdeu mais de 1 ponto de quota, registou um share de apenas 11,6%, e mais uma vez inferior à quota do Outros (inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) que atingiu os 13,2% de share. Numa semana marcada pelo regresso do Disney Channel à 10ª posição da tabela dos canais pagos mais vistos, com uma audiência média de 23,7 mil telespectadores/dia, o pódio permanece sem alterações, com a CMTV imbatível na liderança. Na troca de lugares, destaque para a subida da TVI Reality ao quarto lugar, destronando o Hollywood para o meio do ranking; e ainda para o Fox Movies, que ultrapassa o Cartoon Network, que caiu para a nona posição, continuando, no entanto a ser o infantil que reúne mais audiência. Na programação, como seria expectável, os jogos com as equipas nacionais dominaram as atenções. A vitória, com 18,4% de audiência média, coube ao jogo do Porto, transmitido pela TVI. O jogo do Benfica, transmitido pela SIC, ocupou o segundo lugar, com 15% de audiência. A terceira posição pertenceu à edição de domingo do Jornal da Noite, que incluiu a entrevista a RAP em quarentena. No duelo das novelas Quer o Destino, em recta final, ganhou a Nazaré/2ª Temporada. Quanto aos programas mais vistos dos Pay TV, as novelas da Gobo ocuparam os lugares do topo, com uma audiência acima dos 300 mil telespectadores, já as restantes posições pertenceram a conteúdos CMTV. Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/10/audiencias-tv-sic-tvi-crescem-no-regresso-das-competicoes-europeias-futebol/ 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
TekClub Postado 3 de novembro 2020 Partilhar Postado 3 de novembro 2020 Audiências da semana: CMTV reforça liderança e TVI Reality é o quinto mais visto no cabo Na análise aos números da última semana de Outubro verifica-se uma ligeira queda do consumo televisivo. O tempo médio de visionamento dia foi de 5h46m, o que representa um recuo de cerca de cinco minutos face à semana anterior. Na repartição da audiência, o Cabo conquistou 37,5% do share. A SIC registou uma descida para os 18,6%, enquanto que a TVI manteve os 16,8% da semana 43. A diferença de quota entre estes dois canais é agora de apenas 1,8 pontos percentuais, distância que é uma das mais baixas do ano. A RTP1 foi o canal que ganhou mais quota, e recuperou para um share de 12,2%, no entanto, ainda abaixo dos 12,9% da quota do “Outros” (inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos). Quanto à tabela dos canais Pagos mais vistos, a CMTV reforçou a liderança ao ultrapassar o patamar dos 100 mil telespectadores diários, nível de audiência apenas ultrapassado no período do estado de emergência. A Globo assegura a segunda posição e a SIC Notícias o terceiro lugar. O Hollywood ultrapassa a TVI Reality e volta a ocupar a quarta posição. A TVI 24 sobe ao sexto lugar, afastando a FOX para a posição seguinte. Os canais infantis Cartoon Network e Disney Channel ocupam respectivamente a oitava e nona posição. A Fox Life, com uma audiência de 23,6 mil telespectadores/dia fecha o top. Na programação, o futebol encontra-se, mais uma vez, no topo das preferências dos telespectadores. O jogo do Benfica, com 18,3% de audiência média revelou-se o programa mais visto da semana. O jogo do Porto ocupou o segundo lugar, com 16,3%. Nazaré/2ª Temporada recupera a terceira posição, à frente do Jornal da Noite. Aquele que foi o líder de sábado Terra Nossa/Especial ocupa o quinto lugar da geral. No que respeita aos programas mais vistos dos Pay TV, a liderança pertenceu à edição de sábado do Jornal 7/António Costa Anuncia Novas Medidas de Restrição. As restantes posições dividem-se entre novelas da Globo e outros conteúdos CMTV. Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/11/cmtv-reforca-lideranca-tvi-reality-quinto-visto-no-cabo/ Outubro: SIC e TVI separadas por 2,2 pontos em mês de subida da RTP1 A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que o consumo televisivo em Portugal cresceu três por cento face a Setembro. A transmissão de várias partidas de futebol, o recrudescimento de casos de covid-19 no país e a perspectiva de um confinamento parcial influenciaram o aumento deste consumo. Em outubro, a SIC manteve a liderança de canais com um share de 18.7%, menos 1.1 pontos percentuais (p.p) versus Setembro, seguindo-se a TVI com 16.5% (menos 0.2 p.p.). Por sua vez, a RTP1 aumentou a sua quota de share em mais 0.9 p.p., atingindo 12.5%. A transmissão de três partidas de futebol da Selecção Nacional contribuiu para o aumento de audiências do canal. Sobre o universo de canais Pay TV, de referir que após um mês de quebra, aumentou a sua quota de share para os 37.1% (+ 1.3 p.p.). Nesta tipologia, destaque para a liderança da CMTV (4.1%), seguindo-se a Globo (2.6%) e a SIC Notícias (2%). De destacar ainda o crescimento de audiências da TVI Reality. O canal que transmite em permanência o Big Brother – A Revolução, subiu até à nona posição dos mais vistos do mês e aumentou a sua quota de share em mais 0.9 p.p., para os 1.6%. Neste mês, e analisando a média de todas as inserções de cada programa, destaque para as transmissões de futebol. Os jogos da Selecção Nacional para a Liga das Nações contra a França e Suécia, que mantiveram mais de 2.2 milhões de portugueses colados ao ecrã, e o amigável frente a Espanha, que registou uma audiência média de 1.9 milhões de telespectadores, destacaram-se entre os mais vistos. As partidas do FC Porto para a Liga dos Campeões (1.7 milhões de telespectadores médios e 33.2% de share) e os jogos do SL Benfica para a Liga Europa (1.6 milhões de telespectadores médios e 36% de share) completaram o top dos mais vistos do mês. Excluindo futebol, os programas da SIC Isto é Gozar com Quem Trabalha – 2ª Vaga, Nazaré e Terra Nossa também se evidenciaram em Outubro. Em termos de estreias, a TVI apresentou aos telespectadores a nova telenovela Bem Me Quer. Estreada a 26 de Outubro, posicionou-se a terceira posição dos mais vistos desse dia e verificou uma audiência média de mais de 1 milhão de telespectadores a que correspondeu um share de 21.4%. A estação de Queluz também estreou a nova série Ai a Minha Vida que foi para o ar a 10 de Outubro. Protagonizada por Carlos Cunha, a série registou no dia de estreia uma audiência média de 628 mil telespectadores e um share de 15.7%. Já a RTP1 estreou o novo programa de Fátima Campos Ferreira. Depois de ter concluído Prós e Contras a jornalista apresenta Primeira Pessoa, programa dedicado a entrevistas a várias figuras portuguesas. No dia de estreia, a entrevista ao político António Barreto contou com uma audiência média de 543 mil telespectadores. No detalhe por período horário, as noites (00h00-2h30, com 17.8% de share), madrugadas (2h30 – 7h30, com 11.3% de share) e as manhãs (7h30 – 12h30, com 14% de share) foram lideradas pela TVI. Já os períodos de hora de almoço (12h30-14h30, com 24.5% de share), tarde (14h30-18h30, com 16.8% de share), pré-prime (18h30-20h00, com 19.2% de share) e prime-time (20h00 – 24h00, com 22.1% de share) foram liderados pela SIC. Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/11/outubro-sic-tvi-separadas-22-pontos-mes-subida-da-rtp1/ 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
TekClub Postado 10 de novembro 2020 Partilhar Postado 10 de novembro 2020 Audiências TV: Consumo atinge dos valores mais altos do ano Novembro começa com o consumo televisivo a atingir um dos valores mais elevados do ano: 5h56m, apenas superado durante o período do estado de emergência total. O tempo médio de visionamento diário cresceu cerca de 10 minutos relativamente à semana anterior. No share de audiência, o Cabo subiu para os 37,6%; comportamento seguido pela SIC, que chegou aos 18,7%. Sentido inverso registou a TVI, cujo share desceu para os 16,1%. A RTP1 cresceu para os 12,3% e o Outros (inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) para os 13,2%. Em semana de eleições nos EUA e de anúncio das novas medidas do estado de emergência os canais informativos obtiveram uma dupla vantagem, quer na subida de posições, quer no incremento de audiência. A SIC Notícias, ultrapassou a Globo, e subiu ao segundo lugar, com uma audiência de 65,9 mil telespectadores diários. Já a TVI 24 que passou a ocupar o quarto lugar, subiu duas posições na tabela, com um desempenho de 45,9 mil telespectadores, retorno superior ao registado pelo Hollywood e pela TVI Reality, que caíram para os lugares seguintes. Fox e Cartoon Network asseguraram as posições anteriores. No fim da tabela, Fox Life passa à frente do Disney Channel, que caiu para a décima posição. No topo a CMTV fortifica a sua posição de líder, ao crescer para os 103,1 mil telespectadores/dia. Nos programas mais vistos, o futebol, com equipas nacionais continua no topo das audiências. Com 16,0% de audiência média, o jogo do Benfica foi o líder. Já o encontro do Porto ocupou o 2o lugar, com 15,8%. A edição de quarta-feira do Jornal da Noite fechou o pódio, com 14,0% de audiência. O quarto lugar pertenceu a Nazaré/Segunda Temporada, e o seguinte ao formato principal do programa de Ricardo Araújo Pereira. Golos/Benfica x Sp.Braga ocupa a liderança da programação dos Pay TV. Seguem-se outros conteúdos CMTV. Na quarta posição encontra-se a novela Alma Gémea da Globo, e a fechar o Jornal 6 de sábado da CMTV. Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/11/audiencias-tv-consumo-atinge-dos-valores-altos-do-ano/ Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Diogo O. Postado 11 de novembro 2020 Partilhar Postado 11 de novembro 2020 @miguelalex23 tens as tabelas de VOSDAL 7 DIAS? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
miguelalex23 Postado 11 de novembro 2020 Partilhar Postado 11 de novembro 2020 há 35 minutos, Diogo O. disse: @miguelalex23 tens as tabelas de VOSDAL 7 DIAS? Cá estão elas, vindas do relatório da Nova Expressão. Fica também o top 20 do cabo. 2 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
TekClub Postado 12 de novembro 2020 Partilhar Postado 12 de novembro 2020 TV: Os programas que lideraram audiências, gravações e redes sociais em Outubro Em Outubro, o futebol dominou o top 10 de programas com 7 presenças. Destaque para o jogo da Liga das Nações entre a França e Portugal, transmitida na RTP1 na 11 de Outubro, com 2.288.300 espectadores. Na sétima posição ficou o primeiro programa “não futebol”. Trata-se do magazine de Ricardo Araújo Pereira, Isto é Gozar com Quem Trabalha, transmitido na SIC a 11 de Outubro. A fechar a tabela ficou o Jornal da Noite da SIC, do dia 25 de Outubro, com 1.330.900 espectadores. Nos programas gravados e visionados no próprio dia, o melhor programa foi Isto é Gozar com Quem Trabalha transmitido na SIC a 11 de Outubro. Nas gravações de 7 dias, a liderança pertenceu a um episódio especial da novela Quer o Destino, transmitido a 15 de Outubro. Esta novela viria a terminar a 26 de Outubro. Nas redes sociais, na primeira posição da tabela mantém-se em destaque o reality show Big Brother. Em segundo lugar ficou a telenovela “Quer o Destino” que terminou este mês na TVI, e na terceira posição encontra-se a série “Morangos Com Açúcar”. Em quarto lugar, encontra-se o programa exibido ao domingo à noite na RTP, The Voice Portugal. Na quinta e sexta posição estão duas telenovelas da TVI, Bem Me Quer, que estreou este mês, e Amar Demais. O programa da SIC O Noivo é que Sabe ocupa o sétimo lugar da tabela. Para finalizar este Top 10, encontram-se também os programas Dia de Cristina, Mais Futebol e Casa Feliz. Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/11/tv-os-programas-lideraram-audiencias-gravacoes-redes-sociais-outubro/ 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Lu Bloqueada até 03.08 Postado 12 de novembro 2020 Partilhar Postado 12 de novembro 2020 TD+ e Noivo hits do consolidado. Basicamente todos os programas de Domingo de Outubro têm pelo menos um segmento no top. É lidar. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Magazine Postado 12 de novembro 2020 Partilhar Postado 12 de novembro 2020 Ninguém menciona a SIC nas redes sociais 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Lu Bloqueada até 03.08 Postado 12 de novembro 2020 Partilhar Postado 12 de novembro 2020 agora mesmo, Magazine disse: Ninguém menciona a SIC nas redes sociais A SIC não gasta dinheiro em bots. 4 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Diogo O. Postado 22 de novembro 2020 Partilhar Postado 22 de novembro 2020 (editado) Como é feita a medição de audiências em Portugal? Bernardo Ferreira • 21 Novembro, 2020 São indicadores que aparecem regularmente nas notícias sobre o mundo do entretenimento, influenciam os decisores das principais estações televisivas e movem um mercado publicitário que vale 300 milhões de euros. Para o bem e para o mal, as audiências são fundamentais para os media e ganham um peso acrescido quando se fala em televisão. Mas, afinal, o que são as audiências, como se medem e quem o faz? Se estas são perguntas que já colocaste, este é o artigo certo. A propósito do Dia Mundial da Televisão, que se assinala este sábado (21), o Espalha-Factos falou com os principais intervenientes no processo para tentar clarificar como funciona, então, a medição de audiências televisivas em Portugal. Amostra e rotatividade Pela impossibilidade de se recolher dados de todos os indivíduos da população, é necessário, em primeiro lugar, constituir uma amostra, cujos dados são depois “ponderados tendo em conta o total da população“. Definiu a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) — entidade responsável por todo o processo em Portugal — que “a recolha de audiências é feita através de um painel de 1.100 lares, cerca de 3000 pessoas“. Pode surgir aqui uma dúvida: como é que a amostra é, então, constituída de modo a representar a população? O processo de seleção dos 1.100 lares que compõem a amostra engloba duas etapas. Sempre que uma nova empresa passa a deter a medição e há a necessidade de se criar um painel do zero, é feito um estudo-base, que envolve entrevistas presenciais a 10 mil lares. Esses 10 mil lares são escolhidos aleatoriamente, tendo por base a informação constante nos Censos. “Na primeira entrevista, nós vamos perceber a composição dos lares: vamos perceber quem vive nos lares, se tem ou não tem televisão por subscrição“, explica Joelma Garcia, responsável pela área de audiências televisivas da GfK, a empresa que faz a recolha das audiências desde 2012. Recolhida uma informação mais pormenorizada, que serve igualmente para a caracterização dos lares de Portugal continental, “fazemos depois a seleção dos lares, de acordo com determinados critérios porque queremos também ter uma amostra representativa da população“. Audiências A responsável salienta que, apesar de o painel ser constituído por lares, existe a preocupação de que o número de elementos envolvidos na medição seja representativo do total da população. “Há uma variável que nós utilizamos que é o número de elementos dentro do lar que cruza com todas as outras variáveis – região, subscrição, classe social – e essa é a variável que nos permite a representatividade daquilo que são os indivíduos“, pontua. As duas entidades frisam igualmente que o sistema é atualizado todos os anos: “há lares que saem, lares que são recrutados de novo“, afirma o diretor executivo da CAEM, Fernando Cruz. Para isso, são feitos “dois estudos por ano, com 2500 entrevistas cada um; portanto, 5000 entrevistas“. Esses estudos permitem “saber qual a penetração da subscrição e a estrutura das classes sociais“, possibilitando a criação de “uma nova base de recrutamento com novos lares a entrar no sistema“. “Nós todos os anos reajustamos o painel de acordo com esse indicador, quer a própria amostra quer o sistema de ponderação, ou seja, este ano o sistema ponderou uma informação um pouco diferente de acordo com aquilo que são os dados das últimas estimativas do INE“, explica Joelma Garcia. Acerca da rotatividade, a responsável diz que a GfK tenta uma renovação da amostra de 20%. “20% porque em princípio os lares só podem estar cinco anos no painel. Se for os 20%, nós vamos conseguir ter uma amostra fresca“. Recolha e tratamento dos dados Para o sistema de audimetria funcionar, são necessárias duas componentes, nota a GfK: “uma componente que é a parte humana e a outra que é a parte tecnológica“. A parte humana diz respeito à já abordada amostra da população que serve de ponderação para a população total enquanto a componente tecnológica se refere ao audímetro e restante tecnologia que faz com que o aparelho comunique com a central da GfK. Nos lares alvo de análise é instalado “um audímetro por cada aparelho de televisão em uso“, de modo a gravar “o comportamento de visionamento televisivo dos diferentes membros da família“, pode ler-se no site da CAEM. Aos elementos dos lares painelistas, é pedido que “sinalizem a sua presença quando estão presentes na divisão onde a televisão está ligada” através do telecomando, que tem um perfil criado para cada elemento do agregado, explicam os responsáveis da GfK. Audiências GFK Esta é a única intervenção humana no processo, sendo tudo o resto desencadeado de forma automática – “Tudo o resto é o meter que regista: o canal, se a televisão está on, se está off“. O audímetro funciona através do sistema audiomatching: “temos o aparelho que regista tudo o que está a dar na televisão, através do som, que depois é convertido para um processo binário e esse som, quando chega ao nosso sistema, tem que cruzar com outro som que no fundo serve de referenciação“, explica Joelma Garcia. O sistema faz, em primeiro lugar, a validação de toda a informação recebida – quantos lares enviaram informação e que informação foi essa. Depois, é feita a ponderação: a cada indivíduo que compõe a amostra é atribuído um peso, “para que o conjunto de indivíduos chamados nesse dia representem a população total“. Atualmente, o sistema não mede apenas o consumo linear, considerando também a visualização com “diferimento igual ou superior a 60 segundos em relação à emissão“, aponta a GfK. Dentro do consumo em diferido, encontra-se aquele que acontece no mesmo dia da emissão linear — o VOSDAL — e o visionamento nos sete dias seguintes ao dia da emissão — TSV 7 Dias. “Diariamente, o sistema faz o cruzamento entre o som que chega do audímetro e a informação que nós temos aqui registada na nossa base ou nas nossas SSUs“, explica a responsável pela área da medição, acrescentando: “quando ele sincroniza aquilo que é recebido dos lares com aquilo que nós temos no nosso sistema de referenciação a audiência é LIVE“. A parte da informação que o sistema não reconhece logo, é depois cruzada com os programas que deram no dia anterior – a que diz respeito a medição – e nos sete dias anteriores. Desse tratamento dos dados, que é feito de forma automática, resulta a informação das audiências a nível de períodos horários. “Da GfK a informação que segue para os clientes é informação dos horários, o canal e indivíduos“, afirma Joelma Garcia. Para se obter uma grelha de audiências a nível de programas, “é feito um visionamento – que, neste caso, é a Marktest que faz – de tudo o que deu em termos de programas, é dada uma classificação e toda essa informação é sincronizada com a nossa base de períodos horários e, então, eu sei que àquela hora estava a dar o programa x ou y“, esclarece a responsável. Curva de audiências Curva de audiências por períodos horários, de 12 de novembro de 2020. Fonte: CAEM/GfK Audiência, rating e share Nos comunicados que as estações televisivas regularmente emitem sobre as audiências conquistadas e mesmo nos relatórios diários publicados aqui no Espalha-Factos, aparecem termos técnicos como rating e share que muitos podem não conhecer o real significado, à partida. Importa, por isso, elucidar aqui os leitores acerca destas definições mais técnicas. Comecemos pelo termo audiência que, define a GfK, “é o número de indivíduos expostos a um ‘suporte’“. Em televisão, a audiência corresponde, assim, ao conjunto de indivíduos que contactam com um dado programa ou canal. O rating corresponde à “percentagem da população portuguesa que vê um programa“, segundo o Infominuto da RTP. Tendo em conta que o universo da população no Continente é — segundo as estimativas da PORDATA — de 9,7 milhões de pessoas, 1% de rating corresponderá aproximadamente a 97 mil espectadores. Já o share indica, segundo a mesma fonte, a percentagem de espectadores com televisão ligada que, durante um intervalo horário, viu um dado canal. Estes dois indicadores podem também ser apresentados como audiência média e quota de mercado, respetivamente. Concurso de medição de audiências A GfK é a responsável pela medição de audiências televisivas em território nacional desde 2012. A empresa venceu o concurso lançado em 2010, sendo então contratada pela CAEM para prestar o serviço aos seus associados. A CAEM é uma associação de direito privado tripartida, constituída pelos anunciantes, pelos meios de comunicação e suportes publicitários e pelas agências, agências de meios e agências criativas. No caso da televisão — já que a associação diz respeito também a outdoor, imprensa, rádio e digital —, “é a entidade que faz a decisão metodológica sobre o processo de medição de audiências, que tem também um contrato com uma empresa que faz a recolha de dados diários de audiência de televisão e, por seu lado, assegura a distribuição desses dados diariamente por todos os associados e todas as entidades que tenham contratado o licenciamento da utilização desses dados“, explica Fernando Cruz, diretor-geral. Para a CAEM, os contratos com as empresas que medem as audiências devem ser de cinco anos, embora “várias circunstâncias do mercado” tenham levado à prorrogação do contrato com a GfK, que ainda vigora. Da última vez, aponta o responsável, “foi feita uma consulta internacional a várias empresas que estavam ligadas à medição de audiências de televisão“. É, depois, “lançado um concurso, com caderno de encargos e com especificações técnicas do sistema, aquilo que se pretende que seja assegurado pela empresa que vai fazer a medição de audiências, e as empresas têm, normalmente, 1 mês e meio a 2 meses para entregar as suas propostas“. As propostas são, depois, avaliadas pelo conselho técnico e aquelas que cumprem uma percentagem mínima obrigatória do caderno de encargos passam à fase comercial, em que a empresa faz a sua proposta de valor e existe uma negociação. “Foi, depois, escolhida a empresa que cumprindo os critérios de qualidade que existiam para o sistema, tinha o melhor valor“, aponta o responsável. Em julho do ano passado, a CAEM lançou um novo concurso para encontrar o operador que vigorará no período de 2021 a 2025. A consulta internacional contou, tal como em 2010, com as empresas GfK, Kantar Media, Marktest e Nielsen. Três empresas passaram a fase da avaliação técnica, cumprindo mais de 90% dos critérios. Espalha-Factos Editado 22 de novembro 2020 por Diogo O. 4 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Lu Bloqueada até 03.08 Postado 22 de novembro 2020 Partilhar Postado 22 de novembro 2020 Tenho uma questão: A Marktest faz as suas curvas a partir dos dados que a Gfk colhe ou é a Marktest que faz as próprias colheitas? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Diogo O. Postado 22 de novembro 2020 Partilhar Postado 22 de novembro 2020 há 5 horas, Lu Bloqueada até 03.08 disse: Tenho uma questão: A Marktest faz as suas curvas a partir dos dados que a Gfk colhe ou é a Marktest que faz as próprias colheitas? Certamente recolhe da GfK, porque os valores são iguais. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
_Daniel_ Postado 22 de novembro 2020 Partilhar Postado 22 de novembro 2020 Saudades da Marktest que inflacionava a audiência da RTP e da TVI com o seu painel constituído por pessoas mais velhas. A GFK, que só ganhou por ser mais barata, inflaciona a SIC e o Cabo. Mal posso esperar para que a Nielsen ganhe o concurso do próximo ano e dê vantagem à RTP2 e à CMTV, o novo ciclo da tv portuguesa 6 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
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