Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2020


Ruben

Posts Recomendados

  • Respostas 1,8k
  • Criado
  • Última Resposta

Ora bem, o Rebellion foi muito estranho! A Tinoco vai limpar isto fácil, mas espero um staging melhor.

 

Finalmente parei para ouvir as músicas que já saíram! Aqui ficam os meus comentários:

1º Itália: É a mais fraca dos últimos anos, mas continua a ser ótima. Eles não costumam desiludir e a língua italiana é muito bonita.

2º Bélgica: É gira, gosto da batida. Não sei se resultará ao vivo...

3º Lituânia: Gosto bastante! o ritmo é ótimo, mas música cantada é pouquinha. Não me importo se vier a ganhar, caso não apareça nada melhor.  (para alegria de alguns fica aqui :p )

4º Arménia: Eu até gostei e não costumo gostar destas coisas. :ph34r: Vejo algum potencial. Meio mal amanhada em algumas partes, mas ficou-me na cabeça, confesso.

5º Espanha: É engraçada, mas tenho algum receio disto ao vivo. Mesmo assim, gostava mais da do ano passado (e estava para aí a meio da tabela).

6º Albânia: Não é nada má, pelo menos tem uma ótima voz e um bom instrumental. Deixa o seu impacto!

7º Letónia: Gosto dos back vocals, mas ela grita muito. E o nome Samanta Tina...medo!

8º Austrália: Mehhh...há qualquer coisa de errado com a música. Parece que só tem refrão e o staging é estranho.

9º Eslovénia: Razoável, não aquece nem arrefece. Já vimos isto 1000x.

10º Noruega: Música chataaaaaaaaaaaaa...desiludido. Como é que isto está em 2º????? Se fosse o Montenegro era o último lugar!

11º República Checa: Podia ter corrido muito bem, tem uns toques africanos interessantes mas não consigo gostar...

12º França: Seria bem melhor só em francês, pelo menos não seria tão cheesy. O refrão é super enjoativo e eu até costumo gostar muito destas baladas.

13º Ucrânia: Eu adoro músicas étnicas, mas isto dói-me a cabeça. Por favor, não!

 

Resumindo, não gostei de quase nada...muito mau. Sou só eu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Free Live disse:

Ora bem, o Rebellion foi muito estranho! A Tinoco vai limpar isto fácil, mas espero um staging melhor.

 

Finalmente parei para ouvir as músicas que já saíram! Aqui ficam os meus comentários:

1º Itália: É a mais fraca dos últimos anos, mas continua a ser ótima. Eles não costumam desiludir e a língua italiana é muito bonita.

2º Bélgica: É gira, gosto da batida. Não sei se resultará ao vivo...

3º Arménia: Eu até gostei e não costumo gostar destas coisas. :ph34r: Vejo algum potencial. Meio mal amanhada em algumas partes, mas ficou-me na cabeça, confesso.

4º Espanha: É engraçada, mas tenho algum receio disto ao vivo. Mesmo assim, gostava mais da do ano passado (e estava para aí a meio da tabela).

5º Albânia: Não é nada má, pelo menos tem uma ótima voz e um bom instrumental. Deixa o seu impacto!

6º Letónia: Gosto dos back vocals, mas ela grita muito. E o nome Samanta Tina...medo!

7º Austrália: Mehhh...há qualquer coisa de errado com a música. Parece que só tem refrão e o staging é estranho.

8º Eslovénia: Razoável, não aquece nem arrefece. Já vimos isto 1000x.

9º Noruega: Música chataaaaaaaaaaaaa...desiludido. Como é que isto está em 2º????? Se fosse o Montenegro era o último lugar!

10º República Checa: Podia ter corrido muito bem, tem uns toques africanos interessantes mas não consigo gostar...

11º França: Seria bem melhor só em francês, pelo menos não seria tão cheesy. O refrão é super enjoativo e eu até costumo gostar muito destas baladas.

12º Ucrânia: Eu adoro músicas étnicas, mas isto dói-me a cabeça. Por favor, não!

 

Resumindo, não gostei de quase nada...muito mau. Sou só eu?

putz faltou a Lituânia ou a vencedora do ESC :cryhappy: 

Finalmente alguém que vê potencial na Arménia. Dark horse de 2020 (mesmo que faça metade da tabela, já é mais do que o esperado). 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Duarte disse:

putz faltou a Lituânia ou a vencedora do ESC :cryhappy: 

Finalmente alguém que vê potencial na Arménia. Dark horse de 2020 (mesmo que faça metade da tabela, já é mais do que o esperado). 

Esqueci-me. :cryhappy: Está em 3º. Gosto bastante! o ritmo é ótimo, mas música cantada é pouquinha. Não me importo se vier a ganhar, caso não apareça nada melhor.

A Arménia é muito catchy. Até acho estranho não estar melhor cotada. Parece mesmo Ariana Grande em algumas partes, como li para aí atrás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Free Live disse:

Esqueci-me. :cryhappy: Está em 3º. Gosto bastante! o ritmo é ótimo, mas música cantada é pouquinha. Não me importo se vier a ganhar, caso não apareça nada melhor.

A Arménia é muito catchy. Até acho estranho não estar melhor cotada. Parece mesmo Ariana Grande em algumas partes, como li para aí atrás.

A Arménia só vai chamar a atenção quando sairem os rehearsals. 

e edita o post para pôr a Lituânia no topo :cryhappy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passe-Partout deve ter confirmado ontem o seu grande favoritismo para ir a Roterdão. A música tem um potencial enorme com aquele tipo de staging. Deu-me vibes de La La Land. Sim, precisa de melhorar os planos (o que não me preocupa muito visto que na Eurovisão as coisas são sempre um pouco diferentes) e ela precisa de dançar um pouco mais, mas foi o melhor staging da noite aliado à melhor música. E a Tinoco é tão fofa! :girlsigh:

Medo de Sentir também no ponto. Não estivesse lá Passe-Partout e seria a minha favorita a vencer. Apesar disso, não consigo deixar de ter a sensação de que, se vencesse, teria um destino semelhante a "O jardim". 

Rebellion foi a maior desilusão da noite. Depois de Passe-Partout, não conseguiu ter metade do impacto desta, e mesmo a versão live da música deixou imenso a desejar. Acabei por nem ficar surpreendido com o não apuramento. Não gosto de Gerbera Amarela do Sul, mas tendo em conta o staging (o mais original para além de Passe-Partout), até merece a final. 

E Movimento? Adorei? :haha: Foi a maior surpresa da noite, passou de música praticamente desconhecida a dark horse.

---

Adoro a música da Ucrânia. É um pouco mais estridente ao vivo que na versão studio, mas aquilo é muito melhor que a Tulia. Vai já para as minhas favoritas. :yes: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ser honesto, não esperava grande resultado dos Blasted Mechanism. Para quem conhece a banda, sabe perfeitamente que esta é capaz de ser as piores músicas deles e mesmo a nível de staging fica uns bons pontos atrás do que realmente conseguem fazer. Foi tudo muito "preguiçoso".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 finalistas mais do que justos. Se me dissessem ontem antes de o festival começar, que Blasted nem à final passava, diria que estavam malucos. No entanto, acabou por ser bastante natural. Os vocals ficaram bastante aquém do expectável, e na versão ao vivo tornou-se ainda mais evidente uma das maiores críticas que tenho feito à canção: parece que fizeram uma música de 1:30, e para se adequar ao formato, decidiram tocar a mesma coisa duas vezes, para chegar aos 3 minutos. Continuo a achar que são uma boa banda, mas Rebellion não foi nem perto do melhor que os Blasted sabem fazer.

Passe-partout foi de longe a minha preferida da noite. Um staging muito engraçado que até me fez levantar do sofá e dançar também. Gostava muito que chegasse a Roterdão. Tendo em conta a fraca concorrência enunciada ate ao momento, até poderá fazer um resultado interessante!

Quanto ao Sambado, foi a grande surpresa da noite! Vocais perfeitos e iguais à versão de estúdio. O conceito da actuação também foi muito bem desenhada e a performance dele esteve irrepreensível. Bastante carismático, numa canção que à partida passava despercebida. Acredito veemente que terá sido o vencedor do júri. A Tinoco que tenha cuidado, que o Sambado pode perfeitamente surpreender novamente em Elvas.

Ainda assim, tenho muita pena em dizer isto, mas desde o regresso em 2017, foi provavelmente a semi final que me custou mais a ver. Tirando estas duas actuações, apenas considerei positiva a prestação de Movimento. Custou me bastante a acompanhar, E depois das 8 canções acabei mesmo por espreitar a concorrência. É verdade que em anos anteriores me queixei dos medleys, mas antes os medleys do que passar 1 hora preenchida com recaps, cansativas idas à green room, e uma reportagem sobre José Mário Branco, que pouco diferente foi das notícias que passaram na altura do seu falecimento.

Espero que em 2021 o festival volte a ser mais dinâmico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Blasted Mechanism foram snubbed, na minha opinião. Gostei muito mais de Rebellion do que da seca que foi a Gerbera do Sul ou lá como se chamava.

De resto, concordo com os restantes finalistas. Passe-Partout é a favorita, Medo de Tentar é boa e Movimento é engraçada.

A dos Meera começou mal mas acabou sendo a minha 5ª preferida. A dos Ian... não sei, não combinou muito bem o instrumental com os vocais. A dos Jjazz foi um flop.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após uma noite de sono, o Filipe Sambado consolidou-se como o meu favorito desta semifinal. A canção tem um início, um desenvolvimento e um fim. A prestação vocal foi boa (não só a do próprio, mas também a harmonia com os backing vocals). O empenho que foi posto no staging mostrou preocupação de estar numa competição para um evento como a Eurovisão. Sinto também que o cantor foi fiel a si próprio, tendo em conta o resto das músicas e videoclips que conheço dele. Pareceu-me mais autêntico, no geral, do que aquela que considero a minha 2ª favorita: a Bárbara. Não há nada de errado com a prestação vocal dela e a música até é "fofa", mas tem toda uma envolvência "La la land" (incluindo o vestido amarelo) que não soa tão original nem orgânica. Acho que seria uma representante decente (cumpre), mas não é algo que me fascine tanto como a do Filipe.

Os Throes + The Shine ficam no meu terceiro lugar dos qualificados, pois conseguiram, sem dúvida, mostrar que o "possível bop" de estúdio consegue mesmo ser um bop na vida real. A minha maior reserva com esta canção para fins eurovisivos é o facto da República Checa já ter elegido uma canção deste género.

A Elisa fica no meu quarto lugar, infelizmente, pois parece-me sofrer um bocado do síndrome "Islândia 2018". Pode ter uma voz excelente, mas a canção não dá para mais. :sad:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semifinal de ontem só mostrou que a RTP ainda precisa de melhorar imenso a sua produção. Depois de 3 shows da Eurovisão produzidos ainda conseguem fazer uma semifinal com planos de câmara péssimos e um som em estúdio muito, muito mau. Fico triste, mas não desiludido. O melhor a fazer seria uma final apenas num grande palco, e poupavam-se de coisas como esta. Acredito que o dinheiro já não seja o mesmo como em 2010 que fizeram semifinais e final no Campo Pequeno, mas enfim.

Falando em músicas, da minha favorita à menos favorita:

- Passe-Partout: Gostei muito da ideia da atuação, embora ache que para a Final deva ter uma abordagem mais leve (talvez apenas um par de dançarinos) e apostar mais na perfomance "a solo" da Bárbara. Provavelmente vence dia 7;
- Movimento: A surpresa da noite! Que perfomance. Gostei muito, e nem me importava de ver isto em Roterdão;
- Gerbera: Não sou muito fã do visual da atuação, mas surpreendeu-me pela perfomance do Filipe. Gostei, e acho que deve ter tido impacto no público;
- Medo de Sentir: Continuo a achar a música um bocado aborrecida, mas entre o resto que fica abaixo, é a melhor (e a Elisa tem uma voz bonita);
- Rebellion: Acho que já foi dito aqui o que correu mal nesta atuação. Sempre achei que o grupo ia pecar muito neste estúdio em que a música não ia transmitir a sua potencialidade, mas esse nem foi o problema mais grave... A interpretação, a voz, o inglês... Foi tudo mau. Fico com pena pelo grupo porque pareceu-me que queriam mesmo vencer (e acho que no palco da Final iriam ter outro impacto) e nem passaram da semifinal. Que da próxima vez aprendam a dizer "rebellion", não foi dito corretamente uma única vez; 
- O Dia de Amanhã: Nhecos. Não gosto da música, mas a perfomance não foi de todo má; 
- Copo de Gin: Nervos e nervos e nervos. A música já por si é aborrecida, mas a perfomance foi totalmente aborrecida;
- Agora: Help? O que foi isto? :lol: Muito, muito mau.

Bem, com isto continuo a achar que a Bárbara é a melhor escolha, mas os The Shine deram alto show e acho que era interessante vê-los em Roterdão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Duarte disse:

A Bárbara é só a música mais overrated que existe. Mas com a competição que tem até é compreensível. 

Acho que não há dúvidas que é que tem mais hipóteses de nos dar um bom resultado (ou um menos pior resultado), mas é uma música apenas ok, não tem nada de muito chamativo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, AGUI disse:

Acho que não há dúvidas que é que tem mais hipóteses de nos dar um bom resultado (ou um menos pior resultado), mas é uma música apenas ok, não tem nada de muito chamativo.

Pessoalmente acho Medo de Sentir muito melhor, mas é para ser esquecida. A RTP nunca a vai elevar em palco, portanto. Neste momento quase que estou a favor de Movimento. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Duarte disse:

Pessoalmente acho Medo de Sentir muito melhor, mas é para ser esquecida. A RTP nunca a vai elevar em palco, portanto. Neste momento quase que estou a favor de Movimento. 

Como já disse, Medo de Sentir é balada totalmente 2007. Passe-Partout tem um toque de originalidade pelo menos e isso pode-a destacar entre tantas outras baladas clichês ou pops comerciais. Vejo-a como uma Dinamarca 2019: uma canção fofa que tem um certo destaque entre tantas outras.

O que eu melhoraria na performance seria o seguinte: mudaria os leds para um fundo noturno de céu estrelado, menos luzes (estes dois parâmetros para criar algo mais intimista), alteraria o vestido da Bárbara (com tantas luzes o amarelo não fica bem e o vestido realça ainda mais a sua baixa estatura, é necessário uma peça mais longa e, no mínimo, com um amarelo mais dourado), colocaria-a em cima de uma plataforma preta (para não ficar tão desproporcional entre os bailarinos), deixaria os bailarinos mais no fundo e diminuiria as luzes nestes (na performance de ontem, a expressividade dos bailarinos chamou mais a atenção do que a Bárbara em si).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, AGUI disse:

esses concorreram? :clown: não lhes bastou os 7 pontos do público? :clown:

gostei da música polaca, finalmente algo decente nesta edição :cryhappy:

Bem, foi mais o Albert Cerny (o vocalista) que ficou em 2º, mas ele disse que se ganhassem iam como Lake Malawi. :cryhappy:

Iam com esta música. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a "Passe-Partout" é facilmente a que tem as melhores chances de nos dar um bom resultado na Eurovisão. Acho que é algo similar à Áustria 2016 ou Dinamarca 2019, que tiveram resultados bons no televoto.
A atuação, apesar de não ser perfeita, é também a que está mais pronta para Roterdão. Como sugeriram, eu se calhar tirava um dos pares de dançarinos e só os metia a entrar no palco depois do 1º refrão. Outra cena é que a Bárbara é claramente muito timida e não tem muito carisma com a câmara, mas isso com este tipo de música até é fofo. Na verdade, a atuação até já é muito boa. Eles têm é que trabalhar nos planos de câmara e na realização, que foram para lá de horríveis ontem. Espero que na final tenham mais cuidado com isso porque senão vamos novamente ter um palco enorme que é completamente desperdiçado, como nos últimos 2 anos.

A música da Elisa é muito bonita e por um lado seria uma escolha mais segura. Mas com o staging como está acho que se iria perder na Eurovisão, sobretudo porque de certeza que vai haver 1 ou 2 baladas mais memoráveis a competir com ela. Se não na semi-final, então na final (E temos um repeat da Filipa Azevedo, que ficou em 4º na semi mas desceu para 18º na final).

Os Throes + The Shine foram a surpresa da noite. Nem acredito que a RTP usou efeitos visuais. Não foram grande coisa, mas já é todo um novo passo evolutivo para a equipa de produção do FdC.:lol:

Já os Blasted, o que dizer. Eles, juntamente com a equipa de produção da RTP, assassinaram completamente a música. Qual é a ideia de gritar "Y'all ready to rise!" naquela altura da música? Não só é super cringe (vocês estão no Estúdio 1 da RTP não na Rotterdam Ahoy queridos) como estragou completamente a melhor parte do instrumental e o build-up antes do refrão. REBELJIUM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...