Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2017


Rolisus

Posts Recomendados

On 01/12/2016 at 18:23, Boy TV disse:

R.I.P. Portugal na Eurovisão :sad:

Nada de RIP, que parece que houve notícias! Custaram a sair, mas há-las! Aleluia, que agora só temos notícias em fevereiro. :smoke: Segundo a RTP, o Festival da Canção vai voltar, algo que já se sabia mais ou menos. Para além disso, as únicas coisas que divulgaram foi que estão a pensar preparar o festival mais cedo do que o habitual (aposto que vai ser para aí dia 1 de março. :cool: Costuma ser a 8, é uma semana mais cedo, rejubilem, caros foristas!), que já há convites por debaixo da mesa (lá vão os compositores dos anos 70 invadirem o Festival da Canção :cool: ) e ainda divulgaram que mais detalhes serão avançados mais à frente (uh, já estou a imaginar sórdidos detalhes! :cool: ). Pronto, foi isto. Já não é mau, já é alguma coisa. :smoke: Estavam à espera de artistas? Esperem, que a RTP é assim! Há outras prioridades mais importantes, como planear a 49ª série para 2017. :cool: 
 

Entretanto, a Eslovénia está a todo o gás para o ESC2017! Realizará novamente o EMA, o típico método de seleção esloveno. Como tal, os participantes das semi-finais já foram divulgados.
E filhos, hoje tive uma notícia com a qual eu não estou a saber lidar bem. É que a Elina Born voltar é ótimo, a Loreen voltar é magnífico, mas mais uma rapariga que já participou no ESC ambiciona regressa à competição. Ela é MAJA KEUC!

Resultado de imagem para TO FAINT GIF
*Agarrem-me!*

Credo, o meu pobre coração não aguenta. :shok: Eu adoro a Maja, adorei a No One (melhor canção eslovena desde sempre), adorei a sua performance e suspirava em muito pelo regresso dela para se vingar do mau resultado de 2011. E ela, para suprir os meus desejos (e os do @Bloody), decide voltar a concorrer e quem sabe ir à Ucrânia. :giveheart: Mas há coisa melhor? Não! :no: 

Em março estou a ver que vai ser impossível compor o meu TOP... Loreen, Maja, Elina (ou Kerli)... Isto vai ser impossível. :haha: Ao menos já tenho por quem torcer nas finais nacionais pela Europa.:fan: Rumo às vitórias, senhoras!

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ana Maria Peres tive a mesma reação quando soube que a Maja ia voltar! A par da Lena, foi a minha favorita de 2011. :giveheart: E, não sei se sabes, mas há outro ex-participante (ou ex-participantes :cool: ) que também mostrou interesse em voltar!

As minhas gémeas favoritas! :mosking: Mas ainda não se sabe nada, até porque a Rússia deve fazer novamente seleção interna. Desde 2012 que não faz Final Nacional. :| 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Galas sempre ao domingo. Semifinais a 19 e 26 de Fevereiro. Final a 5 de Março, como habitual na semana de aniversário da RTP.

Para mim, a principal novidade é a de não existir obrigatoriedade a cantar a canção em português. Pela primeira vez na história!

Há nomes de compositores que me deixam optimista, como o Noiserv ou a Márcia.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fico sempre um bocado pé-atrás quando a RTP decide convidar compositores para escreverem músicas em vez aceitar propostas a nível nacional. É que para além de gastar dinheiro (porque eu duvido que estes compositores façam tudo de graça), convida compositores que não percebem nada do que é o ESC. Só de pensar no Festival horrível que tivemos em 2015... :| Era bem melhor receber apenas as músicas, aí é que está a essência do Festival da Canção. E os melhores resultados recentes do nosso país foi a partir desse método. Mas enfim, pode ser que haja compositores que me surpreendam... Porque assustarem-me já sei que vai acontecer, principalmente com o Feist e o João Só! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei supreendido pelo leque de compositores (eu só tirava o João Só de lá) - estão lá a Rita Redshoes, a Luísa Sobral, o Noiserv, o Pedro Martins dos Deolinda, etc... parece um Eesti Laul (preselecção da Estónia). Mas o mais importante são as canções e espero que haja alguma coisa boa (e também espero que, por exemplo, os que mencionei não fujam muito aos seus géneros habituais)

Gostei de saber que a Antena 3 esteve um pouco envolvida nisto...

Editado por LAboy 456
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Bloody disse:

@Ana Maria PeresAs minhas gémeas favoritas! :mosking: Mas ainda não se sabe nada, até porque a Rússia deve fazer novamente seleção interna. Desde 2012 que não faz Final Nacional. :| 

Não é que adore as gémeas (a canção delas em 2014 nem era má, mas era muito pãozinho sem sal para o meu gosto), mas até seria giro vê-las novamente. :) De preferência com um vestido mais moderno e mais atual, é que o de há 2 anos, coitado, parecia uma coisa saída dos anos 70... Mas, @Bloody, elas já disseram (pelo menos nas fontes que consultei) que os planos delas são mais para 2018. :P A nível profissional, dava-lhes mais jeito. Quem sabe o que virá aí. Em todo o caso, na minha opinião, vejo a Rússia, em 2017, a apostar numa joke entry, numa canção horrível só mesmo para gozar com a Ucrânia. :rolleyes: E vai passar, esse é que será o espanto. É um pressentimento que eu tenho, eles devem estar a preparar algo assim de assustador, o Putin tem de se vingar. :cool: 

Mas parou tudo! Parou. É que andava eu ontem, a pregar aos sete ventos, que só íamos ter notícias do Festival da Canção em fevereiro, que ia demorar uma eternidade, mas não é que o canal estatal decide revoltar-se contra as minhas críticas e faz efetivamente alguma coisa? :ohmy: Ainda bem, RTP, ainda bem, esse era o meu objetivo. É melhor que a Voz de Cidadão e tudo. :smoke: Quantos aos compositores, eu não sei se eles conhecem a realidade eurovisiva, aquilo que os eurofãs gostam. É que, por exemplo, o Miguel Gameiro (aquando da produção da canção para Leonor) não estava ciente que ia compor uma música para ser ouvida por toda a Europa (e Austrália), eu creio que ele pensava que era só para produção interna. :rolleyes: Ainda assim, não vou criticar: ainda não ouvi as músicas, por isso não posso formular uma opinião e séria. Não é que eu ache este método da escolha dos compositores muito correta (nem tenha esperança), mas pronto, é melhor que a não participação. :rolleyes: 

Para além disso, gosto da aposta aos domingos (acho uma ideia muito boa). Gosto da reintrodução dos jurados, acho uma valorização importante (pois no ESC também valem 50%), só que os júris regionais... :S Eh, espero não ouvir: Ricardo Pereira, lixeiro, 20 anos; Helena Nunes, 70 anos, professora de história, espero que seja gente classificada para isso. Adoro a notícia de se poder cantar em inglês, finalmente! Uff, foi preciso eternidades para mudar, arriscar no inglês não mata ninguém, já ouvi dizer, em Espanha diziam que sim, mas viu-se que não. 

Seguidamente, RTP, eu adoro criticar-te: sabes é algo que me dá prazer e me contenta, por isso fá-lo-ei a seguir. Eu faço-o não por ser resmungona, eu simplesmente quero o bem de Portugal no ESC. Daí que acho inadmissível dizeres que querias fazer o festival mais cedo. Ainda apontei 1 de março na esperança que algo mudasse, mas apresentaste-me o dia 5. É isso a tua definição de mais cedo? Que desilusão. :no: 

 

Por fim, parou outra vez tudo! É que o melhor país do mundo escolheu a sua representante! Falo de quem? Do Azerbaijão! :D A nação que faz fronteira com a Arménia (que tanto adoram :rolleyes: ) decidiu eleger Dihaj! Uau, terra do fogo, adoro o nome da menina - é moderno, tem ali um toque oriental, sem descurando o toque ocidental... É cool, como o Festival da Canção será este ano! :smoke: Esta rapariga azeri, cujo nome verdadeiro é Diana Hajiyeva, já teve uma experiência eurovisiva: ainda em 2016, foi vocalista de apoio da atuação de Miracle. Meus queridos, já podemos deduzir uma coisa: a Diana (ou Dihaj para as amigas) já canta melhor que a Samra! :cool: Veremos o que esta menina traz, mas algo é certo: os compositores suecos já têm emprego! 

Gostei! Veremos se será algo diferente (parece-me que sim :yes: ) da típica balada azeri. E seria bom! Será que DiHaj (uau, o H maiúsculo ali é perfeito!) conseguirá levar o Azerbaijan novamente para o TOP10? É que desde 2013 que eles não conseguem lá chegar. Ao menos chegam sempre à final, isso - tal como a Rússia e a Ucrânia -, é mais que garantido. Aguardaremos então por esta cantiga.

Editado por Ana Maria Peres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou positivamente surpreendido com a lista de compositores! Também preferia uma selecção aberta, mas é muito bom a RTP ter envolvido estações de rádio na escolha dos compositores, e a verdade é que estes são modernos, de boa qualidade e de vários estilos diferentes.

Espero que as músicas também assim sejam. E gosto muito de terem abolido a regra da linguagem. Gosto de músicas em Português, mas tentar uma vez ou outra em Inglês (ou outra língua) não faz mal a ninguém. 

 

@Ana Maria Peres espero que o Azerbaijão não convide compositores Suecos. A cantora parece ter música boa sozinha, não precisa de se vergar a pop comercial. Além disso não é de todo impossível o Azerbaijão ficar pela semi-final, já estiveram bem perto de tal!

Editado por DanielLuis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, DanielLuis disse:

 

@Ana Maria Peres espero que o Azerbaijão não convide compositores Suecos. A cantora parece ter música boa sozinha, não precisa de se vergar a pop comercial. Além disso não é de todo impossível o Azerbaijão ficar pela semi-final, já estiveram bem perto de tal!

Eu também não queria, sempre mudava o paradigma, mas achas que eu me fio nisso? Eles repetem sempre a mesma fórmula... :S Pode ser que este ano seja diferente, ainda assim. Se acho que isso vai acontecer? Muito dificilmente. 

Quanto à sua não passagem, gonna take a miracle ( :rolleyes: ) para eles ficarem retidos na semi-final. Não estou a dizer que é impossível (de todo); contudo, eles têm muitos amigos (estar a Geórgia, a Rússia, a Ucrânia e a Lituânia na mesma semi-final é garantir-lhes para aí 80 pontos :P ), eles são influentes (vulgo para €) e nunca levam nada de muito horrível, sejamos francos. Todas as suas tentativas (à excepção de 2008) foram sempre boas ou razoáveis. É mais por esta linha que estou a avaliar. 

Editado por Ana Maria Peres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem bons nomes que eu gosto, pelo menos simpatizo bem mais do que compositores de anos anteriores. No entanto, isso não significa que as músicas possam ser bem sucedidas ou não. Os mesmos compositores tanto têm músicas muito boas como outras bastante esquecíveis. Mas pronto, isso é como qualquer artista, presumo.. Vou torcer para que saiam dali bem inspirados.. especialmente a Luisa Sobral, Márcia, Rita Redshoes ou Noiserv, ou Nuno Figueiredo dos Virgem Suta. São todos grandes artistas, mas não sei se serão as melhores escolhas. Será que pelo menos este ano eles apostarão em cantar noutras línguas? Porque pelo que entendo da notícia, não muda muita coisa até agora... só uma alteração nos compositores.. era isso que a Rtp se referia que próximo ano as coisas iam ser diferentes? Mas pronto, veremos como corre...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A RTP deixar que as músicas possam não ser em português tem de ser um marco histórico!!

Pode ser que este ano eu não tape a cara de vergonha com a atuação portuguesa no ESC, como é habitual. Os compositores parecem deste milénio e são bastante bons. Agora espero que as músicas que compuserem façam jus ao que costumam fazer e que não tentem pôr tudo e mais alguma coisa na letra. Eles que deixem o mar, a saudade e a revolução de lado, que já ninguém tem paciência para isso! Tenho esperança que eles saibam que o ESC não é a EXPO98 e não é para apresentarmos a História e tradições do nosso país em 90 segundos. É para fazer uma música que vença um concurso internacional!

 

Pronto já desabafei... Quanto aos cantores, espero que eles se lembrem do Fernando Daniel, que já tem fãs pelo mundo fora, o que pode dar uma boa ajuda aos votos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe se a escolha dos intérpretes é limitada? Por exemplo, é possível vermos um Diogo Piçara, uma Isaura ou uma April Ivy? Estou farto de ver cantores desconhecidos e muitas vezes com falta de qualidade, e claro, canções do arco-da-velha. Espero que apaguem a pimbalhada, e se tiver de ser em inglês, que seja. A música portuguesa está neste momento numa excelente fase, com vários nomes de qualidade a emergirem, e com o devido esforço acho possível um resultado positivo no Eurovisão.  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Marco18 disse:

Alguém sabe se a escolha dos intérpretes é limitada? Por exemplo, é possível vermos um Diogo Piçara, uma Isaura ou uma April Ivy? Estou farto de ver cantores desconhecidos e muitas vezes com falta de qualidade, e claro, canções do arco-da-velha. Espero que apaguem a pimbalhada, e se tiver de ser em inglês, que seja. A música portuguesa está neste momento numa excelente fase, com vários nomes de qualidade a emergirem, e com o devido esforço acho possível um resultado positivo no Eurovisão.  

A RTP só divulgou que a escolha dos intérpretes "é da inteira responsabilidade dos compositores", mas como é a RTP que paga, acredito que tenha direito a dar sugestões ou a vetar cantores.

A April Ivy canta muito mal ao vivo. É o exemplo de como bons compositores, música pop em inglês e uma boa equipa de marketing conseguem criar uma estrela (estrelinha, para já). No Festival da Canção temos bons cantores, mas más e pequenas equipas por trás...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Colorida said:

A RTP só divulgou que a escolha dos intérpretes "é da inteira responsabilidade dos compositores", mas como é a RTP que paga, acredito que tenha direito a dar sugestões ou a vetar cantores.

A April Ivy canta muito mal ao vivo. É o exemplo de como bons compositores, música pop em inglês e uma boa equipa de marketing conseguem criar uma estrela (estrelinha, para já). No Festival da Canção temos bons cantores, mas más e pequenas equipas por trás...

Quem eu gostava mesmo de ver era o Diogo Piçarra, que é neste momento o artista português que mais me fascina, mas são tantas caras anónimas a aparecer no Festival ultimamente (a Luciana Abreu deve ser a única exceção) que duvido que participe, até porque já atingiu um nível de reconhecimento bem grande.

Só conheço a April pelas duas músicas de maior sucesso, que são muito boas, mas se não canta bem ao vivo faz sentido que não seja chamada, apesar de até ver algumas petições nos comentários aos seus vídeos nesse sentido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ana Maria Peres, a nossa Elina Born já tem música para o Eesti Laul! Não sei se já ouviste: http://etv.err.ee/l/meelelahutus/eesti_laul/2017/in_or_out. Pessoalmente, acho que a música não tem a força que Goodbye to Yesterday tem. Gosto da música, mas creio que lhe falta algo que lhe dê um boost. Vamos ver como corre. :P 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/12/2016 at 12:52, Bloody disse:

@Ana Maria Peres, a nossa Elina Born já tem música para o Eesti Laul! Não sei se já ouviste: http://etv.err.ee/l/meelelahutus/eesti_laul/2017/in_or_out. Pessoalmente, acho que a música não tem a força que Goodbye to Yesterday tem. Gosto da música, mas creio que lhe falta algo que lhe dê um boost. Vamos ver como corre. :P 

Juro que não vi isto, credo, o fórum nem me avisou da citação. :ph34r: Eu ainda não ouvi as músicas, nem quero, nem mesmo a da Elina. :mosking: Ainda acho muito cedo (creio mesmo), mas brevemente as ouvirei. :yes:  Mas já ouvi dizer isso - que é boa, mas falta qualquer coisa. Veremos.

há 50 minutos, Diogo_M disse:

Coitada da Esma. :( Tenho muito pena, as minhas condolências para a sua grande família de filhos adotados. Uma mulher fantástica, com uma grande obra humanitária e que é prova de que podemos ser o que queremos, independentemente da nossa etnia. :)

Que descanse em paz eterna e que seja relembrada pelos suas obras.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, santos12 disse:

Epá, eu não gosto de nenhum, mas isso sou eu. :sleep: Não existe um compositor estrangeiro, oh pá, aquilo mais parece ser um clube de padrinhos. Agora que façam músicas ritmadas e não as balelas do costume, como o fado e a pimbalhada. :lol:

Alguns deles estão habituados a compor em inglês :) Caso da Luisa Sobral, Noiserv ou Rita Redshoes. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Irlanda já apresentou o seu representante. Depois de em 2016 se ter feito representar por Nicky Bryne com Sunlight, o canal estatal irlandês já divulgou quem é que viajará até à Ucrânia. Quem foi elegido foi Brendan Murray. O ex-integrante da boyband Hometown decidiu aceitar o desafio e participará na Eurovisão. 

(São solos do rapaz)

Minha opinião: voz fina, usualmente virada para grandes baladas. Não sei se esta fórmula de imitar o Bieber resultará, veremos. Contudo, eu penso que será melhor que o ano passado, juro-vos, aquela canção era horrível, odiei tudo. :bad: Principalmente o palco, coisa mais feia. Enfim, aguardaremos pela canção! :P 

Editado por Ana Maria Peres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...