Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2017


Rolisus

Posts Recomendados

On 1/18/2017 at 11:15 PM, Ana Maria Peres said:

Acordem-me do sonho. Acordem-me, andem lá. Eu estou estupefacta. Eu pensei que - como eurofã -, nunca veria este dia chegar. Um Festival da Canção composto por nomes tão fortes e tão adequados ao concurso que é a Eurovisão? Pronto, é a surpresa do ano, é sair um Nobel já para a RTP.

mIm3sck.gif

Sinceramente, as minhas expectativas estavam tão em baixo que fiquei incrivelmente surpreendida. Juro. Tragam os foguetes, vamos festejar! :party: Staight into Lisbon 2018? :cool: 

Por fim, desses nomes, é quase garantido que o vencedor será o Fernando Daniel, o que até nem acho mal, uma vez que é um nome que trará muita popularidade junto do televoto, além de que canta extraordinariamente bem (pelo menos ao vivo), só falta ver a canção.. É caso para dizer: Portugal, douze points. :cool:  

Não é que fiquei no mesmo estado que tu... Ansioso para a apresentação dos intérpretes da segunda semi-final. Por enquanto, se as músicas estiverem à altura dos cantores escolhidos, só teremos motivos para ficar satisfeitos e acreditar numa boa prestação na Ucrânia.

No entanto, acho que há nomes fortes demais para darmos por certa a vitória do Fernando. Neste momento, torço pela Deolinda e sobretudo pela Kika Cardoso (naturalmente que quererei que ganhe quem, na soma das duas galas, tiver estado melhor). Acho que esta última tem tudo para arrasar, mas é claro que tudo dependerá sempre da música que lhe for dada.

Gostaria muito ainda de ver o Martim Vicente e o André Viamonte aqui.

Editado por Marco18
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje mais dois países elegeram a sua canção para o ESC 2017: Geórgia e Bielorrússia.

A Geórgia optou por uma balada poderosa intitulada "Keep the Faith" e interpretada por Tako Gachechiladze. Aqui fica o vídeo da performance:

Se me perguntarem, comparando com a Albânia (que também está na liga "Cantoras femininas com vozes poderosas que cantam baladas"), acho que a da Geórgia está níveis acima! Mas é óbvio que na actuação do ESC aqueles efeitos de fundo têm de ser mudados. Não queremos cá notícias sobre guerra ou sobre invasões.

A Bielorrússia, por outro lado, preferiu uma abordagem menos dramática e com uma energia mais positiva. E fez algo que nunca tinha feito até hoje. Pela primeira vez, elegeu uma canção em BIELORRUSSO para os representar no ESC! Sim, finalmente vamos poder ouvir a língua bielorrussa no palco do certame! Foram os Navi Band que conquistaram o bilhete para ir a Kiev cantar a sua canção "Historyja majho žyccia". Aqui fica a canção:

 

Pessoalmente, gosto muito desta escolha. Acho que é a minha preferida desde a "Work Your Magic" (que se diga, já tem 10 anos)! Dou por mim a sorrir depois de a ouvir, mesmo que tenha a noção de que no fim é bastante repetitiva. Tem uma energia super positiva! :) Só espero que, sendo a Bielorrússia como é, não a mudem! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que em português fica sempre mais bonito, mas é mesmo só para nós que os outros nem querem saber. além de que se a maioria canta em inglês, por que é que nos vamos sacrificar?
músicas em tugês só resultam melhorzinho se forem numa vibe mais tradicional, porque soa algo diferente e original, agora pop e coisas do género esqueçam.

Editado por joanna
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, joanna disse:

claro que em português fica sempre mais bonito, mas é mesmo só para nós que os outros nem querem saber. além de que se a maioria canta em inglês, por que é que nos vamos sacrificar?
músicas em tugês só resultam melhorzinho se forem numa vibe mais tradicional, porque soa algo diferente e original, agora pop e coisas do género esqueçam.

Por isso mesmo e que disse que devia de haver uma regra em que todos os concorrentes fossem obrigados a cantar na língua materna, assim estavam todos no mesmo patamar.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Forbidden disse:

Por isso mesmo e que disse que devia de haver uma regra em que todos os concorrentes fossem obrigados a cantar na língua materna, assim estavam todos no mesmo patamar.

Estamos em 2017. Isso provavelmente resultaria numa quebra de audiências na Eurovisão de 200 milhões para 20 milhões. Infelizmente a maioria do pessoal mais novo quando houve músicas sem ser em Inglês desliga logo, quase nem dão chances nenhumas ás músicas. 

há 16 horas, CarlosTeixeira disse:

Pronto mas essa não vai participar... 

Não se sabe, falta serem revelados os cantores da segunda semi-final! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, DanielLuis disse:

Estamos em 2017. Isso provavelmente resultaria numa quebra de audiências na Eurovisão de 200 milhões para 20 milhões. Infelizmente a maioria do pessoal mais novo quando houve músicas sem ser em Inglês desliga logo, quase nem dão chances nenhumas ás músicas.

Eu acho que o preconceito contra músicas que não são cantadas em inglês vem mais da parte do júri do que do público. Montenegro 2013, Polónia 2014 (okay, esta não era inteiramente em polaco) e Itália 2015 (que pelo televoto teria vencido em vez da "Heroes", que era em inglês e até tinha aquela performance super hiper mega espectacular) são casos de músicas que se deram muito bem com televoto e que foram puxadas para baixo por causa do júri. Em última instância, tudo depende da canção e não da língua.

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/01/2017 at 07:49, DanielLuis disse:

Calma. Eu também fiquei muito entusiasmado, mas o que interessa na Eurovisão são as canções e a apresentação ao vivo. Não vamos lançar foguetes antes da festa!

Não, como é óbvio eu só estava a brincar. :mosking: Claro que sei que falta uma distância enorme para a vitória, aliás, nem sei se a conseguiremos percorrer. Foi por causa da notícia, com aquele teor, vindo do Festival da Canção, são para lá de boas, uma pessoa fica assim. :haha: Compreende-se a exaltação, depois de anos tão mauzinhos como foram os passados (sem contar com a fase entre 2008 a 2010). :ph34r: 

há 6 horas, Forbidden disse:

Por isso mesmo e que disse que devia de haver uma regra em que todos os concorrentes fossem obrigados a cantar na língua materna, assim estavam todos no mesmo patamar.

Quanto a isto da língua, eu não considero de todo que estaríamos todos no mesmo patamar. xD É que existem três países cuja língua oficial é o inglês - Reino Unido, Irlanda e Malta. Sendo a língua franca atual da música o inglês, isso trazer-lhes-ia inúmeras vantagens. Por alguma razão a Irlanda ganhou tantas vezes nos anos 90 e o Reino Unido ficou tão bem posicionado nesta década. :P Muitas vezes até nem era da canção, simplesmente só porque era em inglês, o que atraí muitos votos. E esta tese ainda é mais corroborada pelo facto de, a partir da altura que foi legalizado a regra de qualquer música ser cantada em qualquer língua (1999), estes dois países começaram a ter resultados francamente muito maus. O Reino Unido não descola dos últimos lugares desde 2011, assim como a Irlanda, que já não passa à final desde 2013, ano esse em que ficou em último da Final.

Por isso, esta regra veio equilibrar a "balança", se se pode dizer assim. Ademais, as audiências - tal como disse o @DanielLuis -, e o sucesso do concurso ia decair em muito, caso todos cantassem na sua língua. Vias a "Euphoria" - talvez a música eurovisiva comercialmente mais reputada - a ser tão falada, se fosse cantada em sueco? Não, as rádios nunca iriam passar aquela música, nem teria 1/4 do sucesso que teve na altura. Infeliz ou felizmente, é a tendência atual: o inglês domina qualquer campo, seja ele musical, seja ele completamente diferente.

Na minha opinião, o que importa é a canção e a sua soniridade. 

------

Mudando de assunto, quanto às músicas lançadas: Geórgia excelente, Bielorrússia bom. Começando pela primeira, eu sou uma baladeira do pior, adoro baladas, daí amar esta. Adoro o instrumental, a voz da Tako é extraordinariamente boa e prevejo que a mesma seja altamente cotada pelos jurados. Sem dúvida que - das três já lançadas -, que esta é a minha predileta, seja em termos de estilo, seja em termos da qualidade inerente da música. Prevejo que a Tako (agora a Geórgia, para além de ser um estado americano, também tem influências mexicanas :haha: ) irá estar taco-a-taco (trocadilho alert! :excl: ) no meu top final das 43 músicas. Aliás, está em primeiro, o que é excelente para a Geórgia, tendo em conta que o país em si não é dos meus favoritos (assim que me lembre só gostei tanto de 2015 e 2010).

Quanto à Bielorrússia, que coisa tão fofa. Não me ocorre outra palavra: é uma canção tão alegre, tão leve e tão bem disposta, que dá vontade de sorrir. É alegria personalizada numa canção. Gostei da mesma, gosto do lado folk do instrumental, adoro as vozes (principalmente da mulher), assim como da sua combinação. Só não gostei do facto de ser um pouco repetitiva, mas isso é ligeiramente secundário. :P E eu estou admirada com a Belarus, os jurados não fizeram trafulhice e mudaram a tabela toda? :ph34r: O Lushakenko anda a dormir, só pode. :cool: Apesar disto, caros foristas, eu receio que isto vai ser tudo mudado. É que Minsk costuma ter esta tradição - adora mudar, é consoante a vontade das altas esferas estatais. Assim sendo, eu creio que vai acontecer o seguinte. Ora atentem:

a) Bielorrússia troca de língua. Vai ser um mix de bielorrusso e inglês.
b) Bielorrússia muda o nome da canção para um inglês mal traduzido: "Histories of Our Live". Ah, e fica tudo em inglês.
c) Bielorrússia muda o instrumental e passa a ser um rock todo mal amanhado. 
d) Bielorrússia muda a música e a canção, sendo que seleciona um louco por golfinhos e por ter o desejo de atuar todo nu (só com meias vestidas) em Kiev. 

O que acontecerá? :cool: Serão estas previsões verdade? Terei eu mesmo uma veia de Maria Helena, de cartomante? Veremos! [PS: É a brincar, está bem? :haha: ].

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ainda não foi aqui falado, mas já se sabe mais algumas informações sobre as canções em concurso por cá.

Da primeira semi final, todas serão em Português, excepto a da Lisa Garden. Da segunda, as canções em inglês serão as da autoria de Tóli César Machado e a de João Pedro Coimbra.

Algumas canções já têm título provisório:
Márcia - Agora
Golden Slumbers - Para Perto
Fernando Daniel - Poema a Dois
Rui Drumond - O Teu Melhor
Salvador Sobral - Amar pelos Dois
Viva La Diva (Kika + Tenores) - Nova Glória

Tenho pena, gostaria que tivessem apostado mais na língua estrangeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acerca das novas músicas conhecidas:

GeórgiaGosto da voz da cantora, mas o instrumental e a letra em si não me cativaram a 100%. É uma música um bocado aborrecida para mim. Como ultimamente a Geórgia tem apostado no G:Son e ele tem melhorado as músicas que são escolhidas (ex: 2015 com a Nina), creio que o instrumental pode melhorar um bocadinho, caso o país pedir ajuda novamente. Se melhorar, a Geórgia pode vir a entrar num possível Top 15 meu. E a atuação em si precisa desesperadamente de mudar! Aquelas imagens de guerras e conflitos não estão nada bem, e até nem são muito relacionadas com a música em si. Espero que não seja ideia da Tako fazer da perfomance/música uma segunda 1944. 

Bielorrússia: Música "engraçada", mas que é um bocado irritante, principalmente com quase 40 segundos de "hey hey heyoyoh". Valorizo por ser uma música da língua deles, por sinal a primeira vez que vamos ouvir bielorrusso no ESC. As vozes são interessantes e o instrumental também, mas lá está, é demasiado repetitiva. Mas creio que pode-se transformar num resultado aceitável. Pelo menos é melhor do que os lobos da edição passada. :rolleyes: 

Com isto, o meu Top 3 está assim:

1 - Albânia
2 - Geórgia
3 - Bielorrússia

Para o próximo fim de semana temos duas finais nacionais, a de Reino Unido (músicas ainda desconhecidas), e a da Finlândia. Fica aqui um vídeo com as dez músicas a concurso:

Tal como neste vídeo, a minha favorita é, de longe, a Blackbird. <3 Que música fantástica! Mas a Emma está ligeiramente com mais popularidade. Não desgosto da música, mas adorava ver a Norma em Kiev. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já são conhecidas as músicas para o You Decide 2017, a final nacional britânica. http://www.escportugal.pt/2017/01/audio-reino-unido-ouca-as-cancoes.html

Bom, destas músicas, só a Olivia e a Holly me despertaram mais atenção. Gostei da Freedom Hearts, de longe a minha favorita. As restantes quatro, não acho que tenham potencial para o ESC. O Reino Unido é daqueles países que podia fazer uma excelente seleção interna, mas continua a apostar nisto. :S 

Editado por Bloody
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pena que Golden Slumbers não cantem em inglês. Com uma boa música, acredito que fizessem uma excelente prestação. Mas vou confiar na música cantada em português. São um grupo promissor :) Mas são muito pouco populares, comparando com os restantes grupos e intérpretes.. não tenho grandes esperança que cativem o público português para votar nelas, o que é pena. 

 

Editado por poliwrath
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que algumas músicas portuguesas podem surpreender.

Além de que acredito que é este ano que o ESC volta a ganhar vida em Portugal! Cantores de sucesso junto do grande público, o regresso após um ano em que não participamos, e a subida de audiência no HN da RTP1 (principalmente com o The Voice, e isto acaba por ser do género).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/01/2017 at 19:11, joanna disse:

fernando daniel com música em português. santa burrice. o gajo daí com mais reconhecimento internacional devido aquele vídeo viral. em vez de aproveitar a onda....:rolleyes:

 

Ele pode alterar a música para inglês depois ou até colocar uma versão em inglês disponível como parte da promoção, se quiser. :P 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...