Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2017


Rolisus

Posts Recomendados

Pela 4ª ou 5ª vez, o anúncio da cidade-sede do ESC 2017 foi adiada. Ainda não se sabe qual a cidade ucraniana que vai receber esta edição. Alguns rumores apontam para a instabilidade política como grande factor deste adiantamento. É na edição deste ano, Estocolmo foi anunciada como cidade-sede no dia 8 de julho (2015), bem como Viena foi anunciada a 6 de agosto (2014). Estão a demorar imenso tempo. Há também o rumor de países quererem fazer a sugestão de eles mesmo sediar o festival, caso a situação ucraniana agrave.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/08/2016 at 23:03, Ana Maria Peres disse:

Não sei não, se isso é verdadeiramente sólido. Eu gostaria que fosse, seria muito bom e extremamente agradável. A Nelly tem uma boa voz, tem carisma e parece-me que, se apresentar uma boa canção, poderá atingir um bom lugar. Ainda assim, o fator "popularidade" muitas das vezes, no ESC, tem o efeito oposto: que o diga os Cascada, o Nicky Byrne ou a Bonnie Taylor... Sem dúvida que seria uma aposta de qualidade, agora poderá ser difícil ter um lugar muito por aí além, fruto das expectativas que são criadas em torno do artista. :P  

Por outro lado, o guy sebastian, por exemplo teve uma boa classificação! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eslováquia diz "talvez" ao ESC2017. O manager do canal estatal eslovaco afirmou que a possibilidade de retorno está em cima da mesa e que no próximo ano poder-se-á ver Bratislava em competição. Ainda assim, não houve qualquer confirmação oficial. As justificações da não participação da nação estão assentes nos custos envolvidos na Eurovisão, algo que - se entretanto houver orçamento - poderá ser colmatado.

Gostariam vós de ver a Eslováquia a participar no ESC? Eu acho que este cenário é provável por uma grande razão - os bons resultados dos países do Centro da Europa. A República Checa conseguiu ir à final, a Áustria e a Polónia tiveram resultados satisfatórios... Creio que esta será uma das grandes razões de o canal ter afirmado a Eurovisão como "projeto atrativo". 

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Ana Maria Peres disse:

Eslováquia diz "talvez" ao ESC2017. O manager do canal estatal eslovaco afirmou que a possibilidade de retorno está em cima da mesa e que no próximo ano poder-se-á ver Bratislava em competição. Ainda assim, não houve qualquer confirmação oficial. As justificações da não participação da nação estão assentes nos custos envolvidos na Eurovisão, algo que - se entretanto houve orçamento - poderá ser colmatado.

Gostariam vós de ver a Eslováquia a participar no ESC? Eu acho que este cenário é provável por uma grande razão - os bons resultados dos país do Centro da Europa. A República Checa conseguiu ir à final, a Áustria e a Polónia tiveram resultados satisfatórios... Creio que esta será uma das grandes razões de o canal ter afirmado a Eurovisão como "projeto atrativo". 

:O Nem sabia, boa notícia! Eu, pessoalmente, acho que seria bonito participarem na Eurovisão todos os países europeus, incluindo micro-estados que nunca participaram... 

Tendo em conta aos fatores que referiste, acho que realmente deve ser provável que voltem, principalmente agora que o manager do canal eslovaco veio pronunciar-se. Por outro lado, tenho um feeling que não vamos ter alguns países Balcãs em 2017... até agora, nenhum está confirmado, se bem que ainda falta.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Shadow disse:

:O Nem sabia, boa notícia! Eu, pessoalmente, acho que seria bonito participarem na Eurovisão todos os países europeus, incluindo micro-estados que nunca participaram... 

Tendo em conta aos fatores que referiste, acho que realmente deve ser provável que voltem, principalmente agora que o manager do canal eslovaco veio pronunciar-se. Por outro lado, tenho um feeling que não vamos ter alguns países Balcãs em 2017... até agora, nenhum está confirmado, se bem que ainda falta.

Ia ser giro todos participarem, sendo porém improvável, dado que existem sempre interesses divergentes. Mas que seria uma boa ideia (por exemplo para os 100 do ESC), seria.

Dentro dos Balcãs (apesar de apenas 50% do seu território estar na Península Balcânica), a Eslovénia já confirmou a sua participação e arrancará com uma enorme final nacional. :P Além disso, já houve rumores da participação montenegrina (dado um zunzum da ida de uma famosa cantora do Montenegro ao ESC), não sendo ainda totalmente certo. Por fim, a Albânia vai arrancar, já em dezembro, com a sua final nacional, sendo por isso provável que dê o sim ao ESC.

Quantos aos restantes, talvez tenhas razão. A situação da televisão da Bosnia-Herzegovina é preocupante, assim como da croata (o The Voice de lá até foi cancelado). Outro caso é a da Macedónia: aqui já não se relaciona com o dinheiro, mas sim com os fracassos que o país tem tido ano após anos. Já não passa à final desde 2012 e isso poderá pesar na eventual ida de Skopje à Ucrânia.

No que toca à Sérvia, creio que  quase de certeza participará. Tem tido resultados satisfatórios (se bem que ache que a Sanja tivesse merecido mais que o 18.• lugar) e penso que a televisão de lá não está completamente falida, o que dece indiciar a sua participação. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Ana Maria Peres disse:

Ia ser giro todos participarem, sendo porém improvável, dado que existem sempre interesses divergentes. Mas que seria uma boa ideia (por exemplo para os 100 do ESC), seria.

Dentro dos Balcãs (apesar de apenas 50% do seu território estar na Península Balcânica), a Eslovénia já confirmou a sua participação e arrancará com uma enorme final nacional. :P Além disso, já houve rumores da participação montenegrina (dado um zunzum da ida de uma famosa cantora do Montenegro ao ESC), não sendo ainda totalmente certo. Por fim, a Albânia vai arrancar, já em dezembro, com a sua final nacional, sendo por isso provável que dê o sim ao ESC.

Quantos aos restantes, talvez tenhas razão. A situação da televisão da Bosnia-Herzegovina é preocupante, assim como da croata (o The Voice de lá até foi cancelado). Outro caso é a da Macedónia: aqui já não se relaciona com o dinheiro, mas sim com os fracassos que o país tem tido ano após anos. Já não passa à final desde 2012 e isso poderá pesar na eventual ida de Skopje à Ucrânia.

No que toca à Sérvia, creio que  quase de certeza participará. Tem tido resultados satisfatórios (se bem que ache que a Sanja tivesse merecido mais que o 18.• lugar) e penso que a televisão de lá não está completamente falida, o que dece indiciar a sua participação. 

Sim, para assinalar os 100 anos do ESC acho que seria perfeito! Só que até lá ainda falta algum tempo... :)

Tens toda a razão! Lembro-me de ter lido qualquer coisa da Eslovénia. Já sabia da situação da Croácia, e acho sinceramente que se cancelaram o The Voice é já tinham percebido há algum tempo que não havia mesmo meios financeiros para conseguirem... e apesar de este ano terem conseguido qualificar-se (em 10º lugar), coisa que não acontecia desde 2009, tenho as minhas dúvidas quanto à participação deles em 2017...

A Macedónia é aquele país que anda mesmo azarado no ESC (sem contarmos com Portugal)... :S Das vezes que passou à final, antes da "fase negra", foi sempre em 9º ou 10º... Em 2012 finalmente conseguiram quebrar essa "maldição" com a Kaliopi, mas este ano a coisa já não correu tão bem... se bem que para mim Dona tinha qualidade, foi das primeiras músicas deste ano a cativar-me à primeira. Sinceramente, de algumas opiniões que vi em sites portugueses, arrisco a dizer que se tivéssemos participado, a Macedónia possivelmente tinha conseguido apurar-se.

Outra coisa: tudo indica que amanhã finalmente vão anunciar a cidade anfitriã de 2017! Kiev ou Odessa? :P

Editado por Shadow
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Shadow disse:

Sim, para assinalar os 100 anos do ESC acho que seria perfeito! Só que até lá ainda falta algum tempo... :)

Tens toda a razão! Lembro-me de ter lido qualquer coisa da Eslovénia. Já sabia da situação da Croácia, e acho sinceramente que se cancelaram o The Voice é já tinham percebido há algum tempo que não havia mesmo meios financeiros para conseguirem... e apesar de este ano terem conseguido qualificar-se (em 10º lugar), coisa que não acontecia desde 2009, tenho as minhas dúvidas quanto à participação deles em 2017...

A Macedónia é aquele país que anda mesmo azarado no ESC (sem contarmos com Portugal)... :S Das vezes que passou à final, antes da "fase negra", foi sempre em 9º ou 10º... Em 2012 finalmente conseguiram quebrar essa "maldição" com a Kaliopi, mas este ano a coisa já não correu tão bem... se bem que para mim Dona tinha qualidade, foi das primeiras músicas deste ano a cativar-me à primeira. Sinceramente, de algumas opiniões que vi em sites portugueses, arrisco a dizer que se tivéssemos participado, a Macedónia possivelmente tinha conseguido apurar-se.

Outra coisa: tudo indica que amanhã finalmente vão anunciar a cidade anfitriã de 2017! Kiev ou Odessa? :P

A Croácia ainda tenho algumas esperanças em que participe. A sua grande ambição, pelo menos em 2016, era passar à final, algo que eles efetivamente conseguiram. Aliás, a música até merecia mais (a performance é que não). De qualquer modo, também não se pode equiparar os custos do The Voice com a Eurovisão; nesta última não é preciso um grande investimento. 

Eu acho que a Macedónia tem azar, porque manda muitas vezes coisas deslocadas, sem grande nexo. Houve uma fase que era a dos rocks antiquados; desde 2009 a 2011 só mandavam isso, até enjoava; o principal problema residia no estilo. Depois, em 2012, lá tiveram decência e mandaram um rock, mas desta feita com qualidade. Depois, a partir de 2013, creio que aquilo que tem faltado a Skopje é uma melhor presença em palco. Nestes últimos três anos, as músicas não eram completamente más, só que chegavam ao palco e perdiam todos os prós que tinham, o que é pena. Por exemplo, em 2015, a música que a Macedónia levava era gira; porém, o seu representante fez-se acompanhar de um coro sem nexo qualquer, e olha semi-final. Veremos se consegue retomar o sucesso, este país. Já houve efetivamente uma tentativa este ano (até gostei da Kaliopi), o que verificou, uma vez que ficaram perto de se apurarem.

Eu preferia Odessa! Mais limpa, mais europeia, mais perto do mar... Kiev foi fustigada pela guerra, enquanto que em Odessa não se vê tanto isso. Mas veremos a decisão final. :P 

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Ana Maria Peres disse:

A Croácia ainda tenho algumas esperanças em que participe. A sua grande ambição, pelo menos em 2016, era passar à final, algo que eles efetivamente conseguiram. Aliás, a música até merecia mais (a performance é que não). De qualquer modo, também não se pode equiparar os custos do The Voice com a Eurovisão; nesta última não é preciso um grande investimento. 

Eu acho que a Macedónia tem azar, porque manda muitas vezes coisas deslocadas, sem grande nexo. Houve uma fase que era a dos rocks antiquados; desde 2009 a 2011 só mandavam isso, até enjoava; o principal problema residia no estilo. Depois, em 2012, lá tiveram decência e mandaram um rock, mas desta feita com qualidade. Depois, a partir de 2013, creio que aquilo que tem faltado a Skopje é uma melhor presença em palco. Nestes últimos três anos, as músicas não eram completamente más, só que chegavam ao palco e perdiam todos os prós que tinham, o que é pena. Por exemplo, em 2015, a música que a Macedónia levava era gira; porém, o seu representante fez-se acompanhar de um coro sem nexo qualquer, e olha semi-final. Veremos se consegue retomar o sucesso, este país. Já houve efetivamente uma tentativa este ano (até gostei da Kaliopi), o que verificou, uma vez que ficaram perto de se apurarem.

Eu preferia Odessa! Mais limpa, mais europeia, mais perto do mar... Kiev foi fustigada pela guerra, enquanto que em Odessa não se vê tanto isso. Mas veremos a decisão final. :P 

Eu até nem desgostei da música da Croácia, mas a performance já não posso dizer o mesmo, e o visual então... se bem que a Poli Genova por exemplo, que era das minhas favoritas, tinha um vestido um bocado horrível.

Quanto à Macedónia, faço minhas as tuas palavras! Acho que um dos problemas deles é sem dúvida quando chegam ao palco... é uma pena. Este ano, por exemplo, como já te disse gostei muito da música da Kaliopi, mas incrivelmente fiquei com uma tamanha desilusão quando a música começou a tocar na semifinal, até levei as mãos à cara do género: "Nããão! Assim vai ser muito difícil passar..." e veio-se a confirmar mesmo...

Eu também estava a torcer por Odessa! :) Andei a fazer pesquisas acerca das cidades que estavam na corrida e esta foi a que me pareceu melhor. Não percebo como é que Kiev arrecadou 9 votos contra apenas 2 de Odessa, mas pronto...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas confirmações: Espanha vai dizer mais uma vez Yay, no ESC 2017 (e há muitos rumores que dizem que a Ruth Lorenzo vai voltar, ela própria disse que não descartava essa opção). Estão até agora 29 países confirmados! E a Sérvia confirmou a participação no JESC deste ano. Para o JESC estão confirmados 16 países, menos um em relação à edição do ano passado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Bloody disse:

Algumas confirmações: Espanha vai dizer mais uma vez Yay, no ESC 2017 (e há muitos rumores que dizem que a Ruth Lorenzo vai voltar, ela própria disse que não descartava essa opção). Estão até agora 29 países confirmados! E a Sérvia confirmou a participação no JESC deste ano. Para o JESC estão confirmados 16 países, menos um em relação à edição do ano passado.

Parece que estás desatualizado. :cool: Já somos 30! :D

Em primeiro lugar (e dado que não afirmaste), a República Checa irá estar na Ucrânia. Ao ano seguinte de ter passado à final, Praga diz sim à Eurovisão! O país do centro da Europa, que tem demonstrado cada vez mais interesse, promete muitas surpresas para 2017. Só espero é que não venham com desastre ambulantes parecidos ao de 2009. :rolleyes: De resto, esta notícia agradará certamente à Eslováquia, dadas as relações de grande proximidade que os dois países nutrem. Ainda se vão transformar numa Grécia e num Chipre, estes dois. 

Em segundo lugar, e oh Meu Deus, foi a Bielorrússia quem confirmou! Ahhhh! I LOVE BELARUS! É verdade, o país que adora cheesecakes e cenas de nudez na qual entram lobos, estará em Kiev. Quanto à forma como vão selecionar o seu artista, ainda nada foi dito, mas tenho a certeza que será uma final nacional corrupta, cheia de arbitrariedades, onde ganha sempre o preferido do presidente Lukashenko. :smoke: Quem será, perguntam? Eu tenho um palpite. É que notícias ainda mais chocantes vêm-nos desta nação: é que Alyona Lanskaya, ou Alyona Pimbalhona para amigos mais próximos, disse que pondera voltar à Eurovisão. A artista que representou Minsk na Eurovisão 2013, com Solayoh, revelou interesse em voltar ao palco eurovisivo, desta feita ainda mais pimba e dentro de uma bola de cristal ainda maior. Ah, como não amar este país? Impossível. São eles e o Azerbaijan (que nunca mais confirmam, ai, espero que a primeira dama não esteja revoltada com o lugar do ano passado! :ph34r:). 

Objetivamente, não sei o que esperar da Bielorrússia nem sei se a Alyona será uma escolha muito boa. :mosking: Poderá até ser, quem sabe, a loira ainda nos traz uma bomba de canção que até caímos para o lado. Espero é que comecem a trazer coisas mais decentes, já chega de tanta excentricidade, seja com ou sem a Alyona. :haha: 

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que a equipa por detrás do ESC decidiu fazer um vídeo mostrando o Top 10 das músicas da Ucrânia, só porque lhes apeteceu. :mosking:

O que dizer deste vídeo? Muitos sentimentos! Adoro as dez músicas. :giveheart: Mesmo da doidona da Loboda, passando pelo grito da Karol e pelo hamster da Maria. E como esquecer dos dançarinos loucos da Ruslana! Ai, a Ucrânia, um dos países mais bem sucedidos no ESC! Nove presenças no top 10 final, incluindo um 3º lugar, dois 2º lugar e duas vitórias. Dancing Lasha Tumbai! Como será 2017 para a Ucrânia?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Bloody disse:

Parece que a equipa por detrás do ESC decidiu fazer um vídeo mostrando o Top 10 das músicas da Ucrânia, só porque lhes apeteceu. :mosking:

O que dizer deste vídeo? Muitos sentimentos! Adoro as dez músicas. :giveheart: Mesmo da doidona da Loboda, passando pelo grito da Karol e pelo hamster da Maria. E como esquecer dos dançarinos loucos da Ruslana! Ai, a Ucrânia, um dos países mais bem sucedidos no ESC! Nove presenças no top 10 final, incluindo um 3º lugar, dois 2º lugar e duas vitórias. Dancing Lasha Tumbai! Como será 2017 para a Ucrânia?

A Ucrânia é mesmo dos melhores país na Eurovisão. :yes: Adoro quase todas as suas músicas! A minha favorita de todo o sempre é a de 2016 (Jamala <3), mas também adorei 2004 (Ruslana <3), 2007 (Verka <3), 2008 (Shady Lady, ah <3), 2009 (foi a única underrated da Ucrânia penso :mosking: ), 2011, 2013 e 2014. Só não gostei em 2012 e 2005. Quanto às restantes (2006 e 2010), também gostei, mas não eram das minhas prediletas.

Entretanto, mais dois países confirmaram presença na Eurovisão. O primeiro é o país das pizzas, dos gelados e da marca Fiat: falo de Itália. Depois de um 16º lugar, Roma diz sim e vai a Kiev. Provavelmente, o Sanremo será o meio de como selecionarão o artista e a canção, mas nada ainda está confirmado. Assim sendo, todos os Big5 estão confirmados em competição! :) 

Além disso, a Croácia também irá à Ucrânia. Depois de 3 anos sem pisar o palco eurovisivo, Zagreb - apesar de algumas dificuldades económicas que o canal estatal atravessa -, confirma a sua presença na Eurovisão. Yeah! :D Pensava que eles iam desistir ( :rolleyes: ), mas ainda bem que não o fizeram! Eles apostaram bem em 2016 - a Nina tinha uma excelente canção -, foi pena que no palco não tenha resultado. :( Veremos se este país consegue melhorar, espero que sim.

Por fim, São Marino planeia uma ação judicial contra a Eurovisão. Ao que tudo indica, Serhat queria utilizar hologramas; contudo, foi-lhe impedido pelo comitê organizador. A televisão são-marinense não compreende as razões, daí que esteja a ponderar avançar com este processo.
O meu comentário a isto: :rofl::lol: . São Marino, pára. A sério. Estás a roçar o ridículo. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ana Maria Peres disse:

Entretanto, mais dois países confirmaram presença na Eurovisão. O primeiro é o país das pizzas, dos gelados e da marca Fiat: falo de Itália. Depois de um 16º lugar, Roma diz sim e vai a Kiev. Provavelmente, o Sanremo será o meio de como selecionarão o artista e a canção, mas nada ainda está confirmado. Assim sendo, todos os Big5 estão confirmados em competição! :) 

Além disso, a Croácia também irá à Ucrânia. Depois de 3 anos sem pisar o palco eurovisivo, Zagreb - apesar de algumas dificuldades económicas que o canal estatal atravessa -, confirma a sua presença na Eurovisão. Yeah! :D Pensava que eles iam desistir ( :rolleyes: ), mas ainda bem que não o fizeram! Eles apostaram bem em 2016 - a Nina tinha uma excelente canção -, foi pena que no palco não tenha resultado. :( Veremos se este país consegue melhorar, espero que sim.

Por fim, São Marino planeia uma ação judicial contra a Eurovisão. Ao que tudo indica, Serhat queria utilizar hologramas; contudo, foi-lhe impedido pelo comitê organizador. A televisão são-marinense não compreende as razões, daí que esteja a ponderar avançar com este processo.
O meu comentário a isto: :rofl::lol: . São Marino, pára. A sério. Estás a roçar o ridículo. 

Itália. <3 Gostei tanto da proposta deles este ano! Fiquei mesmo maravilhado com a Francesca, é tão fofinha. :giveheart: Eu ainda sigo o trabalho dela após o ESC (como faço com a Loreen e com a Lena, por exemplo), e o álbum dela, o "di20", é fantástico. Desiludiu-me um pouco em Estocolmo, pois a atuação revelou-se ser monótona, e todos os endereços no palco ficaram um bocado mal. Mas não deixou de ser uma das minhas favoritas!

Quanto à Croácia, eu também acho que a Nina tinha uma excelente canção, o problema foi mesmo a perfomance. Se a Nina não tivesse aquela vestimenta toda, talvez a voz saísse melhor e a atuação tivesse outro impacto. Porém, não nos podemos esquecer que quem acabou por fazer a atuação toda foi a Nina, pois parece que ela não teve muita ajuda do canal croata. Já parece a RTP...? :ph34r:

E em relação a São Marino, eu até concordo que eles façam qualquer coisa contra à EBU (não é só Rússias e afins que podem fazer um grande show), o que não acho bem é eles quererem iniciar o processo agora, meses depois da edição e a iniciar a edição 2017.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas, boas, novidades! Dois países confirmaram a sua presença em Kiev, sendo um deles o país da mulher-barbuda e da mulher-fofinha de 2016. Estou obviamente a falar da Áustria, que diz que vai fazer uma seleção interna. O outro país é o país que tentou escapar-se às multas e pagamentos e levou com uma pesada sanção este ano: Roménia. É verdade, a TVR já enviou tudo o que é necessário para a EBU confirmar a participação - no entanto têm até 10 de outubro para cancelar sem levarem outra multa. Isto ainda não é 100% certo uma participação, mas é meio caminho andado. Com isto, e caso a Roménia siga mesmo em frente, o número de participantes sobe para 35 países. Ainda falta países como Azerbaijão, Geórgia e Bulgária confirmarem, mas tudo indica que passaremos a fasquia dos 40 países. :)

Ah, e outra coisa, parece que foi escolhido o local para o Opening Ceremony, em que tem um Red Carpet a anteceder. Geralmente é ao domingo antes das galas. E parece que o local escolhido é uma catedral! Catedral de Santa Sofia (acho que pode ser tratada assim) vai receber o Opening Ceremony.

st-sophia-300x200.jpg

É um edifício bonito, sem dúvida, agora para sediar um "evento" da Eurovisão... não sei. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje é dia de fazer uma Igranka-ku!

Dois países confirmaram hoje a participação no evento de música mais famoso do mundo. O primeiro foi o país de onde saiu a Igranka - o Montenegro. É verdade, Podgorica confirmou presença e irá voar até Kiev para sem dúvida nos surpreender. Este ano foi fraquito, espero que seja melhor, ó Montenegro. :yes: Algo idêntico a 2014, talvez? Era algo que tinha em consideração...

A outra nação é... Meu Deus, estou descontrolada. Hoje devia de ser feriado e é-o na terra que abordarei a seguir. É que este tipo de coisas não acontece todos os dias; é raro. Falo... Falo... Que o Azerbaijan confirmou presença! :yahoo: Eu estou histérica, aquele país <3333 Vai Azerbaijan, em 2018 queremos ir para Baku! :cool: A primeira dama está pronta para receber mais um ESC, ela até será a apresentadora. :rolleyes: Para isso, já comprou 1/3 dos votos dos jurados desta Europa toda, até os portugueses. Manipulação e corrupção à força toda, mas é algo que já esperamos vindo este país, não é verdade? 

Editado por Ana Maria Peres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estreado na quinta-feira, Jamala apresentou (depois um demorado tempo) o videoclip da sua canção "1944".

Magnífico. Sublime. Arrebatador.

Confesso que não ligo muito a videoclips; penso que há demasiado burburinho em volta dos mesmos. Penso mesmo que o principal é a música, o resto é só um acessório. Excepcionalmente, a minha opinião mudou, graças a este vídeo absolutamente genial. Está tudo no ponto: a atmosfera, a simbologia, os pormenores técnicos... Dos melhores vídeoclips (sem exagero) que vi. Uma dessas razões é o facto de que a mensagem continua lá. O sofrimento, a dor, a experiência pessoal... Tudo. Aquilo que os avós da Jamala e um povo passou está ali. É cru, é confuso, é estranho; porém é verdade.
Por isso digo mesmo: a Europa, em 2016, decidiu premiar a verdade e o sentimento e não a farsa e o cinismo.

Finalmente, e por muito que retrate uma época passada, o vídeo continua a retratar um problema dos dias de hoje. Porque ainda há gente assim. Porque ainda há gente nas condições dos avós da Jamala que não sabem o que é ter um sítio para viver. Infelizmente. 

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E esse videoclip vem, de facto, reforçar o carácter não político da canção. (NOT!). Nunca me vão tirar da cabeça que, independentemente da qualidade da música, esta quebrou a regra do conteúdo político e nunca deveria ter podido participar tal como era.

Quanto ao local da cerimónia de abertura: realmente é bonito, mas não é muito adequado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/09/2016 at 13:58, Jenny disse:

E esse videoclip vem, de facto, reforçar o carácter não político da canção. (NOT!). Nunca me vão tirar da cabeça que, independentemente da qualidade da música, esta quebrou a regra do conteúdo político e nunca deveria ter podido participar tal como era.

Discordo. :P Interpreto esta canção no prisma de ter sido uma história familiar que correu mal. E uma maneira de alertar o mundo e as populações do perigo da guerra, do ódio e do imperialismo. Uma das justificações para a minha afirmação foi o facto de a Jamala ter dito semelhante (não bem, mas parecido) na parte em Tártaro: não me deixaram passar a juventude em paz. E que eu saiba os russos não invadiram a Crimeia tinha ela 4 anos. :rolleyes: 
De qualquer modo, isto é música, é arte, de modo que percebo quem leve isto para o lado político: é bem possível que o façam. Não compreendo é a redução da música a mero instrumento político... Penso que seja exagerado. Aliás, se assim fosse - como foi com a Geórgia em 2009 -, a EBU nunca validaria a participação da canção. 

Mudando de assunto, mais um país confirmou presença - Bulgária! É verdade, o país que se fez representar por Poli Genova em 2016 deu o sim relativamente à sua participação. :D Vai ser difícil superar este ano, mas confio no país para trazer algo com imenso potencial. Depois de um quarto lugar, será que ainda vamos ver Sófia no pódio? :cool: Se adaptarem a receita do ano passado, pode ser que sim. :yes:  

Por outro lado, um país descartou a sua participação em Kiev. Falo da Bósnia-Herzegovina. A nação cuja capital é Sarajevo afirmou que nem vale a pena os esforços de uma possível participação, argumentando problemas financeiros. Relembre-se que o canal estatal bósnio está em processo de insolvência, daí que seja difícil arranjar fundos para financiar uma ida à Eurovisão. Ainda este ano, foi um investidor particular quem reuniu fundos e os transferiu para a televisão bósnia, sendo assim possível a sua presença em Estocolmo. 
Pessoalmente, tenho pena que a Bósnia desista. :( Porém, já se sabia que eles iriam muito provavelmente desistir. 

Posto isto, já temos 38 países confirmados na Ucrânia, faltando 7 que ainda não emitiram comunicados sobre uma possível ida à Ucrânia: Austrália, Geórgia, Sérvia, Moldávia, São Marino, Eslováquia e Turquia. Quantos aos quatro primeiros, penso que participarão no certame. Já relativamente aos últimos três, a minha esperança é pouca, mas nunca se sabe. :mosking: E sim: penso que o São Marino vá desistir, uma vez que eles estão altamente desagradados com a EBU...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/09/2016 at 11:03, Ana Maria Peres disse:

Discordo. :P Interpreto esta canção no prisma de ter sido uma história familiar que correu mal. E uma maneira de alertar o mundo e as populações do perigo da guerra, do ódio e do imperialismo. Uma das justificações para a minha afirmação foi o facto de a Jamala ter dito semelhante (não bem, mas parecido) na parte em Tártaro: não me deixaram passar a juventude em paz. E que eu saiba os russos não invadiram a Crimeia tinha ela 4 anos. :rolleyes: 
De qualquer modo, isto é música, é arte, de modo que percebo quem leve isto para o lado político: é bem possível que o façam. Não compreendo é a redução da música a mero instrumento político... Penso que seja exagerado. Aliás, se assim fosse - como foi com a Geórgia em 2009 -, a EBU nunca validaria a participação da canção.

Há muitas canções a chamar a atenção para o perigo da guerra, do ódio e do imperialismo e a apelar à paz. Há canções como a da Geórgia de 2008, Israel 2009, até Rússia 2013 ou Hungria 2015 (isto para falarmos dos últimos 10 anos). No entanto, fazem-no de forma isenta. Primeiro, começam logo por não dar às canções títulos de anos de acontecimentos específicos. Depois, também o fazem quando o seu contexto político não é um contexto de guerra instalada (quer dizer, em Israel até podemos considerar que há tensões, mas são tensões que se estendem há anos e que não são consideradas "anormais" como a anexação da Crimeia por parte da Rússia).

E isso da EBU ter validado a participação da canção só demonstra, no meu ponto de vista, a arbitrariedade que esta segue na aplicação das regras. Em 2015 a Arménia teve de mudar o título da canção porque era "Don't deny" e alguns "experts" acharam que aquilo fazia referência aos 100 anos do genocídio contra os Arménios. Porém, a letra da canção era relativamente normal e não tinha sequer nenhuma referência explícita a conflitos. Ou como quando São Marino tem de tirar a palavra "Facebook" da sua canção em 2012 e a Bielorrússia não pode dizer "Google maps" em 2014, mas a Austrália em 2016 (que segundo as regras atuais nem sequer pode participar!) pode dizer "face time" (sim, escrito de forma dividida, mas que obviamente se refere ao programa de comunicação FaceTime). Se calhar foi a Valentina que foi burra e que devia ter escrito "face book", embora fosse soar ao mesmo que "Facebook" e se estivesse a referir ao mesmo. :rolleyes:

Sei que pareço uma "rules freak", mas isto é uma competição. As regras têm de ser iguais para todos os participantes. Por isso, a partir do momento em que fizeram o que fizeram à canção da Arménia no ano passado por causa do título, não consigo compactuar com a aceitação da música da Ucrânia deste ano tal como ela é.

E pronto, agora que venha o próximo ano. Wohooo! :victory:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...