Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2016


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

Em 08/12/2015 at 14:25, Forbidden disse:

Nos ja levamos musicas melhores que muitas das que venceram.

Não se trata só de "levar a melhor música". Se o tempo faz sol de que te adianta andares com o melhor guarda-chuva de todos contigo? Não faz sentido né. Aqui é igual, não é só uma questão de levar a melhor música, mas sim levar a música mais indicada para o tipo de evento que é. E Portugal não faz isso. Eu não sou nenhum profissional de música mas acho que é perfeitamente possível elaborar uma música de qualidade e que seja apelativa para os moldes do programa. 

Portugal tem dois motivos para participar: ou para ir mostrar a sua cultura (e aí vai só mesmo para isso sem importar se ganha ou não) com uma música à portuguesa, ou então ir para ganhar e nesse caso já tem que fazer mais, esforçar-se mais e preparar uma música suficiente capaz. 

Se formos a ver todos os temas vencedores tem uma certa "áurea" que lhes permitiu a vitória, tem características que permitem agradar a gregos e troianos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 706
  • Criado
  • Última Resposta
Agora, João 94 disse:

Não se trata só de "levar a melhor música". Se o tempo faz sol de que te adianta andares com o melhor guarda-chuva de todos contigo? Não faz sentido né. Aqui é igual, não é só uma questão de levar a melhor música, mas sim levar a música mais indicada para o tipo de evento que é. E Portugal não faz isso. Eu não sou nenhum profissional de música mas acho que é perfeitamente possível elaborar uma música de qualidade e que seja apelativa para os moldes do programa. 

Portugal tem dois motivos para participar: ou para ir mostrar a sua cultura (e aí vai só mesmo para isso sem importar se ganha ou não) com uma música à portuguesa, ou então ir para ganhar e nesse caso já tem que fazer mais, esforçar-se mais e preparar uma música suficiente capaz. 

Se formos a ver todos os temas vencedores tem uma certa "áurea" que lhes permitiu a vitória, tem características que permitem agradar a gregos e troianos.

As músicas que ganham são muito mornas, nada de especial...se ganhassem grandes músicas eu não me queixava de perdermos sempre, mas não é isso o que vejo.  Nós sempre nos esforçamos por levar músicas com mais qualidade, mas nunca fomos reconhecidos por isso (em parte pela língua, mas principalmente por não levarmos pop eletrônico, que é o que vence este programa).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hora atrás, João 94 disse:

Não se trata só de "levar a melhor música". Se o tempo faz sol de que te adianta andares com o melhor guarda-chuva de todos contigo? Não faz sentido né. Aqui é igual, não é só uma questão de levar a melhor música, mas sim levar a música mais indicada para o tipo de evento que é. E Portugal não faz isso. Eu não sou nenhum profissional de música mas acho que é perfeitamente possível elaborar uma música de qualidade e que seja apelativa para os moldes do programa. 

Portugal tem dois motivos para participar: ou para ir mostrar a sua cultura (e aí vai só mesmo para isso sem importar se ganha ou não) com uma música à portuguesa, ou então ir para ganhar e nesse caso já tem que fazer mais, esforçar-se mais e preparar uma música suficiente capaz. 

Se formos a ver todos os temas vencedores tem uma certa "áurea" que lhes permitiu a vitória, tem características que permitem agradar a gregos e troianos.

Quando estava a ler os comentários anteriores e deparei-me com este, estava retratada a minha opinião sobre o tema. Nos últimos anos, apenas em 2008 mostrámos que tínhamos música para vencer. Não era um pop eletrónico, mas era uma música poderosa que arrepiava só de ouvir. Tinha uma letra que poderia ser perfeitamente normal para o assunto que pretendia abordar, mas não estava muito bem escrita (o que não importaria muito aos estrangeiros visto que era em português). Não tínhamos uma top model a cantar, mas tínhamos uma grande voz, que foi aplaudida por muitos. Tivemos planos de câmara ótimos, vozes ótimas, uma canção fenomenal e o público a pedir que estivéssemos na final. Não ganhamos mas ver uma das poucas vezes em que fomos respeitados e reconhecidos valeu ouro para um país cuja emissora se está pouco preocupando para a Eurovisão.

O problema é que os portugueses e a RTP pensam que a Eurovisão é uma mostra internacional de culturas e que temos de levar o fado porque é representativo da nossa cultura. Se os outros países conseguem mostrar música pop porque é nós não conseguimos? Todos os outros países também têm cultura e não é por isso que vão com as vestes do país (lembrei-me da exceção da Polónia em que levou os trajes tradicionais e das velhinhas da Rússia) mostrar as suas músicas. Há possibilidade de termos elementos culturais que se encaixem numa música moderna, não precisa de ser a mesma falta de qualidade dos festivais.

O principal problema é o Festival da Canção. Nem um terço das músicas se aproveitariam para tocar numa rádio local. Parece que ficámos parados nos anos 70, com as mesmas letras tristes do nosso fado e as músicas nada adequadas ao evento. Num plano completamente oposto temos a Suécia que esforça-se por ter o mínimo de qualidade em todos os eventos antes da grande final, tem nomes conhecidos (o que atrai público), investe nas suas atuações. Resultado: o Melodifestivalen é acompanhado não só por suecos (sendo dos programas mais vistos) mas por pessoas de outros países da Europa, tendo alguns jurí que participa no festival para ajudar a escolher o representante; são dos países mais bem-sucedidos na Eurovisão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembro-me perfeitamente da edição de 2010, em que Catarina Pereira concorreu com Canta Por Mim, que retratava a Lenda da Severa. Tinha tudo: música atraente, cor, coreografia, um pouco da nossa cultura... etc. mas enfim, ficou em 2º lugar para Há Dias Assim :rolleyes: tinha uma voz boa, mas não passou disso... enfim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutos atrás, Pedro Ponte disse:

Lembro-me perfeitamente da edição de 2010, em que Catarina Pereira concorreu com Canta Por Mim, que retratava a Lenda da Severa. Tinha tudo: música atraente, cor, coreografia, um pouco da nossa cultura... etc. mas enfim, ficou em 2º lugar para Há Dias Assim :rolleyes: tinha uma voz boa, mas não passou disso... enfim.

Com a concorrência que havia em 2015 no festival da canção ganhava...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje, mais um país viu ser escolhida a sua música e representante. É a Bélgica, que desta vez leva um rosto feminino para Estocolmo. Ela é a Laura Tesoro, que irá cantar "What's The Pressure". 

 

Certamente é um ritmo não muito explorado na Eurovisão, pelo que a Bélgica até aposta bem. Só lhe falta mais garra. Com trabalho, até pode resultar num bom país para este ano. :P 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Suceder ao Loïc Nottet na tarefa de representar a Bélgica na Eurovisão? "What's the pressure?" Ahahah! :P

Agora a sério: a canção não é extraordinária, mas é simpática e a rapariga consegue agarrar bem o palco. No vídeo da final até se vê que ela dá lá uns passitos de dança e tem carisma.

Já agora, a cantora faz-me lembrar a actriz que faz de Lisa Shay na série "Suburgatory".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ano sugiro para representar Portugal o Tino de Rans! Já que ele não ganhou as presidenciais acho justo ganhar o Festival da Eurovisão! Pode ser que em 2016 seja o ano em que Portugal ganhe pela primeira vez o festival (e a música seria qualquer coisa como - bom, bom bom, bom, bom pão com manteiga e é tão bom, bom bom, bom pão, ié iéeeeeee...) não sei se já ouviram esta música? :you:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutos atrás, Maya disse:

Porque é que este título ainda figura no tópico da RTP?! Sabem se o canal transmitir 'Festival' deste ano mesmo sem Portugal em competição?! :dontknow:

Devem transmitir, já em 2013 transmitiu. Se não transmitir, não pode participar na edição de 2017.

A música de Malta... não achei nada de especial. Aliás, até é inferior à Warrior, que já não lhe dava interesse. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 minutos atrás, Bloody disse:

Devem transmitir, já em 2013 transmitiu. Se não transmitir, não pode participar na edição de 2017.

A música de Malta... não achei nada de especial. Aliás, até é inferior à Warrior, que já não lhe dava interesse. 

Se queres que te diga não estou a ver a RTP muito preocupada com essa eventualidade... :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutos atrás, Maya disse:

Se queres que te diga não estou a ver a RTP muito preocupada com essa eventualidade... :|

Pelo menos na "desculpa" que deram para não participar este ano, a produção disse que iam se "guardar" para a edição de 2017, para debateram opções e melhorarem o formato da final nacional (o Festival da Canção). Acho que o nosso país está de volta no próximo ano. :P 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutos atrás, Bloody disse:

Pelo menos na "desculpa" que deram para não participar este ano, a produção disse que iam se "guardar" para a edição de 2017, para debateram opções e melhorarem o formato da final nacional (o Festival da Canção). Acho que o nosso país está de volta no próximo ano. :P 

Pois dessa não sabia. :mosking: Esperemos que tenhas razão. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 horas atrás, Ambrosio Silva disse:

Por mim mais vale ficarem quietinhos e nem pensar em concorrer. Gastar dinheiro para quê? Este festival já não é o que era!

Com essa mentalidade é que não vamos a lado nenhum. Ficar de fora num dos concursos/programas mais vistos mundialmente? :dontknow: Assim é que o país fica totalmente desconhecido. Mas bem, preferem gastar dinheiro noutras coisas, é o problema recorrente. 

---

Muitas novidades hoje! Foi revelado o slogan e o logo oficial para a edição deste ano:

come-together.jpg

Supostamente, o logo é um mundo coberto de estrelas, inspirado num dente de leão. O slogan é mesmo "Come Together". Até não desgosto dele, mas esperava mais inovação por parte da Suécia, que sempre traz coisas diferentes. Voltaram a apostar nas mesmas cores... Mas o logo em si é superior ao do ano passado. O slogan definitivamente que não. Só faltava o hashtag, e ficava qualquer coisas como a edição de 2014.

Foram também revelados os países que irão fazer parte de cada semifinal:

DrawResult2016.png

Com isto, confirma-se a participação da Austrália numa semifinal, e a participação da Bulgária. Andavam rumores que tinham desistido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 horas atrás, Ambrosio Silva disse:

Por mim mais vale ficarem quietinhos e nem pensar em concorrer. Gastar dinheiro para quê? Este festival já não é o que era!

Vira essa boca pra lá! Há muito talento aqui em Portugal que merece ser divulgado lá fora e competir com os melhores. A RTP´e uma estação publica por isso não pode tomar as suas decisões com base nas audiências.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

29 minutos atrás, Ambrosio Silva disse:

Mas já que escolhem mal as músicas, estamos melhor assim sem participar... O Festival da Eurovisão agora é praticamente só entre os países de leste pois são os que ganham sempre. E acham bem colocarem a Austrália que nem fica na Europa? 

E israel também :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutos atrás, Ambrosio Silva disse:

Mas já que escolhem mal as músicas, estamos melhor assim sem participar... O Festival da Eurovisão agora é praticamente só entre os países de leste pois são os que ganham sempre. E acham bem colocarem a Austrália que nem fica na Europa? 

Os australianos têm uma enorme devoção pelo 'Festival', bem maior que "certos e determinados" países europeus. :rolleyes: Acho muito bem que tenham dado á Austrália a oportunidade de concorrer. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...