Jump to content

Sociedade


João_O

Posts Recomendados

há 2 minutos, Forbidden disse:

Sim é privada, o quê isso que tem a ver? A lei é igual pra todos os internamentos compulsivos, não interessa se é privada ou não.

Não sei, devem ter problemas auditivos :cool:

Mas mesmo assim isso não tem nad a ver, o paciente pode ter ordem médica psiquiátrica para ser internado, o juiz só intervém se por acaso houver um crime e o paciente tiver algum problema psiquiátrico. Falo disto porque tenho experiência própria e tudo me foi explicado pelo Marais Sarmento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Fabien Silvano disse:

Mas mesmo assim isso não tem nad a ver, o paciente pode ter ordem médica psiquiátrica para ser internado, o juiz só intervém se por acaso houver um crime e o paciente tiver algum problema psiquiátrico. Falo disto porque tenho experiência própria e tudo me foi explicado pelo Marais Sarmento.

 

Então estás mal informado, se quiseres eu ponho-te aqui a lei pra tu leres. É sempre preciso a autorização do juiz pra um internamento compulsivo (o máximo que podem fazer é manter-te durante 48 horas, se bem me recordo é esse o limite máximo pra te manterem sem a autorização do juiz), e são precisas duas avaliações psiquiátricas a darem o parecer positivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Forbidden disse:

Sim, mas um erro não se torna menos erro por se repetir 100 vezes.

Então estás mal informado, se quiseres eu ponho-te aqui a lei pra tu leres. É sempre preciso a autorização do juiz pra um internamento compulsivo (o máximo que podem fazer é manter-te durante 48 horas, se bem me recordo é esse o limite máximo pra te manterem sem a autorização do juiz), e são precisas duas avaliações psiquiátricas a darem o parecer positivo.

Como te disse, a tenho experiência própria, eu só estou a dizer por aquilo que passei há 3 anos. A minha mãe foi internada com uma depressao numa clínica psiquiátrica durante duas semanas e não foi necessária qualquer autorização do juiz. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Fabien Silvano disse:

Como te disse, a tenho experiência própria, eu só estou a dizer por aquilo que passei há 3 anos. A minha mãe foi internada com uma depressao numa clínica psiquiátrica durante duas semanas e não foi necessária qualquer autorização do juiz. 

Depende se for um internamento voluntário ou compulsivo, se for voluntário não é preciso autorização do juiz.

Editado por Forbidden
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, JDuarte disse:
Eu também conheço uma mulher que foi internada contra vontade e não ouvi de andarem com juízes ás voltas, e também que raio é que o juíz vai fazer, o psiquiatra diz que a pessoa precisa o juíz vai dizer que não?
 

 


O juiz tem que assinar e dar autorização, pode ter assinado e tu não saberes. E pra um internamento compulsivo são precisos dois psiquiatras, não basta um. No entanto, a lei permite em casos de emergência o internamento compulsivo até 48 horas, após isso é necessária a assinatura do juiz e as avaliações psiquiatricas. Esta lei existe pra evitar abusos, ainda que pelo que vocês dizem eles acontecem na mesma.

Mas enfim, eu já não digo nada porque parece que vivo num país em que as leis não valem nada. Qualquer pessoa pode pesquisar a lei sobre o internamento compulsivo, eu não invento nada, agora se não seguem a lei eu não tenho culpa.

EDIT: Quem tiver interesse nisso, pode ver aqui no primeiro pdf que aparece:

https://www.google.pt/?gws_rd=ssl#q=internamento+compulsivo+

 

Editado por Forbidden
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, Forbidden disse:

Mas enfim, eu já não digo nada porque parece que vivo num país em que as leis não valem nada.

O problema é mesmo esse, as leis até existem, mas quantas vezes é que não as contornam? É muito fácil numa clínica destas que parece que não existe nenhum sistema informático de registos de internamentos nem qualquer tipo de controlo manterem lá uma pessoa contra a sua vontade sem ninguém saber, ainda por cima pessoas solitárias e sem familiares que queiram saber delas. Agora quando sabem e não fazem nada, como acontece nesta novela, é que o caso podia mudar de figura, e as autoridades serem automaticamente accionadas para averiguar a situação. O Rui e companhia da GNR sabem que a Gabriela, o pai da Antónia, e tantos outros andaram lá a ser drogados sem assinarem nenhum consentimento para tal, mas a clínica ainda está aberta, e ainda por cima gerida por uma médica que trabalhou anos e anos com um diploma falso.

Mas ignorando a ficção, este tipo de casos é realmente preocupante. Supostamente para internar alguém desta maneira tinhas de ter a opinião de psiquiatras independentes ao caso, para evitar o internamento e a consequente incapacitação em situações como as que se vêm nesta novela. Os médicos quando muitas vezes perguntam se o paciente "concorda com o diagnóstico" não é só para saberem se estão a deixar escapar algum sintoma, mas também porque precisam de pedir o teu consentimento para te declarem que tens gripe ou outra coisa qualquer, e todos os tratamentos que te forem administrados têm de ser devidamente explicados. O juiz tem de autenticar um papel em como comprova que tu não estás apto para decidir o que é melhor para ti, que és incapaz, não é uma coisa assim tão leve de se fazer.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Francisca disse:

O problema é mesmo esse, as leis até existem, mas quantas vezes é que não as contornam? É muito fácil numa clínica destas que parece que não existe nenhum sistema informático de registos de internamentos nem qualquer tipo de controlo manterem lá uma pessoa contra a sua vontade sem ninguém saber, ainda por cima pessoas solitárias e sem familiares que queiram saber delas. Agora quando sabem e não fazem nada, como acontece nesta novela, é que o caso podia mudar de figura, e as autoridades serem automaticamente accionadas para averiguar a situação. O Rui e companhia da GNR sabem que a Gabriela, o pai da Antónia, e tantos outros andaram lá a ser drogados sem assinarem nenhum consentimento para tal, mas a clínica ainda está aberta, e ainda por cima gerida por uma médica que trabalhou anos e anos com um diploma falso.

Mas ignorando a ficção, este tipo de casos é realmente preocupante. Supostamente para internar alguém desta maneira tinhas de ter a opinião de psiquiatras independentes ao caso, para evitar o internamento e a consequente incapacitação em situações como as que se vêm nesta novela. Os médicos quando muitas vezes perguntam se o paciente "concorda com o diagnóstico" não é só para saberem se estão a deixar escapar algum sintoma, mas também porque precisam de pedir o teu consentimento para te declarem que tens gripe ou outra coisa qualquer, e todos os tratamentos que te forem administrados têm de ser devidamente explicados. O juiz tem de autenticar um papel em como comprova que tu não estás apto para decidir o que é melhor para ti, que és incapaz, não é uma coisa assim tão leve de se fazer.

Exato Francisca, mas sinceramente fico até arrepiado quando leio aqui os casos que os foristas contam, porque parece mesmo que não querem saber da lei pra nada e fazem o que querem. Será que o que vemos na ficção de SB não é a realidade de muitas clínicas que por aí andam?! Fazem da lei letra morta, e depois não há consequencias pros abusos que cometem... é um pouco assustador viver num país onde a lei parece que é só pra enfeitar, e não se pune realmente quem não a segue :|

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Forbidden disse:

Exato Francisca, mas sinceramente fico até arrepiado quando leio aqui os casos que os foristas contam, porque parece mesmo que não querem saber da lei pra nada e fazem o que querem. Será que o que vemos na ficção de SB não é a realidade de muitas clínicas que por aí andam?! Fazem da lei letra morta, e depois não há consequencias pros abusos que cometem... é um pouco assustador viver num país onde a lei parece que é só pra enfeitar, e não se pune realmente quem não a segue :|

Clínicas clandestinas acredito que existam. Mesmo em hospitais públicos com sistemas informáticos há coisas que simplesmente "acontecem".  Não creio que seja só um problema português... mas acredito que os portugueses conheçam muito poucas leis. Mesmo um médico, sai da Universidade sem saber as leis que regem a profissão dele (sei que isto depende dos planos curriculares, mas eu conheço um caso de uma rapariga que estudou em Espanha e que ficou espantada com o que os colegas dela cá em Portugal sabiam de leis, ela foi obrigada a decorar para uma cadeira um monte de códigos de ética e leis sobre a actuação dos médicos e os colegas dela cá não...), uma pessoa tem uma loja e mal sabe as coisas que tem de legalizar, alguém muda de casa e não trata da papelada que deveria de tratar, vendem-se rifas para sorteios e DVDs usados apesar dessas coisas serem proibidas... Há muita lei que também não interessa a praticamente ninguém, algumas são bem ridículas, mas nestes casos que estamos aqui a discutir faz-me mesmo impressão ver que a lei não está a ser respeitada. É mesmo grave, imagina que me apetece internar o meu irmão contra a sua vontade e enchê-lo de drogas para dar cabo do cérebro dele e ficar com o dinheiro da herança mas o rapaz não tem qualquer problema psíquico? Suborno um psiquiatra qualquer que é meu amigo e já está?

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 37 minutos, LFTV disse:

Eles que se manifestem, porque é um direito deles. Agora deixem as pessoas que trabalham na Uber em paz.

Isto não é manifestar, muito pelo contrário. Isto é puro vandalismo. Eu fico repugnado destes actos, como cidadão português. E embora já o tenha dito aqui, para mim (e para a maior parte de nós, acredito), os taxistas perderam a razão toda, e principalmente estes, que só dão mais "razão" e notoriedade à Uber. Sim porque vejamos que o carro que eles tanto vandalizaram é algo muito superior aos carros do século anterior que vejo a andar pelas estradas... E o serviço é muito mais moderno do que ir de táxi. Eles querem o quê? :dontknow: Enfim, muito vergonhoso.

  • Gosto 11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, Bloody disse:

Isto não é manifestar, muito pelo contrário. Isto é puro vandalismo. Eu fico repugnado destes actos, como cidadão português. E embora já o tenha dito aqui, para mim (e para a maior parte de nós, acredito), os taxistas perderam a razão toda, e principalmente estes, que só dão mais "razão" e notoriedade à Uber. Sim porque vejamos que o carro que eles tanto vandalizaram é algo muito superior aos carros do século anterior que vejo a andar pelas estradas... E o serviço é muito mais moderno do que ir de táxi. Eles querem o quê? :dontknow: Enfim, muito vergonhoso.

Concordo, uma vergonha o que se passou hoje na manifestação!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os taxistas são mal-formados, ignorantes e idiotas. É isto que temos. Exceptuando alguns das cidades e aqueles que trabalham nas aldeias/vilas (esses são pessoas conscientes, são simpáticas, tratam bem os clientes, nomeadamente os mais velhos, que até tratam pelo nome), os taxistas não passam de antiquados egocêntricos. O dia de hoje foi prova disso. Vandalismo, terrorismo social e violência. Que gente! Vândalos que estragam o dia de toda a gente da cidade (quem anda de táxi e não encontra nenhum hoje; quem anda de autocarro, por causa do trânsito; quem anda de Uber, porque muitos hoje já nem saíram para trabalhar, cheios de medo; quem anda de metro, já que hoje foi um caos, com carruagens cheias de gente que geralmente nem anda de metro + os habituais viajantes; e claro quem anda de carro e chegou atrasado ao trabalho por causa dos engarrafamentos). Enfim... :dry: 

Espero que o Governo não volte atrás, porque a regulamentação falada há algum tempo parecia-me bastante razoável. 

  • Gosto 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...