Jump to content

Sociedade


João_O

Posts Recomendados

há 36 minutos, Forbidden disse:

Pois, mas eram casadas a força (normalmente os pais arranjavam os casamentos) a partir dos 12/13 anos (ainda que normalmente fossem as raparigas aristocratas que casavam tão cedo, as mulheres do povo casavam mais tarde), eram queimadas vivas por serem bruxas ou eram internadas em hospícios por fugirem dos padrões que a sociedade impunha, não podiam ter independência financeira, eram obrigadas a ter filhos, etc.

Quanto a andar de cara tapada, a maioria das mulheres muçulmanas não anda de cara tapada, tapam apenas o cabelo. E a Mutilação Genital Feminina é praticada por pessoas de outras religioes sem ser a muçulmana:

" Female Genital Mutilation occurs in Muslim as well as non-Muslim societies in Africa and is practiced by Christians, Muslims and Animists alike. In Egypt, where perhaps 97 percent of girls suffer genital mutilation, both Christian Copts and Muslims are complicit. "

https://en.wikipedia.org/wiki/Religious_views_on_female_genital_mutilation

Vai ver os casos da Eritreia e Etiopia, onde grande parte da população e crista e praticam na mesma a mutilação genital feminina, portanto não podes dizer que se deve apenas ao islão.

Pelo menos não eram apedrejadas por adultério como se faz em certos países muçulmanos. O que nos interessa hoje é que estamos no século XXI e não deves ir buscar exemplos antigos e comparar com o mundo muçulmano de hoje. Se quiseres fazer uma comparação correcta tens de comparar o mundo muçulmano actual com a civilização ocidental actual. Em relação à mutilação genital é muito maior o numero de muçulmanas sujeitas a isso do que o nº de mulheres cristãs. Isso nem sequer é feito na Europa nem na América que são os continentes com mais cristãos no mundo e mesmo na África verificas que na parte sul do continente isso também não é praticado. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Manuel Silva disse:

LOL eu já fui a várias igrejas e não me lembro de ver ciganos na missa. As ciganas só tem tantos filhos com essa idade porque a lei portuguesa não funciona para todos. Aliás essa tua comparação é um pouco escusada pois se vires bem as coisas as ciganas tem mais direitos do que as muçulmanas. As ciganas se quiserem tomam a pilula e não engravidam já na Arábia Saudita e Afeganistão isso é impossível pois tem de levar um homem com elas para ir à farmácia.

Oprimiam bem menos que a sociedade islâmica. Elas pelo menos já andavam de cara destapada, podiam andar na rua sozinhas e não eram submetidas à mutilação genital como eram/são a maioria das muçulmanas. 

Cristãos evangélicos. Não sei se é, porque não se vê ciganas a trabalhar, a estudar após os 13/14 anos.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Manuel Silva disse:

Pelo menos não eram apedrejadas por adultério como se faz em certos países muçulmanos. O que nos interessa hoje é que estamos no século XXI e não deves ir buscar exemplos antigos e comparar com o mundo muçulmano de hoje. Se quiseres fazer uma comparação correcta tens de comparar o mundo muçulmano actual com a civilização ocidental actual. Em relação à mutilação genital é muito maior o numero de muçulmanas sujeitas a isso do que o nº de mulheres cristãs. Isso nem sequer é feito na Europa nem na América que são os continentes com mais cristãos no mundo e mesmo na África verificas que na parte sul do continente isso também não é praticado. 

 

Isso tem a ver com o facto de vivermos em sociedades laicas e não teocráticas como grande parte dos países muçulmanos. Mas se voltássemos a ter governos teocráticos irias voltar a ter a opressão, abusos e preconceitos do passado.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Manuel Silva disse:

Pelo menos não eram apedrejadas por adultério como se faz em certos países muçulmanos. O que nos interessa hoje é que estamos no século XXI e não deves ir buscar exemplos antigos e comparar com o mundo muçulmano de hoje. Se quiseres fazer uma comparação correcta tens de comparar o mundo muçulmano actual com a civilização ocidental actual. Em relação à mutilação genital é muito maior o numero de muçulmanas sujeitas a isso do que o nº de mulheres cristãs. Isso nem sequer é feito na Europa nem na América que são os continentes com mais cristãos no mundo e mesmo na África verificas que na parte sul do continente isso também não é praticado. 

 

Vê o que acontece às mulheres em países muito católicos como a Irlanda ou a Polónia no que diz respeito à questão do aborto e depois falamos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, joanagsantos disse:

Vê o que acontece às mulheres em países muito católicos como a Irlanda ou a Polónia no que diz respeito à questão do aborto e depois falamos.

Estive a ver a lei da Polónia e acho que é uma lei bastante adequada tal como era a nossa há 10 anos. Só permitem o aborto em casos de mal formação do feto, perigo de vida, incesto e violações. A Irlanda é que é mais castradora infelizmente. Acho que Portugal deveria mudar a lei e que o aborto deveria ser um acto pago pela mulher, pois até onde eu sei gravidez não é doença. Portugal deveria fazer outro referendo para saber a opinião das pessoas acerca deste tema, afinal de contas já se passaram 9 anos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ambrosio Silva disse:

Eu também acho que o aborto só devia ser permitido nesses casos ("mal formação do feto, perigo de vida, incesto e violações"). Caso contrário devia ser pago pela mulher pois não acho bem abortar por tudo e por nada.

Existe uma grande diferença entre tornar o aborto ilegal e pedir uma taxa moderadora.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais de 16% dos portugueses dizem que são racistas

Fonte: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-04-16-Mais-de-16-dos-portugueses-dizem-que-sao-racistas

Esta sondagem não deixa de ser curiosa. Afinal, trata-se de um número considerável para questionar como é que não há um único deputado do PNR na Assembleia. Poucos devem conhecer o partido.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, srcbica disse:

Mais de 16% dos portugueses dizem que são racistas

Fonte: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-04-16-Mais-de-16-dos-portugueses-dizem-que-sao-racistas

Esta sondagem não deixa de ser curiosa. Afinal, trata-se de um número considerável para questionar como é que não há um único deputado do PNR na Assembleia. Poucos devem conhecer o partido.

E aposto que são muito mais. Não acredito que toda a gente que respondeu 'Não' esteja a dizer a verdade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, srcbica disse:

Mais de 16% dos portugueses dizem que são racistas

Fonte: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-04-16-Mais-de-16-dos-portugueses-dizem-que-sao-racistas

Esta sondagem não deixa de ser curiosa. Afinal, trata-se de um número considerável para questionar como é que não há um único deputado do PNR na Assembleia. Poucos devem conhecer o partido.

Se considerares racismo contra os ciganos seria uma percentagem muito maior, mas as pessoas associam logo racismo = negros, quando existem outras raças e etnias muito mais sujeitas a preconceito no nosso pais.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, srcbica disse:

Mais de 16% dos portugueses dizem que são racistas

Fonte: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-04-16-Mais-de-16-dos-portugueses-dizem-que-sao-racistas

Esta sondagem não deixa de ser curiosa. Afinal, trata-se de um número considerável para questionar como é que não há um único deputado do PNR na Assembleia. Poucos devem conhecer o partido.

Quando o PNR tiver deputados na Assembleia, o país vai estar entregue aos bichos. Nunca vi partido tão retrogrado, racista e xenófobo como o PNR.

Editado por ricardo_vieira
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, ricardo_vieira disse:

Quando o PNR tiver deputados na Assembleia, o país vai estar entregue aos bichos. Nunca vi partido tão retrogrado, racista e xenófobo como o PNR.

Não me considero racista, mas muitos que vêem ai(chineses, africanos e etc) vêm cá e pensam que mandam nisto tudo, é um "paraiso" para eles. Aos africanos, se lhes chamares, simplesmente "preto" é logo ameaças e etc, se for ao contrário..

Lembro me de um caso, na pré primária que as educadoras, tiveram que dar bonecos a condizer com os eles, então havia lá um rapaz que era "preto" e então a educadora deu lhe um boneco de um rapaz "preto" ao menino. O Pai desse menino, no dia a seguir foi lá a escola, ameaçar as educadoras com um processo em tribunal..

Na altura, quando ia para a escola de camioneta, houve uma preta que pagou mais pelo bilhete a outro passageiro, e então ameaçou o motorista que ia fazer queixa á policia por acto racial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, pelos comentários daqui, confirma-se este parágrafo que estava na notícia que partilhei:

Repare-se que, à pergunta “Acha que os portugueses são racistas?”, o “não” desce para 44,5% e o “sim” sobe para 43,7 %.

Eu faço parte daqueles que 16% para mim já é muito. Para já, no meio académico não noto racismo, mas, mesmo assim, se fôssemos assim tão racistas, o PNR tinha de ter pelo menos um deputado na Assembleia. Há algo que não bate. Ou o PNR é demasiado radical até para os racistas, ou os racistas são ignorantes e desconhecem o partido ou uma boa parte dos racistas são comunistas.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, srcbica disse:

Bem, pelos comentários daqui, confirma-se este parágrafo que estava na notícia que partilhei:

Repare-se que, à pergunta “Acha que os portugueses são racistas?”, o “não” desce para 44,5% e o “sim” sobe para 43,7 %.

Eu faço parte daqueles que 16% para mim já é muito. Para já, no meio académico não noto racismo, mas, mesmo assim, se fôssemos assim tão racistas, o PNR tinha de ter pelo menos um deputado na Assembleia. Há algo que não bate. Ou o PNR é demasiado radical até para os racistas, ou os racistas são ignorantes e desconhecem o partido ou uma boa parte dos racistas são comunistas.

Tens que ter em atenção que mais de 40% das pessoas não votam sequer, portanto o parlamento não representa 100% o que as pessoas defendem. Além do mais a palavra "racista" pode ter várias implicações e significados diferentes, não é algo consensual. Por exemplo: muita gente diz mal dos ciganos e insulta-os por tudo e por nada, acha-os inferiores ou más pessoas. Isso não é racista? Pra mim sim mas pra muita gente não, porque muitos apenas consideram racismo quando é em relação a negros. O mesmo com os muçulmanos: muita gente diz mal deles, insulta-os, acham que são todos terroristas. Acham isso racismo? Muitos não acham que são racistas quando dizem/pensam essas coisas. Como vês, o que é considerado "racismo" varia muito consoante as pessoas.

Editado por Forbidden
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Forbidden disse:

Tens que ter em atenção que mais de 40% das pessoas não votam sequer, portanto o parlamento não representa 100% o que as pessoas defendem. Além do mais a palavra "racista" pode ter várias implicações e significados diferentes, não é algo consensual. Por exemplo: muita gente diz mal dos ciganos e insulta-os por tudo e por nada, acha-os inferiores ou más pessoas. Isso não é racista? Pra mim sim mas pra muita gente não, porque muitos apenas consideram racismo quando é em relação a negros. O mesmo com os muçulmanos: muita gente diz mal deles, insulta-os, acham que são todos terroristas. Acham isso racismo? Muitos não acham que são racistas quando dizem/pensam essas coisas. Como vês, o que é considerado "racismo" varia muito consoante as pessoas.

Vice-versa não conta?

Olha há pouco tempo, no supermercado onde eu trabalho, vi um cigano a insultar uma pessoa.. 
 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, Linkin disse:

Vice-versa não conta?

Olha há pouco tempo, no supermercado onde eu trabalho, vi um cigano a insultar uma pessoa.. 
 

Há de tudo...

O meu avô que eu considero muito conservador em certos aspectos em relação aos ciganos e romenos e o inverso. Fala com eles na rua normalmente e cumprimenta sempre que vê uns que conhece. E quando eu era pequeno dizia para ele não falar com eles porque eram "maus" e ele ralhava comigo. Mas depois em relação a negros ou muçulmanos a história é outra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Linkin disse:

Vice-versa não conta?

Olha há pouco tempo, no supermercado onde eu trabalho, vi um cigano a insultar uma pessoa.. 
 


Depende: se for algo contra um indivíduo apenas não, mas se for algo sistemático contra os brancos claro que é racismo. Mas eu só falo do que conheço, e muita gente diz mal dos ciganos e muçulmanos no geral, insultam-nos como povo/raça/etnia e não como indivíduos.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, JDuarte disse:

Só 16% eu ia para 80% e a ser positivo

pessoass de leste = ciganos que vem para aí roubar

brasileiras = p*tas que vêm estragar casamentos

chineses = chinos que vêm f*der com a economia

Africanos = Pretos, somos a favor, mas longe de nós

Nunca vi povo que se achasse tão superior aos outros como os portugueses.

Temos de ser realistas. A maioria das pessoas não diz a verdade por ter medo ou por ser politicamente correcta. A análise que fizeste das pessoas é em parte correcta. É claro que não podemos generalizar mas por causa de uns, sofrem os outros sem necessidade nenhuma. Na terra onde eu moro é raro ver ciganos romenos mas todos os dias de feira eles e elas aparecem. Só sabem pedir dinheiro e importunar as pessoas que querem estacionar os carros pedindo sempre gorjeta mesmo que a pessoa tenha encontrado lugar sem a ajuda deles. Em relação às brasileiras conheço alguns casos de homens que largaram as famílias para ficarem com elas. Em 2004 não havia nenhuma loja dos chineses em Ponte de Lima. Hoje em dia já existem umas 8 e uma delas é um autentico hipermercado (só lhe falta a comida). As lojas dos portugueses cá fecham mas as deles estão sempre a aumentar e sempre com clientela.  As pessoas daqui reclamam que alguns produtos não prestam mas estão sempre a comprar lá. Em relação aos pretos eles não fazem mal a ninguém quando são em pequenas quantidades, mas quando são em grandes quantidades é lixado para uma pessoa viver em sossego. Onde eu vivo é raro ver um preto, mas quando eu vivia nos arredores de Lisboa eu tinha medo de passar perto deles. Eles lá andavam sempre em grupo, perguntavam sempre se tinhas dinheiro, por vezes revistavam uma pessoa, estavam sempre a falar alto e punham musica aos altos berros. Eu cheguei a ser roubado 1 vez e fui revistado umas 3 vezes. O que me valeu quando fui roubado é que eu já tinha feito as compras e só me levaram 2€. Quando lá morava por vezes desviava-me para não passar perto deles. Na minha opinião eu acho que os portugueses não se acham superiores, as pessoas simplesmente tem MEDO.

Editado por Manuel Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Manuel Silva disse:

Temos de ser realistas. A maioria das pessoas não diz a verdade por ter medo ou por ser politicamente correcta. A análise que fizeste das pessoas é em parte correcta. É claro que não podemos generalizar mas por causa de uns, sofrem os outros sem necessidade nenhuma. Na terra onde eu moro é raro ver ciganos romenos mas todos os dias de feira eles e elas aparecem. Só sabem pedir dinheiro e importunar as pessoas que querem estacionar os carros pedindo sempre gorjeta mesmo que a pessoa tenha encontrado lugar sem a ajuda deles. Em relação às brasileiras conheço alguns casos de homens que largaram as famílias para ficarem com elas. Em 2004 não havia nenhuma loja dos chineses em Ponte de Lima. Hoje em dia já existem umas 8 e uma delas é um autentico hipermercado (só lhe falta a comida). As lojas dos portugueses cá fecham mas as deles estão sempre a aumentar e sempre com clientela.  As pessoas daqui reclamam que alguns produtos não prestam mas estão sempre a comprar lá. Em relação aos pretos eles não fazem mal a ninguém quando são em pequenas quantidades, mas quando são em grandes quantidades é lixado para uma pessoa viver em sossego. Onde eu vivo é raro ver um preto, mas quando eu vivia nos arredores de Lisboa eu tinha medo de passar perto deles. Eles lá andavam sempre em grupo, perguntavam sempre se tinhas dinheiro, por vezes revistavam uma pessoa, estavam sempre a falar alto e punham musica aos altos berros. Eu cheguei a ser roubado 1 vez e fui revistado umas 3 vezes. O que me valeu quando fui roubado é que eu já tinha feito as compras e só me levaram 2€. Quando lá morava por vezes desviava-me para não passar perto deles. Na minha opinião eu acho que os portugueses não se acham superiores, as pessoas simplesmente tem MEDO.

Isso também acontece com os brancos dos bairros problemáticos, os chamados mitras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, joanagsantos disse:

Isso também acontece com os brancos dos bairros problemáticos, os chamados mitras.

Quando eu era pequeno existiam por lá alguns brancos "mauzões" sim. Entretanto veio a expo 98 e esses brancos mais arruaceiros praticamente desapareceram. Foram substituídos pelos pretos. Eu lembro-me de andar no 5º ano e haver no máximo 2 ou 3 pretos por turma. Depois no 6º ano lembro-me de haver uma turma do 5º onde só havia pretos e as outras do 5º passaram a ter 5 ou 6 por turma. Quando entrei no 5º ano 90% dos alunos eram brancos e quando saí no 9º ano deviam haver só 60-65% de alunos brancos. O bairro onde eu morava não era problemático mas havia um sitio ou outro onde não convinha passar para evitar ser importunado. Infelizmente eu tinha de lá passar num desses sítios quando os meus pais me mandavam comprar alguma coisa no antigo Carrefour. Atenção que não estou a dizer que os pretos são más pessoas. Apenas falei da experiência que vivi de perto há uns anos. Creio que eles há uns anos estivessem revoltados pois viam os brancos a ter tudo do bom e do melhor e eles que eram recém chegados a Portugal não tinham nada. Nos últimos anos tenho ido lá de férias e acho que eles estão melhor integrados e confesso que não tenho andado com medo de cada vez que lá vou. Das duas uma: ou é por ser mais velho que não tenho tanto medo ou os pais deles já tem algum dinheiro fazendo com que eles não precisem de andar a assaltar as pessoas. 

Pessoas problemáticas há em todo o lado quer sejam brancos, pretos, ciganos, por isso é dever dos pais distribuir uma boa dose de palmadas assim que eles pisem a linha vermelha para um dia mais tarde não virarem ladrões ou vagabundos. Eu tive um colega cuja mãe deu-lhe umas boas palmadas em frente aos professores e avisou-o que da próxima vez que maltratasse alguém batia-lhe na frente dos colegas. Nunca mais se ouviu o rapaz a ser malcriado com ninguém. Eu acho que se todos os pais fizessem isso não havia necessidade de reformatórios nem haviam delinquentes.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu moro em um bairro em que no meu tempo, havia muitos pretos, mitras e etc, agora está mais calmo, mas ainda há. Sempre acostumei me a eles, mas é claro que muitos deles só faziam porcaria(principalmente nas aulas), mas um dos meus melhores amigos da escola, era um preto, que infelizmente faleceu o ano passado :(
Tinha colegas meus, que andavam com eles e tinham a mania, quando estavam ao pé deles.. Mas sozinhos.. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...