Jump to content

Sociedade


João_O

Posts Recomendados

Agora mesmo, joanagsantos disse:

Exacto, mas nas questões da maternidade/filhos, as mulheres são mais penalizadas que os homens e uma mulher que não tenha uma relação fixa ou que seja namoradeira é vista com maus olhos.

Eu não me sinto penalizada na questão da maternidade. Ser mae hoje em dia é uma opção, da qual até se pode abdicar. Eu acho que as mulheres nesse assunto tem a faca e o queijo na mao. Passo a explicar: Se eu engravido posso decidir ter o filho, e obrigar o pai a pagar para esse mesmo. Se opto pelo aborto, faço-o mesmo que o pai queira muito ter esse filho. Por isso sinto que as mulheres nesse sentido são preveligiadas. :D 

Quanto a carreira, se trabalho em horário reduzido è porque quero. Conheço algumas famílias que trabalham ambos em horário reduzido ou ambos a tempo inteiro.

Esta bem, mas isso é preconceito, e os homens também não são vistos com bons  olhos por alguns se forem mulherengos.... Um homem que se vista duma certa maneira, muitas vezes é logo considerado gay. Ou um homem que chore facilmente é condenado etc.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, joanagsantos disse:

Exacto, mas nas questões da maternidade/filhos, as mulheres são mais penalizadas que os homens e uma mulher que não tenha uma relação fixa ou que seja namoradeira é vista com maus olhos.

Em que aspeto?! Pelo contrário, a mulher tem muito mais probabilidade de ficar com a guarda dos filhos do que os homens, o que eu acho uma injustiça.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Forbidden disse:

Em que aspeto?! Pelo contrário, a mulher tem muito mais probabilidade de ficar com a guarda dos filhos do que os homens, o que eu acho uma injustiça.

Falava das empresas/empregos, onde as mães/mulheres que pensam engravidar são mal vistas, devido a uma série de factores. Sei de um caso (autarquia), onde uma mãe foi obrigada a mudar de departamento (como castigo), só porque o lugar para onde a destacaram inicialmente não era compatível (horário) com as escolas dos filhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas questões dos filhos as mulheres tem mais privilégios que os homens, a mulher é que decide se quer ter o filho e o homem mesmo se não quiser tem que pagar a pensão de alimentos. E o tribunal só em último caso tira um filho à mãe. Dizer que as mulheres são mais penalizadas não é verdade, os homens sim são mais penalizados que as mulheres neste caso.

Agora mesmo, joanagsantos disse:

Falava das empresas/empregos, onde as mães/mulheres que pensam engravidar são mal vistas, devido a uma série de factores. Sei de um caso (autarquia), onde uma mãe foi obrigada a mudar de departamento (como castigo), só porque o lugar para onde a destacaram inicialmente não era compatível (horário) com as escolas dos filhos.

Nesse caso sim a mulher pode ser mais penalizada. Mas não percebo se uma mulher pensar engravidar é mal vista. Mentalidades.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, LFTV disse:

Nas questões dos filhos as mulheres tem mais privilégios que os homens, a mulher é que decide se quer ter o filho e o homem mesmo se não quiser tem que pagar a pensão de alimentos. E o tribunal só em último caso tira um filho à mãe. Dizer que as mulheres são mais penalizadas não é verdade, os homens sim são mais penalizados que as mulheres neste caso.

Nesse caso sim a mulher pode ser mais penalizada. Mas não percebo se uma mulher pensar engravidar é mal vista. Mentalidades.

Creio que isso está relacionado com a licença de maternidade (x meses em casa), com as consultas, etc, e para muitos patrões isso irá prejudicar a empresa (é um trabalhador a menos - embora temporariamente).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, joanagsantos disse:

Creio que isso está relacionado com a licença de maternidade (x meses em casa), com as consultas, etc, e para muitos patrões isso irá prejudicar a empresa (é um trabalhador a menos - embora temporariamente).

Sim certamente será por esses motivos. Mas as empresas deviam era apoiar quem quer ter filhos e não complicar a vida às pessoas, assim ficariam bem vistos. Felizmente existem algumas empresas que apoiam quem quer formar família, mas acho que são poucas.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, joanagsantos disse:

Falava das empresas/empregos, onde as mães/mulheres que pensam engravidar são mal vistas, devido a uma série de factores. Sei de um caso (autarquia), onde uma mãe foi obrigada a mudar de departamento (como castigo), só porque o lugar para onde a destacaram inicialmente não era compatível (horário) com as escolas dos filhos.

Os meus horários também são compatíveis com os horários escolares. Mas os do meu marido também não, e isso não importa nem ao meu empregador, nem ao do meu marido, e muito menos aos professores. :P Cada qual que se arranje... 

Mas isso tem pouco a ver com o ser homem ou mulher. No caso da senhora que mudou de departamento, teve que optar ou por um horário bom, ou entao optava por ser o marido a ocupar-se da parte da escola. Um deles tinha que ceder. Mas isso ja é um problema do casal, não das empresas, nem das mulheres em geral. Provavelmente o cargo foi para uma mulher que ou não tem filhos, ou não precisa de os ir buscar a escola. ;) 

Agora, concordo contigo, que se as empresas funcionassem mais em função das famílias em termos de horários por exemplo, os empregados se calhar estariam mais contentes e seriam mais produtivos. Mas isso é outra conversa. :) 

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, JDuarte disse:

É verdade que os homens não têm direito á reforma das mulheres quando estas morrem, mas as mulheres têm direito a 60% quando o marido morre?

a 1ª parte não sei mesmo, mas antigamente, as filhas solteiras (mesmo que trabalhassem) tinham direito a uma pensão devido à morte dos pais.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, JDuarte disse:

É verdade que os homens não têm direito á reforma das mulheres quando estas morrem, mas as mulheres têm direito a 60% quando o marido morre?

Se te referes a pensão de viuvez os homens também tem direito... não acho que o Estado possa discriminar dessa forma os homens, isso é proibido pela constituição.

http://www.e-konomista.pt/artigo/pensao-de-viuvez/

Editado por Forbidden
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, JDuarte disse:

É verdade que os homens não têm direito á reforma das mulheres quando estas morrem, mas as mulheres têm direito a 60% quando o marido morre?

Onde viste isso! :O 

Isto diz na pagina da segurança social

 

Spoiler

 

O que é

 

É uma prestação em dinheiro atribuída, mensalmente, ao viúvo(a) ou pessoa que vivia em situação de união de facto com o pensionista de pensão social por invalidez ou por velhice falecido.

 

Condições de atribuição

 

A atribuição da pensão de viuvez depende de os requerentes:

  • Tenham nacionalidade portuguesa ou estejam em condições de igualdade de tratamento com os cidadãos portugueses
  • Residam em território português
  • Não tenham direito a qualquer pensão por direito próprio e preencham a condição de recursos da pensão social - rendimentos mensais ilíquidos iguais ou inferiores a  167,69 € (corresponde a 40% do valor do indexante dos apoios sociais - IAS)*

*O valor do IAS é de 419,22 €.

 

Acumulação com outros benefícios


Pode acumular com:

  • Pensão social de velhice e pensão social de invalidez, desde que o montante não seja superior ao valor mínimo da pensão do regime geral
  • Complemento por dependência
  • Rendimento social de inserção
  • Complemento solidário para idosos

 

  •  
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, JDuarte disse:

Mas então não é à muito pois não? Eu não tenho a certeza, estou só a perguntar pois um senhor falou que não tinha direito a reforma da mulher que morreu, mas que as mulheres já têm, se calhar mudou á uns anos e não abrangeu já o caso do senhor, será isso?

Nao. Acho que se o senhor tiver uma reforma própria considerada alta, o que para os governadores portugueses é tipo 600 euros ou assim... Não tem direito. Mas o mesmo vale para as mulheres. A minha tia não recebe, porque recebe um valor considerável da Alemanha.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, sue disse:

Nao. Acho que se o senhor tiver uma reforma própria considerada alta, o que para os governadores portugueses é tipo 600 euros ou assim... Não tem direito. Mas o mesmo vale para as mulheres. A minha tia não recebe, porque recebe um valor considerável da Alemanha.

Pois realmente não sei, por isso quis tirar a duvida aqui, obrigado.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, sue disse:

Nao. Acho que se o senhor tiver uma reforma própria considerada alta, o que para os governadores portugueses é tipo 600 euros ou assim... Não tem direito. Mas o mesmo vale para as mulheres. A minha tia não recebe, porque recebe um valor considerável da Alemanha.

Pois, de facto 600 euros é um luxo, dá pra viver uma vida de rei :lol:

Entristece-me como tanta gente idosa nesta pais tem que sobreviver com pensões de 300/300 euros, as vezes até menos...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Pedro M. disse:

Uma porcaria. Só serve para escurecer ainda mais cedo. Saio das aulas às 6 e já é escuro. :(

O pior é quando saio às 8. Olho para a rua às 6, já está tudo escuro, e só de pensar que ainda tenho mais duas horas pela frente, até me dá uma coisinha má. :mosking:

Se ao menos estivesse quente! Mas com um tempo congelante e de noite é o cúmulo! Vou me mudar para o Brasil! #ImpeachmentDoHorárioDeInverno

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Pedro M. disse:

Uma porcaria. Só serve para escurecer ainda mais cedo. Saio das aulas às 6 e já é escuro. :(

O pior é quando saio às 8. Olho para a rua às 6, já está tudo escuro, e só de pensar que ainda tenho mais duas horas pela frente, até me dá uma coisinha má. :mosking:

Eu no ano passado havia um dia em que saía às 18:35 ou isso e era horrível, estava tudo escuro e quando chovia então era só trânsito na rua. Este ano o mais tarde que saio da escola é às 17:45 por isso não é tão mau (1 hora quase ainda faz diferença). Por outro lado, uma das coisas que gosto desta mudança de hora é o facto de o Natal estar mais perto. Começam-se a ver as luzes nas ruas e até sabe bem chegar a casa à noite xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Ambrósio disse:

Atenção que este fim-de-semana muda a hora! No domingo (30) quando forem 2 da manhã o relógio atrasa uma hora e passa a ser 1 da manhã xD Vem aí o horário de inverno!

O que acham da mudança da hora?

Neste caso é boa porque durmo mais uma hora. :mosking:

há 17 horas, Pedro M. disse:

Uma porcaria. Só serve para escurecer ainda mais cedo. Saio das aulas às 6 e já é escuro. :(

O pior é quando saio às 8. Olho para a rua às 6, já está tudo escuro, e só de pensar que ainda tenho mais duas horas pela frente, até me dá uma coisinha má. :mosking:

Também não gosto da parte de escurecer muito cedo :S mas tirando isso, é na boa xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, João 94 disse:

Eu pessoalmente gosto mais do horário de inverno, gosto de ser noite e ainda "haver vida" se é que me entendem, pessoas nas ruas, lojas abertas, etc. :P 

 

Pois eu também gosto disso. Eu dantes detestava este horário de inverno mas agora até passei a gostar mais, até porque estou farto deste calor, hoje parecia Verão, e amanhã e sexta ainda vai estar mais quente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...