Jump to content

Cantinho do Off-Topic


Rodolfo

Posts Recomendados

Nunca esquecer quando trabalhei no call center, tratava as pessoas por você e pelo nome. Há um belo dia, eu estava a tratar o senhor por Roberto e ele insiste "É SENHOR ROBERTO!" e eu "okay, SENHOR Roberto, qual o seu email?" e ele, muito envergonhado, diz qualquer coisa na onde de "é ...então ..é robertinho_gatinho_gostoso@..."

Daí para a frente foi Roberto e não voltou a pedir o senhor. :mico:

  • Haha 14
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, srcbica disse:

A última que eu vi não foi em inglês. Foi coveiro agora chamar-se "técnico de profundidade". Achei muito vergonha alheia. Eu realmente me questiono se a pessoa, que exerce o trabalho, não se sente constrangida por isso.

Não há nada que diminua mais o trabalho braçal que estas coisas.

Isto, sim, aponta este trabalho como vergonhosos, que são preciso serem escondidos ou disfarçados, pois ninguém pode saber o que são. 

“Técnico em profundidade”, se não me dissesses que era coveiro, iria pensar num geólogo que faz prospecção de poços e afins.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Duarte said:

Queres que diga o quê, em específico? 

Em linhas gerais, acho que os portugueses precisam de sentir-se superiores em alguma coisa, daí está necessidade de tratar tudo por doutor, engenheiro ou o crl, e vão a coisas tão simples como "ah gosto de ser tratado por você num restaurante". Resumam-se um bocadinho. Podem ser muito mal tratados e serem tratados por você e o inverso, serem super bem tratados e por tu 

Chama-se "respeito".

Se falares de tratar pessoas por doutor, engenheiro ou o que seja... aí acho que há um claro complexo de superioridade porque qualquer pessoa que os trate por "sr" e de forma respeitosa, não está a faltar ao respeito a ninguém.

Mas a forma correta é tratar por você quando não conheces a pessoa. Se sentires que o teu médico de família te dá confiança e liberdade para o tratares por "tu" porreiríssimo. Agora quando não conheces a pessoa de lado nenhum e a vais tratar por tu acho só parvo. Acho que tratar as pessoas que não conheces por tu é um claro sinal de imaturidade. E é o tratamento correto e educado porque isto é uma democracia, mas não é uma anarquia, a própria sociedade tem regras para que isto funcione. Podes dizer-me a sociedade vai evoluindo e os títulos vão caindo, a proximidade vai acontecendo ... super de acordo e acho que as pessoas cada vez mais são relaxadas com isso e ainda bem. Mas tratar alguém que acabaste de conhecer por tu só pode acontecer - na minha ótica, obviamente - em três situações: 1)se a pessoa te der liberdade para esse tratamento, 2) se a pessoa estiver próxima da tua faixa etária e 3) se estiveres com ela num contexto social: festa com amigos, no metro, o que seja.

E num contexto laboral então é um big "no-no".

  • Gosto 5
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

prefiro, sem duvida, que me tratem por tu; sinto-me bastante desconfortavel quando alguem, mesmo que tenha acabado de me conhecer, me trate por voce

quando sou tratado por voce, parece que estou num patamar superior ao da outra pessoa e, mesmo que isso possa ser verdade em certas situaçoes, nao gosto nada; muito estranho :curtainpeek:

tento sempre tratar o pessoal ao meu redor por tu; e digo "tento" porque, por vezes, escapa-me :haha:

Editado por jt9
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, VTL disse:

Chama-se "respeito".

Se falares de tratar pessoas por doutor, engenheiro ou o que seja... aí acho que há um claro complexo de superioridade porque qualquer pessoa que os trate por "sr" e de forma respeitosa, não está a faltar ao respeito a ninguém.

Mas a forma correta é tratar por você quando não conheces a pessoa. Se sentires que o teu médico de família te dá confiança e liberdade para o tratares por "tu" porreiríssimo. Agora quando não conheces a pessoa de lado nenhum e a vais tratar por tu acho só parvo. Acho que tratar as pessoas que não conheces por tu é um claro sinal de imaturidade. E é o tratamento correto e educado porque isto é uma democracia, mas não é uma anarquia, a própria sociedade tem regras para que isto funcione. Podes dizer-me a sociedade vai evoluindo e os títulos vão caindo, a proximidade vai acontecendo ... super de acordo e acho que as pessoas cada vez mais são relaxadas com isso e ainda bem. Mas tratar alguém que acabaste de conhecer por tu só pode acontecer - na minha ótica, obviamente - em três situações: 1)se a pessoa te der liberdade para esse tratamento, 2) se a pessoa estiver próxima da tua faixa etária e 3) se estiveres com ela num contexto social: festa com amigos, no metro, o que seja.

E num contexto laboral então é um big "no-no".

Tudo certo, mas vai dar ao mesmo, não é por usar você que estou a respeitar mais ou menos a pessoa 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Duarte disse:

Queres que diga o quê, em específico? 

Em linhas gerais, acho que os portugueses precisam de sentir-se superiores em alguma coisa, daí está necessidade de tratar tudo por doutor, engenheiro ou o crl, e vão a coisas tão simples como "ah gosto de ser tratado por você num restaurante". Resumam-se um bocadinho. Podem ser muito mal tratados e serem tratados por você e o inverso, serem super bem tratados e por tu 

A questão do "tu" está num patamar muito mais básico do que a do "Doutor" e do "Engenheiro", que são convenções sociais de hierarquia e bajulação que não têm nada que ver com o uso correcto da língua portuguesa de forma adequada para com estranhos. Resumam-se? Não. Só porque pessoalmente não te importas de ser tratado por "tu" por pessoas que não conheces (e que não te conhecem) de lado nenhum num contexto formal, isso não significa que que é correcto (porque não é). A língua, para além de regras gramaticais, tem regras sociais. Aliás, Portugal até é mais livre no uso do "tu" no seio familiar do que o Brasil, por exemplo. No Brasil, nunca ninguém chama o pai ou a mãe de "tu" ou "você". É sempre "o senhor" ou "a senhora". E isto não tem que ver com estrato social. Tanto a Roberta que vive num condomínio privado como a Valdirene que vive numa favela tratam os pais dessa forma. Achas que os pais brasileiros deviam resumir-se um bocadinho, também? É a mesma coisa. Simplesmente, em Portugal não se deve tratar estranhos por "tu" em situações formais (com a possível excepção de crianças e pré-adolescentes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que eu faço para reduzir o tamanho dos meus gifs que coloco no fórum? Quando quero colocar um do Imgur ou um que encontrei aqui mesmo e estava em resolução pequena, quando colo no meu post, a resolução vira uma torre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que aconselham para quem tenciona emigrar? (Sou licenciado em ciências sociais, mas não tenho futuro neste país, e também será difícil fora do país, então acho que tenho de começar no zero noutra área noutro país...) 

Hotelaria é uma área onde tenho experiência. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Patiño disse:

O que aconselham para quem tenciona emigrar? (Sou licenciado em ciências sociais, mas não tenho futuro neste país, e também será difícil fora do país, então acho que tenho de começar no zero noutra área noutro país...) 

Hotelaria é uma área onde tenho experiência. 

Que daqui a 4 anos não votem no Chega :zzz:

  • Gosto 5
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/03/2024 at 02:37, Free Live disse:

Alguém foi ver o Desconfia? O que acharam? 

Eu gostei, principalmente dos convidados, nomeadamente a Sara Norte e a Sónia Tavares. 

Para quem segue o Extremamente diariamente, acaba por haver muitas coisas repetidas, tipo os números a gozar com a Susana Torres e a gozar com o pessoal do coach. Apesar de ter gostado, esperava um pouco mais. Ou seja, foi médio, não foi algo brutal.

Sobrepõe-se muito à rubrica da Renascença, ela tentou desassociar, mas é impossível.

Editado por Patiño
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/03/2024 at 16:42, jjsousa disse:

Como é que eu faço para reduzir o tamanho dos meus gifs que coloco no fórum? Quando quero colocar um do Imgur ou um que encontrei aqui mesmo e estava em resolução pequena, quando colo no meu post, a resolução vira uma torre

Depois de incorporares o link, clicas 2x na imagem ou no gif e dá para configurar o tamanho. 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...