João_O Postado 25 de novembro 2017 Partilhar Postado 25 de novembro 2017 há 3 horas, João F. disse: Sim, isso foi o que eu fiz também, no 2º ano, em Évora. Mas isso já é bué old school. No técnico, eles fazem muito mais bioinformática. Tipo, se queres entender o comportamento de um micróbio, através de estudar os seus genes, é mt mais fácil extrair o ADN, mandar sequenciar (hoje em dia sequencias um genoma em 30 minutos ou menos) e depois comparas a sequencia com uma base de dados no NCBI (BLAST). Claro que é preciso ter imensa paciência, para passar dias e dias a analisar milhões de dados informáticos! Vou ter bioinformática no próximo semestre, por isso quanto a isso ainda não posso falar, mas acho que vamos identificar proteínas e cenas do género mas não sei se vou gostar, informática e tudo o que tenha a ver com programação não faz muito o meu género xD Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
MiguelÂngeloo Postado 28 de novembro 2017 Partilhar Postado 28 de novembro 2017 É possível a direção da escola dizer que não quer eleições e muito menos uma AE? É possível uma Lista ser composta por miudos só do 9º? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Francisca Postado 30 de novembro 2017 Partilhar Postado 30 de novembro 2017 On 28/11/2017 at 22:20, Angel-O disse: É possível a direção da escola dizer que não quer eleições e muito menos uma AE? É possível uma Lista ser composta por miudos só do 9º? O que é que diz o regulamento? Normalmente os estudantes têm mesmo o direito a associarem-se... E sim, é possível que a escola estabeleça uma quota de alunos consoante os anos de escolaridade. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
MiguelÂngeloo Postado 30 de novembro 2017 Partilhar Postado 30 de novembro 2017 O que é que diz o regulamento? Normalmente os estudantes têm mesmo o direito a associarem-se... E sim, é possível que a escola estabeleça uma quota de alunos consoante os anos de escolaridade.No regulamento não fala nada de AE... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Televisão 10 Postado 30 de novembro 2017 Partilhar Postado 30 de novembro 2017 Hoje fiz mais um teste de Filosofia, algo controverso. Tinha a versão 2. Pelo menos, tinha ideia que as versões alteravam apenas a ordem de determinadas escolhas múltiplas ou de ordenações, de forma a que os alunos não copiassem. No final do teste, vejo que os alunos da outra versão têm diferenças, não apenas nas ordens. Num exercício de verdadeiros e falsos, com a cotação de 30 pontos para a identicação e 50 pontos para a justificação, os meus colegas com a versão 1 tinham afirmações mais fáceis de identificar do que os alunos com a versão 2. Desta forma, resolvia com maior certeza o teste da versão 1 do que o da versão 2. Os restantes colegas têm a mesma opinião. Assim, queria saber se é possível fazer questões com o grau de dificuldade diferente, consoante a versão. Questionava também a professora aqui do fórum, @Ana Maria Peres. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Ana Maria Peres Postado 30 de novembro 2017 Partilhar Postado 30 de novembro 2017 (editado) há 19 minutos, Televisão 10 disse: Assim, queria saber se é possível fazer questões com o grau de dificuldade diferente, consoante a versão. Questionava também a professora aqui do fórum, @Ana Maria Peres. Tendo em conta a legislação (aqui lanço sempre um grau de subjetividade, pois implica sempre o Regulamento Interno de cada escola), é possível, não há nada contra isso, infelizmente. Nada impede a tua professora de realizar duas versões diferentes, com grau de dificuldade distinto um do outro. No entanto, ambos deveriam de, idealmente, ter o mesmo grau de complexidade envolvida e dever-se-ia aspirar a igualdade na distribuição de resultados. Isto no campo teórico. No que toca ao campo prático, creio que não haja grande coisa a fazer. Penso que a única coisa que a tua turma pode fazer é falar com a professora e debaterem o tema com ela, no sentido de a mesma ser mais flexível nos vossos critérios de avaliação, ou então para que situações destas não se voltem a acontecer ulteriormente. Se ela não vos quiser ouvir, falem com o vosso diretor de turma, ou então consultem o vosso Regulamento Interno da vossa escola e vejam se há alguma alínea que explicite esse caso. Aquilo que é "proibido" e pode levantar queixas é realizar um teste/exame que verse sobre matéria que não foi ensinada em sala de aula. Aí, pode haver implicações; agora, caso os conteúdos programáticos forem verdadeiramente dados, há margem de manobra para fazer versões com graus de dificuldade distintos, agora de forma ideal tal não devia de acontecer. Editado 30 de novembro 2017 por Ana Maria Peres 2 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Televisão 10 Postado 30 de novembro 2017 Partilhar Postado 30 de novembro 2017 há 3 minutos, Ana Maria Peres disse: Tendo em conta a legislação (aqui lanço sempre um grau de subjetividade, pois implica sempre o Regulamento Interno de cada escola), é possível, não há nada contra isso, infelizmente. Nada impede a tua professora de realizar duas versões diferentes, com grau de dificuldade distinto um do outro. No entanto, ambos deveriam de, idealmente, ter o mesmo grau de complexidade envolvida e dever-se-ia a aspirar a igualdade na distribuição de resultados. Isto no campo teórico. No que toca ao campo prático, creio que não haja grande coisa a fazer. Penso que a única coisa que a tua turma pode fazer é falar com a professora e debaterem o tema com ela, no sentido de a mesma ser mais flexível nos vossos critérios de avaliação, ou então para que situações destas não se voltem a acontecer ulteriormente. Se ela não vos quiser ouvir, falem com o vosso diretor de turma, ou então consultem o vosso Regulamento Interno da vossa escola e vejam se há alguma alínea que explicite esse caso. Aquilo que é "proibido" e pode levantar queixas é realizar um teste/exame que verse sobre matéria que não foi ensinada em sala de aula. Aí, pode haver implicações; agora, caso os conteúdos programáticos forem verdadeiramente dados, há margem de manobra para fazer versões com graus de dificuldade distintos, agora de forma ideal tal não devia de acontecer. Muito obrigado pelos esclarecimentos! Curiosamente e infelizmente, a professora da disciplina é a minha diretora de turma. Se a confrontar, dirá que o grau de dificuldade foi o mesmo, embora eu não concorde. Falei com a professora com quem tive a aula seguinte, de Geografia, que tem mais anos de experiência e penso estar ligada a direção e ela disse que podem fazê-lo, mas que não é o ideal nem o costume, pelo menos num exercício de verdadeiros e falsos. Disse que deveriam ter o mesno grau de dificuldade. Ela até disse que seria o mesmo que numa versão perguntar o que é o sistema intensivo e noutra o regime extensivo da agricultura. A pergunta seria diferente, mas o grau de dificuldade o mesmo. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
D23 Postado 7 de dezembro 2017 Partilhar Postado 7 de dezembro 2017 (editado) Hoje comecei a dar Sistemas Biológicos. Basicamente, é a formulação de modelos matemáticos complexos, para prever o comportamento dos sistemas biológicos. Não há forma de fugir à Matemática e Estatística! O prof disse que ele ainda é do tempo em que um biólogo não tinha de saber estas coisas, mas que nós temos obrigação de dominar estes conceitos, se quisermos ter algum futuro! Editado 7 de dezembro 2017 por Faded Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Televisão 10 Postado 7 de dezembro 2017 Partilhar Postado 7 de dezembro 2017 (editado) On 30/11/2017 at 22:40, Ana Maria Peres disse: Aquilo que é "proibido" e pode levantar queixas é realizar um teste/exame que verse sobre matéria que não foi ensinada em sala de aula. Aí, pode haver implicações; agora, caso os conteúdos programáticos forem verdadeiramente dados, há margem de manobra para fazer versões com graus de dificuldade distintos, agora de forma ideal tal não devia de acontecer. Curiosamente, na sequência da história das versões, fui ver alguns afirmações que achei complicadas durante o teste e cheguei à conclusão que a matéria presente nas mesmas não fazia parte dos conteúdos indicados na matriz nem nas páginas do manual indicadas para estudar. Conclusão: fui falar com a professora e outros colegas também e deu uma desculpa esfarrapada, que estava tudo relacionado, que sentia muito (como se tivéssemos a pedir algo que não merecíamos) e que agora que já sabíamos argumentar mas que não a conseguíamos enganar... Deve pensar que somos estúpidos. Fiquei mesmo zangado. Fui duplamente prejudicado. Se não gostar da nota do teste, certamente pedirei ao meu encarregado de educação para falar com ela, pois acho a situação inaceitável. Não deixa de ser irónico isto acontecer na disciplina de Filosofia. Editado 10 de dezembro 2017 por Televisão 10 3 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Ana Maria Peres Postado 7 de dezembro 2017 Partilhar Postado 7 de dezembro 2017 há 1 hora, Televisão 10 disse: Curiosamente, na sequência da história das versões, fui ver alguns afirmações que achei complicadas durante o teste e cheguei à conclusão que a matéria presente nas mesmas não fazia parte dos conteúdos indicados na matriz nem nas páginas do manual indicadas para estudar. Conclusão: fui falar com a professora e outros colegas também e deu uma desculpa esfarrapada, que estava tudo relacionado, que sentia muito (como se tivéssemos a pedir algo que não merecíamos) e que agora que já sabíamos argumentar mas que não a conseguíamos enganar... Deve pensar que eu somos estúpidos. Fiquei mesmo zangado. Fui duplamente prejudicado. Se não gostar da nota do teste, certamente pedirei ao meu encarregado de educação para falar com ela, pois acho a situação inaceitável. Não deixa de ser irónico isto acontecer na disciplina de Filosofia. Então, fazem bem em comunicar aos vossos encarregados de educação para falar com ela. Não é, de forma alguma, aceitável que algum teste ou exame verse sobre matéria que não foi referida em classe e aí terão, certamente, toda a razão na defesa da vossa opinião. É pena é que ela negue, ainda para mais sendo professora de filosofia, deve conhecer as falácias melhores que ninguém. 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Televisão 10 Postado 7 de dezembro 2017 Partilhar Postado 7 de dezembro 2017 (editado) há 4 minutos, Ana Maria Peres disse: Então, fazem bem em comunicar aos vossos encarregados de educação para falar com ela. Não é, de forma alguma, aceitável que algum teste ou exame verse sobre matéria que não foi referida em classe e aí terão, certamente, toda a razão na defesa da vossa opinião. É pena é que ela negue, ainda para mais sendo professora de filosofia, deve conhecer as falácias melhores que ninguém. A minha questão é se ela conhece realmente a matéria que leciona ou melhor, o manual. Ainda assim, na primeira vez que a interpelei não tinha provas claras. Desta vez, tenho. Tentarei chegar a um consenso. Vamos ver como vai correr... Editado 7 de dezembro 2017 por Televisão 10 3 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
DBook Postado 19 de dezembro 2017 Partilhar Postado 19 de dezembro 2017 O meu computador avariou e perdi a minha PAP, trabalhos de recuperação, relatórios, fiquei desmotivado depois de me ter acontecido isto. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Francisca Postado 22 de dezembro 2017 Partilhar Postado 22 de dezembro 2017 On 19/12/2017 at 23:34, Maregol disse: O meu computador avariou e perdi a minha PAP, trabalhos de recuperação, relatórios, fiquei desmotivado depois de me ter acontecido isto. Não consegues recuperar o disco e ligar a outro computador? :/ Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
João_O Postado 22 de dezembro 2017 Partilhar Postado 22 de dezembro 2017 On 07/12/2017 at 13:01, João F. disse: Hoje comecei a dar Sistemas Biológicos. Basicamente, é a formulação de modelos matemáticos complexos, para prever o comportamento dos sistemas biológicos. Não há forma de fugir à Matemática e Estatística! O prof disse que ele ainda é do tempo em que um biólogo não tinha de saber estas coisas, mas que nós temos obrigação de dominar estes conceitos, se quisermos ter algum futuro! Como assim? Isso tem a ver com bioprocessos e reatores biológicos? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
DBook Postado 22 de dezembro 2017 Partilhar Postado 22 de dezembro 2017 (editado) há 22 minutos, Francisca disse: Não consegues recuperar o disco e ligar a outro computador? :/ Não, o disco queimou totalmente a sorte é que tenho tudo o que preciso pare recomeçar a PAP no mail. Editado 22 de dezembro 2017 por Maregol Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
D23 Postado 22 de dezembro 2017 Partilhar Postado 22 de dezembro 2017 (editado) há 13 minutos, João_O disse: Como assim? Isso tem a ver com bioprocessos e reatores biológicos? Para compreenderes o funcionamento dos processos biológicos (por exemplo, a cinética das reações enzimáticas das vias biossintéticas), podes usar o cálculo diferencial. As variáveis podem ser consideradas deterministicas ou estocásticas: O cartoon que ele nos mostrou: Editado 22 de dezembro 2017 por Faded Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
João_O Postado 22 de dezembro 2017 Partilhar Postado 22 de dezembro 2017 há 7 minutos, João F. disse: Para compreenderes o funcionamento dos processos biológicos (por exemplo, a cinética das reações enzimáticas das vias biossintéticas), podes usar o cálculo diferencial. As variáveis podem ser consideradas deterministicas ou estocásticas: Eu dei EDO's em Cálculo II, era um bocado chato Eu tive este semestre Engenharia Bioquímica I e estudei algo do género, a cinética e evolução de processos biológicos, como o crescimento de microrganismos, o consumo de substratos, cálculo de parâmetros como o coeficiente de manutenção, a taxa específica de crescimento, etc. Tínhamos de fazer balanços mas não eram equações muito complexas Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
SIM Postado 25 de dezembro 2017 Partilhar Postado 25 de dezembro 2017 On 07/12/2017 at 23:34, Televisão 10 disse: A minha questão é se ela conhece realmente a matéria que leciona ou melhor, o manual. Ainda assim, na primeira vez que a interpelei não tinha provas claras. Desta vez, tenho. Tentarei chegar a um consenso. Vamos ver como vai correr... Temos uma Professora Baldas entre nós? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Televisão 10 Postado 25 de dezembro 2017 Partilhar Postado 25 de dezembro 2017 Agora mesmo, SIM disse: Temos uma Professora Baldas entre nós? Esta não é como a do filme, acho eu. Curiosamente, numa aula, com tinha mito trabalho para fazer, meteu-nos a ver um filme... 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
tjspy Postado 26 de dezembro 2017 Partilhar Postado 26 de dezembro 2017 Tomem lá seus @ corretores 2 4 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Ambrósio Postado 26 de dezembro 2017 Partilhar Postado 26 de dezembro 2017 há 9 minutos, Tiago João disse: Tomem lá seus @ corretores 19 a Matemática. Eu sempre que tenho uma boa nota num teste vem logo outro para estragar tudo e vice-versa, e nunca consigo ter uma boa nota no final. E ainda nem sei as minhas notas, este ano a escola lembrou-se de não as pôr no site. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
DBook Postado 26 de dezembro 2017 Partilhar Postado 26 de dezembro 2017 há 1 hora, Tiago João disse: Tomem lá seus @ corretores Parabéns pelas notas, se assim fosse já estaria na Universidade há muito 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Televisão 10 Postado 26 de dezembro 2017 Partilhar Postado 26 de dezembro 2017 há 1 hora, Tiago João disse: Tomem lá seus @ corretores Parabéns pelas notas! Na minha escola adotámos este ano o mesmo sistema e ainda não tenho as notas Já eram para ter vindo na quarta-feira passada... Mais um aluno cuja nota de Educação Física não é a melhor. Eu detesto essa disciplina... 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Ambrósio Postado 26 de dezembro 2017 Partilhar Postado 26 de dezembro 2017 há 9 minutos, Televisão 10 disse: Parabéns pelas notas! Na minha escola adotámos este ano o mesmo sistema e ainda não tenho as notas Já eram para ter vindo na quarta-feira passada... Mais um aluno cuja nota de Educação Física não é a melhor. Eu detesto essa disciplina... Pois, eu também ainda não as tenho, mas costumavam vir logo no dia, não percebo. Eu detestava no básico, agora no secundário gosto muito mais, sobretudo porque não fazemos ginástica, que era o pior para mim. Devo ter 17 ou 18, dava-me jeito se contasse para a média xD Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Televisão 10 Postado 26 de dezembro 2017 Partilhar Postado 26 de dezembro 2017 há 1 minuto, Ambrósio disse: Pois, eu também ainda não as tenho, mas costumavam vir logo no dia, não percebo. Eu detestava no básico, agora no secundário gosto muito mais, sobretudo porque não fazemos ginástica, que era o pior para mim. Devo ter 17 ou 18, dava-me jeito se contasse para a média xD Tive ginástica no ano passado e detestei, uma vez que não tenho elasticidade. Este ano não tenho. No entanto, no próximo período chega o meu pior pesadelo: futebol ou futsal. Sou péssimo neste desporto... A mim baixar-me-ia a média. No quadro de honra da minha escola, contam a Educação Física para a média. Resultado: baixou-me a média e fiquei pior classificado. 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.