Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 33 minutos, Ambrósio disse:

E achas que usamos a máquina só para isso? E não compares o básico com o secundário, a calculadora é necessária para imensa coisa. 

Lá vamos nós fazer mais 999 equações de segundo grau à mão. :butcher: É mesmo isso que distingue um bom de um mau aluno. :read:

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

“Cantinas Escolares - Escola Básica de Oeiras serviu frango cru aos alunos”: https://www.dn.pt/sociedade/interior/escola-basica-de-oeiras-serviu-frango-cru-aos-alunos-8860155.html

Isto é bom para mostrar aos meus colegas que se queixam da cantina, que, além de ser servida por uma empresa externa, não é assim tão má...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/10/2017 at 19:47, D007 disse:

Pois, mas prevejo desgraça quanto ao caderno 2 sem qualquer calculadora...

GsEDbTh.gif

Felizmente já passei essa fase :haha: mas desejo-vos boa sorte!

Além do mais, o Teorema de Lagrange, Weierstrass, funções trigonométricas inversas, etc dei-as em Cálculo I na universidade :P vocês também não dão integrais?

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, João_O disse:

Felizmente já passei essa fase :haha: mas desejo-vos boa sorte!

Além do mais, o Teorema de Lagrange, Weierstrass, funções trigonométricas inversas, etc dei-as em Cálculo I na universidade :P vocês também não dão integrais?

Obrigado. :haha:

Neste novo programa de MAT, damos isso tudo que referiste no 12o. :P

Editado por D007
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/10/2017 at 20:14, Televisão 10 disse:

“Cantinas Escolares - Escola Básica de Oeiras serviu frango cru aos alunos”: https://www.dn.pt/sociedade/interior/escola-basica-de-oeiras-serviu-frango-cru-aos-alunos-8860155.html

Isto é bom para mostrar aos meus colegas que se queixam da cantina, que, além de ser servida por uma empresa externa, não é assim tão má...

Não é má é péssimo!!! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Existem diferenças, é verdade. Na minha escola, a cantina está a cargo de uma empresa externa, embora penso que usem a cozinha da escola.

Mas comida de empresa nunca é a mesma coisa, mesmo no que toca ao sabor da mesma. Quando andava na minha antiga escola Secundária tinha de pagar refeições para comer na cantina da escola como aquilo era "muito bom" ia sempre fora da escola comer que me ficava mais barato e tava mais satisfeito. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/10/2017 at 21:43, Televisão 10 disse:

Sinceramente, acho que deve ser assim. Há pessoas que nem sabem fazer uma conta de dividir com dois dígitos no divisor... Eu quando fazia testes de Matemática com calculadora e sem calculadora, os sem calculadora corriam-me melhor, pois eram menos difíceis.

Não deixa de ser um tanto ou quanto estúpido estarmos a regredir nas tecnologias que temos à mão numa tentativa de tentar acabar a dependência da calculadora, quando é praticamente óbvio que não vai ser no 12º ano que um aluno vai deixar de fazer as contas que fazia com a calculadora. Aliás, em Matemática A há matérias em que a calculadora serve como forma de visualizares melhor vários tipos de exercícios (trigonometria, por exemplo) e que, sem o uso desta, vais acabar por andar a fazer coisas de forma limitada. O próprio IAVE também vai ser obrigado a simplificar em matérias como a trigonometria ou as funções senão seria impossível resolveres tudo no tempo que te pedem (se já com calculadora utilizas os 30 minutos para acabares o que te falta no exame, e mesmo assim nem sempre consegues, imagino sem a calculadora).

Um exemplo relativamente óbvio disso mesmo é a fórmula resolvente, muito utilizada nas funções, no qual te é apenas pedido nos cálculos que apliques a fórmula utilizando os valores de a, b e c. Toda a gente utilizava a calculadora para descobrires as soluções da equação e agora, presumo eu, vais ter de andar a fazer aquilo passo a passo porque as calculadoras gráficas não têm o programa da fórmula resolvente em que basta apenas colocares os valores de a, b e c, consegues logo o valor e depois na folha é só meteres os valores de x. É só uma medida para complicar a vida aos alunos...

  • Gosto 2
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Ruben Fonseca disse:

Um exemplo relativamente óbvio disso mesmo é a fórmula resolvente, muito utilizada nas funções, no qual te é apenas pedido nos cálculos que apliques a fórmula utilizando os valores de a, b e c. Toda a gente utilizava a calculadora para descobrires as soluções da equação e agora, presumo eu, vais ter de andar a fazer aquilo passo a passo porque as calculadoras gráficas não têm o programa da fórmula resolvente em que basta apenas colocares os valores de a, b e c, consegues logo o valor e depois na folha é só meteres os valores de x. É só uma medida para complicar a vida aos alunos...

Essa é mesmo a parte mais chata. Perde-se imenso tempo para resolver uma porcaria de uma equação de 2o grau... :S Não me chateia fazer pela dificuldade, obviamente, mas porque é inútil, no 12o ano qualquer aluno sabe fazer aquilo, não mostra verdadeiramente o que o aluno é capaz de fazer. É perder tempo em coisas que se fazem até no 9o ano, penso eu.

E na parte das funções, embora não possa usar as potencialidades gráficas para provar, dá sempre muito jeito para confirmar.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Corey Taylor disse:

Mas comida de empresa nunca é a mesma coisa, mesmo no que toca ao sabor da mesma. Quando andava na minha antiga escola Secundária tinha de pagar refeições para comer na cantina da escola como aquilo era "muito bom" ia sempre fora da escola comer que me ficava mais barato e tava mais satisfeito. 

Fora da escola ainda pior. Para comer comida de plástico ou fritos, não obrigado! Este ano até tenho mais colegas a irem à cantina, pois chegaram à conclusão que essas refeições só faziam mal. Um dos restaurantes até já fechou e o outro tem o mesmo destino qualquer dia. Agora gostam de ir ao Lidl, que também só vende coisas que fazem mal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Fora da escola ainda pior. Para comer comida de plástico ou fritos, não obrigado! Este ano até tenho mais colegas a irem à cantina, pois chegaram à conclusão que essas refeições só faziam mal. Um dos restaurantes até já fechou e o outro tem o mesmo destino qualquer dia. Agora gostam de ir ao Lidl, que também só vende coisas que fazem mal...

Eu desde que mudei de escola que só vou à cantina, também não a pago mas se pagasse também comia na cantina na mesma porque esta não é de empresa e a comida que fazem é boa, até chegar a esta escola nunca comia sopa nas refeições comecei a ganhar esse hábito porque a sopa que fazem por lá, é bem boa. 

Editado por Corey Taylor
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D007 disse:

Essa é mesmo a parte mais chata. Perde-se imenso tempo para resolver uma porcaria de uma equação de 2o grau... :S Não me chateia fazer pela dificuldade, obviamente, mas porque é inútil, no 12o ano qualquer aluno sabe fazer aquilo, não mostra verdadeiramente o que o aluno é capaz de fazer. É perder tempo em coisas que se fazem até no 9o ano, penso eu.

E na parte das funções, embora não possa usar as potencialidades gráficas para provar, dá sempre muito jeito para confirmar.

Exato. Eu para descobrir, por exemplo, se tinha feito bem as assíntotas oblíquas de uma função utilizava sempre a calculadora para ver o gráfico da função e confirmar se tinha bem as soluções. Se o x=3 e eu não tivesse o x=3 como solução sabia logo que me tinha enganado num cálculo. Os próprios professores aconselhavam sempre a utilizar a calculadora para fazer essa mesma confirmação. 

Mesmo no próprio exame saía sempre um exercício com assíntotas ou um daqueles em que tens de fazer um gráfico recorrendo à calculadora, o que muitas das vezes é uma forma do aluno ganhar 15 pontos (ou nem que seja 10, o que faz imensa diferença entre passar e chumbar para aqueles que vão a exame com 10 e precisam de 8.5). O das assíntotas deve sair na mesma, digo eu, mas agora, para além de simplificado, não há forma de recorrer à calculadora. Gráficos duvido que apareça, a haver não sei mesmo em que moldes irão colocar aquilo mas também não ainda não vi o programa de 12° ano este ano. :haha:

De qualquer das formas, só serve mesmo para complicar. Chegas ao ensino superior e o que não vão faltar são professores que se estão literalmente a lixar se aprendeste as coisas de forma simplificada, com calculadora ou sem ela, ou não.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a certeza que a minha professora de Filosofia se enganou em duas escolhas múltiplas do teste. Numa, nenhuma das hipóteses está correta, noutra, os erros ortográficos mudam a compreensão das hipóteses.

Acham que devia pedir a anulação das questões? Afinal, ainda valem 1 valor/cada.

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/11/2017 at 21:35, Televisão 10 disse:

Tenho a certeza que a minha professora de Filosofia se enganou em duas escolhas múltiplas do teste. Numa, nenhuma das hipóteses está correta, noutra, os erros ortográficos mudam a compreensão das hipóteses.

Acham que devia pedir a anulação das questões? Afinal, ainda valem 1 valor/cada.

senta-aqui-jovem.jpg

Spoiler

Brincando. :mosking:

Agora a sério, se notaste algo de estranho, devias era ter dito durante o teste. :unsure:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, D007 disse:

senta-aqui-jovem.jpg

  Ocultar conteúdo

Brincando. :mosking:Agora a sério, se notaste algo de estranho, devias era ter dito durante o teste. :unsure:

 

Não tinha tempo durante o teste. Ainda assim, falei com ela na aula seguinte e 1 questão foi anulada, pois nenhuma das hipóteses era a correta. O pior é que, em vez de nos dar a cotação da questão, vai dividi-la pelas outras questões.

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Televisão 10 disse:

Não tinha tempo durante o teste. Ainda assim, falei com ela na aula seguinte e 1 questão foi anulada, pois nenhuma das hipóteses era a correta. O pior é que, em vez de nos dar a cotação da questão, vai dividi-la pelas outras questões.

Nessas situações os meus professores costumam fazer isso também. E por acaso das poucas vezes que isso aconteceu comigo também foi em Filosofia.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Ambrósio disse:

Nessas situações os meus professores costumam fazer isso também. E por acaso das poucas vezes que isso aconteceu comigo também foi em Filosofia.

Eu acho mal. Eu não tenho que ser prejudicado porque a professora foi buscar a questão ao CD Manual 20 e nem verificou se estava correta.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...