Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 11 minutos, Jota disse:

Em nenhuma parte me viste dizer que eu não li :huh: Aliás, eu li Os Mais, não devo ter lido para aí os dois últimos capítulos, mas porque as aulas acabaram, portanto a minha opinião tem bastante fundamento. Não gostei, achei doloroso ler aquilo, não achei a história minimamente interessante, que queres que te diga? Não passo a ser analfabeto por isso ;) 

Como disse, com o Felizmente Há Luar, conseguem estragar tudo com a interpretação do texto. E o mesmo se passa para os Lusíadas e Mensagem. Alguns cantos/poemas são interessantes, mas não para estar ali a esmiuçar tudo o que acham que o autor quis dizer, o que, sejamos sinceros, é extremamente ridículo.

porque dizes que é ridículo? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Visky disse:

Mas não são mesmo peixes, tens essa noção, não é? :| 

Não é nenhuma metáfora neste caso. A minha stora, toda entusiamada com aquilo, disse que eram os peixes, até disse que era muito engraçado imaginar os peixes assim... :rolleyes:

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Visky disse:

Pois, pois. Mas é bem feita terem que levar com o Português! Vossa língua materna, nunca se esqueçam! 

Lol. Mas quem é que se esquece da sua língua materna? 90% do programa é uma merd* mesmo. Gostei de memorial e adorei Fernando Pessoa porque me identifico muito com ele e com a cena que ele falava da dor de pensar. 

Ninguém é ignorante ou acéfalo por não gostar de Português. Tu tb gostavas de ser chamado de acéfalo ou ignorante por não gostares de FQ ou de Matemática? Cada pessoa tem os seus gostos e as suas vocações. Eu por exemplo, não me identifico com quase nada do que é Português, nem escritores, nem músicos, na maioria dos casos. Existem vários tipos de inteligência apesar da escola ser MT limitada e só testar um tipo das muitas que existem. O facto do sistema estar todo virado para as notas e médias não ajuda. Os testes não reflectem aquilo que tu saved, só servem para te enervar e levar-te a odiar a disciplina X, neste caso é os alunos DW ciências que odeiam Português. A gramática é a coisa mais inútil, quando começa naquilo das orações e da análise das frases e merdas que não lembra a ninguém.

há 2 horas, D007 disse:

@TheSecret e @Factos Televisos, vocês chegaram a ler os Maias integraintegralmente? É que eu não tenho vontade rigorosamente nenhuma de o fazer.

Não. Comprei um livro resumido. O livro é uma seca e a história é chata chata chata. As descrições do Eça são secantes a sério. Paginas e páginas só com descrição física dos espaços.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Visky disse:

Eu sei, já estive a consultar o programa novo todo. Felizmente que foi mudado! Visto que é essencial o estudo de literatura medieval, por exemplo.

Desculpa lá, @Visky, mas nós, alunos de ciências, temos uma data de coisas para estudar e saber (Mat, FQ, BG) e ainda temos uma quantidade de coisas de Português... o programa é sim enorme. E já temos tantas aulas e tu achas que ainda devíamos ter mais? Deviam fazer era como no tempo dos meus pais, havia Português de Humanidades e Português de Ciências (que durava só até ao 11º!).

Em relação às aulas, parece que estamos em Literatura, lemos o Sermão (é o que estamos a dar) e a professora faz esquemas-resumo no quadro, o que é excelente para estudarmos mas simplesmente não gosto da disciplina, e acho que por exemplo ler essas obras é importante mas era melhor lermos ao nosso ritmo sem ser uma obrigação da disciplina. Eu gosto de ler, mas detesto fazer resumos/fichas de leitura dos livros, leio e pronto, fico com o livro na memoria se gostei, se não gostei passa ao lado. E a gramática... gostava até ao 2ºCiclo, depois mudaram tudo... (aprendemos a gramática velha no 5ºAno e no 6º mudou TUDO e tivemos de deixar de usar o manual porque ainda não havia nenhum atualizado e gastei um dossiê com fichas a substituir o manual). Para quê saber aquelas orações e funções sintáticas todas? E agora aprendemos os mecanismos de coesão e tal...

Eu estou-me é a passar com este ano lectivo, só trabalhos e tanta coisa por fazer... por exemplo para a semana não tenho testes e a stora de MAT mandou para TPC uma ficha gigante de 30 exercícios... :sleep:

Na minha opinião no 12ºAno devia ser como era há muitos anos, com apenas 3 disciplinas, no caso de ciências, por exemplo Matemática, Química/Física e Biologia... Algo assim.

 

há 12 minutos, João F. disse:

Lol. Mas quem é que se esquece da sua língua materna? 90% do programa é uma merd* mesmo. Gostei de memorial e adorei Fernando Pessoa porque me identifico muito com ele e com a cena que ele falava da dor de pensar. 

Ninguém é ignorante ou acéfalo por não gostar de Português. Tu tb gostavas de ser chamado de acéfalo ou ignorante por não gostares de FQ ou de Matemática? Cada pessoa tem os seus gostos e as suas vocações. Eu por exemplo, não me identifico com quase nada do que é Português, nem escritores, nem músicos, na maioria dos casos. Existem vários tipos de inteligência apesar da escola ser MT limitada e só testar um tipo das muitas que existem. O facto do sistema estar todo virado para as notas e médias não ajuda. Os testes não reflectem aquilo que tu saved, só servem para te enervar e levar-te a odiar a disciplina X, neste caso é os alunos DW ciências que odeiam Português. A gramática é a coisa mais inútil, quando começa naquilo das orações e da análise das frases e merdas que não lembra a ninguém.

Concordo...

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Ambrósio disse:

Desculpa lá, @Visky, mas nós, alunos de ciências, temos uma data de coisas para estudar e saber (Mat, FQ, BG) e ainda temos uma quantidade de coisas de Português... o programa é sim enorme. E já temos tantas aulas e tu achas que ainda devíamos ter mais? Deviam fazer era como no tempo dos meus pais, havia Português de Humanidades e Português de Ciências (que durava só até ao 11º!).

Em relação às aulas, parece que estamos em Literatura, lemos o Sermão (é o que estamos a dar) e a professora faz esquemas-resumo no quadro, o que é excelente para estudarmos mas simplesmente não gosto da disciplina, e acho que por exemplo ler essas obras é importante mas era melhor lermos ao nosso ritmo sem ser uma obrigação da disciplina. Eu gosto de ler, mas detesto fazer resumos/fichas de leitura dos livros, leio e pronto, fico com o livro na memoria se gostei, se não gostei passa ao lado. E a gramática... gostava até ao 2ºCiclo, depois mudaram tudo... (aprendemos a gramática velha no 5ºAno e no 6º mudou TUDO e tivemos de deixar de usar o manual porque ainda não havia nenhum atualizado e gastei um dossiê com fichas a substituir o manual). Para quê saber aquelas orações e funções sintáticas todas? E agora aprendemos os mecanismos de coesão e tal...

Eu estou-me é a passar com este ano lectivo, só trabalhos e tanta coisa por fazer... por exemplo para a semana não tenho testes e a stora de MAT mandou para TPC uma ficha gigante de 30 exercícios... :sleep:

Na minha opinião no 12ºAno devia ser como era há muitos anos, com apenas 3 disciplinas, no caso de ciências, por exemplo Matemática, Química/Física e Biologia... Algo assim.

 

Concordo...

1º Os alunos de Humanidades também tem muito que estudar de História A, Geografia A, Literatura Portuguesa, MACS, etc....

2º Isso não seria possível pois cada curso só pode ter 3 disciplinas específicas e os alunos de Humanidades já tem Literatura Portuguesa (caso escolham)

3º Felizmente que o programa é mais direccionado para Literatura. 

4º Não teres Português durante os 3 anos seria um ultraje

5º Felizmente que o programa não é como tu descreves

6º Prepara-te porque o programa de Português vai piorar bastante (o nível de dificuldade vai aumentar muito)

7º Estou a brincar e a dizer as verdades

E sim acho que as aulas de Português são poucas. E só assim naquela, vocês vão ter exame de Português portanto a importância é precisamente a mesma que Mat e FQ. 

Editado por Visky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, Visky disse:

1º Os alunos de Humanidades também tem muito que estudar de História A, Geografia A, Literatura Portuguesa, MACS, etc....

2º Isso não seria possível pois cada curso só pode ter 3 disciplinas específicas e os alunos de Humanidades já tem Literatura Portuguesa (caso escolham)

3º Felizmente que o programa é mais direccionado para Literatura. 

4º Não teres Português durante os 3 anos seria um ultraje

5º Felizmente que o programa não é como tu descreves

6º Prepara-te porque o programa de Português vai piorar bastante (o nível de dificuldade vai aumentar muito)

7º Estou a brincar e a dizer as verdades

E sim acho que as aulas de Português são poucas. E só assim naquela, vocês vão ter exame de Português portanto a importância é precisamente a mesma que Mat e FQ. 

1º Desculpa mas não estou muito dentro das disciplinas de Humanidades;

4º Os meus pais no tempos deles não tiveram e não foi nenhum ultraje...

5º Infelizmente...

6º Pois... nós sofremos sempre não é? Mas pronto...

Sim vamos ter exame... mas não é uma prova de ingresso para nenhum dos cursos que quero, logo o de Mat, FQ e BG (este não tanto) são mais importantes para mim (com isto não quero dizer que não é importante ter boa nota).

E vá não vou estar mais a falar disto porque ainda esta semana tive de estudar Português e prefiro agora não pensar nisso ;)

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, TheSecret disse:

Que história é essa do Memorial sair do programa deportuguês.. e supostamente voltar daqui a uns anos? Qual é o sentido? Ali umas faixa etária vai ser excluida da sociedade :rofl:

 

também não dei o memorial. não devia ser obrigatório na altura.

Editado por joanna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, D007 disse:

Pois é. E nos testes de FQ temos de usar a calculadora para fazer o  esboço do gráfico e usar as funcionalidades para determinar coisas. Mas pelos vistos no exame não sairá nada disso. Dizem que o exame vai ser mais fácil, mas mesmo assim é uma estupidez :sleep:

Já agora, também andas no 11°?

Só vi isto agora :mosking: e não, ando na uni já xD

Duvido que seja mais fácil, principalmente a Matemática :S

há 18 horas, Bloody disse:

Não precisam de fazer gráficos na parte da física? Eu do que me recordo, tive que fazer gráficos na calculadora e entendê-los, mas já lá vão alguns anos e não me lembro bem. Mas também acho um bocado ridículo, até porque vocês irão chegar à universidade e o uso da calculadora gráfica (caso seguirem ciências, matemática, etc) é imperativo. Então porque não usar já no secundário?  

Imperativo mais ou menos. Eu usei para Física Geral mas foi só para fazer as contas (porque deixavam usar qualquer máquina e eu usava a gráfica), em Cálculo I e II nem sequer pude usar máquina (nem havia formulário - só a Cálculo II por causa das séries e transformadas) e em MNE (Métodos Numéricos e Estatísticos) (que estou a ter agora) podemos usar e às vezes dá jeito para ver os gráficos e assim, mas depende das cadeiras :P

E eu tive outra cadeira que foi Química Física Biológica que tínhamos imensas fórmulas para saber e mesmo assim a professora não deixava usar máquina. Tínhamos de as saber ou derivar umas a partir de outras, era um bocado estranho. É uma cadeira que aprendi a mexer com fórmulas por acaso :P

Editado por João_O
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu odeio português :rolleyes: Aprendemos coisas tão wtf! Não quero saber de orações subordinadas, coordenadas, nem o tipo de formação de palavras nem nada disso! Eu gosto de ler, mas o que eu quero ler, não que seja obrigado a ler coisas que não quero :dry:

Enviado do meu RAINBOW através de Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Visky disse:

Pois para mim uma pessoa nas tuas condições é considerada quase uma analfabeta. Desculpa se estou a ser muito agressivo ou se te estou a ofender. É a minha opinião. 

É a tua opinião mas não concordo. Nem toda a gente tem que gostar d'Os Maias. Eu não li a obra toda por mim (só li o primeiro capítulo praí) e depois fomos lendo nas aulas e acho que é suficiente. Desde que se esteja a par dos episódios mais relevantes e da narrativa principal, está ótimo. Além disso, tive oportunidade de assistir a uma peça de teatro sobre a obra que foi esplêndida, amei :wub: não me importava de pagar de novo 7,50€ para a ver! E lá está, fiquei a compreender o essencial da obra sem ser preciso ler o livro todo e aquelas descrições aborrecidas e intermináveis :sleep:;)

há 6 minutos, goncalomr disse:

Eu odeio português :rolleyes: Aprendemos coisas tão wtf! Não quero saber de orações subordinadas, coordenadas, nem o tipo de formação de palavras nem nada disso! Eu gosto de ler, mas o que eu quero ler, não que seja obrigado a ler coisas que não quero :dry:

Enviado do meu RAINBOW através de Tapatalk
 

Eu por acaso até gostava da disciplina e nem precisava de estudar muito para ter boas notas mas também não gostava de ter que saber aquelas obras todas à pressão :P e também acho inútil isso das orações e tal mas eu safava-me bem nisso por isso é tranquilo xD além disso, eu gostava de escrever e fazer composições também :)

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João_O disse:

É a tua opinião mas não concordo. Nem toda a gente tem que gostar d'Os Maias. Eu não li a obra toda por mim (só li o primeiro capítulo praí) e depois fomos lendo nas aulas e acho que é suficiente. Desde que se esteja a par dos episódios mais relevantes e da narrativa principal, está ótimo. Além disso, tive oportunidade de assistir a uma peça de teatro sobre a obra que foi esplêndida, amei :wub: não me importava de pagar de novo 7,50€ para a ver! E lá está, fiquei a compreender o essencial da obra sem ser preciso ler o livro todo e aquelas descrições aborrecidas e intermináveis :sleep:;)

Eu por acaso até gostava da disciplina e nem precisava de estudar muito para ter boas notas mas também não gostava de ter que saber aquelas obras todas à pressão :P e também acho inútil isso das orações e tal mas eu safava-me bem nisso por isso é tranquilo xD além disso, eu gostava de escrever e fazer composições também :)

Essa peça de teatro é muito boa, também fui assistir e percebi tudo e em casa não foi necessário ler quase nada, acho que se li um capítulo foi muito mas nem isso, o livro tem muito pormenor desnecessário, depois nas perguntas do testes dos Maias, as perguntas eram mais de interpretação do excerto nem era preciso ter lido a obra, também gosto de fazer composições e safo-me bastante bem nisso já orações deixo sempre em branco.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Ambrósio disse:

Desculpa lá, @Visky, mas nós, alunos de ciências, temos uma data de coisas para estudar e saber (Mat, FQ, BG) e ainda temos uma quantidade de coisas de Português... o programa é sim enorme. E já temos tantas aulas e tu achas que ainda devíamos ter mais? Deviam fazer era como no tempo dos meus pais, havia Português de Humanidades e Português de Ciências (que durava só até ao 11º!).

Em relação às aulas, parece que estamos em Literatura, lemos o Sermão (é o que estamos a dar) e a professora faz esquemas-resumo no quadro, o que é excelente para estudarmos mas simplesmente não gosto da disciplina, e acho que por exemplo ler essas obras é importante mas era melhor lermos ao nosso ritmo sem ser uma obrigação da disciplina. Eu gosto de ler, mas detesto fazer resumos/fichas de leitura dos livros, leio e pronto, fico com o livro na memoria se gostei, se não gostei passa ao lado. E a gramática... gostava até ao 2ºCiclo, depois mudaram tudo... (aprendemos a gramática velha no 5ºAno e no 6º mudou TUDO e tivemos de deixar de usar o manual porque ainda não havia nenhum atualizado e gastei um dossiê com fichas a substituir o manual). Para quê saber aquelas orações e funções sintáticas todas? E agora aprendemos os mecanismos de coesão e tal...

Eu estou-me é a passar com este ano lectivo, só trabalhos e tanta coisa por fazer... por exemplo para a semana não tenho testes e a stora de MAT mandou para TPC uma ficha gigante de 30 exercícios... :sleep:

Na minha opinião no 12ºAno devia ser como era há muitos anos, com apenas 3 disciplinas, no caso de ciências, por exemplo Matemática, Química/Física e Biologia... Algo assim.

 

Concordo...

Ai pois é. Isso das coesões todas é só a coisa mais estúpida de sempre! Aquilo serve para quê? Nós já sabemos há muito substituir os nomes por pronomes e vice-versa (e quem não souber ainda, lamento, porque nunca irá saber...), não percebo temos de dar isso das anáforas e das catáforas (que é uma pronominalização disfarçada).

há 11 horas, Visky disse:

1º Os alunos de Humanidades também tem muito que estudar de História A, Geografia A, Literatura Portuguesa, MACS, etc....

2º Isso não seria possível pois cada curso só pode ter 3 disciplinas específicas e os alunos de Humanidades já tem Literatura Portuguesa (caso escolham)

3º Felizmente que o programa é mais direccionado para Literatura. 

4º Não teres Português durante os 3 anos seria um ultraje

5º Felizmente que o programa não é como tu descreves

6º Prepara-te porque o programa de Português vai piorar bastante (o nível de dificuldade vai aumentar muito)

7º Estou a brincar e a dizer as verdades

E sim acho que as aulas de Português são poucas. E só assim naquela, vocês vão ter exame de Português portanto a importância é precisamente a mesma que Mat e FQ. 

Ahah deixa-me rir :rolleyes: Não compares. Tenho amigos que andam em Humanidades, mas têm boas notas sem estudar nada.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, goncalomr disse:

Eu odeio português :rolleyes: Aprendemos coisas tão wtf! Não quero saber de orações subordinadas, coordenadas, nem o tipo de formação de palavras nem nada disso! Eu gosto de ler, mas o que eu quero ler, não que seja obrigado a ler coisas que não quero :dry:

Enviado do meu RAINBOW através de Tapatalk
 

Isso foi algum tipo de indireta? Meu deus! Dizeres que odeias portugues é o mesmo que dizeres que me odeias a mim! Não tolero tais comentários! Mais controlo por favor, e ainda gozas com a gramática? Por amor de deus... Nunca me senti tão ofendido só por ser português e gostar da disciplina!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Visky disse:

Não acredito que tiveste a ousadia de me dizer isso. És mesmo muito ignorante! :O 

Desculpa lá mas é verdade! Nem te admito que me chames ignorante. Também não te disse que eras acéfalo por não gostar de Física ou de Biologia.

Não há comparação entre a dificuldade das duas áreas. Não digo que os alunos de Humanidades não tenham de estudar, mas para eles basta decorar textos e isso, para os alunos de Ciências, é necessário compreender para aplicar. É essa a grande diferença ;)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 11 minutos, D007 disse:

Desculpa lá mas é verdade! Nem te admito que me chames ignorante. Também não te disse que eras acéfalo por não gostar de Física ou de Biologia.

Não há comparação entre a dificuldade das duas áreas. Não digo que os alunos de Humanidades não tenham de estudar, mas para eles basta decorar textos e isso, para os alunos de Ciências, é necessário compreender para aplicar. É essa a grande diferença ;)

Isso que tu dizes é tudo mentira! As disciplinas tem todas o mesmo grau de dificuldade. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Visky disse:

Eu sou um grande defensor do nosso país, da nossa língua e da nossa cultura. Custa-me muito ver essa desvalorização por parte dos jovens. São obras de grande importância e de grande valor e acho inaceitável que as pessoas não se interessem, minimamente. Pelos vistos não é o teu caso mas para mim uma pessoal que acabe o Secundário sem nunca ler um destes clássicos, é quase um analfabeto. 

Enterra-te num buraco. A sério, enterra-te! Então quem não ler esses livros todos, é considerado analfabeto? :rolleyes: Ler livros obrigatórios só deixa os alunos menos motivados a lerem os mesmos. Eu gostei de os ler, mas entendo que muitos alunos não se interessem em os ler. Aliás, e como exemplo, se fores para Medicina, vais operar uma pessoa com a descrição do Ramalhete? Isto só para exemplificar o quão desnecessário pode ser os livros obrigatórios. Se o programa focasse mais na gramática, construção de texto, sintaxe, etc, se calhar o analfabetismo e os erros grosseiros que se encontram por aí seriam menos. Porque esses livros devem ocupar uns 80% da matéria de português, pois os alunos passam três anos do secundário focados em dezenas de livros. Eu acredito mesmo que deixem os alunos desmotivados. Deveria ser apenas um "grande" livro por ano.

Editado por Bloody
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Bloody disse:

Enterra-te num buraco. A sério, enterra-te! Então quem não ler esses livros todos, é considerado analfabeto? :rolleyes: Ler livros obrigatórios só deixa os alunos menos motivados a lerem os mesmos. Eu gostei de os ler, mas entendo que muitos alunos não se interessem em os ler. Aliás, e como exemplo, se fores para Medicina, vais operar uma pessoa com a descrição do Ramalhete? Isto só para exemplificar o quão desnecessário pode ser os livros obrigatórios. Se o programa focasse mais na gramática, construção de texto, sintaxe, etc, se calhar o analfabetismo e os erros grosseiros que se encontram por aí. Porque esses livros devem ocupar uns 80% da matéria de português, pois os alunos passam três anos do secundário focados em dezenas de livros. Eu acredito mesmo que deixem os alunos desmotivados. Deveria ser apenas um "grande" livro por ano.

Não disse todos. Disse um! UM. Pelo menos UM dos Clássicos da Literatura Portuguesa. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Bloody disse:

Mesmo assim considerares analfabetos por não lerem é demasiado mau. Podem ter um nível cultural menos desenvolvido, mas nunca serão analfabetos. 

Eu digo quase alfabetos. Obviamente que a minha expressão é um exagero :rolleyes: Mas acho mesmo horrível uma pessoa não ler pelo menos um dos grandes clássicos e não precisam de ser necessariamente os que são dados na escola. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Visky disse:

Eu digo quase alfabetos. Obviamente que a minha expressão é um exagero :rolleyes: Mas acho mesmo horrível uma pessoa não ler pelo menos um dos grandes clássicos e não precisam de ser necessariamente os que são dados na escola. 

Recomendo-te a veres a definição de analfabeto no dicionário: "

que ou o que não sabe ler nem escrever;que ou o que desconhece o alfabeto"

 

Não ler esses clássicos pode tornar os alunos menos cultos, e é verdade, mas não os torna analfabetos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...