Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 11 minutos, D007 disse:

Aqui onde vivo todas as escolas têm apenas tempos de 90 e de 45.

Sim, penso que ainda se vá manter como a norma durante algum tempo. Supostamente não és produtivo quando estás 90 minutos seguidos sentado numa cadeira a ouvir uma pessoa falar, e defende-se que pelo meio devias fazer uma pausa para distrair a mente. É uma espécie de Método de Pomodoro, mas em vez de 25 são 50 ou 60 :P Porque se fosse 25 também era praticamente só abrir e fechar o livro, o professor nem ia explicar nada e conseguir manter um raciocínio. Sinceramente, as aulas já não me cansam tanto, mas também sinto que estou na escola a passar o tempo e a passear pelos corredores. Antes tinha 2 intervalos ao longo de uma manhã, agora tenho 4. Tenho mais 20 minutos de intervalo que tu no mesmo espaço de tempo.

 

Parece que me esqueci de citar à bocado. O que é que acham que vai acontecer à média do exame de FQ agora que já não se pode levar calculadora gráfica? Claro que não é uma receita milagrosa e que é preciso raciocínio à mesma, mas vamos ser sinceros, muitas positivas e notas altas que por aí andavam eram à custa de fórmulas, matéria, e até páginas de livros e exercícios resolvidos enfiados na calculadora... 

Editado por Francisca
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aulas de 45 não dá para nada, entrar, tirar o material, abrir lição, conferir não sei o quê e acaba-se, eu agora só tenho aulas de 90, anteriormente tive de 45 e no 9º ano a escola decidiu alargar para 1 hora, eu que já odiava algumas disciplinas ter ainda mais 15 minutos por aulas fazia mossa, 90 é o normal mas uma pessoa chega aos 65/70 já deu o que tinha a dar.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Factos Televisos disse:

Aulas de 45 não dá para nada, entrar, tirar o material, abrir lição, conferir não sei o quê e acaba-se, eu agora só tenho aulas de 90, anteriormente tive de 45 e no 9º ano a escola decidiu alargar para 1 hora, eu que já odiava algumas disciplinas ter ainda mais 15 minutos por aulas fazia mossa, 90 é o normal mas uma pessoa chega aos 65/70 já deu o que tinha a dar.

Mas vocês tinham 45 e depois intervalo? Sempre tive tempos de 45 até este ano e nunca fiz um intervalo a meio. Era sempre um bloco de 90. 

Concordo completamente, ainda por cima a fazer uma coisa tão exigente que é aprender. As aulas que eram passadas a resolver exercícios eram muito mais leves, obviamente que por um lado era só conversa e às vezes não se fazia nada, mas não eram aulas cansativas. Estar atento quase uma hora e meia a tudo o que uma pessoa diz e absorver tudo é bastante desgastante, mesmo que se goste do tema.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 8 minutos, Ambrósio disse:

Aqui há aulas de 100 minutos seguidas, sem intervalo a meio :S

São aulas de laboratório ou educação física? Ou a norma é ter 100 sem intervalo? 

Se pensarmos bem, entre 90 e 100 a diferença é mínima. Mas tirando laboratórios que às vezes eram de 180 na minha escola (mas há profs que deixavam irem ao bar a meio da aula comer qualquer coisa), nunca ouvi falar de tempos de 100 sem intervalo...

 

Ainda sobre FQ, aqueles que acabaram a disciplina em 2016 e querem repetir o exame em 2017, vão fazer o mesmo exame dos que só vão acabar a disciplina em 2017? Com estes programas novos já não percebo nada.

Editado por Francisca
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Francisca disse:

Mas vocês tinham 45 e depois intervalo? Sempre tive tempos de 45 até este ano e nunca fiz um intervalo a meio. Era sempre um bloco de 90. 

Concordo completamente, ainda por cima a fazer uma coisa tão exigente que é aprender. As aulas que eram passadas a resolver exercícios eram muito mais leves, obviamente que por um lado era só conversa e às vezes não se fazia nada, mas não eram aulas cansativas. Estar atento quase uma hora e meia a tudo o que uma pessoa diz e absorver tudo é bastante desgastante, mesmo que se goste do tema.

Eu tinha blocos de 90 e tinha aulas de 45 a que se seguia o intervalo sim.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Francisca disse:

É o mesmo que o meu! Estás a seguir o manual? A minha professora também deu coisas da ONU, acho que essa parte é só mais para a frente. Tenho um bocado de medo do meu teste porque vai ser só de 50 minutos, em Geografia A fiquei habituada a fazer testes em 90 e achar muito pouco tempo para dar uma resposta completa... 

Não o sigo completamente, dou algum espaço de manobra. Isto porque a matéria deste 1º período é muito idêntica à de História A e a escola acha por bem darmos mais importância essa parte, daí que esteja a aprofundar mais o que esta matéria. :P  E sim, é natural que já tenhas referido a ONU, está inteiramente relacionado, visto que ela foi imperativa para a construção da paz pós 2ª Guerra Mundial.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ana Maria Peres disse:

Não o sigo completamente, dou algum espaço de manobra. Isto porque a matéria deste 1º período é muito idêntica à de História A e a escola acha por bem darmos mais importância essa parte, daí que esteja a aprofundar mais o que esta matéria. :P  E sim, é natural que já tenhas referido a ONU, está inteiramente relacionado, visto que ela foi imperativa para a construção da paz pós 2ª Guerra Mundial.

Apesar de ter sido uma paz podre. Não te esqueças da Guerra Fria.

Agora mesmo, Duarte disse:

Queixem-se até levarem com aulas de 3h na faculdade :rolleyes:

Pobres daqueles que não sabem o que isso é e que vão ter de saber.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Ambrósio disse:

Credo que exagero. Ao menos devia haver uma pausa para comer qualquer coisa ou ir à casa de banho...

Claro que deve depender das aulas e dos professores que apanhares, bem como das faculdades, mas sinceramente, tenho amigos universitários que entram e saem da sala à hora que querem (atender telefonemas, comer, fumar, ir à casa de banho...).  Até há lá pessoas que assinam a folha de presenças no início da aula e depois bazam "discretamente", ou pedem a alguém que assine por eles. E há aulas que nem precisas de por lá os pés... Há quem só lá vá para fazer exames às cadeiras. É um ensino mais auto-didacta e tens mais controlo sobre ti.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Duarte said:

Queixem-se até levarem com aulas de 3h na faculdade :rolleyes:

Estava a pensar exatamente no mesmo :rofl: E eu até tenho algumas que são 4h. No entanto, até 1h na faculdade é bem mais puxado que 1h30 de secundário. 

43 minutes ago, Ambrósio said:

Credo que exagero. Ao menos devia haver uma pausa para comer qualquer coisa ou ir à casa de banho...

Tu podes sair quando quiseres...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Francisca disse:

Claro que deve depender das aulas e dos professores que apanhares, bem como das faculdades, mas sinceramente, tenho amigos universitários que entram e saem da sala à hora que querem (atender telefonemas, comer, fumar, ir à casa de banho...).  Até há lá pessoas que assinam a folha de presenças no início da aula e depois bazam "discretamente", ou pedem a alguém que assine por eles. E há aulas que nem precisas de por lá os pés... Há quem só lá vá para fazer exames às cadeiras. É um ensino mais auto-didacta e tens mais controlo sobre ti.

O meu irmão chegou a contar várias vezes que até há gente que vai a aulas nas quais não está inscrita, só para a brincadeira. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, D007 disse:

O meu irmão chegou a contar várias vezes que até há gente que vai a aulas nas quais não está inscrita, só para a brincadeira. 

Já me disseram para ir a assistir a algumas aulas só para ver como era, não há controlo nenhum. Na Universidade cá da zona nem há controlo na biblioteca, eu ainda ando no secundário e já fui para lá estudar e fazer trabalhos. Eu umas amigas até tivemos de nos fazer passar por estudantes de lá por causa de uma senhora que lá trabalha, fomos perguntar onde estava um livro sobre um filósofo e começou a pedir o cartão e essas coisas :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ana Maria Peres disse:

Sim, o 9º é mais para alunos com um determinado padrão; isto é, para alunos que queiram ir para Economia, sendo que também dá importantes bases acerca da História Contemporânea, dado que as desigualdades económicas tiveram uma origem na história, mas bom, isso não interessa muito. Já a segunda parte da matéria do 9º (sobre os riscos ambientais), talvez seja a que para mim é um pouco mais chata de dar. :mosking: 

Mais ou menos. Eu sou uma democrata nas aulas: isto é, eu trato-os como eles me tratam. Se se portarem bem, sou divertida, sou leve, sou amiga... Sempre claro com um distanciamento. Se não, modo Hitler. Quando não cumprem, esquece. É modo ditadora, é aulas pouco divertidas, não dou qualquer material didático... É assim. :P Responsabilizo os alunos, tendo a noção do que podem e do que não podem fazer. :P É uma técnica que dá resultado quase sempre. Mas parte-me o coração ser má, mas sou-o mesmo. :cool: Acabou cá diversão, é só trabalho. :mosking: 

Fazes bem, Ana. A minha mãe também é assim (e também costuma dar certo).

Também quero fazer parte da conversa, mas não vou citar tanta gente como a Francisca. :P

Em relação a Educação Física, não era uma cadeira pela qual morria de amores, mas (conselho de mais velho) aproveitem, porque são capazes de vir a sentir falta quando acabar. Algumas pessoas, como eu, começam a sentir aquela falta de praticar algum exercício ou atividade física ou porque, dentro de todas as modalidades que E.F. abrangia, acabava por haver uma ou outra que se gostava mais e vão sentir falta ou porque depois vão se dar conta de que a diminuição do gasto calórico traduzir-se-à em aumento de peso.

A mim, aconteceu o primeiro caso. Tal como referi, não era uma cadeira pela qual morria de amores, mas senti falta do atletismo e da ginástica. Contudo, quando comecei a praticar algo na faculdade, não foi nada disso. Eu comecei com ginásio, que é o que toda a gente faz. Aliás, já tinha começado no 12º, mas depois desisti, porque não via resultados. Fiquei a saber que sou um hard gainer e isso é super frustrante. Só bem mais tarde é que ingressei numa escola de artes marciais. Tenho pena de não conseguir um corpo todo saradão, mas saber lutar também é algo que eu adoro. Eu só faço capoeira; para além disso, a escola tem Boxe (misto e feminino), Muay Thai, Jiu-Jitsu, MMA e ainda umas horas dedicadas a um treino de resistência, que lhe chamam de power fit, e a yoga. A única coisa que me interessa, para além da capoeira, é MMA, mas eu não queria ir para o antigo Vale Tudo sem saber mais estilos. Eu queria começar a aprender Kung Fu, mas em Coimbra não há... :(

Quanto a Educação Visual, até que me dava bem com aquilo, mas sempre tive umas professoras que eram uma maravilha. A que tive do 7º ao 9º, então, era super simpática, estava sempre bem disposta, um amor de pessoa. Tanto que eu defendi no 12º que lhe dessem um convite para o nosso baile de finalistas, mas aqui d'El Rei que não havia cadeiras para os profs do 12º, quanto mais para extras.:dry::rolleyes:

@Ambrósio, infelizmente, não vi a reportagem toda (hei de a ver no RTP play), mas sempre ouvi maravilhas sobre os governos da agora denominada União Nórdica. Em alguns deles, ensinam coisas que serão realmente úteis para a vida adulta, como preencher o IRS e interpretar dados bancários. Eu tenho 23 anos e não sei fazer nada disto. Tipo, agora que estou no 4º ano do meu curso, eu posso dizer que 90% do que aprendemos na escola terá mais serventia para os concursos da RTP1 do que para outra coisa. Não sei se eles têm Educação Física por lá, mas acho bem que a disciplina exista, pela mesma razão que acho bem alguém do PS ter-se lembrado de aplicar a invenção dinamarquesa do Fat Tax (uma pena não ter dado certo por lá) por terras lusas. Eu não sei se vocês têm noção, mas a obesidade e a diabetes são doenças que chupam milhões ao Estado Português e somos o país da UE que gasta mais com estas doenças, portanto de facto Educação Física pode não estar bem idealizada para sensibilizar a importância do exercício físico, mas não deve terminar; pode é ser reformulada.

Sei que nos EUA, ao invés de Educação Física, eles têm na escola aulas de Ginásio. Sim, de ginásio. Eu não sei muito bem como o sistema lá funciona, mas eles têm opcionais que eu invejei não ter, como essa, apesar de, lá está, por ser hard gainer, provavelmente seria muito chato para mim ver os meus colegas a ficar hipertrofiados e eu a miséria do costume, e a opcional de teatro, que, pelo que estive a ler, agora é uma disciplina, não é assim, Ambrósio? O que é que vocês aprendem?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, srcbica disse:

@Ambrósio, infelizmente, não vi a reportagem toda (hei de a ver no RTP play), mas sempre ouvi maravilhas sobre os governos da agora denominada União Nórdica. Em alguns deles, ensinam coisas que serão realmente úteis para a vida adulta, como preencher o IRS e interpretar dados bancários. Eu tenho 23 anos e não sei fazer nada disto. Tipo, agora que estou no 4º ano do meu curso, eu posso dizer que 90% do que aprendemos na escola terá mais serventia para os concursos da RTP1 do que para outra coisa. Não sei se eles têm Educação Física por lá, mas acho bem que a disciplina exista, pela mesma razão que acho bem alguém do PS ter-se lembrado de aplicar a invenção dinamarquesa do Fat Tax (uma pena não ter dado certo por lá) por terras lusas. Eu não sei se vocês têm noção, mas a obesidade e a diabetes são doenças que chupam milhões ao Estado Português e somos o país da UE que gasta mais com estas doenças, portanto de facto Educação Física pode não estar bem idealizada para sensibilizar a importância do exercício físico, mas não deve terminar; pode é ser reformulada.

Sei que nos EUA, ao invés de Educação Física, eles têm na escola aulas de Ginásio. Sim, de ginásio. Eu não sei muito bem como o sistema lá funciona, mas eles têm opcionais que eu invejei não ter, como essa, apesar de, lá está, por ser hard gainer, provavelmente seria muito chato para mim ver os meus colegas a ficar hipertrofiados e eu a miséria do costume, e a opcional de teatro, que, pelo que estive a ler, agora é uma disciplina, não é assim, Ambrósio? O que é que vocês aprendem?

Sim vê que vale a pena :)

Em teatro? A professora escolhe uma peça e andamos a ensaiar e no fim apresentamos. Mas no início fazíamos aqueles exercícios típicos de expressão dramática, não sei bem explicar. Adorava ter aulas de ginásio, se fosse com passadeiras e bicicletas por exemplo, adoro isso :) Muito melhor que mortais e cambalhotas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@srcbica, só por curiosidade, estás em que curso? Disseste 4° ano, é um daqueles com mestrado já incluído? 

Tive três anos de Teatro no 3° ciclo também, o prof dividia a turma por grupos e cada um apresentava uma peça pequena e depois juntava se tudo. 90 minutos por semana, dava para entreter :P Infelizmente não me curou a ansiedade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Ambrósio disse:

Sim vê que vale a pena :)

Em teatro? A professora escolhe uma peça e andamos a ensaiar e no fim apresentamos. Mas no início fazíamos aqueles exercícios típicos de expressão dramática, não sei bem explicar. Adorava ter aulas de ginásio, se fosse com passadeiras e bicicletas por exemplo, adoro isso :) Muito melhor que mortais e cambalhotas ;)

Ai que LOL, eu nem me lembrei dessas coisas hoje. xD

Eu queria umas aulas de ginásio assim mais para o body pump, que existe em alguns ginásios. É andar a levantar pesos ao som de música, basicamente. Não me dou bem com passadeiras. Quando saio de lá, fico com a sensação de que é o mundo que está a vir ter comigo quando ando... Prefiro correr ao ar livre. Mas adoro bicicleta, uma pessoa sente as coxas inchadas no fim.:mosking:

Quanto ao teatro, podes não saber explicar o que são os exercícios, mas eu sei do que estás a falar. Quando tive a tua idade, fiz um workshop de 60 horas e o programa foi semelhante a isso.

Haverá em novembro um curso de iniciação ao teatro promovido pelo CITAC. As inscrições terminam amanhã e é de graça. Eu já mandei mail a perguntar o horário daquilo, mas só me souberam responder que será pós-laboral. Bom, eu estou a considerar inscrever-me pelo sim, pelo não e depois decido se o faço.

Agora mesmo, Francisca disse:

@srcbica, só por curiosidade, estás em que curso? Disseste 4° ano, é um daqueles com mestrado já incluído? 

Tive três anos de Teatro no 3° ciclo também, o prof dividia a turma por grupos e cada um apresentava uma peça pequena e depois juntava se tudo. 90 minutos por semana, dava para entreter :P Infelizmente não me curou a ansiedade...

Estou em Medicina, mas andei pelas Farmacêuticas também. Sim, o mestrado já é incluído.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, srcbica disse:

Estou em Medicina, mas andei pelas Farmacêuticas também. Sim, o mestrado já é incluído.

Quando precisar de atestados falsos e consultas grátis já sei :cool:

Então começas agora os anos clínicos, não? Não sei como é que vocês têm cabeça para enfiar tantos livros na memória, pelo menos na temporária para a frequência :haha: 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Educação Física, o que me foram lembrar. :haha: Eu era o desastre completo nisso. :ph34r: Eu confesso que devo ter qualquer problema de coordenação motora desconhecido, mas era a coisinha mais sem jeito para aquilo. Uma vez estava a jogar voleibol e  - penso que a fazer uma suposta manchete (porque não o era) -, a bola foi ter a uma janela para aí a 200 metros de distância, partindo-a. Eu nunca gostei de fazer desporto obrigada, então coisas que não gostava... Detestava. No meu secundário, arranjava sempre a desculpa perfeita: como a minha turma era toda muito atlética e muito boa, eu fazia sempre de propósito para a equipa que ficasse comigo perder. :cool: Eles começaram a perceber isso e partir daí preferiam que eu ficasse sentada (claro que o professor notava, né, não éramos burros :rolleyes: ) do que a praticar efetivamente.  :smoke: Eu só jogava de facto quando eram as avaliações, antes nunca fazia nada, a não ser os testes. O problema foi a média com que acabei - 14, que me estragou ligeiramente a média, mas que mesmo assim foi muito bom, tendo aquilo que fazia. :haha: Sem falar nos testes.

Quanto a Educação Visual, era outra. Ai, Deus, o que eu tive de aturar. Eu nunca gostei de desenhar nem de fazer desenho e nunca planei ser a próxima Picasso. De qualquer modo, lá tinha que fazer desenhos (horríveis como é óbvio). Só me safava porque fazia sempre os trabalhos, lá tinham pena de mim, percebiam que era uma desajeitada completa e deixavam-me com um 3. 

De resto, outra disciplina que eu não fazia nada era matemática. Ai, a raiva que essa disciplina me causou. Isto muito por culpa do meu professor de 8º e 9º ano. Ele argumentava que as mulheres eram inferiores, dizendo que só algumas de nós, poucas, é que tinham jeito para a matemática. Na altura, não nos apercebíamos da realidade, mas que foi horrível lá isso foi. Ele segregava completamente a turma entre rapazes que eram bons alunos (o homem adorava-os) e raparigas (só gostava ligeiramente das boas alunas). Tudo o resto, incluindo até alguns maus alunos do sexo masculino, o meu antigo professor não queria saber: metia-nos para o fundo da sala e como é óbvio não conseguíamos acompanhar devidamente a matéria, pois ele só tinha atenção com os seus prediletos. Daí que fiquei com um ódio à disciplina e a partir do 8ºano, tive sempre 2. Eu nem me esforçava, era tempo perdido, o que foi pena, pois eu até nem detestava assim tanto matemática (só geometria).
Por isso é que eu digo: um mau professor pode-nos marcar para a vida e pode mudar o nosso destino por completo. E esta foi uma prova viva disto.

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Francisca disse:

Quando precisar de atestados falsos e consultas grátis já sei :cool:

Então começas agora os anos clínicos, não? Não sei como é que vocês têm cabeça para enfiar tantos livros na memória, pelo menos na temporária para a frequência :haha: 

Eu já comecei a fazer histórias clínicas no 3º, no âmbito das Propedêuticas, mas, sim, começo agora a ter muitas mais práticas pelo Hospital. Agora é que é bom. Ai filha, eu também não sei, mas eu estou convencido que o pior já passou cof cof Anatomia III cof cof. Aliás, quando vi que o professor de Anatomia III também passou a dar as teóricas de Otorrinolaringologia, ia-me dando uma coisa ruim. Ninguém me tira da cabeça que foi castigo por não ter feito uma das promessas para passar à cadeira de anatomia dele (eu cheguei a fazer 4 promessas enquanto estudava para aquilo).

Ah no meu caso, ao longo da minha vida universitária, foi rara a cadeira que fiz por frequência. É tudo por exame, mesmo. Mas é porque não temos a opção de fazer por frequência, senão fazia mais para ter férias mais cedo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, srcbica disse:

Ah no meu caso, ao longo da minha vida universitária, foi rara a cadeira que fiz por frequência. É tudo por exame, mesmo. Mas é porque não temos a opção de fazer por frequência, senão fazia mais para ter férias mais cedo.

Isso também varia muito de faculdade para faculdade, não é? Tenho conhecidos na Beira Interior, Coimbra, e Nova e parece que cada um anda num mundo à parte, especialmente a da Beira Interior. Parece que nem Erasmus pode fazer porque aquilo é por módulos, algo desse género. Pelo nome da cadeira deves andar na eterna cidade dos estudantes, não? :P 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...