Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 28 minutos, Francisca disse:

Na minha também era confeccionado por uma empresa qualquer e as senhoras que nos serviam eram sempre muito atenciosas, se pedíssemos um douradinho a mais ou menos quantidade de alguma coisa elas faziam o prato ao nosso gosto... às vezes até eram elas a perguntar! Mas creio que isso é para evitar desigualdades, afinal todos pagaram o mesmo e têm direito ao mesmo prato, imagina se depois no final da hora de almoço falta comida... lembro-me que aconteceu uma vez, ficaram sem arroz mas sobrou muito peixe porque pediu toda a gente uma maior dose de arroz para compensar o peixe de qualidade questionável. Mas nunca faltou uma tigela de sopa a quem foi lá mesmo no fim da hora de almoço sem sequer ter senha marcada.

Além disso, a comida rodava sempre. Se um dia era peixe, no dia a seguir era carne. Assim se numa semana serviram peixe à segunda, na semana seguinte servem carne à segunda. Quem só come em determinados dias da semana não anda sempre a comer o mesmo. E segundo me consta, as ementas são mesmo elaboradas por empresas externas tendo isso em conta, de forma a serem o mais variadas, nutritivas, e económicas possível.

Uma coisa que sempre me irritou: nos dias especiais com uma sobremesa fora do comum, como gelatina ou iogurte, quem ficava com a última hora de almoço nunca apanhava nada disso, porque não havia em quantidade suficiente para todos ou havia sempre uns chico-espertos a tirar umas 3 ou 4 sobremesas, apesar de as funcionárias ainda lá tentarem controlar aquilo :rolleyes: E o pão idem-aspas, ou sobrava em demasia ou acabava antes de chegar a vez de toda a gente...

Já agora, nas vossas escolas os funcionários obrigavam-vos a levar tudo? Ou seja, para além do prato principal, eram forçados a levar sopa, salada, pão e fruta, ou era ao vosso critério? Na minha escola do 2º ciclo obrigavam toda a gente a levar tudo, mas na secundária já era connosco. 

Sim mas na questão da quantidade eu às quintas que era o tal dia dos douradinhos etc. ia mesmo no fim pois havia torneio e era dos últimos a comer logo neste caso nem era esse o problema, no entanto percebo esse ponto de vista e não digo que não fosse o caso noutros dias, nesses era mesmo glutice das senhoras. Sim em dia de gelatina lembro-me de haver alguma confusão, não diria faltar mas que havia abuso havia, no pão havia quem levásse muito quem não levásse era tranquilo, havia era alguma luta pois de vez em quando colocavam um pão muito bom misturado com o normal e havia confusão por causa disso pois esse pão especial não vinha em muita quantidade e de facto o pão era bom, as ementas eram na altura e isto há uns 4 anos eram elaboradas pela psicóloga. Nós levávamos o que quiséssemos, dias havia principalmente de peixe em que havia quem não levásse prato principal e levava 2 sopas, fruta que não aprecio muito nunca fui obrigado a levar, pão muito menos, uma vez até houve uma professora que advertiu uma colega minha por estar a comer pão, a professora preocupava-se bastante conosco e viu que ela não tinha os melhores hábitos e disse-lhe e como sabemos pão não é propriamente saudável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Francisca disse:

Na minha também era confeccionado por uma empresa qualquer e as senhoras que nos serviam eram sempre muito atenciosas, se pedíssemos um douradinho a mais ou menos quantidade de alguma coisa elas faziam o prato ao nosso gosto... às vezes até eram elas a perguntar! Mas creio que isso é para evitar desigualdades, afinal todos pagaram o mesmo e têm direito ao mesmo prato, imagina se depois no final da hora de almoço falta comida... lembro-me que aconteceu uma vez, ficaram sem arroz mas sobrou muito peixe porque pediu toda a gente uma maior dose de arroz para compensar o peixe de qualidade questionável. Mas nunca faltou uma tigela de sopa a quem foi lá mesmo no fim da hora de almoço sem sequer ter senha marcada.

Além disso, a comida rodava sempre. Se um dia era peixe, no dia a seguir era carne. Assim se numa semana serviram peixe à segunda, na semana seguinte servem carne à segunda. Quem só come em determinados dias da semana não anda sempre a comer o mesmo. E segundo me consta, as ementas são mesmo elaboradas por empresas externas tendo isso em conta, de forma a serem o mais variadas, nutritivas, e económicas possível.

Uma coisa que sempre me irritou: nos dias especiais com uma sobremesa fora do comum, como gelatina ou iogurte, quem ficava com a última hora de almoço nunca apanhava nada disso, porque não havia em quantidade suficiente para todos ou havia sempre uns chico-espertos a tirar umas 3 ou 4 sobremesas, apesar de as funcionárias ainda lá tentarem controlar aquilo :rolleyes: E o pão idem-aspas, ou sobrava em demasia ou acabava antes de chegar a vez de toda a gente...

Já agora, nas vossas escolas os funcionários obrigavam-vos a levar tudo? Ou seja, para além do prato principal, eram forçados a levar sopa, salada, pão e fruta, ou era ao vosso critério? Na minha escola do 2º ciclo obrigavam toda a gente a levar tudo, mas na secundária já era connosco. 

Sim, obrigam. Têm uma funcionária da escola (não é da cantina) que obriga-nos a levar tudo e depois vê se comemos tudo. Porém, meto o tabuleiro no armário em vez do ir levar à funcionária que está a lavar os pratos.

há 2 horas, Factos Televisos disse:

Vou para o 4º ano na escola onde estou atualmente e nunca comi na cantina da escola, desenrascava-me pelo bar e este ano com o horário que tenho como sempre em casa. Na escola onde estive do 5º ao 9º comia lá 3 dias por semana, nos primeiros anos a comida era melhor seja em qualidade seja em quantidade e era feita lá, para o fim piorou bastante  sendo feita por uma empresa, a repetição de pratos começou a ser habitual, à terça era sempre a temível abrotea, à quinta lá gostava mais pois alternava entre os bolos de bacalhau ou hamburguer com arroz ou batatas fritas, às sextas era sempre esparguete à bolonhesa. Uma coisa que me enervava era que eu e os meus colegas pediamos um douradinho a mais e era um chatice, ou davam de mau grado ou nem davam e nós depois no intervalo das 3 e tal ou o que era, passávamos ao pé da cantina e lá estavam as 3 funcionárias da cozinha a almoçar com um grande tabuleiro cheio de comida que nos tinham negado, falamos mesmo de muita comida, dava para aí uns 10 douradinhos a cada uma quando a nós nos davam 3.

No entanto reconheço que é sempre complicado agradar a todos, há regras a cumprir e tal e paga-se pouco, felizmente este ano estou muito bem servido nesse capítulo comendo em casa, nada no entanto como a comida da primária que agradava a toda a gente e onde não passava fome, ou não fosse a comida confeccionada pela minha avó cozinheira da escola.

Na minha escola, à segunda se for carne ou é esparguete à Bolonhesa, ou hambúrguer no prato, ou rolo de carne, ou almôndegas, ou seja carne picada. Se for peixe, ou é massa com atum, ou arroz com atum, ou empadão de arroz de atum.

E agora lembraram-se de não colocar a ementa no sistema, ou seja, compramos as senhas às cegas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Sim, obrigam. Têm uma funcionária da escola (não é da cantina) que obriga-nos a levar tudo e depois vê se comemos tudo. Porém, meto o tabuleiro no armário em vez do ir levar à funcionária que está a lavar os pratos.

Eu acho isso mau, tu pagaste por aquilo e lá sabes o que fazes com a comida. Desperdiçar não é bom, claro, mas obrigar um aluno a levar tudo e comer contra a sua vontade... uma coisa é advertir "olha, come a sopa que faz bem", outra é obrigar a engolir. Eu quando não gostava do aspecto da sopa ou de alguma fruta não a levava, não trazia no tabuleiro só para aquilo acabar no lixo ou forçar o estômago. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Francisca disse:

Eu acho isso mau, tu pagaste por aquilo e lá sabes o que fazes com a comida. Desperdiçar não é bom, claro, mas obrigar um aluno a levar tudo e comer contra a sua vontade... uma coisa é advertir "olha, come a sopa que faz bem", outra é obrigar a engolir. Eu quando não gostava do aspecto da sopa ou de alguma fruta não a levava, não trazia no tabuleiro só para aquilo acabar no lixo ou forçar o estômago. 

Eu também sou contra o desperdício, mas às vezes não consigo comer a sopa, até já ouvi dizer que metem puré de batata na sopa...

Mas há quem faça pior e meta a comida no envelope dos talheres...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Eu também sou contra o desperdício, mas às vezes não consigo comer a sopa, até já ouvi dizer que metem puré de batata na sopa...

Mas há quem faça pior e meta a comida no envelope dos talheres...

Que grande 31 que vai para aí, pagas és livre de consumir o que te apetece, a mim nunca me obrigaram a levar nada, podiam aconselhar "ó filho leva uma peçinha de fruta ou a sopinha " mas nunca me obrigaram a levar nada, desperdício seria levares e não comeres isso sim, não levando fica lá disponível para quem quiser.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Factos Televisos disse:

Que grande 31 que vai para aí, pagas és livre de consumir o que te apetece, a mim nunca me obrigaram a levar nada, podiam aconselhar "ó filho leva uma peçinha de fruta ou a sopinha " mas nunca me obrigaram a levar nada, desperdício seria levares e não comeres isso sim, não levando fica lá disponível para quem quiser.

Exatamente.

Já agora, o que é que geralmente acontece aos restos das cantinas escolares? Aquela comida que fica nos tabuleiros da cantina e que nunca é sequer servida? Vai para o lixo? Ou os funcionários comem tudo à hora de almoço deles?! Já ouvi dizer que é dada a instituições, mas como nunca vi nada e isso é sempre uma polémica por causa das leis dos restaurantes, gostaria de saber se é verdade ou não.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Francisca disse:

Exatamente.

Já agora, o que é que geralmente acontece aos restos das cantinas escolares? Aquela comida que fica nos tabuleiros da cantina e que nunca é sequer servida? Vai para o lixo? Ou os funcionários comem tudo à hora de almoço deles?! Já ouvi dizer que é dada a instituições, mas como nunca vi nada e isso é sempre uma polémica por causa das leis dos restaurantes, gostaria de saber se é verdade ou não.

Nessa escola onde andei as funcionárias comiam-na, levavam o tabuleiro para a mesa e comiam tudo, não davam nada a instituições e tenho 100% de certezas do que digo, na minha escola atual não vou à cantina mas nunca dei por darem mas posso estar injusto pois não tenho provas se a dão ou se a comem, sei que alguma da carne é aproveitada para sandes no bar.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho aqui levantar uma questão que se tem passado na minha escola e  em particular na minha turma relacionado com os alunos que fazem melhoria de nota.Tenho uns quantos nesse regime na minha turma que assistem às aulas das disciplinas que pretendem melhorar, até aí tudo bem, a questão aqui é que há um grupo de alunos que estão nessa condição que não se calam um bocado e tem assumido uma postura de desafio para com os professores, falamos mesmo de algo incomodativo pelo que vejo dificilmente irão melhorar algo e estão a prejudicar os outros, uma das minhas professoras até lhes disse que nem na escolaridade obrigatória estão e que se é para aquilo nem deviam ir às aulas.

Acham que devia haver algum tipo de limitação de idade no que diz respeito a melhoria de notas? Pelo que sei já estão há vários anos a "melhorar", a prejudicar os colegas e também a custar dinheiro ao Estado, toda a gente tem direito a melhorar e a errar mas parece-me abusivo, outro caso que é escandaloso na minha escola, é uma rapariga que já lá anda a fazer melhoria do 12 de ciências ainda eu andava no nono ano e estou no 12 atualmente, os próprios professores já perceberam que não vai a lado nenhum e vai custando dinheiro ao estado todos is anos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Factos Televisos disse:

Venho aqui levantar uma questão que se tem passado na minha escola e  em particular na minha turma relacionado com os alunos que fazem melhoria de nota.Tenho uns quantos nesse regime na minha turma que assistem às aulas das disciplinas que pretendem melhorar, até aí tudo bem, a questão aqui é que há um grupo de alunos que estão nessa condição que não se calam um bocado e tem assumido uma postura de desafio para com os professores, falamos mesmo de algo incomodativo pelo que vejo dificilmente irão melhorar algo e estão a prejudicar os outros, uma das minhas professoras até lhes disse que nem na escolaridade obrigatória estão e que se é para aquilo nem deviam ir às aulas.

Acham que devia haver algum tipo de limitação de idade no que diz respeito a melhoria de notas? Pelo que sei já estão há vários anos a "melhorar", a prejudicar os colegas e também a custar dinheiro ao Estado, toda a gente tem direito a melhorar e a errar mas parece-me abusivo, outro caso que é escandaloso na minha escola, é uma rapariga que já lá anda a fazer melhoria do 12 de ciências ainda eu andava no nono ano e estou no 12 atualmente, os próprios professores já perceberam que não vai a lado nenhum e vai custando dinheiro ao estado todos is anos.

Eu não me posso queixar, quem está a fazer melhoria de notas vem só a uma aula por semana de Geografia de 90 e há uma rapariga que até vem só ao extra de 45.
Nem sei como melhoram alguma coisa cm aquilo, perdem o fio a meada.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Factos Televisos disse:

Venho aqui levantar uma questão que se tem passado na minha escola e  em particular na minha turma relacionado com os alunos que fazem melhoria de nota.Tenho uns quantos nesse regime na minha turma que assistem às aulas das disciplinas que pretendem melhorar, até aí tudo bem, a questão aqui é que há um grupo de alunos que estão nessa condição que não se calam um bocado e tem assumido uma postura de desafio para com os professores, falamos mesmo de algo incomodativo pelo que vejo dificilmente irão melhorar algo e estão a prejudicar os outros, uma das minhas professoras até lhes disse que nem na escolaridade obrigatória estão e que se é para aquilo nem deviam ir às aulas.

Acham que devia haver algum tipo de limitação de idade no que diz respeito a melhoria de notas? Pelo que sei já estão há vários anos a "melhorar", a prejudicar os colegas e também a custar dinheiro ao Estado, toda a gente tem direito a melhorar e a errar mas parece-me abusivo, outro caso que é escandaloso na minha escola, é uma rapariga que já lá anda a fazer melhoria do 12 de ciências ainda eu andava no nono ano e estou no 12 atualmente, os próprios professores já perceberam que não vai a lado nenhum e vai custando dinheiro ao estado todos is anos.

Mas eles estão mesmo a fazer melhoria ou é melhoria de chumbo?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, srcbica disse:

Mas eles estão mesmo a fazer melhoria ou é melhoria de chumbo?

Tinha muitos colegas no 10º que estavam lá a fazer melhorias, mas tinham passado. Só não sei porquê, visto que acabaram o ano com notas iguais ou piores, por não se esforçarem minimamente... e as aulas eram sempre um circo por causa de alguns desses alunos :rolleyes:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, srcbica disse:

Mas eles estão mesmo a fazer melhoria ou é melhoria de chumbo?

Mistura, uns de chumbo xd e outros de nota

há 55 minutos, André Sousa disse:

Eu não me posso queixar, quem está a fazer melhoria de notas vem só a uma aula por semana de Geografia de 90 e há uma rapariga que até vem só ao extra de 45.
Nem sei como melhoram alguma coisa cm aquilo, perdem o fio a meada.

A mim não me incomoda quem lá esteja a fazer a sua melhoria descansado e também é só em 2 disciplinas, apenas aqueles que estão lá por "favor" só a incomodar e não vão melhorar nada.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Factos Televisos disse:

Mistura, uns de chumbo xd e outros de nota

A mim não me incomoda quem lá esteja a fazer a sua melhoria descansado e também é só em 2 disciplinas, apenas aqueles que estão lá por "favor" só a incomodar e não vão melhorar nada.

Compreendo, a mim nunca me aconteceu mas se é para ir destabilizar, que fiquem em casa. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Factos Televisos disse:

Mistura, uns de chumbo xd e outros de nota

A mim não me incomoda quem lá esteja a fazer a sua melhoria descansado e também é só em 2 disciplinas, apenas aqueles que estão lá por "favor" só a incomodar e não vão melhorar nada.

Pior são aqueles com mais de 18 anos (ou seja, fora da escolaridade obrigatória, sendo que a escola não é obrigada a aceitá-los) que ainda andam por lá a fazer disciplinas porque chumbaram (montes de vezes), e só perturbam a aprendizagem dos outros. As escolas podem mandá-los embora, mas a algumas só interessa ter um número maior de alunos internos para receber mais €€€ :rolleyes:

Tal como disseste, quem anda lá a fazer-se à vida e deixa os outros em paz e não é malcriado para com os professores, não incomoda. Os outros é que enfim, eram dispensáveis. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Hoje descobri que uma colega minha que faz anos em dezembro e entrou na escola com seis anos, em Lisboa. E eu queria saber se normalmente quem faz anos depois de setembro não entra na escola com cinco (pelo menos tenho uma colega assim)...

A maior parte que faz de Setembro a Dezembro entra(va) com 5. Tenho muitos colegas assim, mas também tenho uma amiga que anda no mesmo ano que eu e nunca chumbou que entrou com 6 quase 7 porque não a aceitaram na escola nesse ano por só fazer os 6 em Dezembro (ou seja, ela é de 98 e entrou na escola ao mesmo tempo que a manada de 99)... Mas outros já puderam entrar, dependia das vagas e essas coisas, as escolas não eram obrigadas a aceitar.

Isto há 12 anos, os que entram agora não sei se têm de ter obrigatoriamente 6 ou se é só preciso terem nascido naquele ano em concreto e podem então ter 5 desde que façam anos até ao final de Dezembro.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, D007 disse:

Parece que o Ministério da Educação não vai deixar usar calculadora gráfica no exame de FQA este ano... :rolleyes: Enfim, nós os de 2000 somos sempre os cobaias...

Também ouvi dizer que o exame de Matemática A vai ter dois cadernos (um em que se pode usar e outro em que não), enfim :sleep:

A calculadora gráfica é essencial tanto para uma como para outra, porque às vezes pedem para desenhar gráficos e mesmo em alguns exercícios o gráfico ajuda (nas escolhas múltiplas por exemplo)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, João_O disse:

Também ouvi dizer que o exame de Matemática A vai ter dois cadernos (um em que se pode usar e outro em que não), enfim :sleep:

A calculadora gráfica é essencial tanto para uma como para outra, porque às vezes pedem para desenhar gráficos e mesmo em alguns exercícios o gráfico ajuda (nas escolhas múltiplas por exemplo)...

Pois é. E nos testes de FQ temos de usar a calculadora para fazer o  esboço do gráfico e usar as funcionalidades para determinar coisas. Mas pelos vistos no exame não sairá nada disso. Dizem que o exame vai ser mais fácil, mas mesmo assim é uma estupidez :sleep:

Já agora, também andas no 11°?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, D007 disse:

Parece que o Ministério da Educação não vai deixar usar calculadora gráfica no exame de FQA este ano... :rolleyes:Enfim, nós os de 2000 somos sempre os cobaias...

Epá já tou farto disto, somos SEMPRE nós... :@

Soube ontem da notícia pelo meu stor de FQ, ficámos todos indignados e com razão! Andam a brincar connosco só pode, gastámos mais de 100 euros na máquina e andámos um ano a habituar-mo-nos e agora voltamos a usar a outra (eu até a despachei para o meu primo pois achava que já não a ia usar...). Estamos a regredir em vez de avançar... Qualquer dia fazemos as contas com um ábaco :rolleyes:

Isso dos dois cadernos no exame de MAT é só para o ano ou seja para os de 2000 claro... Já fomos os primeiros a apanhar o exame do 6ºano, apanhámos os novos programas de MAT e PORT do Secundário... enfim!

Desculpem-me o entusiasmo mas estas coisas irritam... nunca temos sorte nestas mudanças no ensino. Porque é que mexem no que está bem e não no que está mal?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, D007 disse:

Parece que o Ministério da Educação não vai deixar usar calculadora gráfica no exame de FQA este ano... :rolleyes: Enfim, nós os de 2000 somos sempre os cobaias...

Não precisam de fazer gráficos na parte da física? Eu do que me recordo, tive que fazer gráficos na calculadora e entendê-los, mas já lá vão alguns anos e não me lembro bem. Mas também acho um bocado ridículo, até porque vocês irão chegar à universidade e o uso da calculadora gráfica (caso seguirem ciências, matemática, etc) é imperativo. Então porque não usar já no secundário?  

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Bloody disse:

Não precisam de fazer gráficos na parte da física? Eu do que me recordo, tive que fazer gráficos na calculadora e entendê-los, mas já lá vão alguns anos e não me lembro bem. Mas também acho um bocado ridículo, até porque vocês irão chegar à universidade e o uso da calculadora gráfica (caso seguirem ciências, matemática, etc) é imperativo. Então porque não usar já no secundário?  

Eu só enchia a minha com a parte teórica, mas acredito que tenha gráficos para se fazer! Nem que seja num trabalho experimental, para validar valores...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

29 minutes ago, Bloody said:

Não precisam de fazer gráficos na parte da física? Eu do que me recordo, tive que fazer gráficos na calculadora e entendê-los, mas já lá vão alguns anos e não me lembro bem. Mas também acho um bocado ridículo, até porque vocês irão chegar à universidade e o uso da calculadora gráfica (caso seguirem ciências, matemática, etc) é imperativo. Então porque não usar já no secundário?  

Calculadora gráfica na universidade? Uso Imperativo? Só se for para estatística, de resto é zero de calculadora, mesmo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...