Jump to content

Memórias TVI


_zapping_

Posts Recomendados

Á Semelhança do que fiz no tópico das Memórias SIC, deixo aqui também uma breve recordação das memórias que tenho da 4.

Tive acesso primeiro a 4 que à SIC. E dada a novidade, adorava o canal. Ainda assim, nao tive logo nos primeiros meses, pelo que a primeira programação, mais religiosa ( o canal começou com programas bem ortodoxos como se pode ver num clip que anda por ai, onde recordam os primeiros anos) mas apanhei já uma programação que, para inicio, até que se vislumbrava bastante prometedora.

A primeira "coisa" que acompanhei mais fielmente foi a novela Lágrimas. Nunca tinha visto uma novela venezuelana. O mais próximo que conhecia era Carrossel, que havia sido emitida há pouco tempo na TV2. E ainda assim, as semelhanças cingiam-se á dobragem, pois a novela da TV2 era infantil enquanto que a da 4 era um folhetim impiedoso. Mas tratava-se de uma novela do mais clássico possível e uma grande produção da Venevision, que inaugurava uma temporada de relativo sucesso em Portugal. Era emitida das 18 as 19, antecedendo A Amiga Olga, que por sua vez ia até as 19:30, hora do Bloco informativo ( teve tantos nomes, que não me recordo qual foi a primeira designação, salvo erro, era Informação 4). E, ao contrário do que por ai se escreve, a novela teve um relativo sucesso. Fazia com o concurso de Olga Cardoso um bloco de programação bastante consistente.  Mas obviamente, falamos de valores relativos, á luz do que a estação obtinha no seu global. Perto do Canal 1 e da SIC,  eram valores residuais.  

Na sequência do informativo, vinha a novela portuguesa Telhados de Vidro, essa sim um fracasso tremendo. A novela de Rosa Lobato Faria era fraquissíma e, para alem disso, era emitida contra o Telejornal do Canal 1, motivo por si só, para a esmagar. Mas aguentou-se ali até ao fim.Não vi a novela, com excepção de uma ou outra vez ( e até curtia novelas tugas - considero ainda hoje Cinzas e Banqueira do Povo do melhor da nossa ficção e haviam sido emitidas há pouco ) mas percebia-se que aquilo era para lá de sufrivel.

Á medida que o tempo foi avançando, a 4 estreou alguns bons programas. Queridos Inimigos foi, talvez, um dos melhores. Margarida Reis e Rogério Samora davam uma lufada de ar fresco ás quartas feiras a noite. E eram lideres de audiência do canal. Depois da SIC roubar Margarida Reis ( que foi apresentar Mini Chuva de Estrelas, após a recusa de Catarina Furtado) a 4 manteve a aposta e a segunda série de programas vem com Samora e Mila ferreira ( que já era minimamente conhecida, nomeadamente da novela Verão Quente, do Canal 1, onde atuou. O sucesso manteve-se. Neste programa estreia-se em TV também Nuno Graciano, como assistente. 

Entretanto, mais novelas venezuelanas vão estreando na antena da 4. Tozázio inaugura o contrato da 4 com a agora extinta RCTV. A novela teve algumas alterações de horário, tendo andado pelo inicio da tarde e, também pelo fim da tarde, onde acabou. Ao meio dia foi o espaço de Kassandra, também da RCTV.

Mas no capitulo da ficção novelista, destaque total para Estrela ( Cara Sucia, no original). A novela sucede a Lágrimas ao fim da tarde, acabando por ganhar um horario ligeiramente melhor que a antecessora pois acabou o Amiga Olga e a novela ficou em antena até as 19:30.  Foi um sucesso. A novela era constantemente o melhor resultado audiometrico do canal , alcançando valores na caso dos 7..8 de rat, coisa rara na 4 na época. Alias, as novelas acabaram por ser um bom amparo para o canal. A anteceder Estrela e depois do final de Topázio, entrou em antena Caprichos (Abigail, no original) e tambem tinha bons valores, no entanto, nada comparados aos de Estrela. Estrela era uma novela recente, uma super produçao, com um elenco de primeira e uma história  de fazer chorar as pedras da calçada. recentemente, a novela teve um remake pela Telemundo ( com o título de Pobre Diabla). A protagonista era Sonia Smith, linda e talentosissima. 

No campo do entretenimento, continuavam a surgir algumas novidades pontualmente, com alguma qualidade.  Uma delas era a sitcom diária Trapos e Companhia, protagonizada por Maria Vieira, Manuela Maria, Ana Brito e Cunha, ANtónio Assunçao, entre outros. Durou pouco, mas valeu a experiencia. Era divertida e o elenco estava afinadissimo.

Cluedo tambem aparece como uma novidade bem interessante, apesar de ter passado despercebido. Rogério Samora continuava a ser uma das apostas da estação e, apesar de ator, aqui tinha apenas o papel de apresentador. O elenco era composto por Margarida Marinho, São José Lapa, ANtónio Cordeiro, entre outros.

Entretanto, começam a aparecer também as séries internacionais. E foram muitas. As de maior destaque foram, sem dúvida, as reposições de grandes clássicos. O Justiceiro, Macgaiver e Esquadrao Classe A voltavam a antena depois de serem exibidas na RTP e tiveram honras de HN ( 20:00, para ser mais especifico) e, em época de verão, era altura de Mares Vivas. Todas elas dobradas em brasileiro. E foram repetidas mais que uma vez na 4.

Destaco, também, um concurso apresentado por Carlos Cunha, marido de Marina Mota na época, que havia sido gentilmente cedido á TVI pela SIC, onde ele entrava no Ora Bolas Marina. O Concurso chamava-se Quem Casa Quer Casa e era emitido ao sábado a noite. Também nao deixou memória, mas até era um concurso minimamente interessante de ver.

No capitulo das novelas, a suceder Estrela veio Morena Clara, outra grande produçao Venevision. Apesar do sucesso bem mais moderado que Estrela, a novela, tambem uma otima produçao, nao fez feio. Foi a novela que estreou Gabriela Spanic , que viria a protagonizar o big fenómeno A Usurpadora. E Estreou logo como vilã. 

Depois de uma primeira experiência na TV,  Olga Cardoso submeteu-se a uma operação plástica muito noticiada na época e a 4 queria aproveitar a relativa popularidade da apresentadora e deu-lhe um novo projeto. Com as tele vendas em altíssima forma na época, o canal resolver "inventar" um tipo de programa que mais nao era que Olga Cardoso rejuvenescida a apresentar produtos para  o publico comprar. Chamava se TVI Shopping Center e o lema era Ligou, Ganhou.. era emitido no horario da manhã de segunda a sexta e pouco durou, acabando ai também a curta carreira de Olga na TV.

A 4 continuava, de vez em quando, a experimentar novelas as 20:00. Éramos 6 estreou no horário na tentativa de chamar público ao canal mas a novela tinha menos audiência e repercussão que as novelas da tarde.

Entretanto, no HN de Sábado, a TVI ( que entretanto deixou cair a designação 4 e passou a designar-se TVI,com direito a logo e tudo, bem giro por sinal) estreia o importado Jogo do Ganso, directamente da Antena 3 espanhola. E rapidamente se torna um dos programas mais populares do canal. Não obstante ser totalmente falado em espanhol, tratava-se de uma mega produção, com um estudio gigante e uma produção caprichada e com três simpatiquíssimo apresentadores - Emilio Aragon, lidia Boch e  Patricia Perez ( Emilio E Lidia seriam posteriormente os protagonistas da série original do Medico de Família, em Espanha) que cedo ganharam a atenção do publico português. MAria de Lima e António Cordeiro era uma espécie de comentadores / tradutores do programa e, mesmo que se ache estranho, a coisa até que funcionava muito bem. 

A medida que os anos iam passando, a aposta em produçao nacional era cada vez mais escassa. Surge, a determinada altura um programa chamado Amigos para Sempre, apresentado por Cristina Caras Lindas que se tornou um sucesso. Teve apenas uma série, estranhamente, pois tratou-se mesmo de um grande sucesso, emitido as terças feiras á noite.

Na sequencia do sucesso de O Jogo Do Ganso, a TVI compra os direitos de exibição de outro programa espanhol, desta feita A Grande Aposta, da TVE. Ao contrario do anterior, este acabou por passar despercebido, acabando por saltar do HN e indo para as tardes de sábado.

Uma segunda série de O Jogo do Ganso tambem surgiu, mas com novos apresentadores - Pepe Navarro á cabeça -. Mas desta feita, e sem a química dos apresentadores anteriores, o programa fracassou, acabado ele tambem nas tardes de domingo.

Outros programas que tiveram algum destaque foram os Doutores e ENgenheiros, emitidos quase na sequência do Queridos Inimigos - apresento por Mila Ferreira e com a estreia de Graciano na condução de um formato. 

Julie Sargent tambem teve uma passagem pelo canal, na pele de apresentadora. Vinda de várias participações em novelas, a atriz apresentou o (básico) concurso Diz me com Quem Andas ( há excertos no YT, podem ver a miséria) e Adelaide de Sousa também se estreou no canal, com o concurso Não Te Enerves ( do tipo do concurso de Julie, mas ligeiramente melhor)

No capitulo das novelas da tarde, após Morena Clara, a TVI traz de volta Sonia Smith com O Preço Da Paixão, mais uma grande novela da Venevision. Uma produção mais "modesta" que Estrela ou Morena Clara, mas com uma grande história e um grande elenco. A novela fez um relativo sucesso, numa época em que a TVI já vinha a perder terreno. Na época do Verao de 1995, quando o informativo da TVI costumava mudar de horario, a novela era emitida até as 20 horas.  A determinada altura, a TVI resolveu criar um programa intitulado Chá das Tias, que mais não era que um bloco publicitário apresentado por Ana Maria Lucas, que tomava chás da Lipton com uma convidada enquanto anunciava que de seguida iam ser emitidas as novelas. Aparecia a apresentar Caprichos e, quando esta acabava, vinha apresentar O Preço Da Paixão. Isto enquanto dizia que o chá que estava a beber era uma maravilha. Tinha, ao todo, 5 minutos de antena antes e entre as novelas.  

 

 

 

 

Editado por FLP
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da TVI dos primeiros anos, na era da 'Quatro', lembro-me sobretudo da Amiga Olga (mais a repetição que dava por volta das 12.45), mas também ao final da tarde, e das repetições (primeiro com legendas, depois com dobragem) do Esquadrão Classe A e do Justiceiro, do MacGyver (aqui só com legendas), às 20.00, como foi dito aqui. Como era criança, também tenho uma vaga ideia do A Casa do Tio Carlos, com o Carlos Alberto Moniz e dos desenhos animados de 'doutrinários' da Igreja. Jogo do Ganso também é uma memória forte que eu retenho, a versão espanhola chegou a fazer 20% de share, o que era excelente para a TVI da altura. 

Refira-se que 1994 não correu mal de todo à TVI, cresceu de 6,6% para 14,7% de média anual. O problema foi que a larga dispersão accionista, sem capacidade de investimento (Igreja, misericórdias, etc) e a falência do banco espanhol Banesto que detinha a Antena 3 (e que serviu de apoio a nível da programação e até técnico da TVI), levaram o canal para uma situação no limiar da sobrevivência durante os anos seguintes. As repetições (séries e filmes) eram imensas, a produção própria muito reduzida, apenas programas informativos, e com o passar do tempo até esses foram sendo reduzidos até ao mínimo. No resto, a aposta do desporto era forte, com os jogos da Liga Espanhola e Italiana, o que ajudou a manter a média da estação pelos 12%, 13%.

Assim foi até à OPA lançada pela Média Capital em 98, pois em 97 a MC tinha comprado dívida da TVI depois convertida em acções. Já com Moniz na estação - tinha entrado ainda com Belmiro de Azevedo a controlar a TVI durante um breve período - é que finalmente passou a haver estratégia e investimento, à medida que os ajustes de programação que ele foi fazendo junto com apostas mais certeiras (comprava-se o que era mais barato nas feiras internacionais) iam dando resultados. A primeira novela (Todo o Tempo do Mundo) surgiu já em Outubro de 1999, um ano depois de ele ter tomado posse.

Editado por Rangel
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algures entre 97 ou 98 ainda se tentou um "relançamento" da estação a nível de programação, altura em que Carlos Cruz assumiu a direçao de programas (altura que é lançado o novo logotipo, o I na esfera prateada, que se manteve até á reentré de 2000...

Nessa altura, Carlos Cruz apresentou algumas apostas de produção nacional com uma relativa qualidade, mas que acabaram por não surtir efeito. O canal estava ja completamente "abandonado" pelo público. 

Foram produções nacionais essencialmente feitas pela CCA, do proprio Carlos Cruz.

Destaque para :

Docas ( emitido ao sábado);

Sim, Senhor Ministro ( Adaptado do homónimo britânico e emitido ao Domingo, protagonizado por Rui Mendes);

Carlos Cruz Quarta Feira;

7.15 ( com Barbara Guimarães e, posteriormente, pelo Nelson nao sei que, emitido as 19.15, de seg a sexta)

Raminho de Salsa ( emitido as 13:00, antes do informativo do almoço);

Ambição (Novela Mexicana, Cuna de Lobos no original, emitia as 14:00, de seg a sex);

Xica da Silva (emitida as 20:00 de seg a sexta);

Entre outras apostas que já nao me recordo.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tens razão. Xica da Silva estreou a 15 de Dezembro de 1996 e foi a última grande aposta dele. 

Todas as apostas foram de pequena duração. Tenho a sensação que essas produçoes nacionais foram apostas da reentre desse ano, acabando poucos meses depois.

 

Deixo mais um recuerdo dos belos anos 90 na TVI :P

 

Tentem abstrair-se da qualidade do video. Um cheirinho do que eram boas novelas latino-americanas :)

Na TVI, a novela teve o titulo original e manteve a abertura. Um mimo :)

 

 

A minha preferida :)

A abertura é linda! 

nota: o capitulo está editado ( compilaram apenas cenas de Sonia Smith).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me lembro do "Tiro e Queda". A TVI promoveu muito a novela na altura, mas foi flop:

 

Lembro-me que já estava farto de ver tanta promoção à novela... Penso que durou umas duas semanas no horário das 20, foi chutada para o início da tarde, e regressaram as séries às 20.00.

Nesta altura o Directo XXI (telejornal da TVI) dava em sanduíche, às 19.30 e 20.55.

A primeira edição tinha meia-hora e a segunda, dez a quinze minutos.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das novelas venezuelanas lembro-me bem da Kassandra (ainda me lembro do número "os punhais de Randu"; penso que eram ciganos de um circo), da Topázio e da Abigail, mas das outras não me recordo, o que é curioso. Do Tiro e Queda também me lembro (ainda tenho a música do genérico na cabeça) e claro da Xica da Silva.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, LFTV disse:

Maria Celeste deu em que ano na TVI?

Deu de Dez de 94 a agosto 95.

 

há 4 horas, VadeRetro disse:

Das novelas venezuelanas lembro-me bem da Kassandra (ainda me lembro do número "os punhais de Randu"; penso que eram ciganos de um circo), da Topázio e da Abigail, mas das outras não me recordo, o que é curioso. Do Tiro e Queda também me lembro (ainda tenho a música do genérico na cabeça) e claro da Xica da Silva.

Estranho nao lembrares dessas duas que citei acima, pois era contemporaneas de Topazio, Kassandra e Abigail. Alias, Abigal Estrou com Morena Clara ja no ar (antecedia-a) e terminou depois de Preço Da Paixão (maria Celeste) - que sucedeu Morena no seu horario - pois era enorme. 

Pena só teres visto novelas da RCTV. Era, destacadas, bem mais fracas. A qualidade de imagem era muito inferior ás novelas da Venevision e até mesmo em termos de cenários e figurinos, não havia comparação. As novelas da Venevision, na época, em qualidade de produção assemelhavam-se muito as novelas da Globo ( produção, porque as histórias, essas, algumas eram charopadas monumentais tambem).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...