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GfK - Medição de Audiências


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há 51 minutos, John123 disse:

É exatamente isso. No outro comunicado acho que disseram que 90 e tal % da população portuguesa tinha cabo por isso eles estão a dizer que não faz sentido as pessoas sem cabo terem uma amostra tão grande. No painel o cabo só representa 87.5% quando na opinião deles deveria ser mais de 90% o que é o correspondente à população portuguesa com cabo. 

Se assim é, parece terem razão em contestar... Se 90% da população tem TV por cabo porque razão a amostra não tem também 90%? Não faz muito sentido. 

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Temos um Census este ano, se calhar lá perguntam se têm TV cabo ou não.

E já agora logo no início da era CAEM a RTP bem reclamou da medição das audiências no mítico caso do PnC ter audiência zero. (Ainda recentemente voltou a acontecer). O que é que as privadas fizeram na altura? Assobiaram para o lado!

Editado por RPSG
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há 12 minutos, RPSG disse:

Temos um Census este ano, se calhar lá perguntam se têm TV cabo ou não.

E já agora logo no início da era CAEM a RTP bem reclamou da medição das audiências no mítico caso do PnC ter audiência zero. (Ainda recentemente voltou a acontecer). O que é que as privadas fizeram na altura? Assobiaram para o lado!

Não pergunta. 

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há 24 minutos, jean disse:

Independentemente da TVI perder ou não, a verdade é que a amostra atual é ridícula e nada credível. Ter nem 2000 audimetros a ditar quem ganha e quem perde é uma anedota.

O ridículo é a extrapolação. Como é que 2000 se transformam em 1252324 por exemplo. E isto serve para as duas estações. E não digam que são números fornecidos pelos operadores, pois um dos comunicados diz isso não acontece. 

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há 5 minutos, DoAudiovisual disse:

O ridículo é a extrapolação. Como é que 2000 se transformam em 1252324 por exemplo. E isto serve para as duas estações. E não digam que são números fornecidos pelos operadores, pois um dos comunicados diz isso não acontece. 

Eu sempre me questionei o mesmo, mas depois acredito que tenha a ver com questões logísticas. 

- Se for uma amostra muito grande, não conseguem monitorizar de perto e detectar erros das pessoas que condicionem os dados.

- Não podem estar dependentes das operadoras e, possivelmente, nem todas têm meios fiáveis para apurar quantas pessoas estão a ver televisão naquele momento (na minha casa, a box está ligada o dia todo mesmo quando ninguém está a ver) e deve ser difícil cruzar dados de 4 ou mais operadoras. 

Acho que este método tem falhas, mas é o mais fiável no meio de tudo. Não significa que não possa e deva ser melhorado, só realço que não deve ser fácil. 

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há 1 hora, jean disse:

Independentemente da TVI perder ou não, a verdade é que a amostra atual é ridícula e nada credível. Ter nem 2000 audimetros a ditar quem ganha e quem perde é uma anedota.

Mas porquê a amostra atual? Como se as mais antigas fossem maiores. Aliás, nos anos 90 deveriam existir uns 500 audímetros. É matemática, é estatística, é credível e é assim em todo o mundo, nos mais diversos mercados. "Anedota" é querer opinar acerca de uma área da qual não se conhece.

Será que os foristas do aTV nas análises clínicas também pedem para os enfermeiros retirarem o sangue todo do corpo ao invés de uma pequena amostra? :ocupada:

aliás, esses 90% com cabo também deve ser um valor resultante de um estudo com recolha de dados de uma amostra. Foristas a usarem valores de uma amostra, que acreditam ser credíveis, para refutar uma amostra da qual não acreditam. mds, a circularidade :ok:

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há 57 minutos, jean disse:

Independentemente da TVI perder ou não, a verdade é que a amostra atual é ridícula e nada credível. Ter nem 2000 audimetros a ditar quem ganha e quem perde é uma anedota.

Isso não é nenhuma anedota :cryhappy: Não são audímetros fixos (eles vão mudando conforme se considere necessário de acordo com as alterações na população, segundo um comunicado que li algures) e muito menos aleatórios.

Há todo um estudo sobre a quem os atribuir de forma a que quem os possui represente bem os diferentes estratos populacionais. É completamente inconcebível conseguires saber exatamente QUEM está a ver o quê a cada minuto (mais do que quantos, isso não é o mais interessante para quem paga efetivamente pelos números). Simplesmente não é possível. As operadoras também estão fartas de dizer que não conseguem precisar isso. Nem mesmo o "quantos" conseguem precisar, só sabem o que estão a emitir mas não sabem quem ou quantos estão a ver. E mesmo que soubessem, não era suficiente. Íamos saber os valores de 80 ou 90% da amostra e não podíamos extrapolar corretamente isso porque para extrapolar é preciso saber que estratos populacionais faltam e que estratos populacionais temos, e só íamos saber quantidades, nada mais. Os resultados continuariam a ser enviesados. Mais não é sempre melhor, se não for adequado. 

Os números apresentados não são perfeitos, mas são os possíveis. Por questões de quem paga não querer pagar mais para se poder ter mais audímetros e por questões de exigir um trabalho enorme à volta disso. Quem paga sabe exatamente aquilo pelo qual está a pagar e continua a pagar por isso. Havemos de ser nós, meros foristas, a mandar para o ar que isto não faz sentido nenhum sem sequer pensar um bocadinho :cryhappy:

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Que canseira todos os dias a conversa dos audímetros. 

Espanha tem 47M de habitantes e tem cerca de 5720 audímetros. Aliás, lá cada audímetro representa 10.000 pessoas, enquanto cá cada audímetro representa 3.000 pessoas.

fonte: https://www.mediasal.es/blog/noticias/medicion-audiencias-espana-quien-mide-que/

Mas é bom saber que um pequeno fórum sabe mais que especialistas que estudam esta área da estatística. :ocupada:

Editado por André
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agora mesmo, André disse:

Que canseira todos os dias a conversa dos audímetros. 

Espanha tem 47M de habitantes e tem cerca de 5720 audímetros. Em termos comparativos, a relação é mais ou menos a mesma coisa.

fonte: https://www.mediasal.es/blog/noticias/medicion-audiencias-espana-quien-mide-que/

Mas é bom saber que um pequeno fórum sabe mais que especialistas que estudam esta área da estatística. :ocupada:

Exatamente. Neste momento tem de trabalhar com estes números e esta amostra. Se não estão contentes azar. É muito fácil meter as culpas na empresa que mede as audiências em vez de pensarem em fazer um melhor trabalho para terem mais audiências.

Mas quando eram líderes nunca se queixaram da mediadora de audiências lol.

Eu não percebo nada de como se mede audiências, mas é impossível saber o que toda a gente vê, as audiências são isso uma amostra, e é com essa amostra que as televisões tem de trabalhar.

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TVI encurta distância para a SIC na semana com menor consumo de TV deste ano

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Na semana 14, o consumo de TV diário por indivíduo regista o seu valor mais baixo desde o início do corrente ano, ficando pelas 5h35m por indivíduo, o que representa uma quebra de mais de 35 minutos por dia face à semana anterior. Já no que diz respeito aos dados da quota de audiência, em sentido crescente estão esta semana a TVI e a oferta Cabo, e registando tendência contrária temos a RTP1, a SIC e os Outros. Deste modo, a TVI reforça o seu share para 17,9% e o Cabo alcança esta semana os 35,8%. No sentido oposto, a RTP1 decresce até aos 10,7%, a SIC apresenta um decréscimo ligeiro e regista 19,8%, e o valor de Outros (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos), desce também até aos 13,5% de quota de audiência.

Na listagem dos canais pagos mais vistos, e por mais uma semana, a CMTV e a Globo continuam a ocupar as duas primeiras posições. Esta semana a SIC Notícias está de regresso ao pódio dos canais mais vistos por troca com o Hollywood, que ocupa assim a posição que se segue ao pódio. Nas restantes posições até ao fim da tabela estão a Fox, a TVI 24, a Fox Life e o Fox Movies Portugal, com os infantis Disney Channel e Cartoon Network a encerrarem a lista dos 10 mais vistos.

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Já quanto aos programas mais vistos da tabela global, é mais uma vez o futebol que leva a taça do programa mais visto da semana, desta vez com o jogo da Liga dos Campeões entre FC Porto e Chelsea, transmitido na TVI. Nas restantes posições estão Isto é Gozar com quem Trabalha – 3ª Dose, a novela Amor, Amor, e Hell’s Kitchen, da SIC, com a novela da TVI Bem me Quer a fechar o top 5 da semana.

Já relativamente aos programas de canais Pay TV, o CM Jornal 20H da CMTV volta ao topo da tabela, seguido por Golos/P. Ferreira x Benfica, também da CMTV, A Força do Querer da Globo, Investigação CM/Sócrates: A Hora da Verdade da CMTV, e o filme do Hollywood Lara Croft:Tomb Raider, que encerra o top 5 da oferta paga desta semana.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/04/tvi-encurta-distancia-sic-na-semana-menor-consumo-tv-deste-ano/

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Independentemente dos problemas inerentes à medição atual a TVI tem é que estar calada pois votou a favor da medição atual e nunca levantou problemas ou questionou sequer a fiabilidade quando liderava. Está a perder aceita e que dê as mãos para voltar a liderar. Chega a ser anedótico um canal se dar a estes preparos, queimam-se cada vez mais e isso sim não ajuda às audiências.

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TV: os programas que lideraram audiências, gravações e redes sociais em Março

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No terceiro mês do ano o futebol ocupou metade das posições do Top de programas. A primeira posição pertenceu ao jogo da Liga dos Campeões, transmitido na TVI entre Juventus e Fc Porto.

O melhor programa “não futebol” foi o “Isto é Gozar com Quem Trabalha” na sexta posição seguido do episódio final da novela “Terra Brava”.

Nos programas gravados e visionados no próprio dia, liderou a entrevista à desportista Patrícia Mamona inserido no “Isto é Gozar com Quem Trabalha”.

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Nas gravações de 7 dias, o melhor programa pertenceu à estreia do concurso de Ljubomir Stanisic “Hell’s Kitchen”, transmitido na SIC a 14 de Março.

Nas redes sociais, na primeira posição da tabela mantém-se em destaque o reality show “Big Brother”, que terminou no final deste mês.

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Em segundo lugar, encontra-se o novo programa transmitido aos domingos à noite na TVI, “All Together Now”.

Em terceiro lugar, encontra-se o programa da RTP “The Voice Kids”.

Na quarta e quinta posição estão as telenovelas da SIC “Amor Amor” e “A Serra”.

“Hell’s Kitchen” o novo programa, da SIC, de Ljubomir Stanisic ocupa a sexta posição seguindo-se a série “Morangos Com Açucar”.

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Para finalizar este Top 10, encontram-se também o programa “Dois às 10”, a telenovela “Bem Me Quer” e o programa “Mais Futebol”.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/04/tv-os-programas-lideraram-audiencias-gravacoes-redes-sociais-marco/

Entrevista da TVI a José Sócrates vista por mais de 2 milhões de portugueses. Grande Reportagem da SIC com performance idêntica

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A Universal McCann, agência de meios do grupo IPG Mediabrands, analisou a entrevista a José Sócrates após a leitura da decisão instrutória da Operação Marquês. Conduzida por José Alberto Carvalho, a entrevista alcançou mais de dois milhões de portugueses e manteve, em média, mais de 1.3 milhões de telespectadores colados à televisão, a que correspondeu um share de 24.4%. Já a TVI24, que transmitiu em simultâneo a entrevista, contou com uma audiência média de 155 mil telespectadores e um share de 2.8%. No mesmo período, a SIC emitiu o último episódio da Grande Reportagem A Grande Ilusão, que registou uma performance idêntica à entrevista de José Sócrates. Em média, a reportagem também foi visionada por mais de 1.3 milhões de telespectadores, tendo registado um share de 24%.A RTP1 também apostou forte para este período horário com a estreia de Vento Norte. O primeiro episódio da série de ficção histórica portuguesa foi o 15.º programa mais visto do dia e conseguiu, em média, captar a atenção de 454 mil portugueses a que correspondeu um share de 8.4%.

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Apesar do mediatismo em torno da entrevista a José Sócrates, a SIC voltou a liderar o dia com um share de 21%, mais 2.1 p.p. do que a TVI, que terminou o dia com um share de 18.9%. Comparativamente à quarta-feira da semana anterior, a estação de Queluz verificou uma quebra de -3.8 p.p. na sua quota de share. Já a RTP1 contou com um share de 11.2, mais 1.2 p.p. vs. a quarta-feira da semana anterior.

Entre os canais Pay TV, a liderança foi mais uma vez para a CMTV com 4.6% de share. Seguiu-se a Globo (2.3%) e a SIC Notícias (2.3%).

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/04/entrevista-da-tvi-jose-socrates-vista-cerca-2-milhoes-portugueses/

 

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On 07/04/2021 at 20:26, Mr. Carter disse:

Pelo que percebi, o que a Media Capital critica é a "força" dos lares sem cabo na percentagem final, tendo em conta a expressão que tem. Correto? 

A Media Capital não criticou isso, porque o impacto que tem na percentagem final faz todo o sentido. No fundo não criticou nada, apenas mostrou os resultados dos lares com cabo e dos lares sem cabo e graças às maravilhosas capacidades de interpretação do aTV tiraram-se 1839201 conclusões diferentes :clown:

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