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GfK - Medição de Audiências


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SIC, RTP1 E CABO SOBEM E TVI DESCE

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Depois de ter alcançado o valor mais baixo do ano na passada semana, o consumo de TV diário por indivíduo recupera esta semana de forma ligeira, alcançando as 5h36m por indivíduo, o que representa uma recuperação de cerca de 3 minutos por dia face à semana 15.

Já no que concerne à equação da quota de audiência, o cenário para praticamente todos os canais é de reforço ou de
estabilidade face ao período anterior, com a TVI a apresentar-se como a excepção à tendência, sendo o único canal que regista uma quebra no valor do seu share semanal. Assim, a RTP1 observa uma subida muito ligeira para os 11,4%, a SIC sobe para 20,3%, e a oferta Cabo regista o maior crescimento e obtém 35,8% de quota, com o valor de “Outros” (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos), a manter os 13,7% de quota de audiência. A TVI está em contraciclo e decresce até aos 16,6% esta semana.

Na listagem dos canais Pagos mais vistos da semana a primeira metade da tabela repete os mesmos ocupantes e
posições da semana anterior, composta por CMTV, Globo, SIC Notícias, Hollywood e Fox. Nas posições seguintes
encontramos Fox Movies Portugal. Fox Life e TVI24, seguidos pela SportTV+, que está de regresso ao Top 10 da semana; a fechar a listagem está o Disney Channel, que é assim o único canal infantil a marcar presença.

Já no que diz respeito à tabela global dos programas mais vistos, e sem transmissões de futebol a marcar a semana, o líder volta a ser Isto é Gozar Com Quem Trabalha – 3ª Dose, a que se seguem a novela Amor, Amor, o Jornal da Noite e Hell’s Kitchen, todos da SIC, e a novela Bem me Quer da TVI, que fecha a listagem da semana.

Quanto aos programas de canais Pay TV, quem lidera a lista é Golos/Sp. Braga x Sporting, seguido por Investigação
CM/Renato Seabra: o Fim da Esperança, Especial CM/Meco: Reviver a Tragédia, três conteúdos CMTV, seguidos por A Força do Querer da Globo e por mais um programa da CMTV, desta vez o CM Jornal 20h.

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Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/04/sic-rtp1-cabo-sobem-tvi-desce/

NOVA TELENOVELA DA TVI ESTREIA EM PRIMEIRO LUGAR

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O primeiro episódio da novela da TVI Festa é Festa alcançou o primeiro posto dos programas mais vistos do dia com uma audiência de 14,3 por cento, com um share de 14,3 por cento, segundo dados GfK/CAEM. À mesma hora a SIC transmitia a novela Amor Amor, que obteve uma audiência de 13,6 por cento e um share de 24,3 por cento.

Feitas as contas ao total do da, a SIC liderou de forma confortável, com uma quota de 22 por cento, enquanto a TVI registou 17,7 por cento e a RTP1 11,6 por cento. No cabo, destaque para a CMTV com uma quota de 5,2 por cento. Seguem-se o canal Globo (2,5 por cento) e o canal Hollywood e SIC Notícias (1,5 por cento).

Em noite de futebol, a Sport TV+, a Sport TV e a TVI24 ficaram com a mesma quota de share: 1,1 por cento. Também a BTV1 conseguiu chegar aos 1 por cento, ultrapassando a a RTP2 (0,9 por cento e 15º lugar no ranking de canais).

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/04/nova-telenovela-da-tvi-estreia-primeiro-lugar/

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FESTA É FESTA FOI O PROGRAMA MAIS VISTO DA ÚLTIMA SEMANA

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Na última semana de Abril o consumo de TV diário por indivíduo volta a baixar e regista o valor mais baixo desde o início do corrente ano, ficando pelas 5h20m por indivíduo, o que representa uma quebra de cerca de 16 minutos por dia face à semana anterior.

No que diz respeito à quota de audiência, as variações para a generalidade dos canais são residuais, com a TVI a
destacar-se como o canal com maior crescimento no seu share semanal e o Outros a destacar-se no sentido inverso. Assim, a RTP1 decresce uma décima até aos 11,3%, a SIC sobe em igual medida e chega aos 20,4%, e a oferta Cabo
regista o mesmo decréscimo de uma décima e tem agora 35,7% de quota. A TVI é o canal que mais cresce e chega aos
17,5% esta semana, em sentido inverso está o Outros (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos), que cai para os 12,9% de quota de audiência.

Na listagem dos canais Pagos mais vistos da semana mais uma vez as cinco primeiras posições repetem os mesmos
ocupantes da semana anterior, sem alteração de lugares: são eles CMTV, Globo, SIC Notícias, Hollywood e Fox. Nas
posições restantes estão Fox Life, TVI24, Nickelodeon – a única entrada da semana -, Disney Channel e SportTV+.

No que diz respeito à tabela dos programas mais vistos, há uma estreia na liderança, o episódio de quarta-feira da nova novela da TVI Festa é Festa, que tem também sido líder diário desde a sua estreia, nos respectivos dias de emissão. Nas posições seguintes estão Isto é Gozar Com Quem Trabalha – 3ª Dose, a novela Amor, Amor e o Jornal da Noite todos da SIC, com o programa de domingo à noite All Together Now – Kids, da TVI, a fechar a tabela da semana.
Quanto aos programas de canais Pay TV, as primeiras quatro posições são para conteúdos CMTV, com o líder a ser
Notícias CM, seguido por Golos/Sporting x Nacional, Pé em Riste e Investigação CM/Assassinos em Série: Rei Ghob.
A novela A Força do Querer da Globo encerra o top da oferta paga.

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Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/05/festa-festa-programa-visto-da-ultima-semana/

SIC FOI O ÚNICO CANAL GENERALISTA A CRESCER EM ABRIL

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A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que
em Abril, o consumo televisivo caiu 6% face a Março, num mês marcado pelo alívio nas restrições de confinamento
no combate à pandemia e consequente abertura dos espaços públicos. Ainda assim, a SIC voltou a liderar o ranking de canais com um share de 20.2%, mais 0.7 p.p. versus Março. A estação de Paço de Arcos lidera há 27 meses consecutivos e foi o único canal generalista a subir neste indicador. Nota ainda para o canal que não observava um share superior a 20% desde Julho de 2020. Por sua vez, a TVI terminou o mês com um share de 17.5%, menos 0.3 p.p. face a Março. A RTP1 caiu para os 11.1%, após ter verificado perdas de 0.6 p.p. Olhando para o universo dos canais Pay TV, verificou-se um aumento de 0.8 p.p. na quota de share destes canais para os 35.5%. CMTV (4.3%), Globo (2.2%) e SIC Notícias foram os canais mais vistos nesta tipologia.

Análise às estreias

Abril contou com novos programas na grelha dos principais canais portugueses. Destaque para a nova
telenovela da TVI Festa é Festa, estreada no dia 26 de Abril. Neste dia foi o programa mais visto com uma audiência
média de 1 milhão e 358 mil telespectadores. Esta foi a telenovela com mais com mais telespectadores numa estreia
da TVI desde a estreia de Jogo Duplo, a 4 de dezembro de 2017. Com Pedro Teixeira, Ana Guiomar, Maria do Céu
Guerra, entre outros no elenco, a telenovela terminou o mês com uma audiência média de cerca de 1.4 milhões de
telespectadores e um share de 25.9%. Destaque também para a estreia da série documental Mulheres em Portugal,
transmitida na RTP1. Conduzida por Carlos Daniel, a série que faz uma reflexão sobre o que é ser mulher em Portugal contou com uma audiência média na estreia de 548 mil telespectadores. A estação de televisão pública também estreou a série de ficção histórica Vento Norte. No dia em que foi para o ar verificou uma audiência média de 454 mil telespectadores e um share de 8.4%.

Analisando a média de todas as inserções de cada programa, o destaque vai para a emissão das partidas a
contar para os quartos de final da Liga dos Campeões. Os jogos que ditaram a eliminação do FC Porto da competição
foram os programas mais vistos do mês (TVI), tendo registado uma audiência média de 1 milhão e 973 mil
telespectadores a que correspondeu um share de 37.9%. Seguiu-se o programa de Ljubomir Stanisic – Hell’s Kitchen:
O Inferno, que verificou uma audiência média de 1 milhão e 519 mil telespectadores e um share de 29.3%. A fechar o
top de programas mais vistos do mês esteve Isto é Gozar com Quem Trabalha. O programa de Ricardo Araújo Pereira
voltou a estar em destaque, já que conseguiu manter, em média, perto de 1.5 milhões de portugueses colados ao
ecrã. Em Abril, destaque ainda para a entrevista da TVI a José Sócrates, que foi vista por mais de 1.3 milhões de
portugueses e para a noite de Óscares transmitida pela RTP1.

No acumulado do mês e em termos de período horário, a TVI lidera as noites (0h00 – 2h30) com 14.6% de
share, as madrugadas (2h30 – 7h30) com 8.9% e as manhãs (7h30-12h30) com 15.6%, mais 0.5 p.p. que a SIC. Esta
última sobe à liderança nos restantes períodos: horas de almoço (12h30 – 14h30) com 28.1% de share, tardes (14h30
– 18h30) com 18.3%, pré-prime (18h30-20h) com 20.7% e Prime-Time (20h-0h00) com 23.2%.

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Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/05/sic-unico-canal-generalista-crescer-abril/

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há 40 minutos, Rob disse:

Vcs não ficam preocupados por, em média, 51 por cento do público não contactar com os canais portugueses? Eu fico. 

Isso não é verdade. Para além, de no cabo, haverem canais portugueses, o share é a média e não a percentagem de quantas pessoas viram as quatro generalistas. 

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AUDIÊNCIAS TV: SIC E CABO REFORÇAM QUOTA, RTP1 E TVI RECUAM

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Na semana 18, o consumo de televisão diário por indivíduo está praticamente em linha com o registado na semana anterior, ficando esta semana nas 5h19m por indivíduo, o que representa uma quebra de apenas cerca de um minuto por dia face à semana anterior. No que diz respeito à quota de audiência, a SIC e a oferta Cabo reforçam o seu share semanal, enquanto RTP1 e TVI apresentam tendência contrária. Assim, a RTP1 regista uma quebra ligeira até aos 11%, a SIC reforça o seu valor e atinge os 20,9%, a TVI cai para os 16,9% e a oferta Cabo cresce ligeiramente e obtém agora 36% de quota. Já o Outros (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos), apresenta igualmente tendência de reforço e atinge os 13,1% de quota de audiência.

Quanto à tabela dos canais Pagos mais vistos da semana as primeiras sete posições repetem exactamente os mesmos ocupantes da semana anterior, sem alteração de lugares: CMTV, Globo, SIC Notícias, Hollywood, Fox, Fox Life e TVI24. Já nas últimas três posições temos a reentrada do Fox Movies, directamente para o oitavo lugar, a SportTV+ sobe uma posição e o Nickelodeon fecha a listagem e é, com a saída do Disney Channel, o único canal infantil a marcar presença esta semana.

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No que diz respeito à tabela dos programas mais vistos, Isto é Gozar com quem Trabalha – 3ª Dose volta a assumir a liderança, seguido pela novela Amor, Amor/Especial e pelo Jornal da Noite, todos da SIC. O anterior líder, Festa é Festa, da TVI ocupa a quarta posição e o programa Hell’s Kitchen, da SIC, fecha esta listagem.

Já no que respeita aos programas de canais Pay TV, as duas primeiras posições são para conteúdos CMTV: CM Jornal 20h e Golos/Benfica x FC Porto, seguidos pela transmissão do jogo Futsal – Liga dos Campeões/Barcelona x Sporting, feita no Canal 11, no qual o Sporting se sagrou Campeão Europeu de Futsal. Nas duas posições finais estão Investigação CM/Maddie: 14 anos desaparecida da CMTV e a novela A Força do Querer da Globo.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/05/audiencias-tv-sic-cabo-reforcam-quota-rtp1-tvi-recuam/

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On 11/05/2021 at 10:43, Diogo O. disse:

Isso não é verdade. Para além, de no cabo, haverem canais portugueses, o share é a média e não a percentagem de quantas pessoas viram as quatro generalistas. 

Meu caro, o share é diário.

Logo é a média do dia - 24 horas.

Os canais portugueses generalistas, em média, ficam abaixo do todo do cabo mais streaming nestes dias. Ou seja, em média, de todos os que viram TV em 24 horas, houve 51 por cento que não viu a SIC, TVI e RTP.

image.png.496398b7958c51e73cf631fe63362f39.png Dá para ver a diferença? Em 13 anos mudou tudo. E vais dizer-me que não é preocupante?

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AUDIÊNCIAS TV: SIC, TVI E CABO RECUAM NUMA SEMANA QUE SÓ A RTP1 SAIU A GANHAR

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Na semana 19 o consumo de TV diário por indivíduo volta a subir, ficando esta semana nas 5h30m por indivíduo, o que representa um aumento de cerca de 11 minutos por dia face à semana anterior. No que diz respeito à quota de audiência, RTP1 e Outros são os únicos que apresentam tendência de crescimento, com SIC, TVI e oferta paga a registarem decréscimos ligeiros. Assim, a RTP1 regista uma ligeira subida e atinge os 11,3%, a SIC quebra ligeiramente para os 20,4%, e também a TVI regista um pequeno decréscimo até aos 16,4%, com a oferta Cabo a decrescer uma décima até aos 35,9% de quota. Já o Outros (que inclui o visionamento em time shift, streaming e videojogos), apresenta tendência de crescimento e chega aos 13,7% de quota de audiência.

Quanto à tabela dos canais pagos mais vistos da semana, a liderança continua entregue à CMTV mas nos lugares que se seguem do pódio verifica-se uma troca de posições, com a SIC Notícias a subir à segunda posição por troca com a Globo, que fica assim na terceira. Seguem-se Hollywood e Fox, que mantêm as suas posições na tabela, seguidos por TVI24 e Fox Life, que também trocam de lugar estre eles. Para o oitavo lugar reentra o Disney Channel, a que se segue a SportTV+ no lugar que já ocupava. A fechar a tabela está agora o Fox Movies, que desce duas posições.

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No que se refere à tabela dos programas mais vistos, mais uma vez é o programa de Ricardo Araújo Pereira, Isto é Gozar com quem Trabalha –3ª Dose, que conquista a liderança, seguido pelo Jornal da Noite e pela novela Amor, Amor/Especial, todos da SIC. A novela da TVI Festa é Festa, ocupa a quarta posição e o programa Hell’s Kitchen/Semifinal, da SIC encerra o top 5 dos mais vistos.

Já no que diz respeito aos programas de canais Pay TV, todos os conteúdos são da CMTV e dividem-se entre desporto e informação, na semana em que o Sporting conquistou o título de campeão nacional. Assim, o líder é Golos/Sporting x Boavista, seguido por CM Jornal 20h, pelo Liga d’Ouro/Sporting é Campeão Nacional e por Investigação CM/Filhos de um Deus Menor. O programa desportivo Pé em Riste fecha esta tabela.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/05/audiencias-tv-sic-tvi-e-cabo-recuam-numa-semana-que-so-a-rtp1-saiu-a-ganhar/

TV: Os programas que lideraram as audiências, gravações e redes sociais em Abril

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Em Abril, o duplo confronto a contar para a Liga dos Campeões que opôs as equipas do FC Porto e o Chelsea liderou o top de programas.

Já na terceira posição ficou o programa de Ricardo Araújo Pereiro Isto é Gozar com Quem Trabalha, transmitido na SIC a 11 de Abril.

Também merece destaque a novela Festa é Festa que este mês estreou na TVI, com o episódio transmitido 28 de Abril a alcançar a sétima posição, com uma audiência média de 1.443.900 indivíduos.

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Quer nos programas gravados e visionados no próprio dia, como nas gravações de 7 dias, o melhor programa em termos de audiências pertenceu ao programa de Ljubomir Stanisic Hell’s Kitchen.

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Nas redes sociais, na primeira posição da tabela encontra-se o programa da RTP The Voice Kids, que terminou este mês.

Em segundo lugar, encontra-se o Big Brother e em terceiro o programa transmitido aos domingos à noite na TVI, All Together Now.

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Na quarta posição está a telenovela da SIC Amor Amor e em quinto o programa apresentado pelo Ljubomir Stanisic, Hell’s Kitchen.

A ocupar a sexta posição está o programa apresentado por Cristina Ferreira, Cristina Comvida. Na sétima posição está a telenovela da SIC A Serra.

Para finalizar este Top 10, encontram-se também o programa do Bruno Nogueira que estreou este mês, Princípio Meio e Fim, a série Morangos Com Açúcar e o programa Mais Futebol.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/05/tv-os-programas-que-lideraram-as-audiencias-gravacoes-e-redes-sociais-em-abril/

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AUDIÊNCIAS: RTP1 E TVI REFORÇAM SHARE EM SEMANA DE MENOR CONSUMO DE TV DO ANO

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Esta semana o consumo de TV diário por indivíduo regista uma quebra de cerca de 20 minutos por dia, ficando assim nas 5h10m por indivíduo, o valor mais baixo verificado desde o início do corrente ano.

Nas contas da quota de audiência, RTP1 e TVI reforçam o seu share semanal, com a SIC e a oferta paga a apresentarem tendência inversa. Assim, a RTP1 sobe até aos 12,1%, a SIC regista um decréscimo e obtém 19,5%, e a TVI reforça o seu share semanal e atinge os 17,9%. A oferta Cabo também apresenta tendência de recuo e obtém esta semana 34,8% de quota. Já o “Outros” (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos), apresenta igualmente uma tendência decrescente e regista 13,5% de quota de audiência.

Quanto à tabela dos canais pagos mais vistos da semana, as sete primeiras posições repetem os mesmos ocupantes da
semana anterior, que são a CMTV, SIC Notícias, Globo, seguidos por Hollywood, Fox, TVI24 e Fox Life. No 8º lugar está agora o Fox Movies, seguido pelo Disney Channel. Para a posição que resta na lista do 10 mais vistos entra o AXN, que está assim de regresso a este ranking.

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No que diz respeito à tabela dos programas mais vistos, esta semana as quatro primeiras posições são para programas da TVI, com “Futebol – Taça de Portugal Placard/Sp. Braga x Benfica” a liderar.

Seguem-se “Tony Carreira – A Entrevista/Especial”, um episódio da novela “Festa é Festa/Especial” e “Futebol – Taça de Portugal Placard: Entrega da Taça/Sp. Braga x Benfica”. A fechar a tabela está o único conteúdo da SIC que marca
presença esta semana, a novela “Amor, Amor”.

No que concerne aos programas de canais Pay TV, a tabela é totalmente composta por conteúdos da CMTV: na liderança está “Investigação CM/Refúgio para a Morte”, seguido por “Liga d’Ouro/V. Guimarães x Benfica”, e por três serviços noticiosos, todos emitidos no Domingo: “Jornal 7”, “CM Jornal 13H” e “Jornal 6”.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/05/audiencias-rtp1-e-tvi-reforcam-share-em-semana-de-menor-consumo-de-tv-do-ano/

FINAL DA EUROVISÃO LEVA RTP1 À LIDERANÇA DO DIA PELA PRIMEIRA VEZ EM 2021

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A final da Eurovisão, transmitida pela RTP1, foi o programa mais visto este sábado e alcançou mais de 3.2 milhões de portugueses, alavancando as audiências da estação de televisão pública, que também liderou o dia pela primeira vez esteano. De acordo com dados da Universal McCann, a RTP1 atingiu, então, um share de 15.9%, mais 6.8 pontos percentuais face ao último sábado, levando a SIC para o segundo lugar (14.9%), e a TVI para terceiro com 13.8%.

Se compararmos as audiências desta emissão com as de finais anteriores, a deste ano superou em larga escala as audiências da final de 2019, ano em que Portugal não chegou à final. Nessa altura, o programa contou com uma audiência média de 554 mil telespectadores, contrastando com 1 milhão 198 mil telespectadores da noite deste sábado, a que correspondeu um share de 26.9%. Ainda assim, não superou as audiências da final realizada em Portugal (2018), dia em que mais de 1.5 milhões de portugueses se sintonizaram na RTP1, e da final que elevou Salvador Sobral à vitória (2017 – 1.4 milhões de telespectadores médios).

Olhando para os restantes programas mais vistos do dia, Bem Me Quer, telenovela da TVI, posicionou-se na segunda posição, já que conseguiu colar ao ecrã, em média, 975 mil portugueses. Primeiro Jornal, da SIC, fechou o top 3 dos programas mais vistos do dia com uma audiência média de 819 mil telespectadores.

A RTP1 foi grande vencedor do dia com um share de 15.9%, tendo atingido a terceira melhor marca de share do ano. O canal liderou também pela primeira vez em 2021. Já a SIC ficou-se pelos 14.9% e a TVI pelos 13.8%, sendo estes os valores mais baixos do ano para as estações privadas. Entre os canais Pay TV, a liderança foi mais uma vez para a CMTV com 4% de share. Seguiu-se a Hollywood (2.1%) e a Globo (1.9%).

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/05/final-da-eurovisao-leva-rtp1-a-lideranca-do-dia-pela-primeira-vez-em-2021/

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LIGA DOS CAMPEÕES, QUEM QUER NAMORAR COM O AGRICULTOR E LIGA EUROPA NO TOP 5 DA SEMANA

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Mais uma vez o consumo de TV diário por indivíduo decresce, ainda que muito ligeiramente – cerca de três minutos por dia, sendo agora de aproximadamente 5h07m por indivíduo, o que significa que é novamente o valor mais baixo registado desde o início deste ano.

No que se refere à equação da quota de audiência, a SIC e a oferta paga são os canais que crescem esta semana, com a RTP1 a descer e a TVI a manter exactamente o mesmo valor que obteve na semana passada. Assim, a RTP1 cai até aos 11%, a SIC reforça o seu share e regista 20,4%, e a TVI mantém o mesmo valor da semana anterior: 17,9%. A oferta Cabo regista também um crescimento e atinge esta semana os 35,2% de quota. Já o “Outros” (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos), apresenta um ligeiro decréscimo e regista 13,1% de quota de audiência.

Relativamente à tabela dos canais Pagos mais vistos da semana, a primeira metade da tabela replica os mesmos ocupantes da semana anterior nas respectivas posições, e assim temos nos cinco primeiros lugares a CMTV, a SIC Notícias, a Globo, o Hollywood e a Fox. Já na segunda metade existem trocas de lugares e uma entrada nova para a última posição: assim temos nas posições seguintes Fox Movies, TVI24, Fox Life e Disney Channel. Para o último lugar da tabela dos 10 mais vistos reentra o infantil Cartoon Network.

Quanto aos programas mais vistos, na liderança está a Liga dos Campeões: Final/Manchester City x Chelsea, transmitida na TVI, a que se seguem apenas conteúdos SIC: três blocos do novo programa para o serão de domingo: Quem Quer Namorar com o Agricultor? IV – Encontros Imediatos, Quem Quer Namorar com o Agricultor? IV – Olhos nos Olhos, Quem Quer Namorar com o Agricultor? IV, e a fechar Futebol – Liga Europa: Final/Villarreal x Manchester United.

Já na tabela de Pay TV, o líder é Golos da CMTV, seguido de Investigação CM/Pedro Dias: Vitimas Esquecidas e da sua repetição Investigação CM (R)/Pedro Dias: Vitimas Esquecidas, segue-se um episódio de Império da Globo e a encerrar a lista o Jornal 6, da CMTV.

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Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/05/liga-dos-campeoes-quem-quer-casar-com-o-agricultor-e-liga-europa-no-tp-5-da-semana/

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MAIO: SIC LIDERA, TVI COM OS PROGRAMAS MAIS VISTOS E RTP1 ÚNICO GENERALISTA A SUBIR

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A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que o consumo televisivo voltou a cair em Maio (-5.7%), em mês de avanços no desconfinamento. A SIC manteve-se como o canal mais visto, mantendo o valor de share do mês passado, 20.2%. A TVI ficou na segunda posição e contou com os programas mais vistos do mês. Contudo, registou uma ligeira quebra no seu share (-0.3 p.p. vs. Abril) ficando-se pelos 17.2%. A RTP1 reverteu as perdas do mês anterior e ganhou 0.3 p.p. de share atingindo 11.4%, tendo sido o único canal generalista a aumentar a sua quota de share em Maio.

A transmissão das semifinais e da Final do Festival Eurovisão da Canção, bem como o jogo dos quartos de final a contar para Campeonato Europeu de Sub-21 que opôs a Selecção Nacional sub-21 à Itália, alavancaram as audiências da estação de televisão pública. Analisando o conjunto dos canais Pay TV, manteve a sua quota de share estável (35.5%), com a CMTV (4.6%), SIC Notícias (2%) e Globo (1.9%) a estarem entre os canais mais vistos.

Olhando para a média de todas as inserções de cada programa, o destaque vai para a transmissão da final da Taça de Portugal. Transmitida pela TVI, a vitória do Sporting de Braga frente ao Benfica foi o programa mais visto do mês e o segundo mais visto do ano, já que conseguiu manter, em média, mais de 2.3 milhões de portugueses colados ao ecrã, correspondendo um share de 45.6%. A final da Liga dos Campeões, jogada no Estádio do Dragão e que opôs os ingleses do Chelsea ao Manchester City, também foi transmitida pela estação de Queluz e conquistou uma audiência média de mais de 1.9 milhões de telespectadores. A fechar o top 3 dos mais vistos esteve a entrevista de Manuel Luís Goucha a Tony Carreira. Em média, mais de 1.6 milhões de portugueses assistiram ao programa, que registou um share de 31.9%. Num mês marcado por futebol, destaque também para a final do Festival Eurovisão da Canção, transmitida pela RTP1. O certame foi o programa mais visto desse dia, elevando a RTP1 à liderança pela primeira vez em 2021.

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Análise às estreias de Maio

Maio também foi um mês de novos programas, especialmente para a SIC, que viu estrear a quarta
temporada de Quem Quer Namorar com o Agricultor? O reality show foi para o ar no último domingo, dia 30 de Maio, e em termos de share, foi a estreia mais vista a um domingo desde 2013. Com uma audiência média de 1.4 milhões de telespectadores, o programa atingiu, então, um share de 32%. A estação de Paço de Arcos estreou também a telenovela Orgulho & Paixão, que veio substituir na grelha do canal a telenovela Êta Mundo Bom. No acumulado do mês, Orgulho & Paixão verificou uma audiência média de 706 mil telespectadores e um share de 10.8%.

De referir ainda que as manhãs (7h30-12h30 – 15.7% de share), horas de almoço (12h30-14h30 –
27.4%), tarde (14h30 – 18h30 – 18.5%), pré-prime (18h30-20h – 20.7%) e prime-time (20h-00h – 23%) foram lideradas pela SIC. O late night (00h-02h30 – 15%) e as madrugadas (2h30-7h30 – 9.6%) ficaram a cargo da TVI.

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Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/06/maio-sic-lidera-tvi-com-os-programas-mais-vistos-e-rt1-unico-generalista-a-subir/

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FUTEBOL AJUDA RTP1 A SUBIR. FUTSAL DO CANAL 11 LIDERA NO CABO

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Depois do mínimo do ano registado na semana passada, o consumo de TV diário por indivíduo recuperou na última semana, aumentando cerca de 12 minutos por dia, sendo agora de aproximadamente 5h19m por indivíduo.

Nas contas do share de audiência por canal, a RTP1 é o único canal a reforçar a sua quota semanal, com SIC, TVI e oferta paga a apresentar tendência contrária. Dessa forma, a RTP1 reforça a sua quota até aos 13,2%, enquanto a SIC decresce ligeiramente até aos 20,2%, a TVI quebra também e regista 16,3% de share semanal e a oferta Cabo também apresenta tendência decrescente e fica-se pelos 34,5% de quota. O Outros (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos), regista um crescimento ligeiro e atinge os 13,5% de quota de audiência.

Relativamente à tabela dos canais Pagos mais vistos da semana, a palavra de ordem é estabilidade, uma vez que a tabela é composta pelos mesmos canais da semana passada e a única alteração que se regista é nas posições dos canais Disney Channel e Fox Life, que trocam de lugar entre si. Dessa forma o pódio continua a pertencer a CMTV, SIC Notícias e Globo, respectivamente, a que se seguem Hollywood, Fox, Fox Movies, TVI24, Disney Channel e Fox Life, com o Cartoon Network a encerrar o Top 10.

Quanto aos programas mais vistos, é mais uma vez o futebol que se destaca, esta semana em dose dupla, com a liderança a pertencer a Futebol – Campeonato Europa Sub-21/Alemanha x Portugal, na RTP1, seguido por Hell’s Kitchen: Prova de Fogo/Final e Amor, Amor/Especial, ambos da SIC. Segue-se mais um jogo: Futebol – Jogo Particular Selecção Nacional/Espanha x Portugal também na RTP1 e um epísódio da novela da TVI Festa é Festa fecha a tabela.

Já na tabela de Pay TV, a liderança é ocupada por Futsal – Liga Placard/Benfica x Sporting”do Canal 11, seguido por Investigação CM/Armas 3D e CM Jornal 20H, da CMTV. Nas posições seguintes estão Filme Hollywood/Golpe de Vingança do Hollywood e Reportagem CM/Parece Bruxedo, da CMTV.

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Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/06/futebol-ajuda-rtp1-a-subir-futsal-do-canal-11-lidera-no-cabo/

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Como o Euro 2020 está a impactar as audiências da RTP1, SIC e TVI

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O jogo de abertura do Euro 2020, esta sexta-feira, 11 de Junho,  deu a liderança à TVI. A selecção italiana jogou como visitante no seu país e venceu a Turquia por três bolas a zero, na partida que deu o pontapé de saída do Campeonato da Europa de 2020. A TVI foi a televisão anfitriã desta partida. Em média, mais de 1.3 milhões assistiu à partida, a que correspondeu um share de 30.6%. Este também foi o programa mais visto do dia, superando as audiências de telenovelas e telejornais. A Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo e averbou uma audiência média de 35 mil telespectadores e um share de 0.8%.

A TVI beneficiou da transmissão da partida de estreia do Euro 2020 e atingiu a liderança de canais. Com uma quota de share de 19.8%, a estação de Queluz subiu à liderança, registando mais 0.6 p.p. que a SIC e mais 2.6 p.p. face à média do mês de Maio.

RTP1 teve o jogo mais visto, mas foi o Dinamarca x Finlândia (TVI) que deixou a Europa em suspenso

A vitória da Bélgica sobre a Rússia foi a partida mais vista do dia 12 de Junho, sábado, em termos de audiência média (863 mil telespectadores e um share de 19.8%). Ainda assim, as principais atenções do dia foram para o Dinamarca x Finlândia, emitido pela TVI. Aos 42 minutos de jogo, Christian Eriksen (Dinamarca) caiu inanimado no relvado e saiu de maca para o hospital de Copenhaga minutos depois. Este momento chamou a atenção dos portugueses que se colaram aos ecrãs para saber ao pormenor o estado de saúde do dinamarquês. A partida, que começou às 17h, teve de ser interrompida e a continuação do jogo esteve em causa. O jogador apresentou melhorias e pediu aos companheiros de equipa que fossem a jogo. Pelas 19h30, jogaram-se, então, os restantes 3 minutos da primeira parte e a consequente segunda parte. No acumulado do jogo, observou-se uma audiência média de 800 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 23.7%.

A Sport TV transmitiu em directo e em exclusivo o empate a uma bola entre o País de Gales e a Suíça. A partida contou com uma audiência média de 67 mil telespectadores e um share de 2.1%.

Mesmo tendo emitido o jogo com mais audiência média do dia, a RTP1 não conseguiu aumentar a sua quota de share para valores acima da média de maio. Por sua vez, registou menos 0.4 p.p., somando 11% de share. Já a TVI voltou a liderar, desta vez pela margem mínima. A estação de Queluz registou um share de 17.9%, mais 0.1 p.p. que a SIC. Este último teve no programa Terra Nossa – Especial João Moutinho o mais visto do dia. Destaque para a Sport TV1 que fruto das emissões de todos os jogos do Euro 2020, aumentou em +0.5 p.p. a sua quota de share para os 0.9%.

Análise aos jogos de domingo

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O terceiro dia de competição, a 13 de Junho, começou com o jogo de cartaz Inglaterra x Croácia. A selecção inglesa levou a melhor sobre os croatas e venceu pela margem mínima, com um golo de Sterling. A TVI foi a estação transmissora do jogo que registou uma audiência média de 862 mil telespectadores, sendo
este, até ao momento, o terceiro jogo mais visto do torneio.

Já a Sport TV emitiu em exclusivo o Áustria x Macedónia do Norte e o Países Baixos x Ucrânia. O primeiro jogo foi histórico para os austríacos que atingiram a primeira vitória numa fase final de um Euro. Esta partida registou uma audiência média de 41 mil telespectadores. A última partida do dia atingiu uma audiência média de 72 mil telespectadores. A vitória suada dos Países Baixos foi a partida mais vista do Euro 2020 em sinal fechado até ao momento.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/06/como-o-euro-2020-esta-a-impactar-as-audiencias-da-rtp1-sic-e-tvi/

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SIC e TVI separadas por 2,7 pontos na semana de arranque do Euro 2020

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Após a subida registada na semana anterior, o consumo de TV diário por indivíduo volta a descer ligeiramente na última semana, caindo cerca de cinco minutos por dia, e ficando agora em aproximadamente 5h14m por indivíduo.

No que se refere à quota de audiência por canal, a TVI e a oferta paga são os canais que reforçam o seu share, com RTP1 e SIC a apresentar quebras. Dessa forma, a RTP1 desce para os 11,8%, com a SIC a decrescer também algumas décimas até aos 19,9%. Por outro lado a TVI reforça o seu valor semanal e regista 17,2% de share, com a oferta Cabo a apresentar comportamento semelhante e a atingir os 35,0% de quota. O Outros (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos), regista um pequeno aumento e atinge os 13,7% de quota de audiência.

Na lista dos canais pagos mais vistos da semana, a primeira metade da tabela replica tal e qual a da semana anterior no que se refere a ocupantes e respectivas posições: mais uma vez os cinco primeiros são CMTV, SIC Notícias, Globo, Hollywood e Fox. Na restante tabela estão TVI 24 e Fox Movies, que trocam de posição entre si, seguidos por Disney Channel e Fox Life. Para a última posição volta a entrar o infantil Disney Junior, que substitui dessa forma o Cartoon Network, que sai do top 10 esta semana.

Nos programas mais vistos, e ainda sem ter entrado em campo no Euro 2020, a Selecção Nacional ocupa o topo da tabela, com o amigável Futebol – Jogo Particular Seleção Nacional/Portugal x Israel transmitido na RTP1, a que se segue o jogo inaugural do Euro 2020: Fase de Grupos/Turquia x Itália, na TVI. Seguem-se Amor, Amor/Especial e Quem Quer Namorar com o Agricultor? IV – Os Desafios/Especial, ambos da SIC. A fechar a tabela está um episódio da novela da TVI Festa é Festa.

Já na tabela de Pay TV, as primeiras quatro posições são da CMTV, com Investigação CM/Mistério de Azeitão, CM Jornal 20H, Jornal 7 e Separados pela Vida. Na última posição está o jogo de Futsal – Liga Placard/Benfica x Sporting do Canal 11.

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Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/06/sic-e-tvi-separadas-por-27-pontos-na-semana-de-arranque-do-euro-2020/

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Vitória de Portugal leva share diário da SIC para os 31,5 por cento

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O jogo Hungria-Portugal, emitido pela SIC, foi acompanhado, em média, por 2,3 milhões de portugueses, correspondendo a cerca de 67.8 por cento das pessoas que estavam a assistir naquele momento televisão no lar.

De acordo com uma análise da agência de meios Universal McCann, se compararmos este jogo de estreia com os de competições anteriores, verifica-se que este foi menos visionado face ao primeiro jogo de Portugal no Euro 2016 e ao Mundial 2018, já que decorreu durante um dia de semana e a um horário laboral (17h). Ainda assim, em termos de share, os resultados foram semelhantes.

Também a SIC saiu a ganhar, ao ter sido o canal mais visto do dia, já que atingiu os 31.5 por cento de share. Como destaca a Universal McCann, é preciso recuar até ao período do Euro 2016 para vermos um canal FTA a registar uma quota de share superior a 30 por cento. Nessa fase, coube à RTP1 emitir as partidas de Portugal, tendo a estação de televisão pública alcançado os 35.3 por cento no dia da final do Euro 2016 (10 de Julho).

Analisando o jogo ao minuto, infere-se que o interesse dos portugueses pelo jogo foi crescente ao longo de toda a emissão. No intervalo, houve uma ligeira quebra de audiências, retomada mal o árbitro da partida apitou para o início da segunda parte. Até ao final do jogo, as audiências foram crescendo, com o pico máximo a acontecer no momento do terceiro golo da selecção nacional, o segundo para Cristiano Ronaldo. Nesse período, estavam sintonizados na SIC mais de 3,1 milhões de portugueses, a que correspondeu um share de 73.9 por cento.

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Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/06/vitoria-de-portugal-leva-share-diario-da-sic-para-os-315-por-cento/

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Audiências: dúvidas das tv’s continuam

A diferença nas audiências e a forma como as mesmas são feitas ainda deixa dúvidas nas estações televisivas. O Nascer do SOL sabe que a TVI pediu uma audição à CAEM. RTP e CMTV terão ido pelo mesmo caminho.

https://sol.sapo.pt/artigo/738180/audi-ncias-d-vidas-das-tvs-continuam

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NetAudience: Correio da Manhã assume liderança pela primeira vez em 2021

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Com um reach multiplataforma a rondar os 3 milhões e 719 mil pessoas, o Correio da Manhã assumiu pela primeira vez este ano o estatuto de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal, posição que era ocupada desde Janeiro pela TVI. Ao crescer dos 3,28 milhões de reach registados em Abril para os quase 3,72 milhões em Maio, o diário da Cofina ultrapassou o estação de Queluz, recuperando a liderança do ranking NetAudience que lhe escapava desde o arranque deste ano depois de ter ocupado essa posição entre os meses de Agosto e Dezembro de 2020. A TVI desce à segunda posição apesar de registar igualmente uma subida no reach multiplataforma, passando dos 3,28 milhões registados em Abril, quando os dois primeiros ocupantes do ranking da Marktest estavam separados por apenas 320 pessoas, para 3 milhões e 461 mil pessoas alcançadas em Maio pelas suas plataformas digitais.

A última posição do top 3 dos meios com maior alcance digital volta, pelo quinto mês consecutivo, a mudar de mãos. Depois da SIC, em Janeiro, do Expresso, em Fevereiro, da Flash, em Março, e do Expresso novamente em Abril, é a SIC que retoma em Maio o estatuto de terceiro meio de comunicação com maior alcance no digital, com 2,43 milhões de pessoas alcançadas. O terceiro lugar do ranking não tem ocupante fixo desde que o Jornal de Notícias, que durante muito tempo foi o terceiro meio mais lido no online, passou, tal como acontece com todas as outras publicações detidas pelo Global Media Group, a estar ausente do ranking da Marktest a partir do início deste ano. O mesmo acontece com o Sapo. Ausências que, justificava a empresa de estudos de mercado numa nota publicada juntamente com os resultados apurados em Janeiro, “reflectem as dificuldades que todos sofremos em 2020”.

O top 5 fica completo com a Flash, que alcançou em Maio cerca de 2,3 milhões de pessoas, e com a NiT, que somou aproximadamente 2,27 milhões de pessoas alcançadas. Após ter ocupado a terceira posição em Abril, o Expresso, segundo entre os títulos generalistas, ficou de fora do top 5 no último mês. O semanário da Impresa ocupa o sexto lugar, com um reach multiplataforma de aproximadamente 2,15 milhões de pessoas.

No segmento económico, o Jornal de Negócios desce de 1,85 milhões de pessoas alcançadas em Abril para 1,56 milhões de pessoas no último mês, ocupando a 11ª posição do ranking geral. A liderança do segmento desportivo permanece nas mãos do Record, que registou em Maio um reach multiplataforma de 1,85 milhões de pessoas, crescendo face aos 1,54 milhões alcançados no mês anterior. Na ausência de O Jogo, o desportivo da Cofina é seguido pelo site MaisFutebol, que viu o seu reach subir de cerca de 888 mil pessoas alcançadas em Abril para os 890 mil.

Entre as estações de televisão, além da TVI e da SIC, que ocupa o segundo e terceiro lugares, a RTP, que fecha o top 10, apresenta um alcance digital de 1,77 milhões de pessoas, sobe ligeiramente face aos 1,75 milhões de reach que registava em Abril.

No segmento da rádio, pelo terceiro mês consecutivo, a liderança é ocupada pela RFM, apesar de a estação do grupo Renascença Multimédia ter visto o seu reach multiplataforma descer dos 1,78 milhões de pessoas alcançadas em Abril para 1,46 milhões em Maio. Num ranking que conta, recorde-se, com a ausência da TSF, o segundo lugar voltou a ser ocupado em Abril pela Rádio Comercial. Ao subir de cerca de 803 mil pessoas alcançadas em Abril para 846 mil no último mês, a estação da Media Capital Rádios manteve-se à frente da Renascença, que cresceu das 645 mil pessoas alcançadas no mês anterior para as 740 mil.

Na análise aos resultados por grupo de media, a Cofina recupera em Maio a liderança perdida no mês anterior para a Media Capital. A dona do Correio da Manhã e da CMTV apresenta um reach multiplataforma de aproximadamente 4 milhões e 321 mil pessoas, enquanto a dona da estação de Queluz regista 4 milhões e 145 mil pessoas alcançadas no digital. Na ausência do Global Media Group, que ocupava em Dezembro a segunda posição com um reach digital de 4,29 milhões de pessoas, o top 3 é agora encerrado pela Impresa, que registou em Maio perto de 3,41 milhões de pessoas alcançadas nas plataformas digitais. Seguem-se a Renascença Multimédia (2,02 milhões) e a RTP (1,77 milhões).

O ranking NetAudience apresenta desde Maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 5,04 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/06/netaudience-correio-da-manha-assume-lideranca-pela-primeira-vez-em-2021/

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A notícia da TVI diz que ha suspeitas que possam não estar a ser tidas em conta as audiências das BOX das operadoras. 

A TVI está a ser muito tendenciosa até na forma como deu a notícia. Toda a agente sabe que o consumo de tv feito através das box não está a ser contabilizado. Não há suspeita nenhuma. É um facto. 
 

Já agora, só agora é que há dúvidas quanto à forma como é contabilizada a audiência? E quando era a TVI a ganhar? 
Esta birra faz lembrar aquele colega que todos tínhamos na escola que ficava de trombas só porque não tinha a melhor nota!! ?

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há 3 minutos, urb48 disse:

A TVI está a ser muito tendenciosa até na forma como deu a notícia. Toda a agente sabe que o consumo de tv feito através das box não está a ser contabilizado. Não há suspeita nenhuma. É um facto. 

exato também fiquei confuso, as boxes nunca foram contabilizadas :ok: 

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Diretor da CMTV afasta-se da TVI: “Não há dúvidas sobre a medição”

Carlos Rodrigues, diretor da CMTV, já reagiu a uma notícia do ‘Nascer do Sol’ que dá conta de que este canal, tal como a TVI, duvida da forma como é feita a medição de audiências em Portugal.

Muito se tem especulado sobre a fiabilidade das audiências. Segundo o jornal ‘Nascer do Sol’, CMTV e TVI têm dúvidas quanto à forma como elas são apuradas pela GfK. Carlos Rodrigues, diretor do canal do grupo Cofina, já se mostrou “surpreendido” com a notícia e garantiu que não pediu qualquer auditoria à CAEM.

“Venho esclarecer os leitores do ‘Nascer do Sol’, que muito respeito, sobre o seguinte: a CMTV não solicitou nenhuma auditoria nem nenhuma audição à CAEM, e não subscreve quaiquer dúvidas ou reservas da estação de Queluz, ou de qualquer outra estação, sobre o sitema de medição de audiências“, referiu num direito de resposta publicado por esse jornal.

De seguida, aproveitou ainda para afirmar que “a CMTV trabalha todos os dias unicamente ao serviço ao serviço dos telespectadores“. “Consideramos que a decisão do público é soberana relativamente à qualidade do nosso trabalho diário, bem como da generalidade dos projetos de comunicação social“, rematou.

 

- ATV

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