Jump to content

GfK - Medição de Audiências


_zapping_

Posts Recomendados

 

 

Audiências dão nova polémica

A polémica em torno da medição das audiências continua a dar que falar. Ontem, à margem da conferência anual da ERC, a Autoridade da Concorrência (AdC) e o regulador dos media fizeram um ultimato à RTP e à TVI, que continuam a utilizar os dados da Marktest, rejeitando a GfK.

"Ou baixam a temperatura, ou nós intervimos", foi a mensagem transmitida durante um encontro informal entre o presidente da AdC, Manuel Sebastião, e da ERC, Carlos Magno, e os responsáveis dos canais generalistas: Rosa Cullell, administradora delegada da TVI, Alberto da Ponte, presidente da RTP, e Pedro Norton, CEO da Impresa (dona da SIC).

Os reguladores querem um entendimento rápido, para que o mercado volte a funcionar com um só sistema de audimetria.

Octávio Ribeiro, diretor da CMTV, sugeriu um novo método de regulação de audiência. "Na televisão, estamos na alegoria da caverna. 77% dos consumidores têm boxes, e escrutinadas pelos operadores. Todos os dias, a Zon e o Meo sabem exatamente o que os espectadores estão a ver", diz.

Para o responsável, "o mercado decide com base em sombras que lhe são dadas". A inquietação do diretor da CMTV prende-se com o facto de não haver justificação para de manhã o canal ter boas audiências e depois "passar a zeros", como se, ironizou, "o coronel fosse passear o cão". Octávio Ribeiro sugeriu ao painel que refletisse sobre os 77% de famílias que são clientes de TV por subscrição.

O ministro Poiares Maduro encerrou a conferência.

 

in CM

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/audiencias-dao-nova-polemica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com o metodo do sr octavio ribeiro, pois estarmos a tentar calcular o que milhões de pessoas vêem por uma pequena amostra de pessoas, é um pouco ridiculo, pois os resultados variam consoante as amostras, o que só mostra o errado que esse metodo é.

Agora, claro que seria um problema as pessoas que têm TDT, mas penso que isso mais ano menos ano acaba, e por enquanto usava-se só o metedo de amostras com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia e muito boa mas na pratica nao da! Para começar a zon e meo representa as 2 juntas algo com 75% da população depois existem variáveis q as box n controlam por exemplo a idade da pessoa, sexo, classe social etc.. Outro problema são as box ficam ligadas 24h por dia as pessoas desligam a tv nao a box e para finalizar muitos lares tem box em apenas 1 tv asoutras tvs tem o "analógico" que vem da box. Esta ideia do senhor da cm só revela q n percebe muito disto e esta frustrado com os milhões que investiu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia e muito boa mas na pratica nao da! Para começar a zon e meo representa as 2 juntas algo com 75% da população depois existem variáveis q as box n controlam por exemplo a idade da pessoa, sexo, classe social etc.. Outro problema são as box ficam ligadas 24h por dia as pessoas desligam a tv nao a box e para finalizar muitos lares tem box em apenas 1 tv asoutras tvs tem o "analógico" que vem da box. Esta ideia do senhor da cm só revela q n percebe muito disto e esta frustrado com os milhões que investiu

 

Concordo com o que disse e acrescento mais, o Octávio Ribeiro quer enganar quem? Os portugueses ou a GFK? Então, falou da ZON porque raio, então se o canal dele CMTV só dá na MEO não tem que meter a ZON ao barulho. Então, os outros que têm serviço de subscrição ficam de fora, como a CaboVisão, a Vodafone, a Optimus. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...
 

Beijo do Escorpião fez uma boa primeira semana, quase a chegar perto de Sol de Inverno, na segunda semana caiu a pique e a concorrente desparou em flecha, nunca acreditei que liderasse, mas com aquela primeira semana, e depois aquela segunda a cair a pique por nada, não me cheira.

Ao Sábado pergunto-me para onde vai o publico de Sol de Inverno, pois Beijo continua com o mesmo raiting, sobe em share, para onde foi o publico, os programas da SIC uma vergonha, para o Cabo? O publico noveleiro?

Sempre que a novela da noite sobe umas décimas, curiosamente a da tarde desce, e o contrário sucedesse.

Belmonte que até vencia Sol de Inverno, agora até contra Amor á vida perde, a TVI tem muita culpa é verdade, mas caramba Belmonte faz só aquilo contra AaV agora?

Ontem, Carnaval em quase todas as zonas do país, e o Somos Portugal sobe mais que nas outras semanas, logo na semana onde as novelas da TVI fizeram uma vergonha, parece que foi "toma lá um doce que é para estares calada".

O cinema na SIC ao Domingo chega a fazer 20 de share, mas na RTP1 com grandes filmes (e sendo a única a dar cinema) faz 8 de share muitas das vezes?

A RTP2 tem o seu programa mais visto durante a manhã, os do HN nem no top do canal aparecem.

E duvido que a ficção na TVI registe bons valores na GFK, e o entretenimento na SIC também.

OBDE teve uma primeira semana com resultados acima do esperado, pela curiosidade deixada na estreia e pelo ritmo que os episódios tiveram. Na segunda semana a novela já teve resultados mais "normais" e talvez para isso tenha contribuído o pouco ritmo dos episódios.

O sábado é um dia em que há menor consumo de televisão. Algum público de SdI até pode migrar para o cabo, mas o que é facto é que nesse dia da semana há menos gente a ver tv.

O intervalo que a TVI meteu a meio de Belmonte levou esta a fazer piores resultados e até a perder para a concorrência.

Quanto à subida do SP, ou subiu só porque sim ou então teve a ver com as condições climatéricas, que fez muitas pessoas optarem por ficar em casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Desculpem estar a perguntar agora isto , mas onde antes se viam as audiências diárias , no media monitor , agora veem-se onde ?

Aqui no A Televisão, e em estabelecimentos similares. :P

Vergonhosamente a GfK não tem um site onde divulgue ao público (gratuitamente) alguns dados de audiências. A Marktest não só tinha o Mediamonitor como ainda publicava semanalmente no site alguns destaques com dados detalhados de alguns programas, nomeadamente estreias, últimos episódios, etc.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui no A Televisão, e em estabelecimentos similares. :P

Vergonhosamente a GfK não tem um site onde divulgue ao público (gratuitamente) alguns dados de audiências. A Marktest não só tinha o Mediamonitor como ainda publicava semanalmente no site alguns destaques com dados detalhados de alguns programas, nomeadamente estreias, últimos episódios, etc.

Quem trata dos dados da GfK é a Mediamonitor, portanto a Markt est/Markdata só não colocam os dados porque não querem, já que têm sistema de audiometria próprio :)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem trata dos dados da GfK é a Mediamonitor, portanto a Markt est/Markdata só não colocam os dados porque não querem, já que têm sistema de audiometria próprio :)

Julgo que a Marktest continua a ser a responsável pelo tratamento dos dados, recolhidos pela GfK.

Quanto à medição da Marktest, é pena que não a divulguem, mas provavelmente acham que como não é a oficial não têm essa obrigação. De vez em quando lá fazem um artigo no site, mas é raro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que a Marktest continua a ser a responsável pelo tratamento dos dados, recolhidos pela GfK.

Quanto à medição da Marktest, é pena que não a divulguem, mas provavelmente acham que como não é a oficial não têm essa obrigação. De vez em quando lá fazem um artigo no site, mas é raro.

Sim e julgas bem, foi isso que disse que a Marktest/Mediamonitor faz o tratamentos de dados da GfK. Editado por Hugo3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os dados são propriedade da CAEM, como tal, a Comissão de Análise de Estudos de Meios é a responsável pela divulgação dos mesmos.

Podem consultar algumas análises diárias em www.caem.pt .

 

Só para esclarecimento:

A medição do consumo de televisão é da responsabilidade da GfK, como tal, os dados de audiência não são trabalhados pela Marktest.

O que a Marktest faz é utilizar os dados da GfK e disponibiliza-os para os clientes do MMW de uma forma automatizada, uma vez que o ficheiro de audiências é um ficheiro aberto que pode ser utilizado nos software de análise de audiência utilizados pelo diversos players no mercado.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui no A Televisão, e em estabelecimentos similares. :P

Vergonhosamente a GfK não tem um site onde divulgue ao público (gratuitamente) alguns dados de audiências. A Marktest não só tinha o Mediamonitor como ainda publicava semanalmente no site alguns destaques com dados detalhados de alguns programas, nomeadamente estreias, últimos episódios, etc.

 

A GFK não e dona dos dados, eles pertecem á CAEM e essa já os divulga no site

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...