Jump to content

GfK - Medição de Audiências


_zapping_

Posts Recomendados

eu pensava que a saída do Luís Marques seria problema resolvido mas pelos vistos enganei-me... também acho um bocado deselegante que ainda haja esta instabilidade em relação aos resultados de alguns programas mas também burro é aquele que acha que as novelas da tvi estão na verdade a fazer resultados brilhantes, quando basta olhar para o tratamento que o Luís Cunha Velho lhes está a dar :(

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parece que a história já não é bem só GFK...

 

FONTE: Atv

 

Pedro Norton, CEO do grupo Impresa, que detém os canais da SIC, aproveitou uma entrevista ao jornal Público para desmistificar o processo que despoletou um guerra entre a TVI e RTP contra o sistema de medição de audiências em Portugal, quando a GfK passou a ser a divulgar os resultados oficiais em março de 2012.

Sobre a saída dos dois canais da CAEM, Pedro Norton defende: «Temos estado muito calados sobre este tema, por duas razões: por postura, apostamos na autoregulação, que é onde se devem diminuir as querelas, que são naturais e temo-nos esforçado por fazê-lo no seio da CAEM; depois, por um exercício de rotação, exercemos a presidência [da CAEM] nos últimos dois anos e achámos que devíamos manter algum recato».

«Mas está na altura de se contar a história deste processo, que está a ficar esquecida. A contestação ao sistema de audimetria [medição de audiências televisivas] começou em 2009, quando a TVI estava na direção da CAEM- como esteve em oito dos últimos 10 anos. Em agosto de 2010, a TVI entrou em rutura com [a audimetria] da Marktest, acusou o sistema de ter entrado em total descrédito e pediu uma auditoria», começou por contar o gestor.

 

 

«Essa posição dura e violenta da TVI acabou por levar à abertura de um novo concurso para a prestação de um novo serviço de audimetria. A SIC alertou para os  perigos de se abrir o concurso com a mudança de fornecedor que poderia causar disrupções no mercado. Mas não foi opinião maioritária. Nós respeitamos, abriu-se o concurso e a GfK foi escolhida depois de um processo de grande escrutínio», explica.

Para o homem que ocupa a cadeira mais importante do grupo de comunicação, o concurso que levou à escolha da empresa alemã foi transparente. «Foi talvez o processo mais escrutinado dos últimos anos. Não me recordo de alguma vez tanta gente ter trabalhado na questão das audiências. No início de 2012 a GfK começou a partilhar com o mercado os resultados de um período de testes de três meses. Pouco depois de os dados serem conhecidos, a TVI volta a tomar posição pública. E, para grande espanto, afinal era a GfK que estava em total descrédito e a Marktest é que estava certa. Um do equívocos que se têm tentado construir é que é uma guerra  da SIC com a TVI. Não: isto é uma guerra da TVI com o mercado», atira e acrescenta: «A única estação que mudou de opinião neste processo, ao sabor das conveniências  foi a TVI. Isto é factual».

O presidente da comissão executiva aproveitou ainda para criticar a posição da RTP nesta questão. «A um operador público devia exigir-se que tivesse uma ponderação especial e tenho pena que esteja a embarcar nesta radicalização de posições. Acho completamente incompreensível», lamentou.

Segundo o responsável que substituiu Francisco Pinto Balsemão, os resultados do canal de Carnaxide não deixam margens para duvidas. «Ou a SIC é muito boa a fazer conspirações ou alguém está a fazer filmes. Acho que a TVI está em negação. A SIC é líder no horário nobre, de segunda a sexta, e está a ameaçar a liderança da TVI no acesso ao horário nobre. Compreendo que não seja fácil nem simpático, mas é a realidade», concluiu.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha que vir essas bocas, sinceramente calado era um poeta  :sleep:

 

Não identifico "bocas", mas sim factos e argumentos!! Agora até que ponto são válidos ou não é o máximo interesse de todos os envolvidos na polémica criada em torno da GFK!!! ;)

 

Agora que a direção da CAEM já não é da responsabilidade da SIC, espero mais desenvolvimentos!! :cool:  :cool:

Editado por joao_carvalho
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não identifico "bocas", mas sim factos e argumentos!! Agora até que ponto são válidos ou não é o máximo interesse de todos os envolvidos na polémica criada em torno da GFK!!! ;)

 

Agora que a direção da CAEM já não é da responsabilidade da SIC, espero mais desenvolvimentos!! :cool:  :cool:

 

Agora já conveniente falar :rolleyes: Conveniência define :rolleyes: E Inveja também :cool:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Pedro Norton até tem razão quando fala que a TVI entrou em rutura com a Marktest, pedido uma auditoria, que levou à abertura de um concurso. Mas não aborda o atual e real problema.

 

O claro problema dos políticos que falam sempre dos problemas do passado ao invés de se focarem num futuro melhor e mais sustentável. Com esta entrevista aconteceu o mesmo. :cool:

Editado por stylemikro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Pedro Norton até tem razão quando fala que a TVI entrou em rutura com a Marktest, pedido uma auditoria, que levou à abertura de um concurso. Mas não aborda o real problema.

Não lhe interessa! ;) E que interesse teria a TVI em mandar abaixo a Marktest, em 2009, onde era líder se qq problema, se não houvesse msm alguma coisa? É o que eu digo.. só abordam no sentido que lhes convém! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo qual é a intenção do seu ataque pessoal....intrigante!!

 

Fala em conveniência? Em inveja? De quê...já agora me explique!!!!

 

Mas o que se passa neste fórum??!! Lá por ter um avatar da SIC não posso comentar nada o que envolva a SIC e a TVI??

 

Não fiz ataque pessoal a ninguém ;) Não se sinta ofendido, porque não era essa a minha intenção. Apenas fiz "quote" no seu comentário porque não concordei com as suas palavras, embora as respeite como respeito qualquer outro comentário aqui (ainda estamos num país livre, julgo). Tenho pena que a minha forma de comunicar não seja facilmente interpretada, mas foi assim que decidi comentar a notícia feita ao Pedro Norton. :cool:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fiz ataque pessoal a ninguém ;) Não se sinta ofendido, porque não era essa a minha intenção. Apenas fiz "quote" no seu comentário porque não concordei com as suas palavras, embora as respeite como respeito qualquer outro comentário aqui (ainda estamos num país livre, julgo). Tenho pena que a minha forma de comunicar não seja facilmente interpretada, mas foi assim que decidi comentar a notícia feita ao Pedro Norton. :cool:

 

Muito bem...se o diz!! Eu até no meu comentário nem dei razão ao Pedro Norton...por momentos pensei que tivesse sido mal interpretado!! Acho normal, perante esta entrevista, seja apurado se o que o próprio diz é mentira ou verdade!! É de uma incoerência, afirmar que o mesmo está a mentir, sem haver confirmações ou desmentidos das partes envolventes! Mas claro que é livre de ter a sua opinião! Se acha que Pedro Norton mente....respeito!!

 

Quando falou em inveja e conveniência, admito que não entendi....talvez de não fizesse "Quote" não havia este mal entendido!! Eu nem trabalho para a SIC, nem me pagam para defende-la!!  ;)  ;)

 

Siga....Aguardarei mais desenvolvimentos :rolleyes:  :rolleyes:

Editado por joao_carvalho
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As guerras das televisões e a credibilidade do audiovisual

O administrador-delegado da Impresa, Pedro Norton, abriu uma guerra pública com a TVI- e poupou a RTP - por causa da decisão de Rosa Cullel e de Alberto da Ponte em abandonarem a CAEM, a comissão que integra os vários agentes do sector audiovisual.

 

A guerra das audiências, que tem reflexos directos nas receitas das televisões, já era um ponto de difícil gestão nesta transição entre a Marktest e a GFK, mas tornou-se ainda mais sensível pela situação económica e financeira de crise de todos os meios de comunicação social. 

As audiências da TVI e da RTPestão em queda desde a entrada em vigor do novo sistema, e as da SICestão a subir. Seria injusto reduzir esta evolução apenas a razões de medição, mas é difícil perceber porque é que a Impresa e os outros agentes de mercado não aceitam uma auditoria externa que ponha um ponto final a estas discussões.

Não é possível ter um mercado audiovisual credível com um órgão de auto-regulação que não integra duas das três televisões. Enão vale citar a PTa e ZONpara esta guerra, porque têm posições de ambos os lados, isto é, são distribuidores de conteúdos com alianças estratégicas - veja-se o caso da PTe da SIC- mas são também investidores comerciais.

O novo presidente da CAEM, António Casanova, tem a responsabilidade de ‘recuperar' a TVI e a RTP ou poderá ficar para a história como o último presidente do organismo de auto-regulação do audiovisual.

 

Acusações da SIC estalam verniz com TVI por causa das audiências

 

Rosa Cullellestá cada vez mais irredutível quanto à saída da estação da Media Capital da CAEM.

Quando se pensava que a guerra sobre a medição de audiências não podia ir mais longe, eis que o verniz estala e a relação entre a SIC e a TVI atinge o ponto máximo de tensão. As declarações do CEOda Impresa, Pedro Norton, foram o rastilho. Em entrevista ao jornal "Público", o responsável acusou ontem a estação da Media Capital de "mudar de opinião neste processo ao sabor das conveniências" e de não querer admitir que perdeu a liderança no horário nobre, de segunda a sexta. 

A TVI não reagiu publicamente, mas o Diário Económico sabe que as afirmações de Norton caíram como uma bomba em Queluz de Baixo e tornaram ainda mais irredutível a posição da administradora Rosa Cullell, em relação a um eventual regresso à Comissão de Análise de Estudo e Meios (CAEM), que está agora mais longe do que nunca.

Editado por ZDK
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Questionado pelo PÚBLICO, o presidente [da RTP] disse que calcula que descontando a descida do mercado publicitário, as quebras resultantes da medição de audiências da GfK representem um prejuízo de nove milhões de euros. Está disposto a esperar até 15 de Junho por uma auditoria ao painel, mas depois admite recorrer aos tribunais."

http://www.publico.pt/portugal/jornal/rtp-lucrou-41-milhoes-com-factores-irrepetiveis-mas-nao-ha-dinheiro-26574397

 

Como previsto, a história vai para tribunal... :P

Era mesmo muuuuito difícil de ter aceite a auditoria independente proposta pela RTP e a TVI... :dry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só deve estar calado quem se pronuncia contra a tvi, pá a sério tanto fanatismo já cansa!

 

Fanatismo onde? No comentário de cima ou no seu comentário? :cool: Ponha as estações de parte e pense no problema que tem sido esta GFK-CAEM, se calhar tira conclusões diferentes daquilo que pensa. É este o meu conselho :)

 

Volto a referir, conveniência define :smoke: Enquanto o tacho funciona, a boca está fechada, com medo que algum bicho descubra a verdade. Agora, até brinca com os bichos, o tacho acabou mas deu para uma excelente refeição :cool:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fanatismo onde? No comentário de cima ou no seu comentário? :cool: Ponha as estações de parte e pense no problema que tem sido esta GFK-CAEM, se calhar tira conclusões diferentes daquilo que pensa. É este o meu conselho :)

 

Volto a referir, conveniência define :smoke: Enquanto o tacho funciona, a boca está fechada, com medo que algum bicho descubra a verdade. Agora, até brinca com os bichos, o tacho acabou mas deu para uma excelente refeição :cool:

peço desculpa se o ofendi mas dei a minha opinião, estamos num país livre e mal de nós se todos concordásse-mos em tudo ... e felizmente não sou apoiante de nenhum canal em especifico, sou pobrezinha demais para me por armada em accionista, quer da média capital quer do grupo impresa  :smoke:

a sic defende a gfk porque esta lhe dá a liderança em horário nobre, é facto! mas uma coisa é certa, a tvi está também a contradizer-se e ao longo de todo este processo, desde o fim da marktest e o início da gfk, tem tomado posições um tanto ou quanto 'incoerentes', diga-se de passagem  :cool:

 

sou a favor que se faça uma auditoria externa, mas também não sei se esta será a melhor decisão a ser tomada, dado que o mercado não pode, e nem precisa, de mais instabilidade

Editado por Maya 2
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço desculpa se o ofendi mas dei a minha opinião, estamos num país livre e mal de nós se todos concordásse-mos em tudo ... e felizmente não sou apoiante de nenhum canal em especifico, sou pobrezinha demais para me por armada em accionista, quer da média capital quer do grupo impresa  :smoke:

a sic defende a gfk porque esta lhe dá a liderança em horário nobre, é facto! mas uma coisa é certa, a tvi está também a contradizer-se e ao longo de todo este processo, desde o fim da marktest e o início da gfk, tem tomado posições um tanto ou quanto 'incoerentes', diga-se de passagem  :cool:

 

sou a favor que se faça uma auditoria externa, mas também não sei se esta será a melhor decisão a ser tomada, dado que o mercado não pode, e nem precisa, de mais instabilidade

 

Concordo consigo, daí que a auditoria externa iria beneficiar toda a gente. E já agora, os meus comentários não servem para ofender as pessoas, simplesmente comentei a situação. :):cool:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não lhe interessa! ;) E que interesse teria a TVI em mandar abaixo a Marktest, em 2009, onde era líder se qq problema, se não houvesse msm alguma coisa? É o que eu digo.. só abordam no sentido que lhes convém! 

Com a GFK também é líder...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...