Jump to content

GfK - Medição de Audiências


_zapping_

Posts Recomendados

Boxes das operadores medir audiências??????????? informe-se como funciona a medição de audiências em PT ou qualquer sitio do mundo.

as operadoras ate sabem o que cada box costuma ver mas os dados não são validos por vários fatores, o principal é quem é a pessoa que esta a ver tv???

è homem? mulher? que idade tem?? entre outras variáveis que são usadas.

Um audímetro está programado para as pessoas de um lar e estas cada vez que ligam a tv tem de dizer ao audímetro que estão a ver tv.

Uma pessoa pode estar a ver tv e dizer ao audímetro qué e outra? pode, é um problema que qualquer audímetro seja da marktest da gfk ou da Nielsen tem.

 

Lembrem-se de uma coisa, as audiências medem espectadores e não casas ou tv's, por isso qualquer sistema de medição tem de incidir em pessoas(espectadores).

 

Façam search por audímetro no Google e vão ver alguns... o sistema é sempre composto por uma box que grava o que está a dar na tv e um comando que regista a pessoas que está a ver.

 

Existe um novo tipo de audímetro tipo relogio que gravam tudo o que uma pessoa ouve com objectivo de medir audiências de radio ou web. No caso de o relogio ser pessoal não é preciso procedimento tipo o comando dos audímetros.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

​Poderia ser interessante mas justos nunca seriam porque se focam somente num operador de cabo e existem 4... fora a TDT.

​E se os resultados das boxes de todas as operadoras fossem fornecidos a uma empresa (e.g. GFK ou outra qualquer) e depois esta ficava encarregada de fazer as médias (juntamente com a sua amostra de TDT, enquanto a tv cabo não atingisse os 100%)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continua a haver o problema da imparcialidade. As operadoras querem lá saber disso, querem é dinheiro. E se dinheiro comprar audiências, os resultados deixam logo de ser verdadeiros. Para além de que, como já disseram duas vezes, seria necessário saber o perfil de cada cliente que estivesse a ver televisão. E uma pessoa que paga para ter TV paga, não está a pagar para servir de rato para estudos.

Editado por Magazine
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

​E se os resultados das boxes de todas as operadoras fossem fornecidos a uma empresa (e.g. GFK ou outra qualquer) e depois esta ficava encarregada de fazer as médias (juntamente com a sua amostra de TDT, enquanto a tv cabo não atingisse os 100%)?

​Não podem, porque o que as boxes das operadoras de cabo registam é somente os canais usados eles não têm informações do agregado familiar, a idade, a classe social ou quem está a ver, etc... o que invalida logo que possam ser analisados com intuito comercial... servem apenas para controlo interno do que é mais ou menos visto para eles...  As 4 operadoras cada uma terá certamente leituras diferentes dos usos mais não seja porque a ordem dos canais é diferente em todos os operadores e isso tem logo um grande impacto...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, por enquanto não passa de uma ideia jeitosa apenas no papel (ou em algumas cabeças, como a minha), mas atualmente não tem nenhuns meios de poder ser realizável.

Resta esperar que possamos vir a ser pioneiros nisto, como o fomos na Via Verde, no Multibanco ou nas Gravações Automáticas. xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos audímetros estão operacionais na GfK? Pelo que me lembro de ler, são mil e tal certo? Até que ponto mil e tal audímetros conseguem ser representativos, com uma margem de erro pequena, da população portuguesa? Será que seria um grande investimento aumentar o número de dados amostrais, ou apenas é ter mais trabalho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos audímetros estão operacionais na GfK? Pelo que me lembro de ler, são mil e tal certo? Até que ponto mil e tal audímetros conseguem ser representativos, com uma margem de erro pequena, da população portuguesa? Será que seria um grande investimento aumentar o número de dados amostrais, ou apenas é ter mais trabalho?

A distribuição é feita com base nos dados populacionais ou seja pretende que os 1500 audimetros (casas) representem de uma forma aproximada a realidade da população portuguesa... Eu acho poucos mas a mediamonitor também não tinha muitos mais.

Editado por pickles
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A medição das audiências também é possível através dos operadores do Cabo?

Isso já foi aqui debatido muitas vezes. Através dos operadores, é possível saber apenas quantas televisões estão ligadas em determinado canal. Não é possível saber nem o número de espetadores nem as suas características.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Às vezes pergunto-me como teria sido o percurso das audiências, se tivesse sido a Nielsen a ganhar o concurso (era a que mais critérios reunia e que tinha mais aptidão para a medição de audiências). No entanto, mais um vez o contexto monetário voltou a ganhar perante a qualidade de outras medidoras. :S 

Editado por Jtv
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

É neste tópico que eu posso desconfiar da GFK? É que nas audiências apagaram o meu comentário (se bem que o outro meu a dizer que concordo ainda lá está, curioso), devia estar a fazer off toppic só pode. A não ser que neste forum não se possa desconfiar da mediadora e tenha que se fingir que se acredita nela.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É neste tópico que eu posso desconfiar da GFK? É que nas audiências apagaram o meu comentário (se bem que o outro meu a dizer que concordo ainda lá está, curioso), devia estar a fazer off toppic só pode. A não ser que neste forum não se possa desconfiar da mediadora e tenha que se fingir que se acredita nela.

Exatamente, é neste tópico que podem desconfiar/fazer teorias da conspiração contra a GfK. Os comentários que criticam única e exclusivamente a GfK nos tópicos de audiências estão a ser apagados, muito devido à vossa insistência em falar na mesma coisa dia após dia. Agora, se quiserem falar da GfK e das suas medições que, no mundo televisivo, só vocês contestam (e com isto não digo que a GfK é boa ou má), podem-no fazer aqui, desde que, claro, não englobem nos comentários a vossa análise aos resultados de um dia específico.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exatamente, é neste tópico que podem desconfiar/fazer teorias da conspiração contra a GfK. Os comentários que criticam única e exclusivamente a GfK nos tópicos de audiências estão a ser apagados, muito devido à vossa insistência em falar na mesma coisa dia após dia. Agora, se quiserem falar da GfK e das suas medições que, no mundo televisivo, só vocês contestam (e com isto não digo que a GfK é boa ou má), podem-no fazer aqui, desde que, claro, não englobem nos comentários a vossa análise aos resultados de um dia específico.

Obrigado pelo esclarecimento. ;) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não desconfio da GFK, apenas acho que poderiam fazer um trabalho bem melhor em informar o publico. Nem site digno, nem falam sobre as audiencias de vários programas, nem sobre os targets, nadinha. Por acaso é esse um aspecto que sinto falta, por era algo que a Marktest fazia. Faz-me pensar para que raio a GFK quer saber o sexo, classe social e idade se nem publicam nada sobre isso respetivamente a um determinado programa.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não desconfio da GFK, apenas acho que poderiam fazer um trabalho bem melhor em informar o publico. Nem site digno, nem falam sobre as audiencias de vários programas, nem sobre os targets, nadinha. Por acaso é esse um aspecto que sinto falta, por era algo que a Marktest fazia. Faz-me pensar para que raio a GFK quer saber o sexo, classe social e idade se nem publicam nada sobre isso respetivamente a um determinado programa.

Mas e o público paga à GfK? É que ela trabalha para meio, não para o público.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas e o público paga à GfK? É que ela trabalha para meio, não para o público.

a Marktest tinha site e publicava dados constantemente. Desde primeiras semanas, médias de novelas, estreias, finais, tudo era analisado ao pormenor. Embora saiba que os resultados desta perderam a sua qualidade, sinto falta dessa minuciosidade

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


a Marktest tinha site e publicava dados constantemente. Desde primeiras semanas, médias de novelas, estreias, finais, tudo era analisado ao pormenor. Embora saiba que os resultados desta perderam a sua qualidade, sinto falta dessa minuciosidade



Verdade. A Marktest era tão bem vocacionada para o online... Era tão "transparente" e tinha o cuidado de pensar que há utilizadores do online interessados naqueles dados. Saudades. Ainda hoje leio montes de vezes notícias da marktest quando quero saber resultados de novelas/programas de há uns anos. E está tudo tão completo e bem explicado...
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Verdade. A Marktest era tão bem vocacionada para o online... Era tão "transparente" e tinha o cuidado de pensar que há utilizadores do online interessados naqueles dados. Saudades. Ainda hoje leio montes de vezes notícias da marktest quando quero saber resultados de novelas/programas de há uns anos. E está tudo tão completo e bem explicado...

E são simpatiquissimos, e muito prestáveis. Consegui obter através deles resultados de muitas novelas da Globo que simplesmente não estavam expostas online.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...