Jump to content

Línguas/Idiomas


Ambrósio

Posts Recomendados

há 9 minutos, BBFF disse:

De qualquer maneira, a grafia pizzaria não existe.

Provavelmente é denominação de fantasia. Tipo isto:

1432500324_1d7a2a9376.jpg

"10-Ago-2007. "Décibel" [sic], uma empresa de equipamentos de luz e som. É uma expressão de fantasia? É. Então pode escrever-se com acento? Pode. Mas não fica mal? Fica. Mas pode-se escrever? Pode. Ainda se esta empresa fosse francesa, compreendia-se. Assim, é mais um caso de não percebermos se o inventor do nome quis ser criativo ou se deu uma calinada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ainda há pouco tempo vi um carro da "Décibel" aqui em Braga (estavam a preparar a Noite Branca).

Mas quem são a "Décibel" e o "molho Barbie Kill" perto desta desgraça? Chama-se Aguavilhosa e é angolana, mas foi feita por chineses.

EfjBPji.jpg

Editado por ATVTQsV
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, ATVTQsV disse:

Ainda há pouco tempo vi um carro da "Décibel" aqui em Braga (estavam a preparar a Noite Branca).

Mas quem são a "Décibel" e o "molho Barbie Kill" perto desta desgraça? Chama-se Aguavilhosa e é angolana, mas foi feita por chineses.

EfjBPji.jpg

Deve ser uma água boa para os carros, para a embraiagem. :cool: 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/07/2019 at 12:38, Televisão 10 disse:

Falando em desportos, faz-me alguma confusão escrever-se râguebi, quando geralmente se diz reibi.

A quantidade de vezes que corrijo as pessoas por causa disto. Não sei onde é que foram buscar o "reiguebi" para "rubgy"/"râguebi". É como aquela malta que diz "eiple" quando quer dizer "apple". uuuuuuugh

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
há 2 minutos, Luíza Albuquerque disse:

Ou "tu fizestes" kkkk

Sei que não é muito interessante, mas, provavelmente, esse erro deve-se à presença do morfema de pessoa-número -s em todos os tempos, exceto no pretérito perfeito. Cantas, cantavas, cantaras, cantarás, cantes, cantasses, cantares. Por sobregeneralização, *cantastes.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, BBFF disse:

Sei que não é muito interessante, mas, provavelmente, esse erro deve-se à presença do morfema de pessoa-número -s em todos os tempos, exceto no pretérito perfeito. Cantas, cantavas, cantaras, cantarás, cantes, cantasses, cantares. Por sobregeneralização, *cantastes.

Por acaso, para mim, é interessante. Sempre quis perceber este erro. Eu acho que são pessoas que utilizam/utilizavam o vós em vez do vocês na linguagem coloquial.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Luíza Albuquerque disse:

Por acaso, para mim, é interessante. Sempre quis perceber este erro. Eu acho que são pessoas que utilizam/utilizavam o vós em vez do vocês na linguagem coloquial.

Por falar no vocês, hás de (hades :rofl:) reparar em como as pessoas usam os pronomes acusativo e dativo do vós para o vocês. Pela norma, «Eu disse a vocês» é «Eu disse-lhes». «Eu disse-vos» corresponde a «Eu disse a vós». O mesmo com «Eu vi vocês», que equivale a «Eu vi-a/os».

Editado por BBFF
  • Gosto 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, BBFF disse:

Por falar no vocês, hás de (hades :rofl:) reparar em como as pessoas usam os pronomes acusativo e dativo do vós para o vocês. Pela norma, «Eu disse a vocês» é «Eu disse-lhes». «Eu disse-vos» corresponde a «Eu disse a vós». O mesmo com «Eu vi vocês», que equivale a «Eu vi-a/os».

Desculpa a pergunta, mas tens alguma formação na área do Português? Acho tão curioso as tuas observações. 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, Fabien S. disse:

Desculpa a pergunta, mas tens alguma formação na área do Português? Acho tão curioso as tuas observações. 

Não tem mal. Mais ou menos. Eu participei nos primeiros três níveis de uma oficina (workshop) de Revisão de Textos, tenho uma caterva de livros sobre o assunto e, atualmente, na faculdade, estou a fazer um minor em Ciências da Linguagem.

Editado por BBFF
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Televisão 10 disse:

Tenho uma dúvida. Escreve-se “estreia no dia 2”, “estreia dia 2” ou “estreia-se no dia 2”?

@BBFF, se quiseres ajudar.

A segunda hipótese eu excluiria. Usar a primeira ou a terceira dependerá do contexto. A RTP estreou O Mundo Não Acaba Assim ontem. MAS! O Mundo Não Acaba Assim estreou-se ontem, na RTP.

Resumindo, se o programa for sujeito, usa-se o pronome; se for complemento direto, não.

Quanto à segunda hipótese, perguntarias «Em que dia se estreou a novela?» ou «Que dia se estreou a novela?». É por isso que uso a preposição.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, BBFF disse:

A segunda hipótese eu excluiria. Usar a primeira ou a terceira dependerá do contexto. A RTP estreou O Mundo Não Acaba Assim ontem. MAS! O Mundo Não Acaba Assim estreou-se ontem, na RTP.

Resumindo, se o programa for sujeito, usa-se o pronome; se for complemento direto, não.

Quanto à segunda hipótese, perguntarias «Em que dia se estreou a novela?» ou «Que dia se estreou a novela?». É por isso que uso a preposição.

Então ultimamente ando a escrever bem.

É que a maioria das pessoas escreve e diz “estreia no dia 2” ou “estreia dia 2”. Daí a minha dúvida.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Televisão 10 disse:

Então ultimamente ando a escrever bem.

É que a maioria das pessoas escreve e diz “estreia no dia 2” ou “estreia dia 2”. Daí a minha dúvida.

Ainda bem! :D

E não te deixes enganar pela ordem frásica. A canónica, no português, é SVO (sujeito-verbo-objeto). Ainda assim, são possíveis construções como «Estreou-se, no domingo, um programa da TVI». Como sabemos que «um programa da TVI» é sujeito, se está em posição típica de complemento? Usando os pronomes nominativo (ele) e acusativo (-o, no caso). «Ele estrou-se no domingo»? É gramatical! «Estreou-se-o no domingo»? Não é possível.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...