Jump to content

O Futuro da Televisão


TheSecret

Posts Recomendados

On 20/04/2023 at 10:52, _Daniel_ disse:

Cada vez acredito mais que esses números estão subestimados. As pessoas continuam a ver tv portuguesa, mas noutras plataformas não auditadas. Tal como a rádio bate recordes de audiência porque se mede as audiências na internet, eventualmente a tv generalista também vai voltar a subir em percentagem de consumo quando se fizer o mesmo para a televisão. Por outro lado, não esquecer que o Cabo cresce, mas continuam a ser canais RTP, SIC e TVI que agregam mais audiência. Não obstante tudo isto, também não excluo a ideia que haja merging de grupos de televisão, porque o mercado é muito pequeno, pelo que não sei se a SIC e a TVI eventualmente não se fundem.

Dito isto, não partilho de uma opinião tão pessimista quanto a maioria daquelas aqui expressas. Concordo que a televisão tem futuro, enquanto plataforma que mais pessoas junta em simultâneo, mas é difícil ver e adivinhar, neste momento, em que moldes se vai construir esse futuro.

Não vejo uma fusão da SIC e TVI no futuro. Mais depressa a Media Capital compra a Cofina.

Quanto ao futuro da televisão generalista, acredito que passe muito pelo direto, com talk shows, reality shows e concursos en direto, e umas séries e novelas mais curtas lá pelo meio e claro informação. 

A televisão ainda tem futuro, os canais de informação tem boas audiências, alguns dos outros canais do cabo também. 

Falta uma boa gestão isso sim.

Editado por D91
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D91 disse:

Televisão generalista, temos um problema?

O desaparecimento dos canais generalistas é uma previsão manifestamente exagerada, mas a erosão das audiências cria sinais de alerta.

https://www.publico.pt/2023/07/18/sociedade/noticia/televisao-generalista-problema-2057317

No artigo tem um videocast  com o Pedro Bouchérie Mendes e o criador da série Pôr do Sol que aconselho a verem. 

Retive, essencialmente, algo como isto: em Portugal, é desesperante para um criativo propor algum conteúdo inovador às televisões

Isto diz muito do estado a que chegámos, uma televisão generalista praticamente monotemática, sem qualquer capacidade de inovar e em profundo declínio na exposição de diversos géneros de conteúdo em antena. Não creio, no entanto, que a televisão desapareça num futuro próximo, mas terá de se reinventar profundamente. 

Editado por Rapha-el
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Ficção portuguesa ou começa a fazer mais "rabos de peixe" para o streaming, ou pode muito bem a deixar de existir ou ficar apenas cingida ao cinema de autor com baixo orçamento.

Está na hora de Portugal perceber que hoje em dia a ficção portuguesa já não é uma concorrência que existe apenas entre os canais generalistas (e Cabo também), mas também com a ficção estrangeira, nomeadamente com os próprios serviços de streaming. O público -40 anos prefere quase todo ver uma série norte-americana, espanhola ou asiática, do que qualquer coisa que as generalistas estão a apresentar. 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No artigo tem um videocast  com o Pedro Bouchérie Mendes e o criador da série Pôr do Sol que aconselho a verem. 
Retive, essencialmente, algo como isto: em Portugal, é desesperante para um criativo propor algum conteúdo inovador às televisões
Isto diz muito do estado a que chegámos, uma televisão generalista praticamente monotemática, sem qualquer capacidade de inovar e em profundo declínio na exposição de diversos géneros de conteúdo em antena. Não creio, no entanto, que a televisão desapareça num futuro próximo, mas terá de se reinventar profundamente. 
Precisávamos de uma generalista verdadeiramente inovadora em Portugal como a La Sexta revolucionou a televisão espanhola, mas os interesses nunca deixaram...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, canal5 disse:

Precisávamos de uma generalista verdadeiramente inovadora em Portugal como a La Sexta revolucionou a televisão espanhola, mas os interesses nunca deixaram...

O nosso desgoverno na altura não quis aprovar o quinto canal nem menos legalizar as televisões locais.

No breve período do Pedro Passos Coelho houve a ameaça de encerrar a RTP 2 que foi evitada e por algum tempo a RTP entrou numa crise interna.

Mas a partir desse período, a televisão nacional começou a se deteriorar e perder variedade.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, Duarte com D disse:

O público -40 anos prefere quase todo ver uma série norte-americana, espanhola ou asiática, do que qualquer coisa que as generalistas estão a apresentar. 

Verdade. Eu prefiro ver séries no Cabo do que ver novelas nas generalistas. A ficção nacional, na maioria das vezes, não é aliciante e isso pode comprometer o futuro da mesma.

Editado por D91
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que nós vamos chegar a um tempo em que aquilo que realmente vai sobreviver na TV tradicional será a programação em direto, informação, eventos, desporto e entretenimento (em direto ou não).

As maiores apostas da ficção poderão ser direcionadas para o streaming e passar depois em TV como segunda janela. Temos o caso do Brasil, por exemplo, em que o horário pós novela das nove recebia todo o tipo de conteúdo brasileiro inédito, algumas produções de luxo no formato série, e neste momento só recebe produtos que já tiveram estreia no Globoplay tempos antes. Completamente inédito só entretenimento, entre The Voice e BBB.

Se bem que o streaming também implode, mas isso é toda uma outra conversa.

Em relação às novelas eu sou da opinião que o número de produções poderá ser reduzido, mas o género ainda tem vida longa porque é cultural, existe sempre algum público disponível.

Acho que este desinvestimento que nós vemos em alguns horários vai continuar ou até piorar e podemos chegar a uma altura em que horários menores não recebam qualquer atenção. 

Temos o exemplo do domingo de manhã na SIC, por exemplo, em que nem o 761 salvou os programas pimba e aquele compacto do Casa Feliz vai continuar certamente. E ou muito me engano ou quando o Caixa Mágica for cancelado nem vem programa, vão enchendo chouriços com isto ou aquilo. Ou as 23H de sábado, que nesta direção sempre receberam programação repetida. 

Já a TVI teve ali uma fase de claro investimento nesta era da Cristina e do Mário Ferreira, mas também já está numa fase de novelas esticadas à exaustão e sem arriscar absolutamente nada no entretenimento. A SIC nesse aspeto está melhor, com vários bons programas em carteira. Cada uma com os seus pontos fortes e fracos, mas em comum o pouco orçamento a gerir.

  • Gosto 9
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sinceramente, isto é para a TVI e a SIC

As novelas estão literalmente a ficar em vias de extinção no nosso país, provavelmente é por causa das ridículas grelhas das privadas que os portugueses fogem da televisão e o cabo sai cada vez mais beneficiado. Reparem, como é que é possível, em 22 anos, a SIC ter 49,3% de share em 1997 e em 2022 ter 16,7%? E a TVI: em 2001 ter 31,9% de share e hoje em dia mal passa dos 14%.
A RTP1 está injustiçada. Às vezes pode ter umas coisas fracas, eu sei, mas ela está a ser inteligente em Horário Nobre! Enquanto a SIC e a TVI são covardes e só produzem novelas por causa das audiências, a RTP1 oferece uma programação variada, mas quase ninguém liga… :triste_teresa:

Mas voltando ao assunto das novelas: Papel Principal? Festa é Festa? Repetições de novelas acabadas à 2 anos? Novelas com episódios de 20 minutos? Que televisão é esta? :perdida:
As direções da TVI e da SIC têm que deixar de ser medrosas para tudo e começar a investir em SÉRIES em vez de novelas, começar a investir em CONTEÚDOS NOVOS (não me refiro ao triângulo das bermudas :olhos:talvez a uma adaptação do Claim to Fame) ou a começar a atender às PREFERÊNCIAS DO PÚBLICO ATUAL, menos BIG BROTHER e CASAMENTOS, mais programas de AVENTURA E MISTÉRIO (refiro-me a os traidores), mais programas que MARCARAM (Secret Story) reduzirem o tempo dos informativos e trazer rubricas REALMENTE INTERESSANTES, em vez de repetir novelas à hora de almoço testar NOVAS COISAS, uma grelha com um BOM INVESTIMENTO e PROGRAMAS VARIADOS (como já faz a RTP especialmente em HN :clap:), menos DOMINGÕES e CIDADES DIFERENTES e mais COISAS PARA TODA A FAMÍLIA (Caldeirão; TV Globo ou Domingão do mesmo canal), programas sem irem ATRÁS UNS DOS OUTROS (refiro-me ao facto de Festa é Festa ter ido atrás de Sangue Oculto) e NÃO ABANDONAREM PROJETOS (tipo como a Cristina fez com o Portugalando, ou o late-night show do Pedro Fernandes e do Marco Horácio).

 

CHEGAAAAAAAAAAAAAAA:noelia::noelia::noelia::noelia::noelia::noelia:

 

*deu-me os 5 minutos, Não se preocupem, já passou :angel:

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, jjsousa disse:

Sinceramente, isto é para a TVI e a SIC

As novelas estão literalmente a ficar em vias de extinção no nosso país, provavelmente é por causa das ridículas grelhas das privadas que os portugueses fogem da televisão e o cabo sai cada vez mais beneficiado. Reparem, como é que é possível, em 22 anos, a SIC ter 49,3% de share em 1997 e em 2022 ter 16,7%? E a TVI: em 2001 ter 31,9% de share e hoje em dia mal passa dos 14%.
A RTP1 está injustiçada. Às vezes pode ter umas coisas fracas, eu sei, mas ela está a ser inteligente em Horário Nobre! Enquanto a SIC e a TVI são covardes e só produzem novelas por causa das audiências, a RTP1 oferece uma programação variada, mas quase ninguém liga… :triste_teresa:

Mas voltando ao assunto das novelas: Papel Principal? Festa é Festa? Repetições de novelas acabadas à 2 anos? Novelas com episódios de 20 minutos? Que televisão é esta? :perdida:
As direções da TVI e da SIC têm que deixar de ser medrosas para tudo e começar a investir em SÉRIES em vez de novelas, começar a investir em CONTEÚDOS NOVOS (não me refiro ao triângulo das bermudas :olhos:talvez a uma adaptação do Claim to Fame) ou a começar a atender às PREFERÊNCIAS DO PÚBLICO ATUAL, menos BIG BROTHER e CASAMENTOS, mais programas de AVENTURA E MISTÉRIO (refiro-me a os traidores), mais programas que MARCARAM (Secret Story) reduzirem o tempo dos informativos e trazer rubricas REALMENTE INTERESSANTES, em vez de repetir novelas à hora de almoço testar NOVAS COISAS, uma grelha com um BOM INVESTIMENTO e PROGRAMAS VARIADOS (como já faz a RTP especialmente em HN :clap:), menos DOMINGÕES e CIDADES DIFERENTES e mais COISAS PARA TODA A FAMÍLIA (Caldeirão; TV Globo ou Domingão do mesmo canal), programas sem irem ATRÁS UNS DOS OUTROS (refiro-me ao facto de Festa é Festa ter ido atrás de Sangue Oculto) e NÃO ABANDONAREM PROJETOS (tipo como a Cristina fez com o Portugalando, ou o late-night show do Pedro Fernandes e do Marco Horácio).

 

CHEGAAAAAAAAAAAAAAA:noelia::noelia::noelia::noelia::noelia::noelia:

 

*deu-me os 5 minutos, Não se preocupem, já passou :angel:

Eu acho que as novelas podem ainda ter lugar na nossa televisão, mas tem que ser feitas de uma forma diferente e ser mais curtas.

Claro que podem diversificar o horário nobre e devem apostar em séries também.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estará a televisão a morrer?

O futuro da televisão é o tema deste episódio do videocast Perguntar Futuro, uma conversa que junta Pedro Boucherie Mendes, director de conteúdos digitais e entretenimento da SIC, e o realizador e produtor Manuel Pureza, um dos responsáveis pela série (e filme), Pôr do Sol.

https://www.publico.pt/2023/07/20/video/estara-televisao-morrer-20230720-175058?fbclid=IwAR1Wg1co217y9Z-7tSah1vFBCD29kgNC-KENTJpCmoJJvjyU5aTV1ikD0SI_aem_AcrlxEzNkM_skFZOyDa44SDgHIcupHtBlbJmbgRq-O-nnme9_A4ye3ONen7oWSxlOLMtGsB-mrg2Meq5VGzzQNeY

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, D91 disse:

Estará a televisão a morrer?

O futuro da televisão é o tema deste episódio do videocast Perguntar Futuro, uma conversa que junta Pedro Boucherie Mendes, director de conteúdos digitais e entretenimento da SIC, e o realizador e produtor Manuel Pureza, um dos responsáveis pela série (e filme), Pôr do Sol.

https://www.publico.pt/2023/07/20/video/estara-televisao-morrer-20230720-175058?fbclid=IwAR1Wg1co217y9Z-7tSah1vFBCD29kgNC-KENTJpCmoJJvjyU5aTV1ikD0SI_aem_AcrlxEzNkM_skFZOyDa44SDgHIcupHtBlbJmbgRq-O-nnme9_A4ye3ONen7oWSxlOLMtGsB-mrg2Meq5VGzzQNeY

 

Pedro Boucherie Mendes, meu deus com ele é que não se aprende nada.

O Futuro da TV/TDT em Portugal vai passar pela informação Jornais das 13h e das 20h com durações exageradas, algum desporto em directo, concursos/talent shows, etc e novelas, não contem especialmente no privado, com grande séries, espaços informativos fora dos telejornais(excepto RTP), programas como um Got Talent, The Voice, BB, etc fora dos fins de semana como acontece noutros países, isso não vai acontecer. 

Editado por tuscano
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Está mais é condenado. Há também uma fossa da sociedade que dificilmente os velhotes iriam se adaptar, por causa das minorias e tal, os velhotes e os conservadores a passarem vergonha e a fazerem mimimi e tal, os programas com audiência mais "jovem" nem chegam à liderança (como os da RTP), não há variedade de programação e dificilmente a televisão nacional se adapta a um crescente número de brasileiros e bengalis a mudarem-se para cá (teríamos tido uma televisão poliglota).

Até os streamings vão passar a incluir mais e mais anúncios, o que torna chato para os assinantes, que achavam que sem anúncios é que iria dar.

Estará a televisão como tal, incluindo estas plataformas, condenada? O que será feito para voltar a chamar a atenção dos jovens?

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Está mais é condenado. Há também uma fossa da sociedade que dificilmente os velhotes iriam se adaptar, por causa das minorias e tal, os velhotes e os conservadores a passarem vergonha e a fazerem mimimi e tal, os programas com audiência mais "jovem" nem chegam à liderança (como os da RTP), não há variedade de programação e dificilmente a televisão nacional se adapta a um crescente número de brasileiros e bengalis a mudarem-se para cá (teríamos tido uma televisão poliglota).

Até os streamings vão passar a incluir mais e mais anúncios, o que torna chato para os assinantes, que achavam que sem anúncios é que iria dar.

Estará a televisão como tal, incluindo estas plataformas, condenada? O que será feito para voltar a chamar a atenção dos jovens?

As plataformas de streaming não estão condenadas. Ainda no outro dia partilhei uma notícia de uma empresa que analisa o mercado televisivo, que mostrava como o plano de streaming da Disney, a longo prazo (com disney plus e HULU com anúncios), iria ter tudo para dar certo.

Acredito que na modelo atual, serão insustentáveis. Não vejo uma skyshowtime ou uma peacok a existirem no futuro. Acredito que só resistam três: Disney plus com HULU/STAR+, Netfix e a MAX, talvez em parceria com a Comcast (absorvendo o Peacok). Deixei de parte a apple tv+ e o Prime, porque não são de todo o foco nem da Apple, nem da Amazon, e portanto, o seu modelo de negócio não é tão volátil, nem corre tantos riscos. 

Quanto à Skyshowtime, acredito que ou a Paramount Global encerra definitivamente o serviço e se vira para voltar a licenciar conteúdos para a Netflix ou então a própria Paramount Global é adquirida por alguma gigante, como a Apple, a Amazon ou a Microsoft. 

Editado por D23
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, ATVTQsV disse:

Curioso que mencionaste a SKYShowtime, pois quando surgiu eu li relatos no fórum de que o catálogo estava incompleto

Veio tarde e num periodo em que os outros já estão a apertar o cinto e tem a grande parte dos conteudos licenciados a outros operadores o que leva sempre o seu tempo a ter o catalogo mais completo, foi assim com a Disney no primeiro ano não tinha nem metade do que já tem hoje sobretudo dos canais satelite.... O problema da sky showtime é que dificimente ganhará visibilidade no meio desta balburdia de streamings.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Está mais é condenado. Há também uma fossa da sociedade que dificilmente os velhotes iriam se adaptar, por causa das minorias e tal, os velhotes e os conservadores a passarem vergonha e a fazerem mimimi e tal, os programas com audiência mais "jovem" nem chegam à liderança (como os da RTP), não há variedade de programação e dificilmente a televisão nacional se adapta a um crescente número de brasileiros e bengalis a mudarem-se para cá (teríamos tido uma televisão poliglota).

Até os streamings vão passar a incluir mais e mais anúncios, o que torna chato para os assinantes, que achavam que sem anúncios é que iria dar.

Estará a televisão como tal, incluindo estas plataformas, condenada? O que será feito para voltar a chamar a atenção dos jovens?

Os canais que vejo com força para se manterem são os de informação e talvez outros mais de nicho.

Agora as generalistas vai ser complicado, encostaram-se demasiado aos velhinhos, pimba e novelas populares. 

Teria que haver uma mudança profunda para tentar chamar outros públicos, grandes campanhas de marketing e pensar mais fora da caixa. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, D91 disse:

Os canais que vejo com força para se manterem são os de informação e talvez outros mais de nicho.

Agora as generalistas vai ser complicado, encostaram-se demasiado aos velhinhos, pimba e novelas populares. 

Teria que haver uma mudança profunda para tentar chamar outros públicos, grandes campanhas de marketing e pensar mais fora da caixa. 

os canais abertos vão aos poucos e isso já é notorio caminhar para basicamente serem talk shows e eventos especiais ou em live, a ficção torna-se muito cara para a audiencia que começam a ter, têm de começar a produzir menos e basicamente encher a grelha com talk shows e game shows... talvez os realitys acabem por ser as novelas do futuro... mas a ficção como as privadas a fazem hoje não dá mesmo para manter.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E só um aparte, este é dos meus tópicos favoritos do fórum. Acho fascinante olhar para as opiniões que foristas (que provavelmente já nem frequentam o fórum) deram em 2013, há 10 anos atrás. É quase como se fosse uma cápsula do tempo. Há 10 anos atrás, quase ninguém fazia ideia do que era uma plataforma de streaming em Portugal. 

Editado por D23
  • Gosto 3
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, D23 disse:

E só um aparte, este é dos meus tópicos favoritos do fórum. Acho fascinante olhar para as opiniões que foristas (que provavelmente já nem frequentam o fórum) deram em 2013, há 10 anos atrás. É quase como se fosse uma cápsula do tempo. Há 10 anos atrás, quase ninguém fazia ideia do que era uma plataforma de streaming em Portugal. 

isso também mostra como em 10 anos a tv mudou e sobretudo a forma como agora se vê... a pandemia foi o acelerador embora as mudanças já vinham a acontecer... agora a tv aberta sobretudo é um comboio desgovernado.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, D23 disse:

As plataformas de streaming não estão condenadas. Ainda no outro dia partilhei uma notícia de uma empresa que analisa o mercado televisivo, que mostrava como o plano de streaming da Disney, a longo prazo (com disney plus e HULU com anúncios), iria ter tudo para dar certo.

Acredito que na modelo atual, serão insustentáveis. Não vejo uma skyshowtime ou uma peacok a existirem no futuro. Acredito que só resistam três: Disney plus com HULU/STAR+, Netfix e a MAX, talvez em parceria com a Comcast (absorvendo o Peacok). Deixei de parte a apple tv+ e o Prime, porque não são de todo o foco nem da Apple, nem da Amazon, e portanto, o seu modelo de negócio não é tão volátil, nem corre tantos riscos. 

Quanto à Skyshowtime, acredito que ou a Paramount Global encerra definitivamente o serviço e se vira para voltar a licenciar conteúdos para a Netflix ou então a própria Paramount Global é adquirida por alguma gigante, como a Apple, a Amazon ou a Microsoft. 

Em relação ao Paramount+ e ao Peacock, duvido que fechem, porque decidiram ir atrás de outro tipo de oferta: desporto. É caro, mas a longo prazo pode ser mais sustentável que despejar séries que ninguém quer ver só porque sim (que foi o plano dos outros todos). Especialmente se a NBCUniversal conseguir um pacote de jogos de NBA, já que andam mesmo atrás disso.

Aliás, mesmo a Warner já se apercebeu que se é para o Max estar a aberto a longo prazo, bem que vão precisar dos subscritores daquele tier extra do Bleacher Report a subsidiar a produção de séries (o que é irónico, porque a situação do cabo americano era o oposto). E são poucas as empresas que neste momento podem despejar três major leagues num streamer como a Warner (além de ser terem praticamente visto livre do cancro que são as RSNs).

Esperta foi a FOX, que vendeu tudo e focou naquilo que funciona no linear e sem andar a estoirar dinheiro em séries que ninguém quer ver.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Vocês não acham que, dada a audiência atual da RTP2 e tendo também em conta que, por estar na tdt, ela tem de pagar mais pelos produtos que compra, não seria melhor para o canal deixar de fazer parte da TDT e passar a fazer apenas parte da tv a cabo?

Sei que isto vai em contra-mão àquilo que foi feito com a RTP3 e RTP Memória. Ainda assim, não me admirava que isso pudesse vir a acontecer.

Se calhar, o futuro da televisão portuguesa passa por deixar de haver TDT.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...